45 receitas veganas fáceis que vão transformar o seu dia a dia

Escrito por    

O cotidiano agitado faz com que, muitas vezes, seja necessário preparar refeições práticas e que não demandem muito tempo. As opções veganas também podem ser feitas de maneira simples e os resultados são surpreendentes.

Continua após o anúncio

Lanches, bebidas, pratos e doces deliciosos podem ser preparados rapidamente e vão conquistar o seu paladar. Esses preparos veganos vão te fazer se encantar com as possibilidades!

Confira uma seleção de receitas veganas fáceis que te ajudarão a compor diversas refeições:

Sanduíches veganos fáceis

Foto: Reprodução / VEGANANA

1. Sanduíche com abacate e tomates: esse sanduíche delicioso é feito com pão integral vegano. O recheio leva pasta de abacate com alho e suco de limão, tomate, cebola roxa, rodelas de pimentão e cebolinha. Uma sugestão é servir acompanhado de uma salada de folhas.

2. Sanduíche de grão de bico: o recheio desse sanduíche é uma opção nutritiva e cheia de sabor. O preparo é feito com grão de bico, maionese, mostarda, azeite, pimentão vermelho, cebola, salsão e cebolinha. O resultado vai te conquistar na primeira mordida!

3. Sanduíche com berinjela e pimentão assado: essa versão fácil de sanduíche vegano leva bife vegetal, mussarela vegana, pimentões e berinjela assados. O pão deve ser assado com o queijo e os legumes são temperados com azeite ao assar. É um preparo que precisa entrar para seu cardápio!

4. Sanduíche de berinjela e tomate: esse sanduíche é uma opção gostosa e que vai fazer sucesso na sua mesa. A berinjela utilizada como recheio é grelhada e o preparo ainda leva tomate, maionese de castanha-de-caju e salada verde. Os ingredientes contam com sabores equilibrados e que harmonizam bem quando combinados!

5. Sanduíche de legumes à provençal: um diferencial desse sanduíche vegano é o uso do pão ciabatta, de origem italiana. Os ingredientes utilizados para compor o recheio são abobrinha, pimentão vermelho, berinjela e tomate grelhados com alho e azeite. O manjericão dá um toque especial e gostoso ao lanche.

6. Sanduíche de carne de jaca: essa é uma opção bem completa e gostosa de sanduíche vegano. O recheio é feito com carne de jaca com molho barbecue e coleslaw de abacate. A castanha-de-caju tostada dá uma textura crocante ao preparo, que vai te deixar salivando!

Continua após o anúncio

7. Sanduíche de pepino, tomate e abacate: nessa receita, o sanduíche vegano é preparado de uma forma prática e saborosa. O pão integral vegano é recheado com fatias de abacate temperadas com limão, maionese vegana, pepino, alface e tomate. É uma opção que funciona bem para aqueles momentos que precisam de um lanche rápido e nutritivo!

8. Sanduíche de tofu assado com molho: o recheio desse sanduíche leva tofu assado, fatias de abacate e alface. O preparo ainda conta com um molho caesar vegano caseiro e uma combinação de nozes, levedura nutricional, alho em pó e sal marinho. O resultado é delicioso e vai deixar todos com gostinho de quero mais!

Saladas veganas fáceis

Foto: Reprodução / JORNADA VEGANA

9. Salada agridoce: essa opção prática e saborosa de salada vegana é composta por repolho roxo, kiwi e tofu defumado. O gostinho agridoce é irresistível e a sugestão é servir com flores comestíveis, que deixam o prato colorido e com um aspecto muito bonito. É uma versão gostosa e que funciona bem para servir depois de um dia agitado!

10. Salada de bifum: essa receita traz uma salada feita com bifum – macarrão de arroz de origem chinesa. O preparo ainda conta com fatias de pepino, gergelim preto e gergelim branco. O tempero fica por conta do molho shoyu e o resultado é delicioso. É uma opção prática e perfeita para as refeições do dia a dia.

11. Salada de maionese: essa salada de maionese vegana é composta por cenoura, batata e molho de castanha-de-caju. Os legumes são cozidos e o tempero é feito com sal e cebolinha picadinha. É um preparo muito fácil e que lembra o sabor das comidinhas da mamãe!

12. Salada colorida de macarrão: nessa receita. a salada é feita de uma forma rápida e que resulta em um prato delicioso. O preparo leva cenoura ralada, macarrão parafuso cozido, milho verde, ervilha e maionese vegetal. O resultado deve ser servido gelado e é a opção ideal para o almoço do final de semana!

13. Salada ceasar vegana: essa receita é uma versão vegana da tradicional salada caesar. O molho utilizado é caseiro e feito à base de amêndoas, caldo de limão e mostarda dijon. A salada é composta por alface, queijo vegano ralado e croutons temperados com azeite, sal, pimenta e salsa desidratada.

