32 receitas de sopa cremosa que vão fazer um carinho no seu estômago

Por
Atualizado em 23.01.20

Uma sopa cremosa quentinha é ideal para esquentar os dias de frio de uma maneira aconchegante! Mas, ainda é possível saborear esse prato em dias quentes, em versões geladas, o que é menos comum, mas pode agradar.

Para preparar uma sopa gostosa em casa, muitas vezes é preciso ter poucos ingredientes em mãos e um tempo curto na cozinha. Até mesmo quem possui pouca experiência culinária pode se aventurar nesse tipo de preparo sem maiores dificuldades.

Se você adora uma refeição que, além de matar a fome, ainda faz um carinho no estômago, confira a lista abaixo que conta com opções deliciosas:

Sopa cremosa de batata

Foto: Reprodução / panelaterapia

1. Sopa de batata com milho: essa, além de ser uma receita prática, é feita com ingredientes que a maioria das pessoas costuma ter no armário. Ela leva apenas batata, milho, azeite, cebola, alho, caldo de galinha ou legumes, creme de leite e um pouquinho de calabresa para um toque especial.

2. Sopa de batata roxa cremosa: quer preparar uma sopa com uma cor bem diferente e que ainda conte com um gostinho irresistível? Essa opção feita com batata roxa tem esse resultado! A coloração é bem intensa e o sabor pode deixar qualquer um com água na boca.

Publicidade

3. Sopa de batata doce e cenoura: combinar legumes é uma boa pedida para um prato nutritivo e ao mesmo tempo saboroso, não é mesmo? E se você quer uma opção com poucas calorias, essa pedida que mescla batata doce com cenoura pode ser uma ótima escolha.

4. Sopa de batata com linguiça: se você adora inovar no sabor, precisa parar para conhecer essa receita. Aqui, além da combinação de batata doce com linguiça, também tem o gengibre usado para dar aquele toque extra no gostinho do seu prato.

5. Sopa de batata cremosa simples: essa é uma receita que tem a batata como principal ingrediente, mas que leva um toque de alho-poró e cenoura para que o resultado final seja ainda mais saboroso. Para melhorar ainda mais, o uso de temperos é bem caprichado.

6. Sopa de batata e bacon: batata e bacon são dois ingredientes que fazem um grande sucesso entre os mais variados paladares, não é mesmo? Então, que tal apostar em uma sopa cremosa que une esses dois itens? O resultado é tão gostoso que será difícil não repetir a pratada.

Publicidade

7. Sopa de batata e dois queijos: se você está procurando por uma receita que conte com uma textura extremamente cremosa, essa opção, que combina a batata com mussarela e requeijão, pode ser uma excelente escolha. Além disso, o preparo é bem rapidinho, o que é ideal para aquele dia que você não tem muito tempo para passar na cozinha.

8. Sopa de batata e aveia cremosa: pode até parecer ousado, mas você já pensou em usar aveia para engrossar a sua sopa? Essa é a proposta desta receita, que conta com uma lista de ingredientes bem curtinha e é bem simples de ser feita, mas que fica uma delícia.

9. Sopa de batata cremosa: essa é uma receita que é tão simples de ser feita e que fica tão gostosa, que você sempre vai querer fazer em casa. A lista de ingredientes é bem curtinha e a dica é acrescentar um pouquinho de cenoura para aquele toque extra de sabor.

Sopa cremosa de legumes

Foto: Reprodução / tempero alternativo

10. Sopa de abóbora sem sementes: essa é uma receita extremamente simples, feita apenas com abóbora cabotiá, cebola, óleo vegetal e curry. Mesmo assim, a cremosidade é incrível e o gostinho vai deixar qualquer um com água na boca.

11. Sopa de cenoura cremosa: a cenoura é um legume apreciado por muita gente, por isso, testar uma receita em casa que tem esse item como protagonista e que ainda leva um toque de batatas, pode ser uma excelente escolha.

12. Sopa de couve-flor cremosa: a couve-flor é um ingrediente que conta com um sabor bem suave, então, aqui, o legume é incrementado com um toque de bacon, o que faz com que a textura mescle cremosidade e crocância ao mesmo tempo.

13. Sopa de abóbora cremosa: para fazer essa sopa em casa, você vai precisar apenas de abóbora, creme de leite, queijo parmesão, leite, manteiga, cebola e sal. A lista de ingredientes é curtinha e o passo a passo, simples, mas sua refeição pode ficar muito mais gostosa com esse prato à mesa.

14. Sopa de abóbora e gorgonzola: se você gosta de inovar na combinação de sabores, precisa conhecer essa receita que mescla o toque adocicado da abóbora com a presença marcante do queijo gorgonzola.

15. Sopa de legumes cremosa: para quem é fã de sopas que mesclam diversos ingredientes, essa opção pode ser uma boa pedida. Para testar essa receita em casa, você vai precisar de inhame ou cará, cenoura, chuchu, abóbora de leite, pimentão verde, tomates, carne ou frango e alguns temperos.

