83 receitas de Réveillon para você começar o ano com o pé direito

Para que o Réveillon seja uma celebração perfeita, é preciso pensar com cuidado nas comidas que serão servidas. Esse planejamento deve ser feito para que seu almoço ou jantar tenha harmonia e agrade a todos os convidados. Pensando nisso, veja uma lista completa com receitas deliciosas de entradas, acompanhamentos, carnes e sobremesas, além de drinks com e sem álcool. Escolha suas favoritas e aproveite a festa com quem você mais gosta!

Publicidade

Entradas

1. Macarons de cogumelos: essa receita tem nome de macarons por causa do formato que lembra o do docinho francês, porém, o sabor não passa nem perto de ser parecido. Aqui, a entrada é montada apenas com mini tomates e cogumelos, além de um toque de azeite e sálvia.

2. Pão italiano com queijo: e que tal rechear um pão italiano com salame e queijo provolone? A combinação de sabores é deliciosa e bem marcante. Além disso, o preparo é bem simples, por isso, vale a pena experimentar.

3. Bruschetta de figo e gorgonzola: a bruschetta é uma opção bem tradicional de entrada, mas que tal inovar no seu sabor? Essa combinação de figo com gorgonzola além de ser bem diferente, também é uma ótima opção para quem quer algo mais sofisticado.

Publicidade

4. Enroladinho de salsicha: agora se você está procurando uma opção bem simples, mas que seja saborosa, que tal preparar enroladinhos de salsicha? Com certeza adultos e crianças vão querer saborear essa entrada.

5. Cabotiá, gorgonzola e amêndoas: essa é uma receita que combina ingredientes com sabores bem distintos, mas nem por isso deixa de ser uma opção muito gostosa. Seus convidados podem se surpreender com essa mistura.

6. Batata rosti recheada: e que tal cortar batatas ao meio e acrescentar um recheio de salame e queijo mussarela ao legume? Essa é uma opção com um preparo bem simples, mas que não deixa o sabor de lado.

Publicidade

7. Tortinha de frango: essa é uma receita que promete agradar os mais variados paladares, já que não é difícil encontrar alguém que goste de comer torta de frango. A versão em miniatura é excelente para ser servida como entrada, assim, cada um pode comer quantas unidades quiser.

8. Rolinho de ervilha: essa é uma receita bem prática, mas que tem como resultado um petisco com uma aparência bem charmosa e um sabor bem diferente. O preparo é bem simples, já que só é preciso preparar uma pasta com ervilhas para usar como recheio dos rolinhos de pão de forma.

9. Tartar de salmão: o salmão cru é muito comum para o preparo de sashimis, não é mesmo? Mas se você é fã desse ingrediente e quer inovar no seu sabor e apresentação, o tartar é uma ótima pedida. Além disso, você precisará de pouquíssimo tempo na cozinha.

10. Tortinha salgada: já pensou em preparar tortinhas com massa de aveia? Uma massa leve, que você pode caprichar muito no recheio da sua preferência, seja frango desfiado, carne moída, queijo ou vegana.

11. Suflê roll de abobrinha: e que tal fazer rolinhos com abobrinha e usar queijo, tomate e temperos como recheio? Com ingredientes bem simples é possível preparar uma entrada que tem cara de sofisticada, mas que na verdade é muito prática de ser feita.

12. Carpaccio: tem gente que torce o nariz para carne crua, mas tem gente que adora. Se você se encaixa no segundo grupo, já pensou em preparar seu próprio carpaccio em casa? É preciso ter uma faca bem afiada e um pouco de paciência.

13. Bolinho de pizza: as crianças com certeza vão adorar essa opção, e é claro, muitos adultos também, não é mesmo? A massa é feita com pão francês e o recheio fica por conta de queijo, presunto e orégano.

Saladas

Foto: Reprodução / Jo Motta Luiz

14. Salada caprese de morango: servir frutas na salada é uma ótima opção de obter um prato bem nutritivo, não é mesmo? Aqui a combinação é feita com rúcula, morangos, mussarela de búfala, nozes, manjericão e temperos.

15. Salada caprese com molho pesto: o ingrediente que aparece em maior quantidade nessa salada é o tomate, mas mussarela de búfala, manjericão, tomate-cereja e noz-pecan também aparecem. Para deixar seu prato ainda mais gostoso, a dica é fazer um molho pesto de manjericão.

