51 receitas de sopa cremosa que vão te satisfazer no frio

Uma sopa cremosa quentinha é ideal para esquentar os dias de frio de uma maneira aconchegante! Você precisa de poucos ingredientes para preparar essa delícia em casa que se encaixa como opção de jantar. Quer saber como? Então, confira estas receitas de sopa cremosa deliciosas e variadas. Tem opções com legumes e com carne!

Vá direto ao tipo de receita que você procura:

Receitas de sopa cremosa sem carnes

oferecido por Quatá

Feita com fondue de queijo, essa sopa vai te surpreender no sabor e na leveza do prato. E para dar um toque final, sirva ela no pão italiano. Fica um charme!

Publicidade

A cara do inverno, a sopa de abóbora cremosa com certeza irá agradar todo mundo que provar. O segredo da textura aveludada e perfeita? Batatas e creme de leite! E para equilibrar todos os sabores, use um pouco de açúcar refinado ou mascavo, viu?

Uma opção mais leve para a jantinha, essa sopa de abóbora e cenoura light não leva batata na composição, ou seja, é liberada para quem segue uma dieta low carb. O destaque de sabor especial fica por conta do gengibre, que agrega uma refrescância ao prato.

Sem nenhum tipo de ingrediente de origem animal, a sopa de legumes vegana é composta por ingredientes como cenoura, batata-doce, repolho e abobrinha. Já para os temperinhos a dica é caprichar no alho e na páprica doce.

De origem francesa, a Vichyssoise é uma sopa fria, cremosa e delicada, geralmente servida como um aperitivo ou entrada. Sua base é feita de alho-poró, cebola, batata, caldo de galinha ou caldo de legumes, creme de leite e manteiga. Vale a pena conferir e testar em casa!

Publicidade

Com um sabor suave, a sopa creme de mandioquinha vai aquecer o corpo e a alma! Além do caldo de legumes, você também utilizará um bom creme de leite, pois são esses dois ingredientes que vão ajudar a deixar a mistura ainda mais encorpada.

Feita com batatas e mandioca, a sopa creme de alho-poró é sucesso garantido em qualquer jantar! Se quiser deixar a mistura ainda mais encorpada, a sugestão é usar a própria água do cozimento da mandioca, viu? Fica uma delícia!

Rica em carboidratos, fibras, vitaminas e minerais, a sopa cremosa de inhame é uma explosão de sabores, pois conta com ingredientes como gengibre ralado, talos de couve mineira, açafrão e coentro (se preferir, pode substituir por salsinha).

Diferente, a sopa de pepino com nirá e inhame traz o sabor de comidas asiáticas que deixa qualquer ocasião mais especial. Para quem não sabe, o nirá também é conhecido como “alho japonês” e seu sabor é semelhante à salsinha.

Em busca de uma janta fácil de preparar e bem gostosa? Então, a sopa de tomate é a sua melhor escolha. Já separe aí: um pouco de azeite, cebola, manjericão, folhas de louro e tomates vermelhos e madurinhos. Sirva com torradas e se delicie!

Publicidade

A coloração intensa dessa sopa de tomate com cenoura já chama a atenção logo de cara. E o sabor não deixa nem um pouco a desejar, hein! Com um gostinho suave de tomilho fresco, essa delícia pode ser servida fria também.

Quem gosta de fazer um prato um pouco mais elaborado vai ficar encantado por essa sopa de tomate com pedaços de pão. O mix de sabores diferentes fica por conta de dois ingredientes especiais: o tomilho e o vinagre balsâmico.

Com um sabor marcante de pimentão vermelho, essa deliciosa sopa de tomate conta também com ingredientes saborosos, como orégano, páprica defumada e alecrim!

O gazpacho (grafia espanhola) é uma sopa fria tradicional da culinária espanhola e é conhecida por ser refrescante para os dias quentes de verão. A principal característica do gazpacho é que ele é servido frio, geralmente, direto da geladeira. Confira!

Nutritiva, a sopa cremosa de brócolis com cenoura pode ser feita tanto com creme de leite, quanto com iogurte natural. Para dar um sabor refrescante bem gostoso, um talo de salsão se faz necessário. Confira!

Publicidade

Quem gosta de sabores mais puxados para o agridoce vai ficar encantado por essa sopa de cenoura e laranja. Cremosa, ela também tem um sabor bem pronunciado de cardamomo, uma sementinha aromática rica em antioxidantes.