Publicidade

16. Sopa de aspargos cremosa: essa é uma sopa que conta com um sabor leve e textura cremosa, presente em todas as receitas desta lista. Além disso, essa é uma opção tão simples e fácil de ser feita, que você vai até se perguntar porque nunca tinha experimentado antes.

17. Sopa de brócolis cremosa: essa é uma sopa de brócolis em que a quantidade de alho usada é caprichada. Para deixar a textura ainda mais cremosa, a dica é utilizar o catupiry. Tudo é muito simples e prático, mas o sabor é irresistível.

18. Sopa de mandioquinha cremosa: já pensou em combinar o sabor levemente adocicado da mandioca salsa com o salgado do bacon? Essa é a proposta desta receita, que ainda mescla a textura cremosa do legume com o toque crocante do embutido.

Sopas cremosas variadas

Foto: Reprodução / cozinha dal bó

19. Sopa de tomates assados: já experimentou tomates assados? A textura fica incrível e o gostinho, melhor ainda. Esse é o principal ingrediente para essa receita, que também leva alho e cebola assadas, caldo de legumes, queijo cheddar e creme de leite, mas esse último item é opcional.

20. Sopa cremosa de cogumelo: que tal inovar um pouco e preparar uma sopa cremosa com champignon? O fungo é o principal ingrediente do prato, que também leva temperos, caldo de legumes, azeite, manteiga, vinho branco e creme de leite fresco.

21. Sopa de ervilha cremosa: essa é uma receita de sopa de ervilha que fica com uma textura mega cremosa e é vegana! Para obter esse resultado, você vai precisar de algumas castanhas trituradas.

22. Sopa de milho cremosa: usar espigas de milho verde pode ser uma ótima maneira de preparar uma sopa cremosa bem saborosa e ao mesmo tempo nutritiva. Essa é uma receita que conta com uma lista de ingredientes bem curtinha, mas pode te surpreender pelo sabor.

23. Sopa de funghi cremosa: outra opção de sopa cremosa para quem adora cogumelos é essa pedida feita com funghi. Esse fungo tem um sabor mais marcante do que o champignon, por isso, pode deixar qualquer um com água na boca. Além disso, é uma opção proteica para sua próxima refeição.

24. Sopa de grão de bico e aveia: que tal combinar grão de bico, aveia e batata para o preparo de uma sopa pra lá de gostosa? Essa é uma ótima pedida para quem quer uma refeição bem nutritiva, mas que não deixa o sabor de lado.

Publicidade

25. Sopa de frango cremosa: uma sopa de frango que ainda leva legumes pode ser uma boa escolha para quem quer uma refeição com bastante sustância. Pensando nisso, você pode seguir todas as dicas desta receita para fazer um prato simples, mas que serve como item principal para seu almoço ou jantar.

26. Sopa de alho-poró cremosa: já pensou em misturar o sabor do leite de coco com o do alho-poró? Essa é a proposta desta receita, que fica pronta em pouquíssimo tempo, mas promete deixar qualquer um com água na boca.

27. Sopa de cebola cremosa: essa é uma sopa com textura cremosa que mescla o sabor marcante da cebola com o do músculo. Para quem não gosta de deixar a carne de fora da refeição, essa pode ser uma boa escolha, até porque esse corte desmancha a cada mordida.

28. Sopa de ervilha com bacon cremosa: sopa de ervilha já é uma delícia, com bacon, então, fica melhor ainda! Para testar essa receita em casa, além dos dois ingredientes citados, você vai precisar apenas de água, alho, cebola, sal, pimenta e mussarela de búfala, opcionalmente.

29. Sopa de tomate cremosa: não se assuste com a quantidade de tomate exigida para o preparo desta receita, pois ele é o protagonista da sopa. Além do fruto, você vai precisar apenas de salsão, cebola, arroz, creme de leite, caldo de legumes ou de frango, manjericão, vinagre, azeite, sal e pimenta.

30. Sopa de palmito cremosa: o palmito é um ingrediente com sabor bem suave, por isso, essa sopa também leva linguiça defumada, cream cheese, parmesão e outros temperos. O resultado é tão gostoso, que será difícil não repetir.

31. Sopa de camarão e bacon: curte frutos do mar? Então, que tal preparar uma sopa que leva camarão, bacon e milho? A combinação pode até parecer ousada, mas se você gosta de inovar na cozinha, não deixe de testar em casa.

32. Sopa de jerimum com gorgonzola: jerimum é um tipo de abóbora docinha que, aqui, é combinada com o sabor marcante do queijo gorgonzola. Além desses dois ingredientes, você vai precisar apenas de folhas de louro, creme de leite e sal.

Uma sopa cremosa bem caprichada sempre cai bem. Além disso, esse é um tipo de prato que pode ser feito com os ingredientes que você tem dando bobeira na sua geladeira. Se você adora utilizar itens comuns para preparos diferentes, confira também algumas receitas de sopa de feijão.