70 receitas de muffin fáceis de fazer e pra lá de deliciosas

Escrito por    

O muffin é um bolinho de origem inglesa que surgiu no início do século 18. Seu nome deriva da palavra moffin, que é uma abreviação da palavra francesa moufflet e significa pão suave. Esse petisco começou a fazer um grande sucesso depois dos anos 50, que foi quando chegou aos Estados Unidos.

Continua após o anúncio

Muita gente acha que muffins e cupcakes são a mesma coisa, mas esse pensamento está errado, já que existem várias diferenças entre esses dois alimentos, algumas delas são: o primeiro tem um sabor menos doce, um tamanho maior, fica com uma massa mais dourada e com uma crosta crocante como cobertura, além é claro, do uso de ingredientes e modo de preparo que divergem.

Agora que você já conhece as diferenças entre esses dois bolinhos, que tal conhecer algumas receitas que podem ser doces, salgadas e até mesmo saudáveis? Para isso, basta conferir a lista abaixo que conta com as melhores receitas da internet.

Muffins com chocolate

Foto: Reprodução / Malas e panelas

Foto: Reprodução / Malas e panelas

1. Muffin com 2 chocolates: cacau em pó e chocolate em barra meio amargo são usados para dar sabor ao bolinho que tem uma massa fofinha e um recheio cremoso. O preparo é bem prático, por isso, vai ser difícil deixar de preparar essa receita em casa.

2. Muffin de chocolate com castanha-do-Pará: o resultado desse bolinho é parecido com o famoso bolo mármore: a massa é branca e leva pedaços de chocolate. Mas o doce vai além disso, ainda ganha um toque crocante e saboroso por causa das castanhas-do-Pará.

3. Muffin estilo brownie: a ideia dessa receita foi preparar um doce que não fosse tão calórico e tão pesado quanto o brownie, foi aí que a massa de bolo entrou na história. Como resultado você pode saborear deliciosos muffins caseiros.

4. Muffin de banana e chocolate: a massa dessa receita é bem pesadinha por causa do uso das bananas. Para a cobertura, a dica é misturar iogurte, cream cheese e essência de baunilha. Além disso tudo, essa é uma receita que não usa farinha de trigo, mas sim de aveia e de linhaça, e o açúcar indicado é o demerara. Isso faz com que o doce seja uma opção saudável.

5. Muffin de cenoura com chocolate: e que tal preparar uma massa de cenoura que é incrementada com gotas de chocolate? A aparência fica incrível e o sabor pode agradar crianças e adultos.

6. Muffin de coco e cacau: essa além de ser uma combinação muito gostosa, é uma receita que conta com um preparo bem simples: só é preciso misturar todos os ingredientes e depois levar ao forno para assar. Além disso, você pode preparar uma cobertura de whey com água ou cacau com mel.

Continua após o anúncio

7. Muffin de laranja com chocolate: que tal preparar para o seu próximo lanche uma massa de laranja bem aromatizada e que ainda leva gotas de chocolate para um doce cheio de sabor? Vai ser difícil encontrar alguém que não queira provar essa combinação.

8. Muffin de cenoura com calda: o bolo de cenoura com cobertura de chocolate faz muito sucesso, não é mesmo? Mas que tal inovar e preparar muffins com esses mesmos ingredientes? O resultado é diferente, mas muito gostoso.

9. Muffin de chocolate sem lactose: quem não consome lactose também ganha uma receita especial. Esse bolinho que tem a massa branca e uma cobertura de chocolate pode deixar muita gente de queixo caído.

10. Muffin de chocolate com amoras: essa é outra receita em que a massa dos muffins é branca, mas o chocolate entra em cena como recheio. Além desse ingrediente, amoras também são usadas para incrementar o sabor. Que tal experimentar?

11. Muffin de chocolate branco: se você não é tão fã do chocolate ao leite, mas gosta do branco, essa receita pode ser a opção ideal. O sabor não fica tão doce e amêndoas e limão são usados para dar um toque extra de sabor aos bolinhos.

12. Muffin triplo chocolate: não consegue resistir ao delicioso sabor do chocolate? Então você vai surtar com essa combinação de cacau em pó, chocolate branco e ao leite. O resultado é tão bom que pode conquistar até quem não é muito chegado no ingrediente.

13. Muffins de chocolate e framboesas: você vai precisar de framboesas desidratas para o preparo da massa dessa receita. Além disso, a dica é servir o bolinho acompanhado com geleia da mesma fruta.

14. Muffin de chocolate e mel: já pensou em provar a combinação de chocolate e mel? Pode não ser uma das mais comuns, mas o resultado não fica tão doce e super vale a pena experimentar.

