60 receitas com alcaparras para um toque de sabor especial

Por
Atualizado em 21.01.20

De origem asiática, as alcaparras são botões vendidos em conserva, que podem ser usados para o tempero dos mais variados pratos. Diferente de outros temperos, seu aroma e sabor se mantém depois do cozimento. São muito comuns na culinária mediterrânea, mas podem ser usadas tranquilamente na sua cozinha.

Publicidade

Seu uso é muito comum para incrementar o sabor de peixes, como o salmão, por exemplo, mas as alcaparras também podem ser usadas para dar um gostinho extra aos mais variados pratos, como massas, molhos, sanduíches e muito mais!

Para que você saiba como usar esses botões em casa, confira a lista abaixo:

Entradas com alcaparras

1. Steak tartar: um dos pratos mais famosos da França, o steak tartar tem como ingrediente base a carne bovina de qualidade crua picada com a ponta da faca. Para incrementar seu sabor, os principais ingredientes usados aqui são a alcaparra, o ketchup, a maionese e o pepino em conserva.

2. Biscoitos de alcaparras: essa além de ser uma ótima pedida de entrada, também cai muito bem como petisco para acompanhar aquela cervejinha gelada no fim do dia. A lista de ingredientes é bem curtinha e o modo de preparo é simples, o que é ótimo.

Publicidade

3. Carpaccio de abobrinha: o carpaccio é um prato feito originalmente com carne, mas para quem é vegano ou apenas está buscando uma opção de entrada mais saudável, essa receita pode ser uma ótima alternativa.

4. Carpaccio: essa é uma receita em que você já compra a carne pronta, mas deve preparar o molho em casa. Para isso, você vai precisar apenas de azeite, mostarda dijon, suco de limão, alcaparras, queijo parmesão ralado e sal. Uma boa alternativa é ter um bom pão italiano e rúcula para servir como acompanhamento.

5. Bruschetta: uma boa bruschetta é uma ótima pedida para uma entrada que agrada os mais variados paladares, certo? Se você quer sair do comum, pode testar essa opção que mescla azeitonas, alcaparras, queijo e tomates.

Publicidade

6. Barquinhas: usar ovos para o preparo de uma entrada pode até parecer simples demais, mas essa é uma opção bem charmosa e ideal para quem quer evitar muito trabalho na cozinha. Aqui, um molho bem fácil de ser feito é usado para incrementar esse item tão comum na mesa dos brasileiros.

7. Queijo coalho com alcaparras: o queijo coalho não precisa ser servido apenas em churrascos, já que ele também cai muito bem como entrada para outras refeições. Aqui, você aprende a fazer um molho sensacional para servir como acompanhamento para esse alimento.

8. Canapé de carpaccio: essa é uma receita em que torradas são cobertas com uma fatia extremamente fina de carne bovina crua, parmesão e um molho feito com alcaparras. O modo de preparo é simples, mas a apresentação é bem charmosa e o sabor pode surpreender qualquer um que experimentar essa delícia.

9. Carpaccio caseiro: se você quer fazer um carpaccio do zero, essa é a receita ideal para ser testada na sua cozinha. Os dois pontos mais importantes para preparar essa receita em casa são comprar uma carne bem fresca e de origem confiável e ter uma boa faca.

10. Bruschetta de mortadela: quer preparar uma entrada em menos de 15 minutos? Então, confira as dicas desta receita em que fatias de pão italiano são cobertas com mortadela, mussarela de búfala, tapenade de azeitonas, azeite e raspas de limão.

Pastas com alcaparras

11. Caponata de berinjela: a berinjela é o principal ingrediente usado no preparo desta receita, mas a alcaparra é fundamental para o sabor final desta pastinha. Ingredientes como tomate pelado e alguns temperos também entram em cena para deixar tudo mais gostoso.

12. Antepasto de berinjela crua: o legal desta receita é que ela te dá a lista de ingredientes para que sejam usados no seu preparo, mas deixa livre a quantidade de cada um para que você os use da maneira que preferir! Assim, o antepasto ficará a sua cara.

13. Antepasto de berinjela: diferente da opção anterior, aqui, tanto a berinjela quanto os outros ingredientes são assados. O tempo de forno é de aproximadamente 2 horas, o parece demorado, mas como você pode armazenar o petisco na geladeira por alguns dias, a espera compensa.

