40 receitas para Sexta-feira Santa: sabor e simplicidade

A Sexta-feira Santa é um dia de reflexão e grande significado religioso, marcado pela tradição de abstinência de carne vermelha. O bacalhau é muito consumido nessa data, trazendo o símbolo de simplicidade e humildade. Entretanto, você pode optar por outros pratos à base peixe, frutos do mar e legumes, como assados, ensopados, moquecas, risotos, petiscos etc. Confira nossa seleção de receitas, prepare uma refeição caseira e faça desse ato um momento de comunhão.

Não tem nada mais brasileiro que uma boa macarronese! Aqui, esse prato tradicional ganha atum, cenoura, milho verde, macarrão fusilli, maionese e vários temperos. Uma festa de cor e sabor.

Publicidade

Ao estilo baiano, essa moqueca é caprichada no azeite de dendê e leite de coco. Utilizamos o filé de merluza, entretanto, se preferir, use filé de tilápia. Vale acrescentar pimenta de acordo com sua preferência.

O bacalhau é o ingrediente-chave da Quaresma. Entretanto, se todo dia você preparar esse peixe do mesmo modo, acaba ficando enjoativo. Para fechar a Senta-feira Santa, experimente nosso suflê de bacalhau. O resultado é um prato leve, cremoso e bem equilibrado.

O bacalhau a Gomes de Sá traz a clássica combinação: bacalhau, cebolas, batatas, ovos cozidos e azeitonas pretas. O destaque está no modo de preparo e na montagem intercada que harmoniza sabores e texturas.

Vai ter parmegiana na Sexta-feira Santa, sim! Aqui, ao invés do tradicional filé de frango ou de carne vermelha, utilizamos filé de tilápia. O peixe frito fica bem sequinho e ganha uma camada generosa de molho de tomate e queijo.

Publicidade

Tradicional na culinária portuguesa, o bacalhau espiritual é perfeito para a Sexta-feira Santa. O bacalhau refogado é combinado com pães embebidos em leite. Para finalizar, molho branco e bastante queijo. Depois é só levar para gratinar.

Um ingrediente muito popular na geladeira brasileira. Aqui, a batata é preparada ao estilo souté, que garante uma casquinha crocante por fora e maciez por dentro. Um ótimo acompanhamento para peixes.

Omelete sempre salva a gente na correria! Porém, aqui, o prato ganha um up - vai requeijão, atum, parmesão... e um toque de fermento para deixar a massa bem aerada. Em 30 minutos no forno, está prontinho.

Está na correria? Vamos preparar um prato completo em uma única travessa. Na assadeira, o filé de peixe é coberto com uma camada de molho de tomate e outra de purê de batata cremoso. Para finalizar, uma porção generosa de queijo ralada. Depois, é só levar para gratinar. Sirva com uma salada fresca de sua preferência.

Sexta-feira Santa é um dia para estar em união com amigos e familiares. Uma boa forma de fazer isso é compartilhando uma refeição caseira. O bacalhau na travessa é perfeito para a ocasião - confira a receita.

Publicidade

O arroz à grega é muito popular em celebrações. Além de um preparo fácil, você pode adaptar a receita de acordo com os ingredientes que tem em sua geladeira, inclusive aproveitar o arroz amanhecido. Aqui, utilizamos uvas-passas, porém quem não gosta, não precisa colocar.

Esse prato é uma verdadeira celebração para a Sexta-feira Santa! O arroz é preparado com açafrão, bacalhau desfiado, pimentões e azeitonas. Também utilizamos um buquê de ervas que faz toda a diferença no sabor e no aroma.

A culinária baiana manda muito bem nos pratos com frutos do mar - o bobó de camarão é a prova disso. Esse prato combina camarões bem douradinhos com um creme grosso de mandioca.

O risoto de camarão é a opção perfeita para um jantar mais intimista, romântico ou sofisticado. Além de aprender o passo a passo do prato, confira dicas para preparar um caldo caseiro as cascas dos camarões.

Pensa em um prato aromático! Os filés de tilápia são temperados com limão, sal e pimenta-do-reino. Na travessa, vai uma camada de cebola em rodelas, outra de filé e, para finalizar, um creme de cebola preparado no capricho.

Publicidade

Pensa em um peixe que fica molhadinho, macio e bastante aromático - essa receita entrega tudo isso e um pouco mais, que você entende experimentando. A combinação leva tomate, batata e leite de coco.

Uma das melhores versões do strogonoff! Os camarões são selados na frigideira rapidamente para não perderem a maciez. Depois, é só entrar com os molhos. Se quiser, adicione cogumelos frescos. Fica uma delícia.

Conheça o modo Receiteria de preparar um peixe frito bem sequinho. Fizemos um mix com farinha de trigo, fubá e amido de milho para dar uma leve empanada no peixe. Resultado aprovadíssimo!

A criatividade brilha na cozinha! Essa abobrinha recheada, por exemplo, mostra que um legume pode ser o protagonista de um prato principal. O sabor e a cremosidade do recheio de atum trazem uma harmonização perfeita para a receita.

Um clássico da culinária brasileira! O camarão da moranga entrega uma harmonização de sabores deliciosa: o leve adocicado da moranga com a suavidade e frescor do molho branco com camarão. A apresentação também fica um espetáculo.

Se estiver calor, nada melhor que uma salada de bacalhau. Para uma apresentação delicada e harmônica, utilizamos ovos de codorna, tomate-cereja e azeitonas pretas. O ideal é cortar todos os ingredientes mais ou menos do mesmo tamanho.