15. Muffins de chocolate e nozes: imagine uma massa de muffins bem fofinha que tem um toque crocante de nozes? É possível se deliciar com cada mordida desse docinho que tem um preparo bem simples e prático.

Continua após o anúncio

16. Muffin de chocolate e damasco: a combinação de chocolate com damasco também pode resultar em um bolinho muito saboroso. A lista de ingredientes para o preparo desse doce não é das menores, mas são itens de fácil acesso.

Muffin com frutas e doces

Foto: Reprodução / Francinha

Foto: Reprodução / Francinha

17. Muffin de banana com papoula: encontrar sementes de papoula pode não ser uma tarefa muito fácil e seu preço também não é dos mais baixos, porém, se você tiver acesso ao ingrediente, não deixe de experimentar essa receita que ainda leva uma cobertura de amêndoas.

18. Muffin de laranja: está procurando por uma receita que seja bem fácil de ser preparada, mas que tenha um sabor bem gostoso e que ainda deixe sua casa com um cheirinho que vai atrair até os vizinhos? Essa é uma boa pedida para você experimentar.

19. Muffin de uva passa: a uva passa é bastante usada em festas de fim de ano, mas também pode entrar no seu cardápio em qualquer época. Essa é uma receita bem aromatizada, já que também leva cravo e canela.

20. Muffin de blueberry com crumble: essa é uma receita incrível, já que a combinação da massa macia do muffin tem um contraste com a cobertura crocante. Mesmo assim, esse é um doce que não tem um preparo complicado e nem demorado.

21. Muffin de blueberry: já se você está procurando uma versão mais simples de muffins de blueberry, essa é a opção ideal. A quantidade de açúcar desse bolinho não é tão grande, por isso, o resultado não é super doce.

22. Muffin de banana com Nutella: que tal preparar uma massa bem encorpada que leva bananas? Além disso, o creme de cacau e avelã entra como recheio para completar o sabor. O preparo é bem rapidinho e fácil, depois só é preciso esperar o tempo que os muffins devem ficar no forno.

23. Muffin de mirtilo e maçã: combinar frutas é uma ótima pedida para um bolinho bem gostoso. A maçã escolhida para fazer parte dessa receita é a verde. Devido aos ingredientes escolhidos, o sabor não é extremamente doce.

24. Muffin de cranberry: cranberry não é uma fruta encontrada com facilidade aqui pelo Brasil, mas se você tiver a oportunidade de comprar esse ingrediente, não deixe de experimentar essa receita.

25. Muffin com doce de leite: essa é uma receita bem diferente de muffin que, na verdade, é uma mistura desse bolinho com croissant. O doce de leite é usado como recheio da massa. Por isso, se você gosta de inovar na cozinha, não deixe de provar essa sobremesa.

26. Muffin de limão: para quem gosta de sobremesas com um sabor mais azedinho, o limão é um ótimo ingrediente para fazer parte da lista de itens. Você vai precisar das raspas da fruta para a massa e do suco para a cobertura, que também leva açúcar.

27. Muffin de morango e limão siciliano: a combinação de morango com limão siciliano deixará seu bolinho cheio de sabor e ainda super charmoso. Além disso, você vai precisar de apenas 1 hora para saborear os muffins, isso contando com o tempo de preparo e de forno.

28. Muffin de banana com crocante: essa é outra receita em que a banana é usada para deixar a massa mais encorpada e ainda para dar um toque extra de sabor aos muffins. A cobertura crocante é feita com aveia, por isso, o trabalho não será grande.

29. Muffin de casca de maçã: tem muita gente que gosta de comer a maçã, mas deixa sua casca de lado, não é mesmo? Por isso, essa é uma ótima receita para evitar desperdícios e ainda poder saborear um lanche gostoso durante o dia.

30. Muffin de cenoura com chocolate: que tal preparar deliciosos muffins com massa de cenoura e um recheio cremoso de chocolate? A combinação de texturas fica incrível, vale a pena experimentar. Uma dica é saborear o doce ainda quente.

31. Muffin de fubá e goiabada: a combinação de fubá com goiabada lembra casa de vó, não é mesmo? Mas para inovar, que tal em vez de preparar um bolo com esses ingredientes, fazer muffins deliciosos?

32. Muffin de banana com amora: esses muffins ficam com uma massa bem cremosa devido ao uso das bananas amassadas. As amoras entram para dar um toque de sabor azedinho e ainda deixar os mini bolos com uma aparência de deixar qualquer um babando.

33. Muffin de limão com farofa: nessa receita uma fofinha e azeda é combinada com uma farofa crocante e doce. Por isso, se você gosta de misturar texturas e sabores diferentes na mesma garfada, não deixe de provar esse muffin.

34. Muffin de banana com doce de leite: e que tal combinar bananas com doce de leite? O resultado é um bolinho cheio de sabor e com um recheio bem cremoso. Além disso, o preparo não é nada trabalhoso.

