40 receitas de cupcake para experimentar e se apaixonar

Escrito por                          

Charmoso, delicado e prático, o cupcake é uma nova forma de fazer bolo. Feitos em forminhas, de maneira unitária, esses minibolinhos são uma boa pedida para festas e reuniões de amigos. A praticidade para servir os cupcakes é outro ponto positivo, já que apenas um guardanapo é suficiente, dispensando o uso de pratos e talheres, na maioria das vezes.

Sem dar muito trabalho ou fazer grande sujeira na sua cozinha, preparar essas pequenas delícias é mais fácil do que você imagina. O legal dos cupcakes é a possibilidade de você brincar com cores, formas, recheios e coberturas, tudo para garantir uma apresentação de encher os olhos e um sabor irresistível.

Abaixo, você confere 40 receitas de cupcakes selecionadas para todos os gostos e bolsos. São preparações tradicionais, com frutas, com chocolate e veganas.

Receita de cupcake de chocolate

Cupcake de chocolate

Foto: Reprodução / Torrada Torrada

1. Chocolate com cobertura de buttercream: massa de chocolate tradicional com cobertura de manteiga e chocolate… O sabor desse cupcake fica perfeito, pois a cremosidade da cobertura combina muito bem com a massa fofinha.

2. Cupcake de Oreo: a massa é tradicional, mas a cobertura e recheio com biscoito Oreo faz toda a diferença, ainda mais misturados com cream cheese.

3. Cupcake de triple chocolate: se um tipo de chocolate já é bom, misturar três opções é melhor ainda! Lindos, macios e saborosos, vai ser impossível você comer apenas um bolinho.

4. Cupcake de chocolate: se você quer uma receita bem clássica, aqui está a opção. Massa e cobertura de chocolate, formando um bolinho excelente para um café da tarde.

5. Cupcake de chocolate com cobertura de ganache: massa aerada e recheio firme e saboroso. Essa é mais uma receita que traz preparações tradicionais com um toque de carinho.

6. Cupcake de chocolate e peanut butter: você vai misturar manteiga de amendoim com leite condensado e creme de leite, que será usado no recheio e cobertura do bolinho.

7. Cupcake de iogurte com chocolate: a cobertura sugerida nessa receita é um creme de caramelo com beurre salé, que basicamente leva açúcar, água, creme de leite fresco, manteiga e baunilha. É uma técnica diferente para você inovar em suas receitas.

8. Cupcake de chocolate com brigadeiro branco: hmmm, brigadeiro branco molinho no recheio e cobertura de chantilly. Uma mistura bem tradicional, mas praticamente impossível de não amar.

9. Cupcake de chocolate com cream cheese de laranja: o sabor delicado e diferente do cream cheese com as raspas de laranja vão deixar essa receita com sabor de “quero mais”.

10. Cupcake prestígio: você vai preparar uma massa de beijinho bem cremosa para colocar como recheio do bolinho. Separe um pedacinho de bombom de coco para colocar no topo da cobertura, vai dar um charme todo especial ao seu cupcake.

Receitas de cupcake de fruta

Cupcake de fruta

Foto: Reprodução / I Could Kill for Dessert

11. Cupcake de banana e nozes: essa preparação fica uma delícia! A cobertura do bolinho é uma ganache tradicional e a massa contém nozes picadas e bananas, fica uma combinação matadora.

12. Cupcake de frutas vermelhas: a massa leva morango, framboesa, amoras… Enfim, todo tipo de fruta vermelha que você gostar. Essa mistura garante um sabor inesquecível.

13. Cupcake de mirtilo e chocolate branco: o mirtilo não é a fruta mais barata para encontrarmos no supermercado, mas com um pouquinho, apenas 100 gramas, você faz essa receita.

14. Cupcake de limão: essa receita leva gelatina na massa e você pode adicionar corante alimentício para deixar o bolo ainda mais verdinho.

15. Cupcake de morango: o recheio desse cupcake é uma geleia caseira feita com morangos e a cobertura é de cream cheese. Fica sensacional.

16. Cupcake de laranja e limão: além da dica incrível de como preparar um bolo de laranja, você vai aprender a fazer um brigadeiro de limão siciliano divino.

17. Cupcake de banana com cobertura de brigadeiro: essa dupla vai garantir um sabor tradicional, mas ao mesmo tempo maravilhoso, para seu cupcake.

18. Cupcake de maracujá: o creme de maracujá, usado no recheio desse bolinho, será um item coringa em seu caderninho de receitas, podendo ser utilizado em diferentes preparações.

19. Cupcake de coco com doce de leite: simplicidade incrível, mas sem deixar de lado o sabor e a textura delicada. Em menos de uma hora, sua fornada de cupcakes estará pronta.

