47 receitas com palmito que vão de tortas a petiscos saborosos

Por
Atualizado em 23.08.21

O palmito é um fruto que é retirado do caule de algumas espécies de palmeiras, por isso, é possível encontrar alguns tipos diferentes desse alimento, como a pupunha, por exemplo. Mas qualquer um conta com uma grande quantidade de nutrientes. Seu sabor é bem suave, por isso, pode ser usado no preparo de variadas receitas, como recheio de tortas, coxinha, massa falsa de macarrão e até mesmo carpaccio.

Publicidade

Como a lista de receitas que podem ser preparadas com esse ingrediente é grande, separamos as melhores opções para que você possa conferir, escolher as que mais combinam com o seu paladar e depois preparar no conforto da sua cozinha.

Saladas com palmito

1. Salada de folhas com palmito: essa receita combina alface, palmito, tomate-cereja e grão-de-bico. Para um sabor ainda mais gostoso, você aprende a preparar um molho de mostarda picante para usar como acompanhamento.

2. Salada de aspargo e palmito: uma receita bem básica, mas bem legal para variar na salada do dia a dia. A combinação de ingredientes gera um sabor bem interessante e como nada precisa ser cozido o preparo leva apenas alguns minutos.

3. Salada de brócolis com palmito: com apenas dois ingredientes, você consegue uma salada supergostosa e nutritiva para acompanhar sua refeição. Mas se você quiser incrementar o sabor a dica é usar sal, pimenta-do-reino, azeite e limão.

Publicidade

4. Salada assada de tomate com palmito: para quem gosta de uma salada quentinha, essa receita pode ser uma boa pedida. Aqui a ricota também entra em cena para um sabor ainda mais gostoso.

5. Salada tropical com palmito: se você quer inovar no sabor e fazer uma salada bem colorida, esse é o preparo ideal. Além do palmito, a receita também leva alface, manga, tomates, cebolinha, azeite, sal, suco de limão e pimenta-do-reino.

6. Salada de palmito e atum: e que tal preparar uma salada que também leva peixe? O atum é um alimento supernutritivo e cai bem em diversos momentos do seu dia. Além disso, essa receita cai bem como acompanhamento de um prato principal e até mesmo de um sanduíche.

Publicidade

7. Salada de lentilha e palmito: já essa é uma opção que tem um preparo um pouco mais demorado, pois a lentilha deve ficar no fogo por aproximadamente 20 minutos. Mesmo assim, você não terá muito trabalho e poderá saborear sua salada com muito gosto.

Petiscos de palmito

8. Pastel de palmito assado: receita bem saudável, pois além de ser um salgado assado, a massa é integral e o recheio é superleve. Se você busca por um lanche com essas características, com certeza não irá se decepcionar com essa opção.

9. Palmito recheado com risoto: essa é uma receita em que a pupunha deve ficar no forno por 1 hora. Enquanto isso, você pode preparar o risoto tranquilamente. Depois basta montar o prato e servir. O resultado é de dar água na boca, pode apostar.

10. Coxinha de palmito sem glúten: e que tal preparar uma receita de coxinha que tem a massa feita com mandioquinha salsa? A farinha escolhida é a de mandioca, que é livre de glúten. O preparo não é dos mais rápidos, mas o sabor compensa tudo.

11. Palmito assado: nessa receita, o palmito é levado ao forno apenas com azeite e ervas, por isso, o preparo é superprático e não leva muito tempo. Além disso, como o sabor é bem suave você pode combinar esse alimento com uma grande variedade de pratos.

12. Carpaccio de palmito: essa é outra receita bem simples, mas é preciso ter uma faca afiada e um pouco de paciência para que as fatias fiquem bem fininhas. Você pode usar seus temperos favoritos ou os sugeridos para incrementar o sabor.

13. Empadinha de palmito: a empadinha é uma ótima opção para um lanche rápido, mas cheio de sabor, não é mesmo? Essa é uma receita bem prática, com uma lista de ingredientes curta. Para preparar, você só vai precisar de gemas, creme de leite, margarina, sal, farinha de trigo e creme de palmito.

14. Muffin de palmito: já para quem quer um petisco um pouco mais encorpado, essa receita de muffin pode cair muito bem. A massa tem um preparo bem simples e o recheio também não fica atrás, por isso, vale muito a pena experimentar.