Publicidade

16. Tabule caprese: que tal preparar um tabule caprese e servir em folhas de alface? A apresentação fica supercharmosa e o sabor incrível. É importante lembrar de hidratar o trigo para quibe com algumas horas de antecedência.

17. Salada de repolho, passas e maçã: essa é uma combinação bem comum em festas de fim de ano, não é mesmo? Talvez isso queira dizer que muita gente gosta desses sabores reunidos. E aí, que tal colocar na sua mesa?

18. Salada de folhas, manga e sorvete: já pensou em servir sorvete com a sua salada? Como faz calor no Brasil inteiro no Ano Novo, essa pode ser uma boa pedida para ajudar seus convidados a se refrescarem de uma maneira bem inovadora.

19. Salpicão de frango: o salpicão de frango é outra opção muito comum nas mesas brasileiras, mas você tem uma receita que vai deixar muita gente de queixo caído? Se não tiver, basta conferir essa daqui e depois partir para a cozinha.

20. Salada na conchinha: quer surpreender todos que forem comer na sua casa com uma salada com uma aparência maravilhosa, mas que não tenha um preparo muito complicado? Essa pode ser a opção ideal, já que a conchinha é feita com folhas de repolho roxo e o recheio fica por conta de outros legumes coloridos, como a cenoura, por exemplo.

21. Salada com gorgonzola: que tal rechear folhas de endívia com gorgonzola, nozes e uvas passas? O preparo é bem simples e rápido, mas a salada é cheia de sabores e texturas diferentes.

22. Salada de agrião com crispies de cebola: aqui, a folha verde é combinada com crispies de cebola e amendoim, o que garante muito sabor e crocância. Para acompanhar, sirva um molho caprichado de mel, shoyu, suco de maracujá e azeite.

23. Salada marroquina: o principal ingrediente usado para preparar a salada marroquina é o quibe para trigo, mas a lista de itens para completar o sabor desse prato é bem grandinha, viu?

24. Salada com frango: para quem gosta de uma salada mais encorpada, acrescentar pedaços de frango pode ser uma ótima pedida. A dica aqui é servir o prato em porções individuais.

Publicidade

25. Vagem com gergelim: quer uma opção de salada bem simples, mas que surpreenda no sabor? Que tal incrementar suas vagens com shoyu e gergelim? Esse toque oriental deixará seu prato com outra cara, mesmo tendo um preparo muito simples.

26. Grão-de-bico crocante: o grão-de-bico é um alimento muito nutritivo e com os temperos certos pode ficar com um sabor incrível. Só não se esqueça de deixar o ingrediente de molho por 12 horas antes de iniciar o preparo.

Acompanhamentos

27. Cuscuz marroquino: nessa receita, o cuscuz marroquino é incrementado com frango, quiabo e açafrão. É uma ótima opção para um acompanhamento leve e com um sabor bem diferente. Além disso, o preparo não é muito trabalhoso.

28. Arroz com peixe e camarão: um arroz branco pode ganhar outra cara e sabor com o acréscimo de peixe e camarão, não é mesmo? Além disso, essa é uma boa alternativa para incluir proteína no seu prato de uma maneira que não é tão pesada.

29. Arroz negro: quer preparar um arroz que não leve ingredientes extras, mas que tenha uma cara completamente diferente? O arroz negro pode ser a pedida ideal. Por causa da cor, esse prato levará sofisticação à sua mesa, mas sem muito trabalho na cozinha.

30. Arroz com bacalhau: que tal fazer um arroz cheio de sabor com o acréscimo de bacalhau, ovos cozidos e azeitonas verdes? O preparo será um pouco maior do que a versão simples do prato, mas o sabor será recompensador, pode apostar.

31. Arroz com pato: essa é uma receita em que o arroz fica com uma textura bem cremosa, chega até a ter um resultado parecido com o risoto. Você vai precisar preparar dois molhos para obter esse objetivo: um que tem como base a massa de tomate e outro que tem como ingrediente principal a avelã. Se você gosta de inovar, não deixe de provar essa opção.

32. Salada de maionese: uma maionese caseira feita com uma boa variedade de ingredientes pode ser uma ótima opção de acompanhamento para sua refeição em família, não é mesmo? Essa daqui não leva muitos itens, por isso, seu preparo não será muito demorado.

33. Farofa de calabresa: e que tal uma farofinha com calabresa, milho e ervilha? Você só vai precisar de alguns minutos para o preparo, mas sua mesa ficará muito mais colorida e com um toque extra de sabor.

