Que tal experimentar novos pratos com um ingrediente delicioso? Confira, a seguir, receitas com abóbora de pescoço para aprender opções surpreendentes, cheias de sabor e ótimas tanto para servir como sobremesa quanto para servir como prato principal. Tem opções para todos os gostos, dietas e bolsos. Confira:
Vá direto ao tipo de receita que você procura:
Entradas e petiscos
Engana-se muito quem pensa que um menu de dieta não pode ser gostoso e variado. Prova de que é possível é esse bolinho saudável de abóbora com aveia! Aqui, os temperinhos da massa ficam por conta de um mix de pimenta-do-reino, pimenta calabresa, páprica defumada ou cominho em pó.
Publicidade
Ideal para servir naquele happy hour animado com os amigos, o bolinho de abóbora e frango tem a cara de petiscos de boteco. E o mais legal é que ele é bem saudável, pois é feito com farinha de aveia ou trigo integral. Asse no forno ou frite na airfryer!
Crocante por fora e com um interior bem cremoso, esse croquete de abóbora é ideal para petiscar enquanto você se diverte com os amigos naquele happy hour em casa. Sirva com molhos e maioneses caseiros diversos!
Outra opção incrível para saborear em momentos mais descontraídos, o bolinho de abóbora com carne-seca pode ser frito em óleo quente, assado no forno ou preparado na airfryer. O que dá um pouco mais de trabalho é a massa, que exige um ponto exato para ser modelável, ok?
Uma entrada diferente e bem democrática, esses cogumelos recheados com abóbora e espinafre são refinados e prometem agradar vegetarianos e não vegetarianos. O modo de preparo é um pouco mais delicado, mas confie no processo, pois vale muito a pena!
Publicidade
Purês
Aprenda a preparar o quibebe, um purê de abóbora rústico, perfeito para servir com os mais variados acompanhamentos. Aproveite!
Gostoso e fácil de preparar, o purê de abóbora é aquele tipo de receitinha curinga que todo mundo precisa ter anotada no caderno. O grande diferencial dessa versão fica por conta do caldo de legumes, que dá um sabor a mais para o prato.
Com uma combinação clássica, esse purê de abóbora com creme de leite é uma mistura perfeita para acompanhar carnes e o tradicional arroz com feijão. Se quiser algo ainda mais cremoso e saboroso, adicione um pouco de leite de coco também!
Quem é intolerante à lactose vai se apaixonar por esse purê de abóbora sem lactose. Aqui, a própria água usada para o cozimento do legume é que garante a cremosidade do prato. Então, é você quem controla a questão da umidade, viu?
O sabor refrescante desse purê de abóbora com gengibre o torna o prato perfeito para saborear em dias mais quentes. Você pode servir com saladas, um arroz integral e um suco natural da fruta que você preferir. Vale a pena conferir e testar em casa!
Publicidade
Altamente viciante, esse purê de abóbora com carne seca é aquele tipo de prato que você come rezando e pede bis assim que acaba! O segredo da textura aveludada é misturar um pouco de creme de leite com requeijão. Delícia demais!
Acompanhamentos
Uma misturinha bem clássica para saborear com arroz e feijão, a abóbora refogada é bem simples de ser feita e dá aquele colorido extra para os pratos. Basta refogar com cebola e alho e temperar com sal e pimenta. Finalize com cheiro-verde e aproveite!
O termo "suflê" vem do francês "soufflé", que significa "inchar" ou "soprar". Esse nome é bastante apropriado, pois esse prato é conhecido pela característica de inchar e crescer durante o processo de cozimento, graças à incorporação de ar na mistura. E essa versão com abóbora é incrível!
Dias mais frios pedem comidas quentinhas e aconchegantes, não é mesmo? E para esse clima gostosinho, a dica é esse creme de abóbora com carne moída! O toque extra desse prato fica por conta do gengibre, que agrega um sabor delicioso.
Uma sopinha bem leve e gostosa, essa versão de abóbora no estilo detox é feita com leite de coco, cúrcuma, gengibre, sal, azeite e sementes de abóbora. Se quiser, adicione cubinhos de frango cozidos e temperados para deixar o prato mais proteico.
Para comer suspirando, o creme de abóbora com parmesão deve ser feito com muito carinho e atenção. O pulo do gato é usar um caldo de legumes caseiro para cozinhar o legume e investir em um queijo fresco e de alta qualidade!
Mega refinada, a sopa de cenoura, abóbora e couve-flor é uma opção leve e que deixa o coração quentinho em dias frios de inverno. Quem gosta de pratos bem chiques pode adicionar um fio de azeite trufado por cima do creme na hora de servir!