14. Tapenade de azeitona e berinjela: combinar sabores como da azeitona, da alcaparra e da berinjela pode ser uma ótima pedida para um tapenade de sucesso. Aqui, a sugestão é servir a pasta com um pão quentinho ou até mesmo como incremento para molhos que contem com um sabor suave.

Publicidade

15. Tapenade de azeitonas: se você quer uma lista de ingredientes bem curtinha e o tempo de preparo menor ainda, pare para confeir todas as dicas desta receita. Aqui, o principal ingrediente é a azeitona, mas a alcaparra também entra em cena para dar um toque extra de sabor.

16. Tapenade de azeitona e alcaparras: essa é uma receita parecida com a opção anterior, porém um ou outro ingrediente é diferente. Aqui, por exemplo, o molho de soja é usado para deixar a pasta com um gostinho diferente.

Salmão com alcaparras

17. Salmão grelhado com alcaparras: essa é uma receita de salmão assado, que leva uma crosta de castanha, alcaparra e temperos. A combinação da textura macia do peixe com a crocante da crosta fica incrível, sem falar de todos esses sabores em uma única mordida.

18. Salmão na brasa com alcaparras: salmão grelhado com um toque de vinho e um molho especial que leva alcaparra é um prato que pode fazer o maior sucesso na sua próxima refeição. Além do sabor incrível, a vantagem desta receita é que ela é muito fácil de ser seguida.

19. Salmão com alcaparras e champignon: que tal combinar champignon e alcaparras para incrementar o sabor do seu salmão? Aqui, a sugestão é preparar o peixe grelhado, o que faz com que o tempo na cozinha seja bem curtinho.

20. Salmão com manteiga e alcaparras: nessa receita, um lombo de salmão é assado, mas, antes disso, ele ganha uma cobertura feita com manteiga, passas e alcaparras. O tempo de preparo leva apenas alguns minutos, mas o resultado é tão gostoso, que você vai querer repetir sempre.

21. Salmão com polvo: aqui, uma posta de salmão é assada com um creminho que leva alcaparras. Depois disso, basta cobrir a carne com um pedaço de polvo defumado. A dica é servir o prato acompanhado de um purê feito com batata e mandioca salsa.

22. Salmão com espinafre: se você gosta de pratos mais ousados pode se apaixonar por essa opção. Aqui, o salmão vai ao forno com espinafre e um molho que leva curry, leite de coco, azeitonas e alcaparras.

23. Salmão na brasa: essa é uma receita em que além de o sabor ser feito na brasa, ele leva uma camada de um molho verde e ainda é coberto com uma farofa de pão. Isso faz com que a mescla de texturas e sabores fique incrível.

Publicidade

Peixes variados com alcaparras

24. Truta assada com alcaparras: essa é uma receita de truta assada que não é incrementada apenas com alcaparras, o peixe também leva amêndoas e limão siciliano para que seu gostinho fique incrível. Além disso, um molho de iogurte também entra em cena para deixar o prato melhor.

25. Truta com alcaparras: essa é uma receita simples, em que a truta vai ao forno acompanhada de um molho feito com creme de leite, maionese, alcaparras, azeite e temperos. O passo a passo é bem simples, mas o sabor pode te surpreender. A sugestão é preparar uma salada de folhas para servir como acompanhamento.

26. Camarão com alcaparras: se você adora frutos do mar, pode ficar encantado com essa receita. Aqui, o camarão é temperado com sal e pimenta, colocado em uma panela com manteiga, tomate e alcaparras e flambado com vinho branco. Depois disso, é preciso acrescentar um pouco de manjericão.

27. Peixe no alumínio: para preparar essa receita em casa, você pode escolher o peixe de sua preferência, algumas opções são: pescada, merluza ou linguado. Como o preparo é feito no forno, você só vai precisar fazer um molho que é usado como cobertura e depois esperar a carne assar.

28. Sardinha assada: essa é uma receita adaptada do chef Jamie Oliver, por isso, pode ter certeza de que o sucesso é garantido! A sardinha é assada apenas com alcaparras, fatias de limão siciliano e alguns temperos. O modo de preparo pode até ser simples, mas o sabor pode te deixar com água na boca.

29. Bacalhau ao forno: o bacalhau é um peixe apreciado por muita gente, por isso, vale a pena testar essa opção em casa. A receita é de forno e vários legumes são usados para incrementar o sabor do peixe.

