37 receitas light para celebrar o Natal com uma ceia leve e saudável

Chegou a hora de preparar a decoração da casa e definir tudo o que será servido na ceia. Existem muitas opções de pratos perfeitos para essa celebração, mas que tal uma seleção de receitas light de Natal para você preparar nessas festa e garantir o sabor e a saúde na mesa?

Publicidade

Receitas de entradas light

1. Árvore saudável de legumes: o destaque desse prato está na apresentação, que, com certeza, vai chamar a atenção de quem estiver na comemoração. A árvore de Natal do prato é feita com brócolis, enquanto a decoração pode ser feita com tomatinhos. Você também pode trocar o pão por cenoura para deixar o prato ainda mais leve!

2. Maionese de couve-flor: essa “maionese” tem a textura e a aparência de uma maionese de verdade, mas nada do óleo encontrado nas receitas mais tradicionais. Ela é feita com couve-flor, que precisa ser cortada e cozida até ficar bem macia antes de ir para o liquidificador.

3. Espetinhos de tomate, tofu e manjericão: uma entrada leve, rápida e fácil de preparar. Seu único trabalho será lavar os tomatinhos e as folhas de manjericão, além de cortar o tofu em cubinhos antes de colocar nos palitos e servir.

4. Petiscos crocantes de tofu: além de um ótimo acompanhamento para sopas, esses pedacinhos crocantes de tofu caem muito bem como entradas na mesa da ceia. São temperados com azeite, orégano, sal e pimenta e são assados no forno por cerca de 45 minutos.

Publicidade

5. Petiscos de grão-de-bico: outra entrada de petiscos crocantes perfeitos para matar a fome dos convidados enquanto não chega a hora do prato principal. Só é importante lembrar que o grão-de-bico precisa ficar imerso na água por 12 horas antes de começar o preparo.

6. Chips assados de legumes: mais um prato maravilhoso de ser petiscado, esses chips são feitos com batata-doce, cenoura e beterraba. Corte os ingredientes em fatias bem finas e uniformes, passe uma camada de azeite com sal por cima e leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos, lembrando de virar e ficar de olho para não deixar queimar.

Receitas de saladas light

7. Salada com aspargos: nada como um pratinho leve com aspargos, tomates e abobrinhas para criar uma salada com as cores do Natal. O molho para essa salada é feito com filé de anchova em conserva, hortelã, pimenta dedo-de-moça e um toque de suco de limão.

Publicidade

8. Saladinha crocante: uma dica bem simples para criar uma salada básica, mas crocante, é adicionar sementes a ela. Nesse exemplo, sementes de girassol são adicionadas, mas você também pode utilizar sementes de gergelim, linhaça ou mesmo outra de sua preferência.

9. Salada com molho de tangerina: além da alface e dos tomates-cereja, essa salada leva pepino, cenoura e maçã. Tudo isso é acompanhado por um molho de tangerina, que é feito misturando o suco dessa fruta com salsa picadinha, azeite e sal. Use dois garfos para misturar bem o molho com a salada!

10. Salada roxa refrescante: repolho roxo, cenoura e manga são os ingredientes principais dessa saladinha que também é bem fácil de preparar. Corte as cenouras em rodelas e leve para cozinhar rapidamente, deixando-as ainda crocantes. O repolho é picado e a manga pode ser cortada em cubinhos!

11. Salada de cerejas com figos em calda: mais uma salada bem bonita para decorar a mesa da ceia, já que combina o verde das alfaces com o vermelho das cerejas. Uma mistura de sabores inesperada, mas saborosa. O molho é bem simples, feito com azeite, limão, água e ervas.

12. Salpicão light de atum: não é difícil preparar um salpicão leve e com peixe no lugar do frango. Essa receita dispensa completamente as batatas-palha e utiliza cream cheese light no lugar do que normalmente seria maionese. É só ir adicionando os ingredientes à tigela na ordem certa e mexendo até ter a consistência desejada.