Receitas de muffin salgado

Foto: Reprodução / Gordelícias

Foto: Reprodução / Gordelícias

35. Muffin salgado de cenoura: a cenoura é o principal ingrediente usado para dar sabor ao bolinho salgado, porém a mussarela também entra em cena e você pode usar linguiça e azeitonas para completar o sabor. O preparo não é complicado, mas o resultado é muito gostoso.

36. Muffin de frango e queijo: essa é uma receita um pouco mais demorada, já que é preciso cozinhar o frango. Porém, como resultado você terá muffins bem encorpados, ideais para um lanche da tarde ou até mesmo uma refeição descontraída.

37. Muffin de carne moída: e que tal usar batatas para encorpar a sua massa? Nessa receita a farinha de trigo é usada em pouca quantidade, por isso, a textura fica bem cremosa. Já a carne moída deve ser bem temperadinha, para assim, ter como resultado bolinhos cheios de sabor.

38. Muffin de croque madame: o croque madame é um sanduíche francês bem famoso, que leva molho bechamel. Por isso, essa é uma receita de bolinhos que tem uma textura super cremosa. Que tal experimentar e nos contar o resultado?

39. Muffin misto quente: a combinação de pão, queijo e presunto faz um super sucesso, não é mesmo? E que tal usar esses ingredientes para preparar alguns bolinhos deliciosos para o seu próximo lanche? O tempo na cozinha será curtinho, pode apostar.

40. Muffin salgado: e que tal usar mussarela e linguiça para rechear a massa dos seus muffins? O preparo não é quase nada trabalhoso, o que é uma ótima vantagem, não é mesmo?

41. Muffin de parmesão: se você gosta de queijos, essa é uma ótima pedida de receita para o seu próximo lanche da tarde. Todos os ingredientes usados são de fácil acesso, além, é claro, de o preparo ser bem prático e rápido.

42. Muffin de azeitonas pretas: além de azeitonas pretas sem caroço, você vai precisar de algumas ervas para dar um sabor extra aos seus muffins, como, por exemplo, tomilho e manjericão. Abobrinha e cenoura também entram em cena para um lanche de sucesso.

43. Muffin de calabresa e abobrinha: a combinação do sabor suave da abobrinha com o marcante da calabresa resulta em um salgado bem harmonioso. Por isso, se você gosta de provar novas misturas, não deixe de testar essa receita na sua casa.

44. Muffin de queijo, tomate e manjericão: a combinação de queijo, tomate e manjericão é super clássica, por isso é possível encontrar esses ingredientes juntos nos mais variados pratos, e aqui na nossa lista, isso também acontece. Se esse é um sabor tão apreciado, também pode fazer sucesso na sua mesa, não é mesmo?

45. Muffin de azeitona, parmesão e alecrim: você pode saborear muffins bem aromatizados se escolher preparar essa receita na sua casa. O alecrim dá um toque completamente especial ao salgado. Além disso, a azeitona e o parmesão, com seus sabores marcantes, vão deixar o gosto dos muffins inconfundíveis.

46. Muffin de presunto e queijo: além do presunto, você vai precisar de dois queijos para o recheio dos seus muffin, são eles: provolone e mussarela. O primeiro tem um sabor bem marcante, por isso, fará toda a diferença no resultado do seu salgado.

47. Muffin de parmesão com pesto: pode até parecer estranho colocar um molho feito com manjericão nos bolinhos, não é mesmo? Mas o resultado é muito interessante, e digo isso tanto pelo sabor, quanto pela aparência e textura.

48. Muffins de legumes e calabresa: batata e cenoura entram em cena para rechear esses muffins junto com a linguiça calabresa. Se você gosta de uma textura bem encorpada e uma boa combinação de ingredientes, não deixe de preparar esses salgadinhos.

49. Muffin com brócolis, queijo e presunto: essa é uma combinação simples, porém cheio de sabor, até quem não é muito fã de brócolis pode se apaixonar por esses muffins que também levam queijo mussarela e presunto.

50. Muffins de bacon com gorgonzola: a combinação de bacon com gorgonzola pode deixar muita gente de queixo caído, de verdade! Já usou essa combinação de ingredientes em alguma receita? Senão, corra para a cozinha experimentar.

51. Muffins com palmito: para essa receita você vai precisar preparar um recheio cremoso de palmito. A combinação desse sabor e textura com a massa fofinha fica incrível, além disso, o trabalho não é grande, por isso, vale a pena experimentar.

52. Muffin de queijo e chutney de tomate: essa é outra receita em que a combinação de sabores fica incrível. Além disso, com texturas bem diferentes, os ingredientes se completam. Que tal provar no seu próximo café da manhã ou lanche da tarde?