Um prato vegetariano, com um toque tropical e bastante aromático. Corte os vegetais maios ou menos do mesmo tamanho para garantir uma textura uniforme. O molho de tomate caseiro faz toda a diferença na construção de sabor.

Uma entradinha leve e refrescante, que fica pronta em minutos. É importante utilizar peixe fresco e mantê-lo gelado durante todo o processo. Você pode servir com uma torradinha ou massinha de pastel frita.

Vamos fechar a Sexta-feira Santa com um jantar sofisticado? Aprenda a preparar um salmão assado que não resseca no forno. Para isso, a marinada e o modo de assar fazem toda a diferença.

A clássica bacalhoada portuguesa! Uma combinação de bacalhau, batatas, pimentões, cebolas, azeitonas, ovos cozidos e bastante tempero. Perfeito para servir com arroz branco e uma salada de folhas frescas. O preparo é fácil - confira a receita.

Publicidade

Em menos de meia hora, você prepara sardinha na panela de pressão! Utilizamos sardinha, bastante cebola, molha de tomate, alho e azeite. Para finalizar, sugerimos coentro, que deixa o prato com um sabor mais marcante. Quem não gosta, pode usar salsinha ou cebolinha.

Um arroz cremoso que lembra bastante risoto, porém ao invés de arroz arbóreo, é preparado com o agulhinha. Aliás, você pode aproveitar o arroz cozido do dia anterior. Fica leve, refrescante e combina muito com peixe assado.

Um prato que você pode consumir gelado ou quente. O escabeche é preparado com postas de cação fritas - elas são levemente empanadas para ficarem bem sequinhas. Depois, são cozidas em um molho bastante aromático e saboroso.

Um prato muito popular da culinária nordestina. As postas de peixe são cozidas com tomate, pimentões e um molho à base de leite de coco. A peixada também leva ovos cozidos inteiros e coentro. Sabor garantido.

Aprenda a fazer o verdadeiro falafel, preparado com grão-de-bico cru, bastante tempero e farinha de trigo apenas para dar liga. Sirva o petisco com homus, tahine e outros molhos de sua preferência.

Preparamos o nosso bolinho com bacalhau dessalgado e desfiado. No entanto, essa é uma ótima receita para você aproveitar as sobras de bacalhau já cozido. O resultado é um petisco delicioso.

O bacalhau em pedaços é refogado com bastante temperos, incluindo azeite de dendê, que dá um toque todo especial. Depois, é montado na travessa com cebola frita, azeitonas, purê de batata cremoso e queijo.

O tipo de prato que abraça a gente. O molho preparado com leite de coco traz um toque de frescor para o ensopado. Dica: não exagere na quantidade de pimentões para eles não roubarem o protagonismo do peixe.

O famoso cuscuz paulista é uma boa opção para a Sexta-feira Santa! Além da farinha de milho flocada, o preparo leva sardinha, milho, ervilha, cebola, azeitona e outros ingredientes, que você pode ajustar a gosto. Confira!

Uma salada rica em proteínas. O grão-de-bico cozido é combinado com bacalhau desfiado, tomate, cebola e salsinha. Se quiser pode incrementar com outros ingredientes, como cenoura ralada e azeitonas. Para temperar, azeite, sal e suco de limão.

Sem bagunça na cozinha, esse bacalhau cozido é preparado em uma panela só. Utilizamos pimentão, cebola e tomate. Para o molho, leite de coco e extrato de tomate. O peixe fica macio, suculento, perfeito para servir com arroz branco.

Um prato simples, colorido e com ingredientes acessíveis. O segredo é assar o peixe somente até ele ficar macio, sem deixar passar do ponto, pois pode ressecar. Na hora de servir, arroz branco, salada e uma farofinha.

Vamos fugir do óbvio! Essa torta não leva farinha de trigo! Os ovos batidos são responsáveis por dar liga aos ingredientes, entregando uma massa leve, aerada e completamente recheada. Sirva como prato principal ou lanche.

Um peixe delicado que pede um preparo atencioso. Aqui, o filé de salmão ganha uma crostinha crocante de gergelim. Para fritar, usamos manteiga, que combina muito com o sabor do peixe - fique de olho nesse passo.

Além da tradicional combinação com batatas, pimentões e azeitonas, esse gratinado ganha uma camada de brócolis. Deu muito certo! O prato ganha uma camada extra de textura, além de um sabor bem equilibrado.

Escolha seu prato preferido e passe um tempo de qualidade na cozinha. Que a simplicidade da refeição traga serenidade ao coração e fortaleça os laços de amor e amizade. Uma Sexta-feira Santa abençoada para você.

Reúna a família, os amigos, chame pessoas queridas para cozinhar e comer juntos. Em nossa lista de receitas para a Semana Santa, você encontra uma seleção bem completa, com entradas, pratos principais, acompanhamentos e até sobremesas – um docinho é sempre bem-vindo. Confira!

Publicidade

Avalie esta lista de receitas:

Média: 5.0 ⭐ (10 avaliações)
Suélen Dominguês
curadoria feita com por

Escrevo, cozinho e busco interligar essas duas paixões, compartilhando receitas práticas, com linguagem acessível e um pitaco de dicas. Para mim, cozinhar é contar histórias na panela. Acredito na culinária sustentável, política e sem crueldade animal.

minhas listas instagram

instale o app grátis do receiteria

não ocupa espaço e você tem acesso fácil a todas as nossas melhores receitas!