Ideal para adicionar na sua marmitinha do dia a dia, essa abóbora assada simples fica com uma crosta caramelada incrível e que explode na boca de tão gostosa! Dê preferência para ramos de alecrim e orégano frescos, ok? Fica bem melhor!
No estilo receita vapt-vupt, o brócolis e abóbora no forno fica pronto em meia hora e pode ser servido com arroz, feijão e uma saladinha de folhas. E se você está sem forno em casa, que tal usar a airfryer para assar os seus legumes? Dá mega certo também!
Se você gosta de misturas simples para colocar na marmita da semana, então que tal preparar esse refogado de abóbora e chuchu? Para realçar o sabor, experimente adicionar ervas frescas no final do preparo, como a salsinha. Elas trarão um frescor irresistível ao prato.
Com pouquíssimos ingredientes em mãos, você consegue fazer essas lascas de abóbora com ervas perfeita para incluir na sua marmita fitness. Você pode incrementar o sabor do tempero com páprica defumada ou doce, orégano, alho em pó, cebola em pó, entre outros!
Pratos principais
Um senhor de um prato principal, essa abóbora recheada com carne moída surpreende todo mundo logo de cara, pois a apresentação é linda! Já a textura não tem pra ninguém: aveludada e muito gostosa. Você vai se apaixonar!
Quem gosta de ir mais além da cozinha e preparar pratos como um verdadeiro chefe precisa investir nesse risoto de abóbora com gorgonzola e nozes delicioso. Para aromatizar, use um ramo de alecrim bem lindo. Sirva com bastante queijo e aproveite!
Uma comida brasileira bem tradicional, o bobó de carne-seca é aquele prato que promete tirar a barriga da miséria! E não tem como se apaixonar por essa maravilha que mistura sabores como abóbora, leite de coco e requeijão cremoso.
Em busca de um prato principal diferente e mega saboroso? Acabou de encontrar! Um verdadeiro espetáculo culinário, esse frango com abóbora cremoso é também bem versátil, pois pode ser servido como acompanhamento de uma torradinha delícia!
Uma combinação perfeita de Brasil com Itália, o risoto de abóbora com queijo canastra é um prato indicado para quem vai receber os convidados para um jantar bem especial. Dica de ouro: esse risoto harmoniza bem com vinhos secos ou frizantes!
Um verdadeiro banquete para os olhos (e também para o paladar, é claro), esse conchiglione de abóbora gratinado vai deixar todos os convidados babando só de sentir o cheiro. Mas atenção: o modo de preparo é mais delicado, em especial na hora de rechear a massa, viu?
Sabe aqueles pratos que são tão gostosos que você come até devagar para não acabar? Pois esse nhoque de ricota com abóbora é um bom exemplo! Delicioso, ele tem um sabor bem suave de suco de limão, que é a base do molho dessa maravilha.
Um prato completo e pra lá de gostoso, o penne com carne seca e abóbora fica com uma cremosidade incrível e combina com vinhos mais refinados. E por falar em refinado, a dica é substituir a cebolinha por folhas frescas de sálvia.
Lanches
No estilo dos famosos pães de queijo vegano, esse pão de abóbora com polvilho é uma opção de lanche gostosa e totalmente liberada para quem não consome ingredientes de origem animal. A textura fica bem puxa-puxa e o sabor simplesmente maravilhoso!
Vai fazer um brunch para receber os familiares em casa? Então, arranque elogios de todo mundo com essas deliciosas panquecas com massa de abóbora. Aqui, a ideia é fazer um recheio de espinafre com creme de ricota, mas sinta-se livre para fazer as mudanças que achar necessárias.
Cansado da mesmice na hora do lanche ou no café da manhã? Pois esse pãozinho de abóbora e fubá promete mudar essas refeições menores de uma maneira bem simples! Para o recheio, que tal caprichar no queijo ou no requeijão?
Muito macio e saboroso, o pão integral de abóbora também é bem versátil, pois ele pode ser servido tanto com opções doces quanto com opções salgadas. E para que a massa fique bem gostosa, você precisa respeitar o tempo de crescimento dela, ok? Então, paciência!
Quem gosta de comidas árabes, mas não consome carne, vai ficar encantado por esse quibe de abóbora recheado com mussarela! E claro que não pode faltar temperos tradicionais, como bastante hortelã. Experimente adicionar cominho, fica perfeito.
Inove os seus lanches do dia a dia com essa receita de quibe de abóbora recheado com homus maravilhosa! Além do homus, você pode explorar outros recheios, como tofu defumado, legumes refogados, cogumelos ou requeijão.