13. Salpicão light de frango: essa opção é mais próxima da receita tradicional de salpicão, mas ainda utiliza ingredientes mais leves, como o queijo cottage. Uma dica bacana para melhorar a apresentação é servir o salpicão dentro do próprio abacaxi utilizado no recheio, bastando cortá-lo ao meio!

Receitas de acompanhamentos light

14. Farofa de abobrinha: a abobrinha é uma excelente opção de ingrediente para criar uma farofa leve e saudável. Rale a abobrinha e passe na frigideira junto com a cebola picada já refogada no azeite. Vá adicionando aos poucos a farinha de linhaça e temperando com sal e pimenta.

15. Farofa integral saudável: basta um pouco de criatividade na hora de escolher os ingredientes para criar uma farofa bem saudável, feita com ovo e farelo de aveia. E já que o objetivo é montar uma ceia de Natal, por que não adicionar também uvas-passas e azeitonas?

16. Arroz integral com grãos: o arroz é um dos acompanhamentos mais comuns nas mesas brasileiras e, por isso, não poderia ficar de fora. Essa versão é preparada com linhaça, grão de trigo, gergelim preto e arroz integral. Para quem já fez arroz alguma vez, o preparo não tem mistério.

Publicidade

17. Arroz integral com cenoura: outra ideia para adicionar mais sabor ao arroz integral é a adição de cenoura. O processo é praticamente o mesmo, acrescentando a cenoura ralada no ralo fino e deixando o arroz no fogo até que tenha amolecido.

18. Arroz integral na panela de pressão: preparar esse tipo de arroz para acompanhamento pode ser ainda mais simples do que você imagina. Lave o arroz duas vezes na água corrente, coloque na panela de pressão com o caldo de legumes e leve ao fogo. Quando a panela apitar, é só abaixar o fogo e deixar cozinhar por 20 minutos.

19. Purê de batata-doce: também dá para acompanhar os pratos principais com um purê de batata-doce. Descasque bem as batatas e corte-as em rodelas antes de levar para a panela, onde devem cozinhar até amolecer. Por último, é só amassar enquanto vai adicionando leite ou a própria água do cozimento.

20. Purê de inhame: o inhame é um tubérculo muito nutritivo e que contém pouca gordura, sendo ideal para o preparo dessa ceia mais leve. Depois de cozido, ele vai para o liquidificador, onde é batido com leite, margarina light e queijo antes de voltar para o fogo.

Receitas de pratos principais light

21. Bacalhoada light: bacalhau costuma ser relacionado a pratos pesados, com muito azeite de oliva, mas é possível fazer diferente. Essa bacalhoada light não utiliza óleo ou azeite e, para isso, é preciso refogar todos os ingredientes e preparar as batatas antes de tudo.

22. Rocambole assado com lentilha e quinoa: além de leve, nutritivo e proteico, esse rocambole de lentilha não leva nenhuma carne animal. Será muito bem acompanhado por um molho de tomate ou por uma porção de purê. A dica do preparo é fazer as massas no dia anterior e montar tudo antes de ceia.

23. Rocambole de proteína de soja: a proteína de soja também é uma boa opção para fazer rocambole. Ela deixa o prato com uma aparência bem apetitosa e pode ser feita tanto com a farinha de trigo branca como com a farinha integral. Nessa receita, o recheio é de batata, cenoura e couve!

24. Seitan recheado com farofa: também conhecido como carne de glúten, por ser derivado dessa proteína, o seitan tem uma aparência semelhante a de um rocambole e pode ser recheado. Essa receita leva farofa no recheio, além de uma calda para finalizar o prato.

24. Strogonoff light de frango com iogurte: strogonoff é um prato certeiro e essa receita vem bem a calhar para quem procura por uma opção que não utilize creme de leite. Tudo é substituído pelo iogurte e, caso você não queira lactose no prato, pode até trocar por creme de tofu.

