50 receitas com tomate para pratos versáteis e deliciosos

Sempre presente nas geladeiras de todo mundo, o tomate é um ingrediente muito versátil, que pode ser usado tanto para o preparo de pratos frios como quentes. Por isso, confira estas receitas com tomate e descubra como utilizá-lo de forma prática, criativa e deliciosa!

Vá direto ao tipo de receita que você procura:

Aperitivos e bebidas

O confit é um método para agregar sabores nos alimentos, com uma camada de gordura que conserva melhor os ingredientes. Essa versão feita com tomate e cebola fica perfeita servida com pães, torradas, queijos frescos (como burrata) ou com massas!

Publicidade

Você já pensou em preparar um tomate frito? Feito em 10 minutinhos, tomate, orégano, azeite e temperinhos a gosto, é uma ótima opção para acompanhar os pratos de uma maneira diferente da tradicional, experimente!

Fácil de fazer, este tomate seco na airfryer é o acompanhamento ideal para saladas e aperitivos e ainda pode ser armazenado por cerca de 2 a 3 meses! Sirva com torradinhas, pães, carnes, peixes e o que mais preferir e bom apetite!

Essa receita é prática, rápida e pode ser consumida em até 2 semanas! O tomate seco com alho laminado e manjericão serve para acompanhar refeições ou ser saboreado como uma saladinha deliciosa.

Feita em apenas 20 minutinhos, o tomate recheado com ricota é uma receita bem diferente e que possibilita o uso do tomate de uma maneira diferente da tradicional. Para uma versão ainda mais cremosa, polvilhe queijo parmesão ralado por cima dos tomates recheados antes de levá-los ao forno!

Publicidade

O confit é um tipo de preparo especial, em que os tomates são assados e adquirem uma textura macia, com um sabor mais concentrado, perfeito para servir como acompanhamento. A receita rende rende bastante, até 10 porções!

Com um sabor mais marcante e textura bem macia, o tomate confit faz sucesso como acompanhamento e com alcaparras então, fica melhor ainda! O preparo é muito simples, basta levar ao forno e saborear!

Quer aprender a preparar um lanchinho rápido e saboroso? Você só precisa de 20 minutinhos, tomates, queijos e temperinhos a gosto para preparar essa delícia, fica supercremosa!

Bora preparar um tomate confit bem temperadinho com alho em apenas 20 minutos? Ele é feito na air fryer e a dica é cortar os tomates-cereja antes de colocar pra assar, porque eles estouram durante o cozimento e podem fazer bastante sujeira!

Combinando ingredientes frescos e saborosos, este preparo de bruschetta de tomate-cereja é perfeito para um lanche saudável e saboroso, e o melhor de tudo é que demora só 15 minutinhos!

Publicidade

Já pensou em preparar seu próprio tomate seco caseiro? Essa receita é ótima para economizar com essa fruta e servir com diferentes pratos, demora só 30 minutinhos e leva poucos ingredientes!

Que tal fazer uma deliciosa conserva de tomate-cereja para servir com torradas ou pães? Em apenas 25 minutinhos, a receita fica muito saborosa e aromática, uma delícia!

Nada melhor do que preparar uma receita fácil e prática né? Em apenas 35 minutos, o tomate confit fica pronto para acompanhar pães, torradas e qualquer outro prato que você desejar. Experimente!

Receita ótima para um acompanhamento ou para fazer um lanchinho rápido para jantar, o tomate recheado com frango demora só 25 minutos e fica bem cremoso, uma delícia!

Suco de tomate? Com muitas propriedades detox e cheio de benefícios, como vitaminas e antioxidantes para a sua saúde, esse suco demora só 15 minutinhos para ser feito e fica bem refrescante!

Publicidade

Massas e risotos

Para quem ama um bom risoto, que tal preparar uma versão feita com tomate assado? Ele fica bem cremoso e seu preparo é simples, bem temperadinho e delicioso.

