54 receitas de frango assado para preparar no almoço de domingo

Escrito por    

O frango assado é um grande sucesso na mesa de muitos brasileiros espalhados por todo o país. Isso acontece porque seu preço é acessível, seu sabor é suave e, dependendo do preparo, a sua quantidade de calorias não é alta.

Você pode fazer um frango inteiro assado ou escolher assar apenas alguns pedaços, como coxas, sobrecoxas e peito, asinhas. Além disso, os ingredientes usados para o tempero do granfo assado são os mais variados, podendo ser salgados ou agridoces.

Se você adora carne branca e quer conhecer algumas receitas para variar o seu sabor, basta conferir a lista abaixo e escolher suas opções favoritas para anotar no caderninho de receitas.

Continua após o anúncio

Frango assado inteiro

Foto: Reprodução / Panelaterapia

1. Frango assado com tomilho e laranja: se você quer uma receita de um frango inteiro assado que conte com um gostinho diferente, essa pode ser uma excelente escolha. Isso porque os temperos usados aqui, como o tomilho e a laranja, fazem com que a carne fique suculenta e super aromatizada.

2. Frango assado com ervas e alho: essa é outra opção para quem quer inovar no sabor da sua carne. A combinação de ervas com alho faz com que se forme uma casquinha crocante sobre o frango, o que além de criar uma textura nova, ainda gera um gostinho surpreendente.

3. Frango assado com gravy: o gravy é um molho de carne bem comum na culinária anglo-saxisônica. O uso dele fará com que seu frango fique com uma casquinha bem dourada, que ao mesmo tempo mescla uma textura crocante com um toque suculento. É ideal para quem busca uma receita que não dê muito trabalho, mas que pode surpreender o paladar.

4. Frango assado com molho inglês: essa é uma receita bem básica em que o frango é incrementado apenas com molho inglês e manteiga. Mesmo com ingredientes simples e um modo de preparo que não foge do convencional, você pode servir um prato com um gostinho bem diferente.

5. Frango assado com limão siciliano: nessa receita, o frango é recheado com azeitonas pretas, limão siciliano e cebola roxa. Além disso, você ainda pode conferir como preparar um delicioso aligot, um purê de batata com queijos, para servir como acompanhamento.

6. Frango assado com maçã: que tal preparar uma receita em que o frango é assado com maçã e cebola? Esses dois ingredientes são colocados dentro da carne. Depois disso, basta levar o prato ao forno e esperar o resultado final.

Continua após o anúncio

7. Frango assado com bacon: aqui, o frango é recheado com cenoura e tomilho. Para incrementar o sabor, toda a carne é coberta com tiras de bacon. O resultado é uma carne extremamente suculenta e que ainda conta com uma casquinha super crocante.

8. Frango assado com batata: batata assada combina muito bem com frango, não é mesmo? Por isso, essa é uma ótima receita para quem quer preparar uma receita certeira. Com certeza, todo mundo que experimentar vai adorar esse prato.

9. Frango assado com batata e cenoura: agora, se você quer inovar um pouco, que tal testar essa receita que leva ao forno um frango inteiro, pedaços de batatas e cenouras? É uma ótima opção para quem quer um gostinho extra para o seu prato, mas sem ter muito trabalho.

10. Frango assado com batata doce: a batata doce também combina muito bem com a carne de frango, tanto que essa é uma mistura super comum na mesa de muita gente. Além disso, é uma ótima pedida para quem não quer uma grande quantidade de calorias no prato.

11. Frango assado com cenoura: essa é uma receita em que além de o frango ser incrementado com cenouras, a carne também leva uma combinação de temperos bem gostosa. Isso faz com que o prato fique bem suculento e com uma mistura de sabores que pode deixar qualquer um com água na boca.

12. Frango assado com aipo: que tal levar o seu frango ao forno com pedaços de aipo e cenoura? Essa é a proposta dessa receita que é super simples de ser feita, mas que pode surpreender pelo gostinho interessante.