34. Quinoa com abobrinha: a quinoa é uma ótima opção de ingrediente para ser usado no preparo de um acompanhamento prático, mas com um sabor bem gostoso e com uma grande quantidade de nutrientes. A abobrinha entra em cena para incrementar o sabor, mas sem dar muito trabalho extra.

35. Laminado de batatas: que tal montar um prato feito com batatas cortadas em fatias bem finas e que ainda leva um creme branco para deixar o sabor ainda mais delicioso? O preparo é supersimples, mas o resultado é incrível.

36. Torta de carne com legumes: essa é uma torta bem diferente, pois não leva uma massa, e sim um purê rústico de batatas. O resultado é bem diferente do tradicional, por isso, é uma ótima opção para inovar na apresentação de ingredientes comuns.

37. Quibe vegano: e que tal fazer um quibe que não leva ingredientes de origem animal? Os sabores mais marcantes desse prato ficam por conta da abóbora cabotiá e das nozes que são usadas. Essa é uma ótima opção para agradar diferentes tipos de pessoas.

Carnes

38. Cupim ao forno: carne assada é uma ótima opção para agradar diferentes paladares, não é mesmo? Por isso, é importante escolher bem o corte. A dica dessa receita é usar o cupim, que tem uma textura bem macia.

39. Lombo com batatas: já para quem é fã de carne de porco, o lombo assado pode ser uma ótima pedida. Como essa receita ainda leva batatas, você já tem um acompanhamento no mesmo prato. É importante não esquecer que os temperos fazem uma boa diferença no resultado final.

40. Costelinha bovina: a costela é uma carne com um ótimo custo-benefício, pois é muito saborosa e não é muito cara. Além disso, muita gente adora cortes de carne que levam o osso, pois podem ser muito suculentas, sabia disso? Por esses motivos, que tal experimentar essa opção na sua casa?

41. Fraldinha recheada: e que tal temperar bem uma fraldinha e ainda usar bacon e queijo provolone como recheio? A combinação de sabores fica incrível e pode deixar seus convidados cheios de água na boca.

42. Pernil assado com abacaxi: outra ótima opção é dar um toque extra de sabor ao seu pernil com o uso de abacaxi. Essa é uma fruta que aparece com grande frequência em churrascos, por isso, também cai muito bem com essa carne assada.

43. Rocambole de carne recheado: a sugestão dessa receita é usar aveia para dar liga na carne, o que faz com que seu prato seja mais nutritivo, além disso, o sabor não é alterado. Já para o recheio quem entra em cena é o queijo provolone.

44. Lagarto recheado: essa é uma receita em que sua carne ficará com um gosto completamente diferente. Alguns dos ingredientes usados para o recheio do lagarto são bacon e ameixas. Se você gosta de se arriscar, que tal experimentar?

45. Fraldinha assada na mostarda: quer uma carne com um sabor bem diferente, mas que tenha um preparo simples? Essa é uma ótima opção para quem busca esse resultado. Além disso, a dica é servir a fraldinha acompanhada de batatas.

46. Coxinhas de frango: e que tal enrolar coxinhas de frango com bacon e levar ao forno para assar com pedaços de batata? Seu prato ficará douradinho e supersuculento. Por isso, essa é uma boa dica para quem procura uma receita de carne branca para uma refeição de Ano Novo.

47. Salmão com crosta de castanhas: já para os fãs de peixe, o salmão pode ser uma opção irresistível, não é mesmo? A crosta de castanhas dará um charme extra ao prato, além, é claro, de uma textura crocante e um sabor novo.

48. Frango assado com legumes e bacon: a dica dessa receita é escolher seus legumes favoritos para levar ao forno junto com os pedaços de frango e bacon. O resultado é um prato supercolorido, saboroso e nutritivo. Além disso, o trabalho não é muito grande.

49. Tender recheado: o tender pode até ser uma carne mais comum para ser servida na ceia de natal, mas também cai muito bem no Ano Novo, sabia? O recheio é feito com bacon e abacaxi, por isso, o sabor pode ser surpreendente.

50. Tilápia ao forno: a tilápia também é uma ótima opção para sua refeição se você gosta de peixes. Mesmo sendo uma carne mais barata que o salmão, também é muito saborosa. Como o prato é feito com filés o preparo é bem simples, pode apostar.