Carnes com alcaparras

30. Bisteca suína com alcaparras: queridinha por muita gente, a bisteca suína é simples de ser feita, mas, para inovar no seu sabor, a sugestão desta receita é cobrir a carne, que é grelhada, com um tapenade de alcaparras e nozes. O resultado é uma combinação de sabores e texturas que pode enlouquecer qualquer um.

31. Frango com alcaparras: que o filé de frango faz parte das refeições diárias de muita gente não é novidade, por isso, é interessante saber como inovar o sabor deste corte de carne tão comum. Aqui, o frango é levado ao forno com azeitonas, limão e alcaparras.

32. Lagarto com alcaparras: já pensou em preparar uma peça de lagarto recheado com cenoura, pimentão e bacon. Aqui, ela é feita na panela de pressão com alguns temperos e molho, que é onde a alcaparra entra em cena.

33. Frango rápido: se você não está com muito tempo para cozinhar, mas quer dar um sabor novo ao seu franguinho, basta seguir as dicas desta receita. Aqui, a carne é temperada com sal e pimenta e incrementada com limão e alcaparras.

34. Lagarto desfiado: essa é uma receita ideal para aquele dia que pede uma comidinha reconfortante, com cheiro de casa de mãe. O legal é que o resultado pode ser usado para incrementar o sabor de massas, saladas, sanduíches ou até mesmo servir como prato principal. A sugestão, aqui, é servir a carne fria.

35. Vitello: essa é uma receita de vitello tonnato, um clássico italiano. O mais aconselhado é usar a carne de vitela, mas você também pode substituí-la pelo lagarto. Aqui, a carne é servida com um delicioso molho de maionese de atum e anchovas, que leva outros ingredientes para um sabor ainda mais gostoso.

36. Carne louca: essa é uma receita de carne desfiada, onde o acém é usado e incrementado com um molho pra lá de saboroso feito com tomates, azeitonas, pimentão, alcaparras e cebolas. A sugestão é usar essa preparação para o recheio de um sanduíche.

Massas com alcaparras

37. Espaguete à caponata: a caponata é uma ótima pedida para uma entrada saborosa acompanhada de torradas, não é mesmo? Mas você também pode usar esse item como molho do seu macarrão! É isso que você confere nas dicas desta receita.

38. Orecchiette com molho de alcaparras: massa com molho sugo é uma delícia, certo? Mas, às vezes, é interessante incrementar o sabor do prato. Para isso, alcaparras e anchovas entram em cena. O preparo desta receita é bem rapidinho, o que é ótimo para quem não tem muito tempo para cozinhar.

39. Sepertini com bacon e alcaparras: já pensou em fazer um macarrão delicioso em apenas 15 minutos? Então, anote as dicas desta receita em que a massa leva molho vermelho, alcaparras, bacon e manjericão.

40. Penne picante com alcaparras: se você gosta de um prato mais apimentado, pode adorar essa receita. Aqui, o penne leva um molho picante, que ainda é incrementado com bacon e alcaparras. Uma opção simples, mas que garante sabor para a sua próxima refeição.

41. Capellini com alcaparras: essa é uma receita extremamente básica, em que o macarrão leva apenas molho de tomate, aliche, alcaparras, queijo parmesão e alguns temperos. Mesmo com uma lista de ingredientes curtinha, o sabor é intenso.

42. Espaguete com alcaparras: se você gosta de um macarrão mais sequinho, que não é cheio de molho, mas conta com um sabor marcante, essa é a receita ideal para você. Além de vários temperos e alcaparras, cogumelos também são usados.

43. Penne incrementado: essa é uma receita de macarrão sem molho, ideal para quem está com bastante pressa. Aqui, o penne é incrementado com bacon, champignon e alcaparras, uma combinação simples, mas cheia de sabor.

44. Talharim: outra ótima opção sem molho é essa receita em que o talharim leva apenas bacon, abobrinha, champignon e alcaparras. A lista de ingredientes é curtinha, mas você pode se surpreender com o sabor final deste prato.

45. Espaguete à putanesca: essa é uma receita de espaguete à putanesca incrementado com camarão e que ainda leva um disco de parmesão para dar um toque extra de sabor e charme ao seu prato. A lista de ingredientes não é das menores, mas o resultado compensa.