Coxas de frango assadas

Foto: Reprodução / moldando afeto

13. Frango assado oriental: essa é uma receita em que o frango ganha um molho feito com shoyu, gengibre, óleo de gergelim, mel, pimenta e alho. Com um passo a passo simples e com uma lista de ingredientes que não é extensa, é possível se deliciar com um prato com gostinho oriental, mas que pode ser feito na cozinha da sua casa.

14. Frango assado com pão: essa é uma receita em que o frango é incrementado com laranja, tomates e pedaços de pão. O legal, é que a massa de pão fica com uma casquinha crocante, mas com um recheio bem molhadinho. Essa é uma ótima receita para aproveitar ingredientes e criar um prato com um sabor completamente novo.

15. Frango assado suculento: o segredo dessa receita está no molho, que é o que faz com que a carne fique super suculenta. Uma dica importante é colocar o frango com os temperos dentro de um saquinho, pois isso faz com que o sabor seja absorvido com maior intensidade.

Continua após o anúncio

                   

16. Frango assado com laranja e alecrim: aqui, a carne de frango é incrementada com laranja e alecrim. Essa combinação de ingredientes faz com que o prato fique levemente agridoce. Além disso, o passo a passo é super simples e pode ser executado até mesmo por quem não tem muita experiência na cozinha. Então, se você quer uma opção bem prática, pode apostar nessa daqui.

17. Frango assado com limão siciliano: quer uma receita que use pouquíssimos ingredientes, mas que fique com um sabor inesquecível? Então, que tal conhecer essa receita? O limão siciliano tem um gostinho muito bom, por isso, esse prato pode fazer o maior sucesso na sua mesa. Além disso, o trabalho é bem curtinho.

Sobrecoxas de frango assadas

Foto: Reprodução / Panelaterapia

18. Frango assado com azeite e limão: essa é uma receita em que as sobrecoxas de frango são temperadas com limão siciliano, tomilho, azeite, alho, sal e pimenta do reino. Os ingredientes são poucos e o modo de preparo é super simples. Mesmo assim, essa é uma receita que pode surpreender quem experimentar. Além disso, é uma ótima pedida para quem aprecia um gostinho cítrico nas refeições.

19. Frango assado com mostarda e mel: o molho de mostarda e mel é super conhecido e agrada os mais variados paladares, mas você já pensou em usar esse ingrediente para incrementar o sabor da sua carne de frango? Aqui, as sobrecoxas são cobertas com esse item e depois levadas ao forno, o que faz com que se forme uma casquinha dourada bem crocante, mas que ao mesmo tempo também é suculenta.

20. Frango assado do Jamie Oliver: quer testar uma receita de um chefe famoso na sua cozinha? Esse frango assado do Jamie Oliver pode ser uma excelente escolha, pois o passo a passo não é complicado, o que faz com que sua chance de sucesso aumente.

21. Frango assado italiano: quer preparar uma receita de frango bem incrementado? Aqui, a carne é levada ao forno com pedaços de bacon, tomate, azeitonas e alguns temperos que vão deixar o sabor do seu prato extremamente saboroso.

22. Frango assado com sálvia: já pensou em preparar um molho pesto de sálvia? A receita original é feita com manjericão, mas se você gosta de inovar no sabor dos seus alimentos, não deixe de conhecer essa receita que pode ser o maior sucesso na sua mesa.

23. Frango assado com curry: o curry é uma combinação de temperos que tem um sabor bem marcante, por isso, essa é uma receita de frango que fica com um gostinho bem diferente. Para quem curte especiarias, essa é uma ótima opção para ser testada em casa.

24. Frango assado com mostardas: adora mostarda? Então, que tal conhecer essa receita que usa o ingrediente na versão amarela e a dijon em grão? Além disso, o molho também leva um toque de mel e de limão, o que faz com que o sabor da carne fique super marcante.

25. Frango assado com cogumelos: para preparar essa receita, você pode usar uma combinação de cogumelos ou usar apenas o seu favorito. Os pedaços de fungo são combinados com um molho feito à base de maionese, mas que também pode dar lugar ao creme de leite. Se você quer uma carne assada bem suculenta e que ainda venha acompanhada de um molho, não deixe de conferir essa opção.