20. Limão e manjericão: misturar um tempero normalmente utilizado em preparações salgadas em um doce combina, sim. Fica um sabor bem especial e diferente para seu bolinho.

21. Cupcake cremoso de manga: o recheio feito com manga tem uma textura de purê e combina perfeitamente com a massa macia e delicada da receita.

22. Cupcake de baunilha com framboesa: tudo o que um cupcake precisa ser você encontra aqui: macio, fresquinho, leve e saboroso. A receita é trabalhosa e não muito barata, mas você pode prepará-la para uma ocasião especial.

Receita de cupcake especial

Cupcake especial

Foto: Reprodução / Vai Comer o Quê?

23. Cupcake de baunilha: opção ideal para um café da tarde. Servir um bolinho fresco de baunilha vai alegrar o dia dos seus convidados.

24. Cupcake com trufas de laranja: o grande diferencial da receita é a indicação do preparo de trufas de laranja. Você terá que separar mais de 4 horas para finalizar os bolinhos, mas tenha em mente que cada minuto valerá a pena.

25. Cupcake de Nutella: 20 minutos no forno e essa delícia com Nutella ficará pronta. O sabor do creme de avelã mais amado do mundo será irresistível.

26. Cupcake floresta negra: essa receita rende 8 bolinhos. O recheio é preparado com cerejas e chantilly, mas, se você não gostar muito da fruta, pode trocar por morangos sem problemas.

27. Cupcake arco-íris: alegria e sabor em um só lugar. Você vai precisar de corantes alimentícios em gel para conferir uma coloração especial à sua massa. Parece trabalhoso, mas vale cada minuto investido para essa preparação.

28. Cupcake de baunilha com Lemon Curd: : massa de baunilha doce na medida certa, recheio de limão que dá aquele azedinho saboroso e cobertura de merengue. É uma explosão de sabores em uma única mordida.

29. Red Velvet: esse é um dos cupcakes mais tradicionais que existe. O red velvet precisa ser feito com cuidado e usando corante alimentício em gel para ficar com a textura correta.

30. Cupcake de panetone: a cobertura desse bolinho faz toda a diferença. Você vai usar açúcar de confeiteiro, limão e água até engrossar. Após colocar no cupcake, espalhe frutas cristalizadas e passas. A cobertura secará e ficará durinha.

31. Cupcake de churros: é importante destacar que a massa do bolinho não tem a mesma textura da dos churros fritos. Mas, podemos garantir que fica tão saborosa quanto.

32. Cupcake de castanha-de-caju: feito de maneira mais tradicional, sem coberturas, esse bolinho leva iogurte para ficar mais fofinho e as castanhas-de-caju se incorporam na massa, garantindo uma combinação perfeita.

33. Cupcake de Ovomaltine: você vai usar Ovomaltine tanto na massa quanto na cobertura. É impossível resistir a tanto sabor.

34. Cupcake de cenoura: muita gente ama bolo de cenoura. Feito em formato de cupcake, acaba se tornando uma boa opção para você levar para o trabalho, por exemplo, e fazer um lanche saboroso.

35. Cupcake de Nhá Benta: um marshmallow, que você aprende a fazer nessa receita, coberto com chocolate derretido será a cobertura. O resultado final fica lindo e absurdamente delicioso.

36. Cupcake de queijadinha: 40 minutos é o tempo necessário para esse cupcake fica pronto. Queijo com goiabada, uma combinação clássica e deliciosa para seu bolinho.

37. Cupcake de amêndoas e marshmallow: a cobertura do bolinho, de marshmallow com chocolate, fica parecendo um mármore. Beleza e sofisticação que garantem uma explosão em seu paladar.

Receitas de cupcake vegano

Cupcake vegano

Foto: Reprodução / GreenMe

38. Cupcake vegano de chocolate: você vai aprender a fazer uma receitinha de bolinho de chocolate e, para finalizar, uma ganache de chocolate amargo. Seu café da manhã ou da tarde será incrível.

39. Cupcake de laranja vegano: além da receita de uma massa livre de qualquer ingrediente de origem animal, você vai aprender a fazer um brigadeiro de café para usar como recheio e cobertura que é dos deuses.

40. Cupcake vegano de baunilha: o rendimento dessa receita é de 12 bolinhos e você pode fazer a cobertura com ganache de chocolate amargo.

Agora você não tem mais desculpas para não preparar um bolinho nutritivo, saboroso e lindo para sua família e amigos. É só escolher a receita que mais lhe agrada ou, até, misturar a massa de uma, o recheio e cobertura de outra – por que não?!

PARA VOCÊ