46. Risone de bacalhau: o risone é uma massa em formato de arroz, por isso, não se engane ao ver a foto do prato. Aqui, a dica é usar sobras de bacalhau desfiado para o preparo da refeição.

47. Macarrão com bacon e alcaparras: essa é uma receita que fica pronta em menos de 30 minutos, por isso, é ideal para aquele dia que você tem pouco tempo para cozinhar, mas quer se deliciar com um prato bem gostoso. Além do bacon e das alcaparras, azeitonas também entram em cena para incrementar o gostinho da sua refeição.

Pratos variados com alcaparras

48. Sanduíche de bagel: essa é uma receita que fica tão gostosa quanto linda. Aqui, o sanduíche é recheado com fatias de salmão defumado, cream cheese, cebolinha, cebola roxa, tomate e alcaparras. O preparo leva apenas alguns minutinhos, mas seu dia pode ficar muito mais gostoso com esse sanduíche.

49. Escondidinho de bacalhau: que tal inovar no recheio do seu escondidinho? Aqui, o purê é feito com mandioca salsa e o recheio fica por conta do bacalhau, o que gera um contraste entre os sabores salgado e levemente adocicado. As alcaparras entram em cena para incrementar o gostinho do recheio.

50. Pizza com alcaparras: que tal colocar as mãos literalmente na massa e preparar sua pizza do zero? Aqui, você confere como fazer a massa e ainda tem a dica de um delicioso recheio que leva molho pesto vermelho com mussarela, azeitonas e alcaparras.

51. Sanduíche de salmão: para preparar esse sanduíche em casa você vai precisar rechear pães de forma com uma combinação de queijo cottage, mostarda, mel, limão e alcaparras. Além disso, o salmão defumado também entra em cena como o protagonista.

52. Risoto com alcaparras: como você já viu, a combinação de salmão com alcaparras fica incrível, já que é a que mais aparece nesta lista. Por isso, preparar um risoto com esses dois ingredientes só pode ser uma ótima escolha para quem busca uma refeição saborosa e rápida de ser feita.

53. Sanduíche com alcaparras: um sanduíche com sabor marcante pode ser uma boa pedida para uma refeição rápida ou até mesmo para aquele lanche mais caprichado. A sugestão é rechear um pão com ovos, anchovas, alcaparras, alface e alguns temperos.

54. Risoto de bacalhau: o risoto de bacalhau é um prato simples de ser preparado, mas que conta com um sabor marcante, até porque, além do peixe, as alcaparras também são usadas para incrementar esta receita.

Acompanhamentos com alcaparras

55. Salada de batata: essa é uma receita bem fácil de ser feita, mas que pode surpreender qualquer um. Aqui, batatas picadas são cobertas com atum, tomate e um molho de alcaparras. O bom é que seu tempo na cozinha será bem curtinho.

56. Molho de mostarda e alcaparras: essa é uma receita de molho usado para cobrir o carpaccio, mas você também pode usá-lo para deixar qualquer prato mais gostoso! A mostarda e a alcaparra são os principais ingredientes, mas outros itens, como o queijo parmesão, por exemplo, também são usados para um resultado de sucesso.

57. Molho tártaro: o molho tártaro é muito comum para incrementar o sabor de lanches e vários outros pratos, por isso, é um coringa para ter anotado no seu caderno de receitas. O sabor é único, mas a lista de ingredientes e o modo de preparo são pra lá de fáceis.

58. Molho rémoulade: esse é um molho francês muito famoso, que até é parecido com o tártaro, mas com uma lista de ingredientes mais enxuta. Se você quiser variar nos molhos, confira também esta receita.

59. Batata cremosa com alcaparras: batata é sempre uma boa pedida para aquele acompanhamento que agrada todo mundo. Ainda mais se ela contar com um recheio caprichado com bacon, alcaparras e champignon, uma textura cremosa e uma cobertura douradinha de queijo crocante.

60. Panzanella: a panzzanella é uma salada clássica da toscana, mas que pode ganhar um espacinho na sua mesa. Os principais ingredientes são pão e tomate, mas vários outros itens entram em cena para um sabor inesquecível.

É surpreendente como um fruto tão pequeno quanto a alcaparra pode fazer tanta diferença no sabor final de um prato. Se você adora ingredientes assim, confira uma lista de receitas com azeitona preta.