53. Muffin de abobrinha e queijo: você pode usar seu queijo favorito para rechear seus muffins, já que a abobrinha tem um sabor neutro. A lista de ingredientes para o preparo dessa receita é um pouco extensa, mas todos são de fácil acesso.

Receitas de muffin que podem na dieta

Foto: Reprodução / ICKFD

Foto: Reprodução / ICKFD

54. Muffin de abobrinha e couve-flor: essa é uma receita que não leva farinha, por isso, são os legumes que dão textura à massa. Além de essa ser uma receita saudável, a lista de ingredientes é curta, o que é ótimo, não é mesmo?

55. Muffin de abóbora: essa é uma receita que para incrementar o sabor da massa de abóbora, leva gotas de chocolate amargo. Mesmo assim, é uma receita com baixa quantidade de carboidratos e não leva farinha de trigo, mas sim de coco.

56. Muffin de mel e castanha: e que tal preparar essa deliciosa receita que combina mel e castanha? O resultado é um sabor incrível e uma massa que tem um toque crocante. Além disso, o preparo não é nada trabalhoso, viu?

57. Muffin de banana e canela: a canela é um ingrediente termogênico, por isso, costuma estar presente na rotina de quem busca uma alimentação saudável. Essa receita também leva banana e fica com um sabor sensacional.

58. Muffin salgado vegano: já essa receita que não leva ingredientes de origem animal é bem básica, só leva temperos. Mas você pode aproveitar a base e acrescentar outros alimentos para um gostinho extra, que tal usar a criatividade?

59. Muffin de banana e granola: a combinação de granola com banana já é uma ótima opção para um lanchinho saudável, não é mesmo? Mas se você quer incrementar o sabor dessa refeição do seu dia, que tal preparar essa receita de muffins?

60. Muffin de aveia com maçã: essa é uma receita que pede poucos ingredientes, tem um preparo prático e uma textura incrível por causa do uso da aveia. Se você quer uma opção saudável e docinha, não deixe de provar esse bolinho.

61. Muffin integral de quinoa e alho-poró: o alho-poró é um ótimo ingrediente para dar sabor aos seus alimentos, sabia? Além disso, essa é uma receita que usa farinha de trigo integral e quinoa para deixar seu lanche ainda mais saudável.

62. Muffin de amora sem glúten/lactose: essa é uma receita que além de ser livre de glúten e lactose e levar amoras no recheio, ganha um crumble de aveia de cobertura. A combinação de texturas e sabores fica incrível, pode apostar.

63. Muffin de banana sem glúten: essa é uma receita que além de ser livre de glúten, também não leva ingredientes de origem animal. Para ajudar a incrementar o sabor, você vai precisar de nozes e bananas.

64. Muffin de espinafre: você vai precisar apenas de espinafre, farelo de aveia, ovos, fermento em pó e sal para preparar essa receita. Além de uma lista de ingredientes curta, essa é uma receita saudável e que fica pronta em pouco tempo.

65. Muffin funcional de mamão: o mamão é uma fruta que faz parte da rotina de muita gente devido as suas propriedades nutricionais. Por isso, se você quer inovar na maneira de saborear esse ingrediente, tente experimentar essa receita.

66. Muffin integral de abobrinha e nozes: a abobrinha é um ingrediente com um sabor bem suave, por isso, quem dá realmente sabor aos bolinhos são as nozes. Que tal experimentar essa receita que não leva farinha de trigo branca?

67. Muffin vegano de banana: para deixar esses muffins que não levam ingredientes de origem animal ainda mais saborosos, a dica é utilizar a banana da terra, aquela bem grandona, sabe? O preparo não é muito trabalhoso, mas o resultado é muito gostoso.

68. Muffin de linhaça com maçã: escolher ingredientes saudáveis é fundamental para quem busca uma boa alimentação, não é mesmo? E mesmo assim, é possível saborear comidas bem gostosas, sabia? Essa receita é uma prova disso, por isso, vale a pena conferir.

69. Muffin proteico de banana: além da banana, o amendoim também entra em cena para dar sabor ao bolinho. A textura da massa fica bem cremosa, por isso, combina muito bem com aquele café quentinho recém tirado do fogão.

70. Muffin com whey protein: o whey protein é outro alimento que está presente na dieta de muita gente, seja para emagrecer, ganhar massa magra ou apenas incluir mais proteínas na dieta. Que tal provar essa receita para aprender outros usos desse ingrediente?

Com um preparo normalmente simples e uma grande variedade de ingredientes que podem ser usados para incrementar seu sabor, o muffin é um ótimo alimento para entrar na sua mesa em diversas ocasiões, não é mesmo? Agora basta escolher suas receitas favoritas, anotar no seu caderno e ir para a cozinha.

PARA VOCÊ