Outra opção bem aromática e com um sabor diferente, essa sopa de cenoura com anis é fácil de ser feita e fica pronta em menos de 20 minutos. O caldo de legumes pode ser preparado do jeito que você desejar, ok?

A cremosidade dessa sopa de cenoura vai deixar todo mundo de queixo caído. E você só precisa ter em mãos os seguintes ingredientes: cebolas, tomates, chuchus, espinafre, água ou caldo de legumes e, claro, cenouras bem laranjinhas e bonitas!

Uma refeição completa e cheia de nutrientes, essa sopa de cenoura, abóbora e couve-flor fica com uma cremosidade que vai surpreender até os paladares mais seletivos. O toque extra fica por conta das sementes de chia e girassol.

Quem gosta de sopinhas mais refrescantes vai amar essa sopa de cenoura com gengibre. Se você quiser uma versão vegetariana, use caldo de legumes caseiro. Para dar aquele toque gostoso e bem charmoso, adicione um pouco de ricota esfarelada.

Uma combinação de sabores e aromas que vão fazer você se apaixonar logo na primeira colherada, a sopa de cenoura com curry e leite de coco é simples de ser feita e ainda conta com o sabor intenso de louro e cravos-da-índia. Veja como preparar!

A cor laranja intensa dessa sopa de abóbora vai deixar todo mundo morrendo de vontade de provar! Além da coloração linda, ela também tem uma cremosidade incrível e um sabor intenso graças à seleta de temperos, que inclui cominho, gengibre e pimenta em flocos.

Liberada para quem está de dieta ou é vegano, a sopa de abóbora detox fica cremosa e não leva nenhum ingrediente de origem animal. Aqui, o creme de leite é substituído pelo leite de coco, que também agrega um sabor extra ao prato.

Com sabor de comida do interior, a sopa de brócolis e queijo minas temperado é cremosa e combina demais com uma taça de vinho tinto. E para engrossar a mistura, você vai precisar ter em mãos leite integral e um pouco de farinha de trigo, ok?

Digna de menu de restaurantes sofisticados, essa sopa de couve-flor leva um ingrediente bem especial: o alho-poró crispy. E para obter esse efeito incrível, você vai precisar de farinha de trigo e óleo para fritar o alho-poró cortadinho.

Prepare-se para ter uma experiência gastronômica incrível com essa sopa de cebola! Em um primeiro momento ela pode parecer bem simples: mas não se deixe enganar, pois o sabor das cebolas douradas são mais intensificadas graças ao alecrim!

Se você gosta de pratos com cogumelos, então a dica é apostar nessa sopa de milho com champignon fresco. A cremosidade fica por conta do leite integral e do queijo mussarela ralado. Prepare em casa e esteja pronto para receber muitos elogios.

Uma delícia para comer acompanhado de uma fatia de pão caseiro, a sopa de milho é muito fácil de fazer e fica pronta bem rapidinho. A dica de ouro é usar espiga de milho mesmo e não a versão em latinha. Assim, o sabor fica muito mais intenso.

Quem não come carne vai se apaixonar por essa sopa de cogumelos! Rica em proteínas, ela é feita com cogumelos variados, como paris, portobello, shitake, shimeji e o que mais o seu paladar gostar. O toque extra fica por conta do vinho branco seco!

Quem não é muito chegado em pratos quentes vai se apaixonar por essa sopa fria de grão-de-bico. Além da leguminosa, você também vai precisar de suco de limão, cominho, alho, azeite, água ou caldo de legumes e gergelim ou tahine.

Vai receber aquela pessoa especial para um jantar especial? Então, prepare essa sopa creme de maçã e queijos e garanta vários elogios. Diferente, ela é deliciosa e tem um leve sabor de cream cheese e queijo Gruyère. Não tem como dar errado, não é mesmo?

Rica em proteínas, fibras e vitaminas, essa sopa de lentilha vermelha fica com uma consistência cremosa e um sabor de especiarias intenso. Na hora de servir, capriche no queijo ralado e uns pedaços de cruttons por cima.

Receitas de sopa cremosa com carnes

Os dias frios vão ficar ainda mais gostosos com essa sopa cremosa de batata. Feita com creme de leite e caldo de frango, ela possui uma textura aveludada e um sabor que promete deixar todo mundo com água na boca. Você vai se apaixonar!

Prefere um toque defumado bem gostoso? Então, invista nessa sopa de batata com bacon! Para deixar a mistura ainda mais grossinha, você deve usar um pouco de farinha de trigo, ok? E não se preocupe, pois ela não fica com gosto de trigo.