Sobremesas

iStock

51. Torta de brigadeiro com morango e Oreo: quer servir uma torta que tem a base crocante de Oreo e um recheio de brigadeiro e morangos? A receita leva poucos ingredientes e o preparo é simples, mas o resultado é de deixar muita gente babando.

52. Tiramisu: essa é uma ótima opção para quem gosta de combinar sabores e texturas diferentes, já que a sobremesa é composta por biscoito champanhe, creme, café e chocolate.

53. Pudim: o pudim de leite condensado é supercomum nas mesas dos brasileiros, por isso, não podia ficar de fora da nossa lista. Mesmo sendo uma opção simples, essa é uma sobremesa que agrada os mais diversos paladares, assim, seu sucesso é praticamente garantido.

54. Sorvete de banana: e que tal usar bananas bem maduras para preparar um sorvete caseiro bem prático, saboroso e que ainda é saudável? Para isso, além das frutas, você só vai precisar de cacau em pó, mel, nozes e chocolate meio amargo.

55. Semifreddo de chocolate: para quem está procurando uma sobremesa cremosa, com um gostinho de chocolate e que deve ser servida gelada, essa pode ser a opção ideal. Além disso, o preparo não é muito trabalhoso, por isso, seu tempo na cozinha não será longo.

56. Mousse de chocolate branco: e que tal fazer uma mousse que leva apenas chocolate branco e creme de leite? Essa mistura de ingredientes faz com que sua sobremesa seja bem leve, cremosa e doce na medida certa. Para decorar, a dica é servir com raspas de chocolate branco.

57. Bolo de chocolate com nozes: é difícil encontrar alguém que resista a um delicioso pedaço de bolo de chocolate, não é mesmo? Para dar um charme extra ao doce simples a dica é acrescentar uma cobertura de nozes caramelizadas. O resultado fica incrível, pode apostar.

58. Maçãs recheadas: se você está procurando uma receita de sobremesa que seja deliciosa e saudável, acabou de encontrar uma ótima opção. Aqui, as maçãs são recheadas com uma mistura de granola, manteiga de amêndoa, canela em pó e pedaços de maçã e, depois, levadas ao forno para assar.

59. Bolo mousse de morango: essa é uma receita um pouco trabalhosa, mas o resultado é completamente incrível. A sobremesa combina três camadas: pão de ló, morangos e mousse de morango. Além de ser uma opção muito saborosa, seus convidados ficarão de boca aberta com a aparência desse doce.

60. Manjar de coco: o branco tem a cara do Ano Novo, não é mesmo? Então que tal preparar uma sobremesa que seja dessa cor? Esse manjar fica com uma textura incrível, além disso é um doce bem geladinho. Para incrementar o sabor, a dica é acrescentar uma calda feita com ameixa e canela.

61. Creme chinês: essa é aquela receita de gelatina que fica com uma espuminha cremosa por cima, sabe? É um doce bem simples, mas pode ser uma alternativa barata para ajudar a encher a mesa e o gostinho também é bom, que tal experimentar?

62. Casquinha de chocolate com mousse: e que tal preparar uma casquinha de chocolate recheada com mousse de café? Essa é uma ótima opção para quem não quer uma sobremesa tão doce, mas que seja cheia de sabor.

63. Pudim de chocolate: quer um pudim, mas não a receita tradicional? Essa versão de chocolate vai agradar aos mais variados paladares e tem um preparo muito parecido com a versão clássica do doce.

Bebidas alcoólicas

iStock

64. Daiquiri: essa é uma bebida que combina rum branco com açúcar, suco de limão e muito gelo. O preparo é supersimples e o resultado é muito saboroso. Além disso, é um drink bem refrescante, por isso cai muito bem em dias quentes.

65. Drink de maracujá com baunilha: aqui, a dica é misturar uma vodka com sabor de baunilha, água tônica e suco de maracujá congelado. Mesmo usando poucos ingredientes, você consegue preparar uma bebida bem saborosa e refrescante para a sua festa.

66. Drink de saquê: que tal combinar limões com morangos e saquê para uma bebida deliciosa? Além desses ingredientes você vai precisar apenas de gelo e açúcar, mas o sabor é realmente tentador. Por isso, não se esqueça de maneirar nas doses.

67. Mojito: o mojito é original de Cuba feito com rum branco, por isso, cai muito bem no clima quente que temos no verão brasileiro. Além dessa bebida, você vai precisar apenas de gelo, açúcar, hortelã, água com gás para preparar seu drink.

