34 receitas com tofu ideais para substituir o queijo nos mais variados pratos

Escrito por Tais Romanelli

Ingrediente bastante conhecido na alimentação vegana e de intolerantes à lactose, o tofu é comumente utilizado como substituto do queijo nas mais variadas receitas.

Trata-se de um alimento produzido a partir da soja, é altamente nutritivo, possui poucas calorias, pouca gordura e, exatamente por isso, tem conquistado cada vez mais pessoas – não só as veganas e intolerantes à lactose, mas também aquelas adeptas de uma alimentação mais saudável.

O tofu é também muito utilizado na culinária japonesa e coreana. Destaca-se cada vez mais por ser um ingrediente versátil (além de saudável): como é praticamente sem sabor, pode ser preparado com temperos variados e/ou ser adicionado a quase todo tipo de preparação, resultando em deliciosos pratos, e até mesmo em sobremesas saborosas.

Mas, se você ainda não sabe como incluir o tofu na sua alimentação, vai adorar a seleção de receitas abaixo:

Entrada

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

1. Pão de queijo de tofu: receita vegana, em que você utilizará somente o tofu, polvilho azedo, farinha de milho, sal, pimenta, óleo vegetal e ervas aromáticas. A receita rende cerca de 20 unidades pequenas.

2. Maionese de tofu: receita fácil , que leva pouco óleo (apenas uma colher de azeite) e você pode adicionar temperos de sua preferência, como meio alho sem o miolo (senão fica muito ardido), adicionar salsinha e cebolinha para deixá-la verde, tomate seco etc.

3. Pastinha de tofu: você faz a maionese básica de tofu e adiciona pimenta biquinho picada, pimentão vermelho, salsão e salsinha. Depois, é só servir a pastinha com petiscos de sua preferência.

4. Tofu cottage: você usará apenas uma peça de tofu firme, azeite de oliva extravirgem, suco do limão, biomassa de banana verde e sal. Você pode ainda adicionar temperos da sua preferência, como orégano, salsinha, açafrão, entre outros, também ficará uma delícia!

5. Petisco crocante de tofu: saboroso, crocante e fácil de fazer. Ótima dica para servir no fim de semana, quando receber amigos ou familiares em casa. Você pode servi-lo, aliás, com sopas, com saladas, como acompanhamento de refeições e também como petiscos mesmo, junto com molhinhos e patês.

6. Tofu empanado: primeiramente, você deverá colocar o tofu no tempero por um determinado tempo, para ele absorver bem o sabor e o aroma. Depois de marinado, o próximo passo é empanar os cubinhos. O resultado é um aperitivo delicioso.

7. Bolinho de espinafre, brócolis e tofu: você usará o tofu, folhas de espinafre já refogadas e escorridas, folhas de brócolis refogadas, ovo, farinha, aveia, cebola, sal, pimenta, noz-moscada e tempero extras que desejar. Depois, sirva com um molhinho da sua preferência (mostarda, pimenta, pesto), como acompanhamento, entrada ou para beliscar.

8. Tofu frito: fica ótimo como aperitivo ou uma entradinha. Você só precisará de tofu firme, farinha de trigo, cebola, alho, shoyu, cebolinha, gergelim e óleo para fritar.

9. Mexido de tofu: uma diferente maneira de preparar o tofu, de forma prática e que fica bem saborosa. A aparência é muito parecida com ovos mexidos, vale a pena experimentar, pois é um prato bem saudável.

10. Tofu agridoce: um delicioso petisco. Você usará tofu firme, amido de milho, sal, óleo vegetal, gergelim torrado, cebolinhas picadas; e, para preparar o molho, mel, molho de soja, vinagre branco, pimenta calabresa, gengibre fresco, alho e óleo de gergelim.

11. Palitinho de tomate e tofu: receita superfácil de fazer, fica pronta rapidinho e os palitinhos ficam lindos. Você usará apenas tomatinhos cereja, tofu macio, manjericão e palitinhos.

Prato principal

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

12. Tofu à parmegiana: fácil de fazer, fica muito saboroso e crocante. Você pode servir como acompanhamento de refeições, saladas e também de cuscuz marroquino. A receita é vegan e rende quatro unidades.

13. Tofu mexidinho: você usará salsa, cebola, cenoura, alho, tofu, azeite, mostarda, molho de soja, limão, vinho branco, folha de louro, sal e batata palha. Boa dica para um almoço rápido e diferente.

14. Lasanha de brócolis e tofu: boa dica para um almoço de domingo. É uma lasanha deliciosa, superlevinha e saudável. A receita é vegan e o rendimento é para quatro pessoas.

15. Torta de batatas com tofu: se você gosta de batatas, vai adorar esta receita. Camadas de rodelas de batata cozida recheadas com um delicioso refogado feito com pão e cobertas com creme de tofu, alho e páprica. Receita simples e rápida de fazer.

16. Conchiglione recheado com tofu e espinafre: uma ótima dica para quando se quer fazer um jantar diferente, leve e elegante. É uma receita vegan, fácil de fazer, porém, um pouco cara. Serve em média quatro pessoas.

