31 receitas que vão te ajudar a compor uma ceia de Natal econômica

Escrito por    

A ceia é composta geralmente por entradas, acompanhamentos, saladas, carnes e no fim todo mundo quer um docinho. Esses pratos também podem ser feitos de forma barata, não deixando de lado o sabor gostoso que precisam ter. Confira uma seleção de receitas que vão deixar a sua ceia de Natal econômica e incrivelmente apetitosa:

Continua após o anúncio

Entradas econômicas para a ceia

1. Palitinhos com geleia: aqui a entrada é feita com palitinhos salgados de queijo. As fatias de queijo mussarela são enroladas nos palitos e os aperitivos devem ser servidos com geleias. Os sabores das geleias são a gosto e uma dica é usar fatias bem fininhas de queijo. É uma versão fácil e prática para servir para a família!

2. Salpicão vegano: essa versão vegana de salpicão é feita com carne de jaca. O preparo ainda leva maionese vegana e vegetais como milho, salsão, batata, azeitona, cenoura, maçã verde, ervilha e uva passa. O tempero do prato é um ponto alto e é feito com mostarda, suco de limão, sal, pimenta-do-reino, salsinha e cebolinha. A batata palha pode ser utilizada para finalizar o preparo.

3. Salpicão de frango: o salpicão dessa receita é a opção mais tradicional do preparo, feita com frango desfiado. A carne é cozida com caldo de galinha e o prato também é composto por cenoura, batata, pimentão, salsão, maçã verde, uva passa, mostarda e maionese. O tempero é a gosto e o resultado vai te deixar salivando!

4. Salpicão de presunto: o salpicão faz sucesso na ceia natalina por ser um prato fresquinho, perfeito para o calor que faz geralmente nessa época do ano. Essa versão do preparo é feita com presunto, pimentão vermelho, maçã verde, amêndoas em lascas, palmito, maionese e creme de leite. Para temperar deve-se usar suco de limão, salsinha, sal e pimenta-do-reino. A batata palha é utilizada para finalizar o salpicão e o resultado é uma combinação interessante com a textura cremosa do prato.

5. Batatas assadas com molho de coentro: esse aperitivo é feito com uma combinação de três tipos diferentes de batata: a baroa, a inglesa e a doce. O preparo da opção de entrada também leva fubá, sal, azeite e pimenta-do-reino e é realizado no forno. O molho cremoso de coentro é composto por castanha-de-caju, alho, sal, água, azeite, limão espremido e o vegetal.

Acompanhamentos econômicos para a ceia

6. Farofa de calabresa: um acompanhamento tradicional da ceia de Natal é a farofa. Essa versão tem como ingredientes principais a calabresa e a farinha de mandioca. O prato também é composto por cebola, manteiga, ovos cozidos, azeitona e bacon. O tempero fica por conta do sal e da salsinha.

7. Cuscuz marroquino: o cuscuz marroquino é um prato de origem árabe, que possui um preparo bem descomplicado. O acompanhamento é feito apenas com os grãos, manteiga e água. O couscous é fervido em água com sal e a manteiga. A panela é tampada e os grãos são “desgrudados” com um garfo.

8. Arroz de Natal com lentilha e cebola caramelizada: esse é um arroz gostoso e de preparo simples, ideal para uma ceia econômica. Para prepará-lo, são necessários os seguintes ingredientes: óleo, lentilha, arroz branco cozido e cebola. Os grãos são todos cozidos e combinados. O tempero é feito com sal e pimenta-do-reino. A cebola é frita até dourar bem e utilizada na finalização. É possível incrementar o prato com nozes e passas.

Continua após o anúncio

9. Arroz à grega: o arroz à grega é um preparo clássico e muito servido no Natal. Essa versão do prato leva uma combinação dos pimentões vermelho, amarelo e verde. Além disso, o arroz é acompanhado por ervilha, milho, cenoura e passas. O alho e o cheiro-verde utilizados dão um toque especial para o preparo, que fica com um gostinho irresistível!