26. Frango assado com iogurte: essa é uma receitinha bem básica em que a carne fica com um leve sabor agridoce. Isso acontece porque o açúcar mascavo entra em cena, mas outros temperos, como o chimichurri, também ajudam a incrementar o gostinho do prato.

27. Frango assado com legumes: essa é uma receita em que vários legumes são levados ao forno junto com o frango. Além disso, a carne é temperada com um molho bem suculento, que leva itens como o shoyu, a mostarda e o mel.

Coxas e sobrecoxas de frango assadas

Foto: Reprodução / Panelaterapia

28. Frango assado com laranja e manteiga: se você quer uma receita em que a carne fique bem suculenta e ao mesmo tempo tenha um toque cítrico adocicado, essa pode ser a opção ideal para testar na sua cozinha. Combinar a manteiga com laranja faz com que o molho fique irresistível. Além disso, o passo a passo é super simples de ser reproduzido.

29. Frango assado com frutas cítricas: essa é uma receita em que as coxas e sobrecoxas de frango são levadas ao forno com várias frutas, são elas: limão, lima, laranja e toranja. Para quem gosta de uma carne com sabor cítrico, essa pode ser uma excelente escolha.

30. Frango assado com molho doce: que tal usar um molho de pimenta doce para deixar suas coxas e sobrecoxas ainda mais gostosas? Se você gosta de um sabor que seja ao mesmo tempo picante e adocicado, não deixe de conhecer essa receita.

31. Frango assado com especiarias: essa é uma receita bem simples, mas fica com um gostinho incrível por causa do uso de especiarias e de açúcar mascavo. É outra excelente escolha para quem quer um frango com sabor levemente adocicado e que não dê muito trabalho.

32. Frango assado com mel, laranja e gengibre: que tal deixar suas coxas e sobrecoxas com um sabor bem marcante? Além da clássica combinação de mel e laranja, o frango também é levado ao forno com pedacinhos de gengibre. O resultado é um prato com um gostinho que pode deixar qualquer um com água na boca.

33. Frango assado com legumes e bacon: quer uma opção bem incrementada para a sua próxima refeição? Então, essa pode ser a receita ideal! Aqui, pedaços de coxa e sobrecoxa são levados ao forno com bacon, cenoura, batata doce, vagem, pimentão e chuchu. É uma ótima pedida para quem quer um prato super completo.

34. Frango assado crocante: sabe o frango super famoso do KFC? Com essa receita você aprende a preparar aquela casquinha crocante que envolve a carne. Você pode até pensar que essa é uma opção trabalhosa, mas, na verdade, é super simples de ser feita em casa.

35. Frango assado na cebola: a cebola é um ingrediente super queridinho no preparo dos mais variados pratos, não é mesmo? Por isso, aqui, ela entra em cena em grande quantidade para deixar sua carne de frango ainda mais saborosa.

Peito de frango assado

Foto: Reprodução / Panelaterapia

36. Frango assado com vegetais e ervas: essa é uma receita em que o peito de frango precisa ser primeiro grelhado em uma frigideira e depois levado ao forno. Nessa segunda etapa, os vegetais, que podem ser de sua preferência, também entram em cena.

37. Frango assado com molho de tomate: que tal cobrir seus filés de frango já temperados com molho de tomate e mussarela antes de levar o prato ao forno? Essa é a proposta dessa receita, que conta com um preparo extremamente simples, mas que pode fazer o maior sucesso na sua mesa.

38. Frango assado com vegetais: nessa receita os filés de frango são incrementados com cebola, tomate, pimentão e batata. Além disso, a carne leva um temperinho super especial, que é feito com whisky, alho, azeite, pimenta e sal.

39. Frango assado com damasco: o damasco é uma fruta super apreciada e que não é muito comum no preparo de pratos salgados, por isso, essa é uma ótima opção de receita para quem quer inovar. Aqui, a fruta é usada como ingrediente principal de um molho que cobre a carne.

40. Espetinho de frango de forno: o espetinho de frango assado pode ser uma ótima pedida para um petisco saudável e que dá pouco trabalho para ser feito. Essa é uma ótima pedida para acompanhar um copo de cerveja em uma reunião de amigos.