Publicidade

25. Frango à parmegiana low carb: essa é uma opção de frango à parmegiana com poucas gorduras, além de ser fácil e rápida de preparar. Se você tiver uma frigideira que pode ser levada ao forno, o preparo inteiro pode ser feito nela, embora não seja difícil concluir o prato em um refratário.

Receitas de sobremesas light

26. Biscoitos sem glúten e sem açúcar: com as fôrmas certas, esses biscoitinhos natalinos serão sucesso garantido. São biscoitos recheados com geleia, típicos da culinária austríaca. O efeito de neve por cima dos biscoitos pode ser feito utilizando farinha de arroz.

27. Rabanada light sem fritura: não adianta tentar preparar sobremesas de Natal e evitar a tão famosa rabanada. Essa receita mostra como fazer tudo na frigideira, mas sem a necessidade de fritar. Basta passar os pães embebidos em leite na mistura de ovos e dourar na frigideira!

28. Rabanada ao forno: outra opção de preparo de rabanada é fazer tudo no forno. As torradas, já molhadas com a mistura, ficam por lá enquanto você tem tempo parar preparar um belo molho de vinho do Porto com cravos e adoçante para acompanhar as rabanadas.

29. Panetone funcional sem glúten: panetones podem demorar para ficar prontos, já que a massa precisa crescer bastante. Essa receita não só usa uma solução mais rápida, como ainda o faz em uma versão leve e livre de glúten. Leve ao forno por cerca de 35 minutos!

30. Muffin de panetone sem glúten: porções menores do panetone podem combinar muito bem com a decoração da mesa da ceia. Uma dica importante de seguir é a adição de raspas de casca de laranja, que são batidas junto com o açúcar, sucos e essência de panetone.

31. Trufas saudáveis: basta ter um processador em casa para conseguir reproduzir essas trufas supersaudáveis. Processe as uvas passas, os damascos secos e a castanha-do-pará até que elas virem uma massa homogênea. Depois, basta cobrir tudo com uma camada de cacau em pó.

32. Flan de mel e geleia de morango: se você olhar apenas para os ingredientes, vai imaginar que o resultado será um flan tradicional de geleia de morango, mas o segredo está em como apresentar o prato. Para dar esse efeito diferente, é preciso despejar o creme no ramequin e deixá-lo gelar inclinado.

Receitas de bebidas light

33. Chá mate com abacaxi: o abacaxi é mais uma fruta tropical utilizada em diversas bebidas refrescantes. Ela parece mesmo ter sido feita para espantar o calor no meio do verão. Bata os ingredientes no liquidificador com alguns cubos de gelo e acrescente folhas de hortelã no final!

34. Chá gelado com frutas: quem mora no hemisfério sul do planeta já está acostumado a celebrar o Natal em pleno verão. É nessas horas que vale a pena investir em algumas bebidas geladas para acompanhar a ceia, como esse chá de morango, laranja e maçã.

35. Mate gelado com limão: essa bebida refrescante fica ainda mais fácil de preparar comprando o mate solúvel. Fica pronta em cinco minutos e basta espremer o limão em uma jarra de água gelada e misturar com o chá. Sirva com muito gelo e algumas rodelas de limão para decorar!

36. Suco detox pós-Natal: se você quer beber alguma coisa para desinchar depois de se deliciar com tudo que tinha na mesa, confira esse suco verde detox, preparado com água de coco, maçã verde, pêssego, cerejas e gengibre. Basta bater tudo no liquidificador!

37. Suco refrescante de couve com limão: couve-manteiga fatiada, gengibre e limão é tudo o que você precisa para criar esse suco. Raspe o limão, bata tudo no liquidificador e coe antes de servir. Uma dica é beber cinco copos do suco ao longo do dia!

Gostou das receitas selecionadas? Se você procura mais variedades ou não quer ficar apenas nos pratos saudáveis, pode dar uma olhada em mais opções de pratos para o Natal.