Doces e sobremesas
Sem glúten, o bolo de abóbora com coco fit é liberado para celíacos e adeptos a dietas low carb, pois no lugar do trigo, a massa pede farelo de aveia, farinha de linhaça e farinha de coco (ou farinha de arroz). Sugestão: adicione um pouco de canela em pó para um sabor extra!
Surpreenda os seus convidados com esse bolo de abóbora delicioso e diferente. Aqui, além da farinha de trigo, o fubá também é a base da massa. Se quiser dar um toque a mais, a dica é adicionar um pouco de especiarias, como canela e cravo em pó!
Uma massa macia, fofinha e saborosa. Esse é o resumo perfeito do bolo de abóbora sem glúten e sem lactose! Aqui, a farinha de trigo sai de cena e dá lugar à farinha de arroz e de aveia. No lugar do leite de vaca, use leite de coco. Uma delícia sem igual!
Um docinho pra lá de charmoso e que pode ser servido no lanche da tarde, festinhas e até mesmo em um piquenique. O muffin de abóbora com gotas de chocolate tem uma massa fofinha com um toque cremoso graças ao chocolate. Confira!
Uma ótima ideia de lanche para levar para a faculdade ou trabalho, esses muffins de abóbora fit são feitos com aveia e polvilho doce ao invés de farinha de trigo. Além disso, eles também são liberados para celíacos, pois não levam leite de amêndoas na composição!
Um verdadeiro doce dos deuses, esse doce de abóbora cremoso com coco tem um segredo que o diferencia de qualquer outra receita: o leite em pó. Esse ingrediente especial, deixa a mistura muito mais saborosa e aveludada. Confie!
Com gostinho de casa de vó, o doce de abóbora é uma receita tradicional e que não tem erro. Basta usar um legume de qualidade e cozinhar muito bem, até dar o ponto desejado. Você ainda pode incrementar com outras especiarias, como cardamomo e gengibre!
Mega curinga, o doce de abóbora em pasta é aquele tipo de receita ótima para sempre ter em casa. Para dar um sabor ainda mais gostoso, você pode substituir metade da quantidade de açúcar cristal por açúcar mascavo. Sirva com pães, torradas ou aprecie puro mesmo!
Impossível saborear esse doce de abóbora com coco ralado e não lembrar dos dias de férias na casa da vó! Com sabor de nostalgia, essa sobremesa arranca suspiros de todo mundo e é bem mais fácil de fazer do que você imagina, viu?
A cara das festas juninas, o doce de abóbora seco é um quitute que pode (e deve) ser saboreado o ano todo! Afinal, ele é delicioso e não dá muito trabalho de fazer. Você só precisa de uma atenção redobrada na hora de cozinhar tudo, ok?
O toucinho do céu é uma sobremesa tradicional portuguesa, conhecida por sua textura densa e sabor rico. A receita tradicional inclui ingredientes como amêndoas moídas, açúcar e gemas de ovo. E aqui, o doce de abóbora dá um sabor extra para a sobremesa!
Quem pensa que veganos não se acabam nos doces vai rever esse conceito depois de provar a mais gostosa cheesecake vegana de abóbora e cacau da internet! A cremosidade é devido à castanha-de-caju demolhada, vale a pena testar em casa.
Bem no estilo doces americanos, o waffle de abóbora assada tem uma apresentação linda e conquista todo mundo logo de cara. Já o sabor é diferente de tudo o que você já provou, pois é feito com ingredientes nada tradicionais, como missô de grão-de-bico, tahine e molho umami!
Extremamente democrático, o tarte de abóbora e batata-doce é totalmente vegano e bem mais saudável do que você imagina. Aqui, o destaque fica para os seguintes ingredientes: geleia de agave, manteiga de amendoim e as especiarias. Confira!
Um doce tipicamente brasileiro totalmente repaginado, os sonhos de abóbora fazem jus ao nome, pois nem parecem reais de tão gostosos que são. Veganos, eles não levam ovos na composição, mas sim uma mistura de linhaça com água, que dá o mesmo efeito na massa.
Viu só? Existe muitas opções deliciosas com a abóbora pescoço para você fazer em casa, não importa a ocasião!
Agora, que tal ampliar ainda mais o seu cardápio com essas receitas com abóbora cabotiá mega clássicas?
Publicidade
Oi, eu sou a Juliana! Nessa vida, cafés, almoços e jantares marcam encontros que podem ser relembrados preparando e comendo a mesma comida servida naquele dia. Cresci vendo minha mãe cozinhar delícias e muito do que sei sobre preparos, aprendi com ela. Guardo isso com carinho e hoje tento cozinhar mais!
minhas listas