10. Arroz com lentilha e bacon: a mistura de sabor incrível do bacon com lentilha está presente nessa receita. O arroz é incrementado com a combinação e temperado com azeite, sal, pimenta-do-reino e aceto balsâmico. O conhaque dá um toque especial para o preparo, que ainda conta com ingredientes como cebola e alho.

11. Farofa de biju com bacon: essa receita traz a farofa de biju incrementada com alho-poró, cenoura, castanha-do-pará, bacon e raspas de limão. O preparo ainda leva manteiga e para temperar deve-se utilizar pimenta-do-reino, salsinha e sal. É um prato que pode ser feito rapidamente e precisa fazer parte da sua ceia natalina!

12. Farofa com ovos, bacon e passas: a farofa com ovos é um acompanhamento tradicional e muito gostoso. Essa versão é composta por farinha de mandioca, bacon, cebola, ovo, manteiga, alho, uva passa e cebola. A salsa, a cebolinha, a pimenta-do-reino e o sal são usados para temperar o prato, que fica com uma textura bem úmida e sabor inconfundível!

Saladas baratas para a ceia

13. Salada Caesar: a salada Caesar é um clássico da culinária e pode ser servida no Natal, por ser um prato fácil de fazer e apetitoso. O preparo é feito a partir da combinação das alfaces romana e americana, peito de frango, croutons e queijo parmesão ralado. O molho de sabor inconfundível leva maionese light, azeite, sal e suco de limão tahiti.

14. Salada de repolho, maçã e passas: o repolho é combinado nessa versão de salada para a ceia com maçã picada e uva passa. O tempero utilizado leva sal, azeite e pimenta. O toque especial é feito com mostarda dijon e creme de ricota. A finalização fica por conta das nozes picadas.

15. Salada de frango agridoce: essa é uma salada bem fresquinha e que vai fazer sucesso na sua mesa de Natal. O preparo do prato leva maionese, creme de leite, nozes, uva passa, milho, frango desfiado e abacaxi. O tempero fica por conta da salsinha, do sal e da pimenta-do-reino. A salada deve ser servida geleda.

16. Salada de Natal com figo em calda: aqui a salada natalina é composta por alface, agrião, figo em calda e cerejas frescas. É uma opção com gosto bem agridoce, superagradável. O molho utilizado para temperar é feito em um bowl com azeite, sal, suco de limão siciliano, ervas e água. O resultado é uma salada perfeita para quem quer inovar!

17. Salada primavera agridoce: essa salada conta com um gostinho agridoce simplesmente delicioso. O prato é bem natural e composto por maionese, iogurte, brócolis, maçã, cenoura, uva passa e nozes. Para temperar é preciso de um pouco de suco de limão e salsinha. É uma opção que vai ajudar a deixar o seu Natal mais fresquinho e gostoso!

Continua após o anúncio

18. Salada de maionese, passas e maçã: a versão de salada para a ceia dessa receita incrementa a já clássica maionese de batata e cenoura. Os demais ingredientes utilizados são passas, maçã, milho verde, ervilha e cenoura ralada. A alface é utilizada para decorar o prato, que fica com um aspecto bonito e vai te dar água na boca!

Carnes para a ceia econômica

19. Lombo na pressão: essa é uma receita que além de econômica também é pratica e saborosa. O lombo é selado e cozido na pressão com cebola, cenoura, alho-poró, couro de bacon e água. O tempero é feito com azeite, cravo, louro, sal e pimenta-do-reino. O preparo ainda é combinado com batatas bolinhas e cenoura assadas com páprica doce e tomilho.

20. Ave natalina recheada com farofa: essa receita de carne para o Natal é uma ave recheada. O preparo pode ser feito tanto com o frango quanto com peru. O prato bem completo leva bacon, cebola, alho, ovo, cenoura, milho, azeitona, nozes, passas e farinha de milho. A manteiga e a salsinha utilizadas dão um toque especial para a carne, que é assada no forno e fica muito saborosa.