Deixe seu almoço mais leve e saboroso com o risoto de tomate-cereja! Feito em apenas 25 minutos, ele precisa de diferentes ingredientes, mas vale a pena por seu sabor especial e praticidade no preparo!

Quem não ama a combinação do gosto marcante do bacalhau com o sabor de um bom tomatinho confit? Esse risoto fica muito sofisticado e é feito em apenas 35 minutos, bem prático!

Combinação de sabores incríveis, o risoto de tomates com mussarela de búfala faz sucesso! Ele é bem simples de fazer, cremoso e delicioso, experimente!

Com pouquíssimo trabalho na cozinha, você prepara este delicioso macarrão com espinafre e tomate seco! Você pode adicionar outros temperos e ervas para dar aquele gostinho a mais.

O nhoque de mandioca com tomate é uma opção de prato deliciosa, ideal para quem deseja impressionar os convidados e tem pouco tempo, já que o prato é feito em apenas 30 minutos! Além disso, rende bastante, até 4 porções.

Macarrão delicioso e bem saboroso feito em só 20 minutos? Pois é, esse é o penne com atum e tomate seco! Bem fácil de fazer, ele fica bem temperado e com um gostinho marcante, que conquista todos os paladares!

Buscando uma refeição vegetariana gostosa e completa? Dá uma olhada nesse risoto de tomate seco e manjericão, com aromas e sabores deliciosos. Para um resultado ainda melhor, finalize com um fio de azeite e pimenta-do-reino moída na hora antes de degustar.

Com um sabor autêntico e texturas combinadas, esse rigatoni com tomate seco e frango harmoniza muito bem com vinhos brancos e é perfeito para ser preparado em uma refeição mais refinada.

Sofisticado, este risoto de tomate com pimentão é a escolha perfeita para quem deseja saborear um almoço mais elegante. Apesar de ter um preparo mais elaborado, vale muito a pena!

Pratos quentes

Um bom frango à parmegiana não tem erro né? Bem cremoso e saboroso, o seu preparo é bem simples e fica delicioso com um bom arroz fresquinho, purê de batatas e um suquinho gelado naquele almoço de domingo!

Hmmmmmm, feito com carne de contrafilé ou alcatra, molho de tomate, mussarela ralada, farinha de trigo e de rosca para dar aquela empanada, esse prato fica maravilhoso para saborear em um almoço especial! O bife à parmegiana também rende bastante, até 3 porções!

Dá uma olhada nessa receita desse frango à parmegiana, que rende bastante, com tomate-cereja suculento e com um sabor suave e delicioso! A dica para um sabor a mais é usar ervas frescas como manjericão, tomilho e orégano!

Superprático, perfeito para um café da manhã saudável e bem proteico, o omelete de frango e tomate demora só 15 minutinhos e fica uma delícia! Sirva com saladas ou geleias e aproveite!

Esta receita traz sabores incríveis da comida mediterrânea! Bastam 30 minutinhos para esse preparo incrível, que tem um sabor equilibrado e uma mistura interessante de texturas, deliciosa!

Sopa de tomate com ovos? Sim! Uma combinação diferenciada que vai fazer sucesso em sua casa é essa sopinha bem quentinha para os dias de inverno, com um preparo bem simplificado e que rende até 5 porções, podendo ser saboreada por toda a família!

Clássica e sem erros, esta deliciosa sopa de tomate é muito fácil de preparar e vai te ajudar a se manter aquecido no inverno! A dica é servir com um pãozinho francês para um gostinho a mais!

A paella é um guisado espanhol de arroz com carnes e legumes consumido no mundo inteiro com diversas variações de preparo! Essa versão com tomates fica maravilhosa e bem saborosa, além de render até 8 porções!

Para quem quer uma refeição prática, fácil e saborosa, a panqueca de tomate e ricota é perfeita! Você precisa de poucos ingredientes para a massa e ela rende bastante, além de ser um prato muito versátil!