Bem no estilo comfort food, a sopa cremosa de frango com legumes é a cara dos dias frios, chuvosos e regados à preguiça. Para que a textura fique ainda mais cremosa, a dica é usar peito de frango desfiado ao invés de cortado em cubos.

Incrivelmente deliciosa e fácil de ser feita, essa sopa de ervilha também é composta por cebola, bacon e costelinha defumada. Caso queira incrementar o sabor, você pode substituir óleo por manteiga e um pouco de azeite. Sirva com bastante queijo e aproveite!

Também conhecida como batata-salsa ou mandioquinha-salsa, a batata baroa é a grande estrela dessa sopa deliciosa e pra lá de cremosa. Se quiser deixar tudo ainda mais natural e saudável, use um caldo de legumes caseiro, ok?

Repleta de proteínas, a sopa cremosa de mandioquinha com frango desfiado é uma ótima alternativa para quem gosta de jantinhas mais aconchegantes. Na hora de saborizar, você deve usar pimenta-do-reino em grãos, ok?

Um clássico quando se trata de sopinhas, essa opção de mandioca com couve também tem o gostinho de defumado incrível do bacon. Mas atenção: o corte da carne deve ser feito em cubinhos, pois isso ajuda a deixar o creme com toques crocantes deliciosos!

Deixe os seus jantarem mais gostosos com a receita dessa sopa de mandioca com bacon! E para intensificar ainda mais a coloração alaranjada do prato, lembre-se de usar cúrcuma e cenoura. Não tem quem resista a tanto sabor!

Bem completa, a sopa cremosa de mandioca com carne-seca é ideal para satisfazer a fome. A dica de ouro é deixar a peça de carne dessalgando de um dia para o outro em água fria! Na hora de servir, agregue ainda mais sabor com queijo coalho.

Os apaixonados pelo restaurante australiano mais famoso do mundo precisam provar essa sopa de batata do Outback. Assim como a receita original, essa maravilha tem um sabor bem marcante de bacon. Outro segredinho é adicionar uma pitada de açúcar!

Muito simples de ser feita, a sopa cremosa de batata e bacon também é composta por cebola, temperinhos a gosto, creme de leite e caldo de legumes ou algum outro que você prefira. A dica é servir com uma torradinha e caprichar na salsinha.

Com uma cremosidade que promete deixar todo mundo babando, a sopa de batata com alho-poró combina demais com os dias mais frios do ano. O destaque aqui fica por conta da linguiça calabresa e do bacon, que devem ser bem fritinhos.

Uma delicinha que vai esquentar o estômago e o coração, a sopa de batata com alho-poró e bacon é cremosa e o tipo de receita coringa, pois é feita com ingredientes que você consegue encontrar com facilidade em qualquer mercado.

Rica em sabores e texturas, a sopa eslava strogonoff de frango fica cremosa e com um gostinho maravilhoso de mostarda com ketchup e creme de leite. Se quiser dar um toque ainda mais especial, acrescente champignon.

Quer impressionar os seus convidados com uma janta bem gostosa e diferente? Então, invista nessa sopa de abóbora cabotiá. Além do legume, essa maravilha também é composta por frango desfiado, ou seja, é rica em proteína.

Bem no estilo comidinha de mãe, a sopa cremosa de legumes com carne é o tipo de prato que sustenta e ainda dá um gostinho de quero mais. O segredo da cremosidade é a batata inglesa. Não tem como dar errado, não é mesmo?

Com gostinho de casa de vó, essa sopa de ervilha com frango é fácil de ser feita e até quem tem dificuldades na cozinha vai conseguir tirar de letra. O mais legal é que, aqui, você pode investir nos temperinhos que preferir. Então, solte a imaginação!

Uma explosão de sabores sem igual, essa sopa de ervilha com bacon e gorgonzola é indicada para os dias chuvosos e bem preguiçosos. Para que o sabor e a textura fiquem perfeitas, você deve usar ervilhas congeladas, ok? Nada de versão em latinha!

Impossível experimentar essa sopa de fubá com carne moída e não lembrar da casa da vovó. Aqui, a dica é pedir para o açougueiro moer duas vezes uma peça de lagarto, coxão mole ou patinho. Se quiser dar um toque a mais, peça para ele adicionar um pouco de bacon à mistura. Confira o modo de preparo!

O segredo para uma sopinha cremosa é sempre usar um ingrediente mais consistente, seja batatas, creme de leite, mandioca, cenoura e por aí vai.

Agora, se você prefere algo mais leve, confira estas receitas de sopa low carb para aproveitar mesmo na dieta!