Como fazer arroz soltinho: um prato tradicional

Escrito por                          

O arroz é um alimento tradicional do dia a dia dos brasileiros. Se você ainda não sabe fazer essa delícia, não se preocupe! Confira abaixo como fazer arroz soltinho e se surpreenda com a simplicidade desse prato!

Arroz soltinho

iStock

Delicioso, tradicional e fácil, o arroz é um prato super simples de ser preparado. Com a ajuda dessa receita, você vai aprender a fazer um arroz soltinho e saboroso.

Ingredientes

  • 1 xícara de arroz
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 1/2 cebola
  • 1 dente de alho
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 e ½ xícara de água

Como fazer

  1. Em uma panela, coloque o óleo, a cebola e o alho
  2. Refogue por 1 minuto e meio
  3. Coloque o arroz na panela e tempere com o sal
  4. Refogue por 2 minutos
  5. Adicione a água e deixe a panela destampada em fogo alto
  6. Assim que começar a ferver, tampe a panela deixando uma fresta e abaixe o fogo para o mínimo
  7. Prove depois de 20 minutos e, se estiver duro, coloque mais ½ xícara de água
  8. Deixe cozinhar até secar
  9. Quando estiver cozido, desligue o fogo, tampe a panela e deixe assim por 10 a 15 minutos

A dica aqui é servir o seu arroz como acompanhamento de outro prato, como um feijão, uma lasanha ou uma salada.

Outras receitas de arroz

Quer aprender a preparar outras receitas de arroz? Então confira essa seleção com diversas sugestões para uma refeição cheia de sabor.

Arroz no micro-ondas

Ideal para aqueles dias de correria, esse arroz de micro-ondas vai te surpreender na primeira garfada. Ele fica pronto rapidamente e tem um aroma delicioso. Não deixe de experimentar!

Arroz com cenoura

Nutritivo, saudável e saboroso, esse arroz com cenoura é sempre uma boa opção para uma refeição gostosa. O toque final desse prato e que garante uma apresentação linda é a cebolinha. Que tal fazer no seu próximo almoço?

Arroz integral

O arroz integral é uma alternativa mais saudável ao tradicional arroz branco. Essa receita vai te ensinar a preparar de forma correta esse tipo de arroz, evitando que ele fique duro. Veja o passo a passo!

Arroz integral com legumes

Colorido e saboroso, esse arroz integral com legumes promete ser um verdadeiro sucesso. Para preparar esse prato você vai precisar de arroz, pimentão vermelho, pimentão amarelo, pimentão verde, brócolis, salsinha, cebola, ovos, alho e um saco de legumes selecionados.

Arroz temperado na panela de pressão

Sabe aqueles dias corridos em que você não tem tempo de fazer nada? Essa receita de arroz temperado vai te salvar! Isso porque ela fica pronto rapidamente na panela de pressão. Vale a pena experimentar!

Qual dessas receitas de arroz você vai testar primeiro? E, se você adora esse grão, não pode deixar de conferir essa outra seleção com receitas de arroz com pequi.

PARA VOCÊ