21. Chester natalino: aqui a carne econômica pra a ceia é o chester. A ave é preparada com um tempero de manteiga, raspas de limão siciliano, bacon e manjericão. O interior é aromatizado com tomilho, salsinha e alecrim. A carne é assada por cerca de duas horas e meia. O resultado tem sabor e textura simplesmente incríveis!

22. Rocambole de carne com queijo provolone: não é só de aves que é feito o Natal, a carne bovina também pode ser servida de forma deliciosa na celebração. Essa versão traz um rocambole feito com carne moída, linguiça, creme de leite, cebola, alho e farinha de rosca. Para temperar deve-se utilizar uma combinação de sal, pimenta caiena e cebolinha. O recheio do prato é feito com queijo provolone, catupiry e bacon.

23. Pernil de porco com farofa: a carne de porco também tem vez na ceia natalina. Esse preparo traz o pernil temperado e combinado com água e vinho tinto. A farofa é feita com farinha de mandioca, cebola e sal. A carne é levada para o forno, fatiada e servida com o acompanhamento. É uma versão bem saborosa e que precisa entrar para o menu das festividades!

Sobremesas econômicas para a ceia

24. Sobremesa de Natal fácil: essa é uma sobremesa bem simples e que agrada a todos. O preparo consiste em combinar pedaços de kiwi e morango com uma porção de chantilly. A dica é decorar com hortelã e o chantilly pode ser tanto caseiro quanto pronto. É uma versão fácil de fazer e gostosa!

25. Mousse de chocolate: a mousse de chocolate é uma sobremesa tradicional e que funciona bem para a ceias natalina. Os ingredientes necessários para realizar o doce são rum, chocolate em barra, leite, ovo, açúcar refinado, café solúvel e manteiga. Depois de pronta, a sobremesa é levada para a geladeira e deve ser servida fria.

26. Pudim de panetone: aqui a sobremesa pode ser feita tanto com panetone como com chocotone. O doce também é composto por leite, ovo, vinho do porto, leite condensado, creme de leite e açúcar com canela. Depois da massa pronta, o pudim é assado por um pouco mais de meia hora e levado para gelar. A textura é inconfundível e vai te surpreender.

27. Taça de morango com iogurte: essa taça é uma sobremesa simples e muito saborosa. Para realizar só é preciso de bolacha champagne, morango, uva passa, creme de leite, castanha-de-caju e iogurte grego. A decoração é feita com folhas de hortelã e morangos. É uma opção que deixa qualquer um pedindo mais!

28. Manjar de coco com calda de frutas: o manjar de coco é uma sobremesa gostosa e prática. O doce é feito com leite, leite de coco, amido de milho e leite condensado. A calda fica por conta do maracujá, da manga, do pêssego e do açúcar. O preparo deve ser servido gelado e vai fazer sucesso com a família inteira!

29. Rabanada fácil: a rabanada é um preparo que não pode faltar no Natal e vai deixar sua ceia ainda mais incrível. A sobremesa é composta por pão, ovo batido, leite, essência de baunilha e leite condensado. Para fritar deve-se usar manteiga e óleo. A finalização leva açúcar e canela em pó. É um doce clássico que não demanda muito trabalho!

30. Mosaico de gelatina de natal: o mosaico de gelatina é uma sobremesa muito fácil de fazer e apetitosa. O preparo leva os cubos coloridos e uma mistura de leite condensado, creme de leite, leite de coco e gelatina incolor. O doce deve ser levado para gelar por pelo menos três horas e, então, pode ser consumido.

31. Pavê de Bis: o pavê de Bis é um doce gostoso e que possui uma textura incrível. A sobremesa é feita com o chocolate, creme de leite, ovos, leite, amido de milho, leite condensado e açúcar. Os confeitos são utilizados na decoração e o preparo deve ficar na geladeira por pelo menos seis horas. É uma opção bem fresquinha!

A ceia econômica pode ser feita com pratos variados, mas mantendo a tradicionalidade e sabor que o Natal merece. Confira também receitas de almoço de Natal com sobras da ceia para economizar sem desperdício!

PARA VOCÊ