15. Espetinho de palmito: nessa receita, a pupunha é grelhada com manteiga, por isso, o espetinho fica com uma textura e um sabor de dar água na boca. Se você gosta de petiscos leves essa é a opção ideal. Além disso, essa é uma ótima pedida para ajudar a equilibrar um churrasco, não é mesmo?

Publicidade

Tortas de palmito

16. Empadão de palmito: o empadão é uma torta que tem uma casquinha crocante e um recheio bem molhadinho, por isso, conquista o paladar de muita gente. Além disso, o passo a passo dessa receita é bem simples, então vale muito a pena testar em casa.

17. Torta de palmito vegana: já essa receita é uma ótima pedida para quem gosta de inovar. Aqui a massa é feita com grão-de-bico e outros ingredientes são usados para incrementar o sabor, como a azeitona, por exemplo. Ah, e essa é uma opção que está liberada para quem segue um cardápio vegano.

18. Empadão de frango com palmito: é comum encontrar tortas feitas somente com frango ou palmito, mas que tal combinar esses dois recheios clássicos para um lanche cheio de sabor? Com certeza, o resultado fará o maior sucesso.

19. Torta de palmito com camarão: para quem gosta de frutos do mar combinar o camarão com o palmito pode ser uma ótima pedida. Além disso, essa é uma receita que não dá muito trabalho e o resultado é uma casquinha crocante e um recheio bem suculento.

20. Torta de frutos do mar com palmito: os frutos do mar escolhidos para essa receita foram: camarão, mexilhão e siri, mas o bacalhau também entra em cena para dar um toque extra de sabor ao prato. Se você curte um gostinho marcante, não deixe de experimentar.

Acompanhamentos com palmito

iStock

21. Risoto de palmito e parmesão: o risoto é uma receita muito versátil. Se for preparado com palmito, mais ainda, pois você pode combiná-lo com os mais variados pratos, como carnes, saladas e legumes. Além disso, passo a passo é muito simples e bem rápido.

22. Fricassê de palmito: quer substituir o frango do preparo tradicional? Aposte em um fricassê de palmito! Essa é a proposta dessa receita prática, cheia de sabor e que vai agradar a diferentes gostos.

23. Strogonoff de palmito: já o strogonoff é um prato bem comum na mesa do brasileiro, por isso, é interessante conhecer novas maneiras de preparar essa refeição, para assim, não cair na rotina. Essa é uma receita que não leva ingredientes de origem animal, por isso, está liberada para os veganos e para os intolerantes à lactose.

24. Palmito gratinado: que tal combinar o palmito com um molho de cream cheese e extrato de tomate e, depois, levar esses ingredientes ao forno cobertos com queijo parmesão ralado? Com uma lista de itens curta e um preparo bem prático, é possível fazer uma refeição de dar água na boca.

Publicidade

25. Refogado de palmito: refogar a pupunha com azeite e alguns temperos pode ser uma ótima pedida. O preparo leva apenas alguns minutinhos, mas rende um acompanhamento leve e cheio de sabor. Se você busca praticidade essa pode ser a receita ideal.

26. Cuscuz de palmito: o cuscuz é um prato que tem várias variações, por isso, pode ser feito para agradar diversos paladares. Aqui a lista de ingredientes não é muito curta, mas o preparo não é nada complicado, viu?

27. Risoto de camarão com palmito: para quem quer um risoto um pouco mais incrementado, acrescentar camarão ao prato pode ser uma ótima ideia. O resultado é uma refeição simples, mas que tem um toque de satisfação. Além disso, você pode servir apenas com uma salada de folhas verdes.

28. Moqueca de palmito: nem só de peixes e frutos do mar as moquecas podem ser feitas, sabia? Essa é uma receita que prova como esse prato é versátil e pode ser degustado também por quem tem restrições alimentares. A dica é caprichar nos temperos e no azeite de dendê.

Massas com palmito

29. Macarrão com palmito e alho-poró: o macarrão é um prato superversátil e sempre salva naqueles momentos em que não sabemos o que cozinhar ou que o tempo está muito curto, por isso, é sempre bom ter um leque bem grande de opções para não cair na rotina, não é mesmo?

30. Espaguete de palmito com molho pesto: e que tal preparar um espaguete falso com pupunha e servir acompanhado de um bom molho pesto caseiro? O resultado é uma refeição bem leve, mas que não deixa o sabor de lado.