14. Salada rápida: essa salada vegana fácil é feita de tomate, alface crespa e pimentão amarelo. Os ingredientes são combinados e temperados com salsinha, sal e azeite. É um opção que alia praticidade com sabor marcante!

15. Salada de feijão fradinho: o feijão fradinho é um ingrediente delicioso para servir em saladas. O preparo é feito com os grãos já cozidos e sem caldo, pimentão vermelho e pimentão amarelo. O tempero leva azeite, sal e pimenta-do-reino. É uma salada simples, para fazer e se deliciar!

Continua após o anúncio

16. Salada com broto de feijão: essa salada colorida e nutritiva é composta por ingredientes muito gostosos. O broto de feijão azuki é combinado com repolho roxo, abobrinha, cenoura e rabanetes. O azeite e o sal são utilizados para temperar o preparo, que conta com um gostinho singular.

Pratos principais veganos fáceis

Foto: Reprodução / JORNADA VEGANA

17. Ratatouille: o ratatouille é um prato de origem francesa que faz muito sucesso pelo sabor marcante. Aqui, o preparo é feito no forno com berinjela, abobrinha, tomate, passata, cebola e alho. Para temperar, deve-se utilizar sal e pimenta-do-reino. É uma opção que vai deixar suas refeições ainda mais completas!

18. Panqueca vegana: essa é uma versão de panqueca simples e gostosa. A massa é feita no liquidificador e leva água, curry, sal, azeite e farinha. O tempero indiano dá um toque diferente ao preparo e as panquecas são feitas na frigideira. Uma sugestão é cobrir o prato com molho de tomate.

19. Macarrão com molho branco de amêndoas e cogumelos: essa receita traz o macarrão de feijão preto preparado de uma forma deliciosa. Aqui, a massa é misturada com shimeji e shitake refogados, além de contar com o molho feito com leite de amêndoas. A dica é finalizar salpicando castanha-do-Pará ralada.

20. Macarrão com brócolis e castanhas: nessa receita, o prato vegano tem um preparo fácil e que vai te conquistar. O macarrão de sêmola é combinado com brócolis, alho e castanha-de-caju. É uma opção de textura inconfundível e perfeita para as refeições cotidianas, já que é bem rápida.

21. Sopa de lentilhas com cenoura: essa receita pode ser feita em poucos minutos e é uma refeição completa. A lentilha cozida é misturada com cebola, tomate, cenoura, cebolinha, páprica defumada, extrato de tomate, salsinha, óleo, sal e pimenta. É um preparo prático e que possui um sabor incrível!

22. Carne de jaca louca: a carne de jaca é uma opção nutritiva e muito gostosa. Nessa receita, ela é preparada com tomate picado, azeitona, ervilha, milho, molho de tomate e alho. O tempero é delicioso e feito com sal, pimenta-do-reino, cominho e páprica.

23. Risoto de trigo sarraceno com cogumelos: o diferencial dessa receita de risoto vegana é que ela é feita com trigo sarraceno. O preparo é feito em uma frigideira e ainda leva cogumelos fatiados, cebola e couve-de-bruxelas. O caldo utilizado é o de legumes.

24. Strogonoff de jaca verde: essa é uma versão vegana do prato clássico e que todo mundo ama. O strognoff, aqui, é composto por carne de jaca, creme de leite vegetal, molho de tomate, milho verde, azeitonas e ketchup. É uma opção irresistível e que vai deixar seus convidados pedindo mais!

25. Risoto de legumes vegano: essa receita de risoto é composta por uma combinação de tomate italiano, cenoura, abobrinha e chuchu. O arroz arbóreo é cozido com um caldo de legumes caseiro e vinho branco. Os legumes já refogados são misturados com arroz e ervas frescas. É o prato ideal para servir em uma ocasião especial!

26. Macarrão de abobrinha: o macarrão de abobrinha é uma opção que faz sucesso pela praticidade e sabor. O preparo é feito em alguns minutos e consiste em fatiar e refogar a abobrinha no azeite com cogumelos e tomate. O molho é um destaque do prato, já que é bem aromático e preparado com tomate e alho assados.

Vitaminas e sucos veganos fáceis

Foto: Reprodução / JORNADA VEGANA

27. Suco energizante: esse é um suco gostoso e que ajuda o funcionamento intestinal. Os ingredientes utilizados são kiwi, maçã, linhaça, água, ameixas secas e folhas de hortelã. O preparo é feito batendo tudo no liquidificador. É uma versão fresquinha e saudável!

28. Suco de couve e maracujá: essa receita traz um suco composto por folha de couve, polpa de maracujá, água e aveia. Os ingredientes são todos combinados e batidos no liquidificador. Caso ache necessário, pode-se utilizar açúcar para adoçar.

29. Suco de abacaxi com hortelã: esse é um suco delicioso, bem conhecido e agradável. O abacaxi e as folhas de hortelã são reunidos no liquidificador e batidos. Uma sugestão é acrescentar gengibre, que dá um toque especial à bebida e ajuda a acelerar o metabolismo.