17. Tofu marinado com cogumelos: uma receita vegetariana diferente e deliciosa, com um toque ligeiramente exótico. Você usará, basicamente, tofu, cogumelos frescos, cebola, alho, azeite, molho de soja, sal e pimenta.

18. Tofu ao alho e óleo: trata-se de um prato muito saboroso, tofu ao alho e óleo com iscas de cebola e cogumelos frescos, deliciosamente temperado com muita cebolinha verde. A dica é servir com arroz e salada para uma refeição completa.

19. Legumes gratinados com tofu: um prato delicioso, boa dica para um almoço diferente e leve. Você usará abobrinha, berinjela, molho de tomate, tofu fatiado, alho-poró, tomate, azeite, pimenta e sal.

20. Tofu ao molho de ervas: uma receita diferente, deliciosa, mas simples de fazer, e com um resultado que vai te surpreender. Se você gosta de um toque cítrico em seus pratos, não deixe de experimentar!

21. Tofu com frango e gergelim: uma receita diferente, mas prática, e com um sabor muito bom. Uma maneira simples de usar o tofu no dia a dia, e que ajuda a variar o bom e velho peito de frango. Fácil de fazer e companheiro perfeito para o arroz branco.

22. Cubinhos de tofu com gergelim: mais uma maneira simples e gostosa de usar o tofu. As sementes de gergelim tostadas junto com o tofu dão o toque especial a este prato, que pode ser servido com arroz, salada, batatas, ou como você preferir.

23. Cogumelos e tofu: uma receita tailandesa riquíssima em sabor e proteína. Boa dica para uma refeição saudável, diferente e deliciosa. Sirva num prato fundo, colocando primeiro os cubos de tofu crocantes e depois a mistura de cogumelos.

24. Pizza com creme de tofu: opção de pizza sem glúten. É muito rápida de fazer e você pode inventar a cobertura da sua pizza com os ingredientes que mais gosta e inventar sempre receitas diferentes.

25. Creme de abóbora com tofu: receita que usa o tofu defumado combinado com o toque adocicado da abóbora. É fácil de preparar e fica com uma apresentação ótima. Boa dica para o jantar dos dias mais frios.

Salada

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Foto: Reprodução / Panelaterapia

26. Salada de tofu: leve e deliciosa, ideal para quem segue uma alimentação saudável. Você usará tofu picado, cebola, pimentão amarelo, pimentão verde, pimentão vermelho, gengibre e tomatinho cereja.

27. Salada de tofu, alho-poró e maçã verde: uma combinação deliciosa e diferente de ingredientes; você sente a “crocância” da maçã e do alho-poró contrastados com a maciez do tofu. Vale a pena provar!

28. Salada de tofu com abacate: receita diferente, saudável e gostosa. Você usará abacate e tomate fatiados, salsinha picada, tofu esfregado com azeite, sal, pimenta-do-reino e muito cominho moído.

Hambúrguer

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

29. Hambúrguer de tofu: receita de hambúrguer vegano superfácil de fazer e que fica delicioso! É bem levinho, crocante por fora e macio por dentro, e ainda dá para você temperar com o que preferir, como orégano, curry, shoyu etc.

30. Hambúrguer de tofu e quinoa: uma receita deliciosa, pois, depois de assado, o hambúrguer ganha consistência e fica bem saboroso, picante na medida ideal, e quase nem se percebe a quinoa. Para acompanhar, a dica é abobrinha em cubos bem pequenos refogada com milho.

Sobremesa

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

31. Mousse de chocolate com tofu: uma mousse bem cremosa e saborosa. Você usará tofu macio, água, essência de baunilha, chocolate meio amargo sem lactose, açúcar demerara e glucose de milho.

32. Mousse de maracujá com tofu: a receita é basicamente composta por uma base cremosa de sabor neutro, e por um ingrediente que lhe confere sabor, podendo ser maracujá, limão, chocolate, morango e o que mais vier à sua mente. No caso desta de maracujá, é utilizado o seu suco natural puro para dar sabor, mas você pode substituir o suco de maracujá pelo ingrediente que preferir.

33. Creme de tofu com chocolate e banana: mais uma boa prova de que o tofu pode perfeitamente ser usado em receitas doces, já que é um ingrediente neutro, e acaba pegando o sabor do que você misturar a ele. Este creme de tofu é fácil de fazer, além de ser saudável. Vale a pena experimentar!

34. Chocolate tofu: o tipo de tofu usado é o Soft/Silk Tofu, que tem a textura que lembra a de um flan ou gelatina. A receita é fácil de fazer, ideal para quem tem intolerância à lactose ou é vegetariano, e também, é claro, fica uma delícia.

Se você ainda não conhecia, agora já sabe: o tofu é uma ótima opção para substituir os queijos; é muito utilizado por veganos, vegetarianos e pessoas intolerantes à lactose, mas também pode ser utilizado por quem, simplesmente, é adepto de uma alimentação mais saudável e/ou gosta de experimentar ingredientes novos.

PARA VOCÊ