31. Espaguete de palmito com cogumelo: essa é outra receita em que o palmito é usado para o preparo de um espaguete falso, mas aqui o molho é feito com cogumelos. Por isso, é ideal para quem gosta de um sabor mais marcante, mas quer uma refeição bem leve e nutritiva.

32. Massa de palmito: a dica dessa receita é preparar um molho com palmito e queijo de cabra e usar como recheio para o macarrão conchiglione (aquele em formato de conchinha). O resultado é um prato com uma cremosidade de dar água na boca.

33. Panqueca de carne com palmito: e que tal preparar um molho de carne bem completinho para rechear as suas panquecas? Aqui, além do palmito azeitonas pretas e molho de queijo também são usados para incrementar o sabor do prato.

34. Lasanha de palmito: já nessa receita, a pupunha é usada para substituir a massa tradicional da lasanha. O recheio fica por conta de molho de tomate, ervilhas e queijo branco. O resultado é um prato bem levinho e muito saboroso.

Pães e sanduíches com palmito

35. Hambúrguer de palmito simples: a dica dessa receita é usar pupunha fresca para o preparo, mas também é possível usar outra espécie ou até mesmo a versão em conserva. A lista de ingredientes é bem curtinha e o sabor é de dar água na boca.

36. Pãezinhos com palmito: e que tal preparar minipães recheados com palmito e que não levam ingredientes de origem animal? A textura fica incrível: crocante por fora e cremosa por dentro. Além disso, o tempo na cozinha não é muito grande.

37. Hambúrguer de palmito: essa receita de hambúrguer tem uma lista um pouco maior do que a opção anterior, mas mesmo assim continua sendo curta. O pimentão é outro item que entra em cena para deixar o sabor do prato mais marcante.

38. Pão cremoso recheado com palmito: nessa receita, pães macios e fofinhos são recheados com uma mistura cremosa de palmito pupunha, mussarela e Catupiry. Caso você queira uma versão vegana, basta substituir os dois últimos ingredientes por tofu e requeijão vegetal.

39. Baguete com palmito: já pensou em preparar sua própria baguete em casa e além disso acrescentar um recheio bem molhadinho? Se sim, basta conferir essa receita que vai deixar muita gente de boca aberta. Para um processo mais simples, você pode usar uma máquina de pão, mas se você não tiver também pode usar as mãos.

Sopas com palmito

iStock

40. Creme de palmito fácil: essa receita prática resulta em um creme bem levinho e muito saboroso. Para testar, você vai precisar de palmito, leite, amido de milho, manteiga, cebola, sal, água e caldo de carne.

41. Sopa de palmito no pão: servir sua sopa no pão pode ser uma ótima maneira de inovar. Para isso, você vai precisar comprar do tipo italiano redondo. O legal é que você sirva porções individuais, assim, cada um pode comer o seu “prato”.

42. Sopa de palmito com alho-poró: o alho-poró é o ingrediente que é usado para um toque especial de tempero nessa receita. Como você vai precisar bater a mistura no liquidificador, o resultado é uma sopa bem cremosa, mas com uma textura bem leve.

43. Sopa fria de palmito: uma sopa fria pode ser uma ótima pedida para os dias mais quentes, não é mesmo? Para melhorar ainda mais, essa é uma opção que leva pouquíssimas calorias, então, mesmo quem está de dieta está liberado para saborear.

44. Creme simples de palmito: se você está procurando um sabor suave e uma receita que exija poucos ingredientes, que tal experimentar essa opção? Em apenas 20 minutos você poderá saborear uma refeição para lá de gostosa.

45. Sopa de palmito com queijo: essa é outra ideia de sopa que é servida em um pão redondo italiano, mas você pode tranquilamente servir em um prato, ok? O parmesão entra em cena para deixar um toque extra de sabor e deixar a textura mais cremosa.

46. Sopa cremosa de palmito: já aqui, a dica é preparar uma sopa supercremosa que, além do palmito, também leva tomate e batata. O resultado é uma textura mais densa e um prato ainda mais saboroso.

47. Creme delicioso de palmito: e que tal preparar uma sopa que deixa vários pedaços de palmitos grandes para que você possa sentir realmente o sabor do ingrediente? Além disso, a escolha de temperos combina muito bem.

Agora você já viu que é possível preparar uma grande quantidade de pratos com o palmito, não é mesmo? As opções são tão variadas que se encaixam em diversos momentos do dia. Que tal escolher suas favoritas, testar em casa e depois vir contar para gente o resultado?