68. Long Island iced tea: esse é um drink que combina quatro destilados: vodka, licor de laranja, gin e rum. Além desses ingredientes você vai precisar apenas de Coca-Cola, limão e gelo. Em um primeiro momento essa mistura até pode não soar muito bem, mas acredite, o Long Island iced tea faz sucesso pelo mundo inteiro.

69. Margarita de melancia: e que tal dar uma cara nova a um drink superconhecido? Essa versão do coquetel que leva melancia fica muito saborosa e cheia de sabor, por isso, vale a pena experimentar.

70. Drink de lichia: como a lichia aparece com frequência nas festas de fim de ano, que tal acrescentar essa fruta ao seu drink? A bebida escolhida para o coquetel é a vodka e para completar o sabor você vai precisar apenas de açúcar. Se o dia estiver muito quente, abuse do uso do gelo.

71. Caipirinha de limão-siciliano: quer uma caipirinha de limão, mas com um toque diferente? Essa receita que usa a versão siciliana e ainda ganha um toque de salsinha pode surpreender quem experimentar. Além disso, o preparo não é muito grande, que tal preparar em casa?

72. Caipirinha de vinho branco: para uma versão diferente da tradicional caipirinha de limão, a dica é apostar em um drink feito com vinho branco. Além da bebida, você só vai precisar de açúcar, gelo e rodelas de limão.

73. Drink de espumante com morango: e que tal misturar seu espumante com morangos e leite condensado? A combinação é simples, mas sua taça ficará supercharmosa com o acréscimo da fruta e ainda terá um toque mais docinho.

74. Clericot: para essa receita, você vai misturar vinho branco com diversas frutas. Essa é uma bebida que você pode preparar em uma jarra e cada convidado pode se servir. O resultado fica supercharmoso e o drink é bem leve.

Bebidas sem álcool

iStock

75. Sangria: que tal preparar uma versão de sangria sem álcool? Para isso, é só substituir o vinho por sucos de uva e de abacaxi. O resultado é bem refrescante e saboroso, ideal para a sua mesa de Ano Novo.

76. Drink de limão e gengibre: a combinação de limão com gengibre faz com que essa bebida tenha um sabor bem marcante. Se você é fã de sabores ácidos, vale a pena experimentar, mas se gosta de opções mais docinhas, é melhor deixar essa daqui de lado.

77. Drink de romã: o sabor mais marcante desse drink é o da romã, mas outras frutas entram em cena para dar um gostinho especial. São elas: limão e laranja. Para um toque refrescante, você precisará acrescentar folhas de hortelã.

78. Mojito sem álcool: essa é uma versão de moijto que além de ser feita sem o uso de álcool, ganha morangos para incrementar o sabor. Por causa da hortelã, essa é uma ótima opção para se refrescar nos dias de calor intenso.

79. Drink verão: o drink verão é feito com água de coco, laranja, citrus, suco de cranberry e hortelã. A combinação de sabores resulta em uma bebida pra lá de especial. O preparo é bem simples, difícil será não tomar a jarra inteira de uma vez!

80. Caipirinha de manga: a caipirinha é uma bebida que é a cara do Brasil, por isso, as variações desse drink são diversas. Que tal preparar essa opção que além de ser feita sem álcool, combina manga, abacaxi e alecrim?

81. Água aromatizada com morango: além do morango, você também vai precisar de folhas de manjericão e limão-siciliano para deixar sua água com um sabor especial. É importante deixar a bebida descansar um pouco antes de ser servida, pois assim, o gosto será mais intenso.

82. Drinks diversos: nesse vídeo, você confere como preparar 5 drinks deliciosos e sem álcool. Tem uma versão de mojito, uma bebida de cranberry e laranja, um drink de espumante sem álcool e até caipirinha de frutas. A variedade é grande, por isso é bem provável que alguma opção te agrade.

83. Drink de limão: para preparar essa bebida, você vai precisar apenas de suco de limão, limão em rodela, água com gás, gengibre, hortelã, aniz-estrelado e gelo. É supersimples e também vai te refrescar em um dia quente de Ano Novo.

Como o Réveillon é um momento de festividade e de mesa farta, é importante escolher pratos que combinem entre si para uma mesa harmoniosa. Mas não se esqueça de pensar nas suas preferências e na dos seus convidados antes de montar o cardápio!