12 receitas com azeite de dendê para sentir o sabor da culinária baiana

De origem africana, o azeite de dendê se popularizou pelo nordeste brasileiro, principalmente na Bahia. São vários os pratos típicos da região que levam esse ingrediente, que vão desde uma simples farofa até outros mais elaborados, como a moqueca. Com um sabor marcante, vale a pena aprender como utilizá-lo. Veja só:

Publicidade

1. Farofa com azeite de dendê

Nessa receita, você aprende a fazer uma farofa básica que leva azeite de dendê, farinha de mandioca e sal. Simples, essa combinação já pode deixar suas refeições muito mais gostosas. Mas, se você quiser um resultado mais incrementado, a sugestão é adicionar ovo cozido, camarão seco, castanha-de-caju e coentro.

2. Feijão fradinho com azeite de dendê

Que tal sair do comum no preparo do feijão do dia a dia com essa receita baiana? O diferencial já começa pelo tipo de grão escolhido, que é o fradinho. E tem mais: além do azeite de dendê, camarão seco e coentro também ajudam a diferenciar o preparo.

3. Moqueca de pintado com azeite de dendê

Para uma refeição caprichada, vale a pena conferir como fazer uma moqueca de pintado. Mesmo com uma lista de ingredientes curta, esse é um prato que surpreende pela quantidade de sabores em uma única garfada. Para melhorar ainda mais, o passo a passo é simples de ser seguido até mesmo por quem não tem experiência na cozinha.

4. Moqueca baiana com azeite de dendê e leite de coco

Publicidade

Feita com o peixe namorado e camarão rosa, essa é uma receita de moqueca tipicamente baiana. O preparo é extremamente simples e suja apenas uma panela. Assim, também não sobra um monte de louça para lavar depois de saborear seu prato.

5. Pipoca baiana com azeite de dendê

Até mesmo uma simples pipoca pode sair do comum com um toque de azeite de dendê. Com um sabor marcante, esse é o tipo de ingrediente que faz a diferença em qualquer preparo. Além dele e do milho para pipoca, você só vai precisar ter em mãos sal e, opcionalmente, molho de pimenta.

6. Acarajé apaulistado com azeite de dendê

Está inspirado para se aventurar pela culinária baiana? Então, vale a pena aprender como fazer um acarajé e seus recheios. Se você não mora no nordeste, essa receita traz opções de substituições para ingredientes regionais, caso você não encontre algum deles, como o feijão fradinho, por exemplo.

Publicidade

7. Hambúrguer de tilápia com maionese de dendê

Um hambúrguer de tilápia já é bem diferente, se for servido com uma maionese de dendê, é inovação na certa. Se você não tem medo de provar novos sabores e gosta de se aventurar na cozinha, aprenda todas as dicas para fazer esse prato delicioso.

8. Quiabada baiana com azeite de dendê

O quiabo até pode ser o principal ingrediente dessa receita, mas ele é acompanhado de outros ingredientes de peso como charque, calabresa, camarão defumado e carne bovina. Também entram em cena o azeite de dendê, pimentão e temperos. Com um preparo na panela de pressão, essa é uma sugestão bem simples.

9. Pirarucu ao azeite de dendê

Um prato leve pode ser cheio de sabor e essa receita é a prova disso. Aqui, você aprende como fazer um pirarucu com tomate, pimentão verde, dendê e temperos. Para que o resultado fique marcante, é necessário deixar o peixe marinando por 20 minutos antes de levá-lo para a panela.

10. Bobó de camarão com azeite de dendê

Com uma textura para lá de cremosa e um toque apimentado, essa receita de bobó de camarão pode ganhar seu paladar. Mandioca é a base do prato, mas camarão, temperos e dendê ajudam a fechar o prato com chave de ouro.

11. Andú com azeite de dendê

Já comeu o feijão andú? Nessa receita, ele é combinado com maturi, tomate, alho, gengibre, limão e dendê. A lista de ingredientes é curta, assim como o modo de preparo é simples. Mas o resultado é um prato com gostinho de quero mais.

Publicidade

12. Moqueca de cação com azeite de dendê

Para fechar a lista, uma receita de moqueca bem simples de ser feita e que leva aproximadamente 30 minutos para ficar pronta. Para testá-la em casa, você precisa de cação, cebola, tomate, pimentões verde e vermelho, leite de coco, dendê, alho e sal.

Viu só como o azeite de dendê é um ingrediente versátil que pode ser usado no preparo dos mais variados pratos? Com tantas receitas gostosas, dá vontade de testar todas em casa! Confira também receitas de comida baiana para se deliciar com a riqueza de sabor desse estado.