Pratos frios

Bem refrescante e colorida, a salada de tomate com manjericão vai virar a sua nova queridinha! Você precisa de apenas 5 minutinhos para preparar, muito prática!

Essa salada de tomate espanhola é refrescante, deliciosa, simples e muito rápida de preparar! Você precisa só de tomates, azeite, manjericão e temperinhos do seu gosto. Os tomates são ralados e temperados com azeite e ervas, criando um aroma refrescante e saboroso!

Supersaudável, essa salada de grãos com tomate é ideal para quem deseja uma alimentação mais saudável e nutritiva. Você pode servir no almoço, jantar ou mesmo saborear como aperitivo, fica uma delícia!

Imagina a combinação de sabores dessa salada de alho-poró, tomate e ricota? 10 minutinhos e tá pronto! É uma opção bem saudável e cheia de nutrientes, uma delícia!

Seja para saborear no dia a dia ou servir em uma refeição especial, esta salada de ovos com tomate é uma ótima pedida e precisa de apenas 20 minutinhos para preparar! Se quiser um resultado ainda mais especial, adicione cheiro-verde ou outros temperos e ervas de sua preferência.

Aprenda a fazer uma salada de lentilha com tomates e molho de ricota - um prato cheio de requinte para impressionar os convidados! Demora só 20 minutinhos e tem um gosto maravilhoso, experimente!

Molhos e geleias

O molho de tomate caseiro e tradicional é uma opção perfeita para realçar o sabor de suas receitas e encantar seus convidados! Muito versátil, ele serve para muitos preparos e dá um gostinho a mais, não tem erro!

Molho de tomate no liquidificador? Sim, isso mesmo! Bem prático e fácil de fazer, o preparo rende até 1,5 litro de molho, pode ser utilizado em diferentes receitas e ainda dá pra ser armazenado na geladeira por até 3 dias e no congelador por até 3 meses.

Mamma mia! O clássico molho italiano é bem cremoso, saboroso e fácil de preparar! Você precisa apenas de tomates maduros, cebola, alho e temperinhos a gosto. Você pode guardar a receita em um recipiente fechado na geladeira por até 4 dias, ou congelar por até 3 meses!

O pesto de tomate é aquele acompanhamento perfeito para massas e carne que vai conquistar os seus convidados! Feito em 30 minutinhos, é bem versátil e combina o gosto dos tomates com manjericão e amêndoas.

Que tal preparar uma geleia de tomate com cebola-roxa para aproveitar com seus pães e torradinhas? O sabor fica super marcante e o preparo é bem simples, com aquela consistência maravilhosa de geleia! Experimente e saboreie!

Está procurando um molhinho rápido e delicioso para acompanhar suas massas? Feito em apenas 5 minutinhos, o pesto feito com tomate seco é uma delícia e para fazer, basta bater tudo no processador até formar uma pastinha!

O patê de tomate seco é o acompanhamento perfeito para dar aquele sabor especial aos seus pratos! Você precisa apenas de 10 minutinhos e um processador, prontinho! Aproveite!

Para quem ama um bom hómus, essa versão feita com tomate seco e manjericão tem aquele aroma maravilhoso e um sabor melhor ainda! Dá pra servir com pães, torradinhas e tudo mais que desejar!

Com um gosto bem forte e aquele cheirinho tradicional, essa versão do molho de tomate feito com beterraba é uma boa opção para inovar no preparo do molho e demora só 10 minutinhos!

Molho de tomate na airfryer? Isso mesmo! Ele é feito com tomate, pimentões, cenouras e temperinhos deliciosos levados na airfryer para murchar e dar aquele gosto a mais. 30 minutinhos e tá pronto!

Versátil, o tomate pode ser utilizado nos mais diversos preparos! Confira estes de suco de tomate, tomate confit e molho de tomate!