41. Frango assado com pesto de tomate: essa é uma receita para quem procura por um prato muito incrementado e que não seja muito difícil de ser preparado. Aqui, o peito de frango é levado ao forno com molho pesto, rodelas de tomate e queijo mussarela. O resultado é uma combinação de sabores que pode deixar qualquer um com água na boca.

42. Frango assado na panela: essa é uma receita de peito de frango inteiro, que é feito com osso e tudo! Aqui, a carne é assada na panela, o que é bem diferente de todas as receitas da lista. Por isso, se você quer um gostinho inovador, não deixe de conhecer essa opção.

43. Frango assado com legumes: se você quer uma refeição prática, rápida e saudável, que tal conhecer essa receita? Aqui, o peito de frango vai ao forno com legumes, o que resulta em um prato que combina vários sabores e é super colorido.

Asinha de frango assada

Foto: Reprodução / marola com carambola

44. Asa de frango assada com barbecue: o molho barbecue faz o maior sucesso no preparo de várias carnes, principalmente da costelinha de porco, mas você já pensou em usar esse ingrediente para deixar sua carne de frango mais gostosa? Se você ficou curioso, basta seguir as dicas dessa receita e se deliciar com o resultado final.

45. Asa de frango assada: essa é uma receita em que coxinhas da asa de frango são levadas ao forno. É uma receita bem básica, mas que pode ajudar bastante quem não tem muita experiência na cozinha. Então, se esse for seu caso, vale a pena conferir.

46. Asa de frango assada com molho de mostarda e mel: essa é uma receita mais incrementada de coxinha da asa de frango assada. Aqui, a carne é incrementada com um molho feito com shoyu, mostarda e mel. É uma ótima pedida para quem gosta de pratos com um leve toque agridoce.

47. Asa de frango com molho de cerveja: o tempero feito com cerveja faz com que essas asinhas assadas fiquem pra lá de suculentas. Se você quer uma receita de bastante sucesso e que não dê muito trabalho, pode apostar sem medo nessa opção.

48. Asa de frango com shoyu e mel: que tal preparar uma receita de asinhas de frango ao forno com toque oriental? Essa é a proposta dessa receita que fica com um gostinho agridoce e pode deixar qualquer um com água na boca.

49. Asa de frango assada com mostarda: se você adora mostarda, pode adorar o resultado final dessa receita, já que esse é o principal ingrediente usado para temperar a carne. Com dicas simples, é possível preparar um prato muito suculento.

50. Asa de frango assada crocante: quer uma receita de asinha de frango que fique super crocante? Então, que tal conhecer essa receita? Aqui, a carne é acompanhada de um molho que tem como principais ingredientes o shoyu, adoçante e alguns temperos.

Pedaços variados de frango assado

Foto: Reprodução / cozinha vibrante

51. Frango assado picante: essa é uma receita de coxas, sobrecoxas e asas assadas. O tempero, que leva ingredientes como páprica picante e diferentes pimentas, fica com um gostinho muito marcante. Por isso, se você gosta de uma carne bem apimentada, não deixe de testar essa receita na sua casa.

52. Frango assado empanado: já essa é uma opção que combina pedaços de coxa e peito de frango. A carne é empanada e depois levada ao forno, o que resulta em um prato com uma casquinha super crocante e um interior bem suculento.

53. Frango assado com tomate e cebola: nessa receita, a cebola e o tomate entram em cena para deixar seus pedaços de carne de frango ainda mais gostosos. Com um acréscimo simples de ingredientes e um passo a passo muito fácil, é possível se deliciar com um prato incrível.

54. Frango assado com batata e tomilho: que tal levar vários pedaços de frango ao forno com batatas? Além disso, o alecrim é um ingrediente que é usado em grande quantidade nessa receita. O resultado é um prato simples, mas que pode surpreender quem experimentar.

O frango assado é uma ótima pedida para um almoço de domingo ou até mesmo para sair da rotina durante a semana. Só é preciso reservar um tempinho para ficar de olho na carne enquanto ela está no forno, já que, como você pode ver, a maioria das receitas contam com um passo a passo bem simples e com ingredientes bem fáceis de serem encontrados.