30. Suco de melão, hortelã e limão: essa é uma versão de suco saborosa e refrescante. O melão amarelo é combinado com água, limão tahiti, hortelã e, se achar necessário, açúcar demerara. O preparo simples é feito batendo tudo no liquidificador.

31. Suco de melão com laranja: esse é um suco muito nutritivo e saudável. Aqui, a bebida é feita com suco de laranja, melão e gengibre. Para preparar, basta reunir tudo no liquidificador e a combinação de sabor será deliciosa!

32. Suco de goiaba: o suco de goiaba é uma opção muito gostosa, além de ser rica em fibras. A fruta é batida no liquidificador com água e açúcar. Uma outra possibilidade para adoçar é utilizar melado. O resultado vai te deixar com água na boca!

33. Vitamina de banana com pasta de amendoim: essa vitamina precisa entrar para o seu menu. A bebida é feita de banana, leite vegetal, pasta de amendoim e açúcar demerara. O preparo é feito no liquidificador, batendo tudo até ficar com uma textura homogênea. É uma opção nutritiva e de sabor marcante!

34. Smoothie de banana: esse smoothie deve ser consumido bem gelado e é uma versão prática para o dia a dia. A banana é combinada no liquidificador com água de coco e farinha de aveia. A decoração da bebida pode ser feita com paçoca, farinha de aveia ou canela.

Doces veganos fáceis

Foto: Reprodução / JORNADA VEGANA

35. Brigadeiro de avocado: essa é uma opção muito gostosa de brigadeiro. O preparo do doce é feito com avocado, açúcar demerara, melado de cana, água e achocolatado. Os ingredientes são reunidos e batidos no liquidificador até formarem uma pasta homogênea. O brigadeiro pode ser consumido em até cinco dias e deve ser conservado na geladeira.

36. Pudim de chia: essa receita traz uma versão de doce vegano composta por leite de coco caseiro, chia, melado de cana e suco de manga concentrado. O pudim é feito montando em um copo camadas de leite de coco com a semente, melado e, por último, suco. O preparo é levado para gelar e o resultado é delicioso!

37. Arroz doce: o arroz doce é um preparo tradicional da culinária brasileira. O grão é cozido até ficar com uma consistência al dente e, então, é misturado com leite de amêndoas, sal, açúcar, anis estrelado, cravo e leite de coco. A finalização fica por conta da canela em pó.

38. Beijinho: essa versão de beijinho é simples e conta com um sabor inconfundível. O preparo do doce é feito combinando leite de amêndoas com farinha e levando a mistura para a panela com leite de coco, coco ralado seco, açúcar demerara e sal. Depois do cozimento, é só modelar as bolinhas.

39. Sobremesa de tangerina com chocolate: essa é uma receita prática e que funciona bem como sobremesa para as refeições cotidianas. Aqui, o chocolate vegano é derretido em banho-maria e combinado com os gomos de tangerina. É uma opção gostosa e simples!

40. Taça de baunilha e caramelo: o creme de baunilha dessa receita leva castanha-de-caju, óleo de coco, açúcar demerara, extrato de baunilha e leite de coco. A base do creme de caramelo é a mesma, acrescentando açúcar mascavo derretido. A finalização da taça é feita com morangos.

41. Sobremesa de banana no micro-ondas: essa sobremesa é feita com bolacha de maisena batida no liquidificador, margarina, banana e canela em pó. Os ingredientes são combinados em um potinho, que é levado para o micro-ondas. O resultado é surpreendente e você precisa experimentar!

42. Sobremesa de morango: o creme dessa receita é feito na batedeira com açúcar orgânico, whiskey e leite de coco. A montagem é feita intercalando morango, creme e pedaços de bolacha vegana. O preparo deve ir para o congelador e a sobremesa fica com um sabor delicioso.

43. Sacolé de goiaba: esse doce vegano é uma ótima pedida para os dias quentes. O preparo é feito combinando goiaba com água e açúcar no liquidificador. Depois de bater, é só colocar a mistura em saquinhos e levar para o congelador. É uma versão que vai fazer sucesso com as crianças!

44. Sorvete de abacate: essa receita traz um sorvete delicioso composto por abacate, suco de limão e açúcar. Para preparar, basta bater os ingredientes no liquidificador até que eles fiquem com uma textura pastosa, colocar a mistura em um pote e levar ao congelador. O doce fica com um sabor incrível!

45. Brigadeiro de colher: o brigadeiro é um doce prático, que funciona bem para aquele final de semana preguiçoso em casa. Essa versão é feita com leite condensado de soja e chocolate meio amargo vegano. O preparo consiste em combinar os ingredientes em uma panela e mexer bem até que o chocolate derreta.

Essas receitas provam como pode ser incrivelmente fácil montar refeições veganas completas de maneira fácil e gostosa. São opções que vão te deixar salivando e precisam fazer parte do seu cardápio culinário. Experimente esses preparos e incorpore esses sabores no seu dia a dia!

PARA VOCÊ