58 receitas com alho-poró para acrescentar mais sabor ao seu prato

Escrito por    
Atualizado em 23.01.20

O alho-poró também é conhecido como alho francês e é um vegetal da mesma família que o alho comum e a cebola, porém, com um sabor mais suave que esses dois. Ele pode ser utilizado cozido, refogado, cru, ou seja, da maneira que você preferir.

Esse ingrediente pode dar um novo sabor para diversos pratos como sopas, carnes, massas, tortas e até mesmo saladas. Algumas receitas utilizam apenas a parte branca do legume, enquanto outras também fazem o uso de suas folhas, assim, evitando o desperdício.

Para que você confira a variedade de refeições que é possível preparar na sua cozinha com o uso do alho-poró, preparamos uma lista com as melhores receitas. Veja abaixo:

Continua após o anúncio

Sopas e cremes com alho-poró

Foto: Reprodução / Na minha panela

Foto: Reprodução / Na minha panela

1. Nuvem de alho-poró: e que tal combinar esse legume com outro? Essa receita também leva cenoura, claras e alguns temperos. O resultado é um prato com textura leve, nutritivo e que combina muito bem com um frango grelhado ou outra carne de sua preferência.

2. Creme de alho-poró: esse é um creme que além do vegetal, também leva batatas e bacon. A combinação de ingredientes é bem saborosa e o preparo não é trabalhoso. Além disso, a textura fica bem leve.

3. Sopa de batata e alho-poró: batata, alho-poró, caldo de galinha, creme de leite, manteiga, sal e pimenta são os únicos ingredientes que você vai precisar para preparar essa receita. O tempo na cozinha é de aproximadamente 30 minutos.

4. Sopa de shiitake e alho-poró: cogumelos também são uma ótima opção para preparar uma refeição nutritiva e simples. A dica dessa receita é servir a sopa em um pão italiano. Além de ser um prato muito charmoso, é ideal para dividir com quem você gosta.

5. Sopa de alho-poró e cogumelos: e que tal combinar shiitake e shimeji com o vegetal para preparar uma sopa bem cremosa? O preparo é de aproximadamente 20 minutos e é super simples.

6. Mini morangas com alho-poró: como essa é uma opção para ser servida em porções individuais, fica super charmosa para uma refeição especial. Queijo parmesão e cream cheese são usados para incrementar a textura e o sabor.

Continua após o anúncio

7. Creme de batata e alho-poró: essa versão do creme ganha camarões e bastante tempero. Então, se você é fã de frutos do mar e gosta de um prato com sabor intenso, vale a pena experimentar essa receita.

8. Creme de legumes e alho-poró: se você está procurando por um creminho que não seja muito pesado, que tal experimentar essa receita? A dica é usar bastante ervas para que o sabor fique intenso. A aparência não é das mais chamativas, mas na primeira colherada você vai esquecer a primeira impressão.

9. Creme de mandioca salsa e alho-poró: a mandioquinha é um ótimo ingrediente para preparar um creme saboroso e nutritivo. A combinação com alho-poró e queijo parmesão deixa o legume com um gosto completamente novo.

10. Creme de batata, alho-poró e queijo: essa é outra receita que leva batatas e o alho-poró, mas tem o acréscimo de queijo canastra e carne moída. Se você gosta de um prato que combine diversos ingredientes, experimente essa opção.

11. Creme de grão de bico com alho-poró: 30 minutos é o tempo que você vai precisar para preparar esse creme. Se você gosta de uma refeição quentinha e reconfortante, não deixe de testar essa receita.

Carnes com alho-poró

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Foto: Reprodução / Panelaterapia

12. Frango com alho-poró e bacon: o peito de frango é um alimento que está sempre presente na casa de muita gente, não é mesmo? Além de ser saudável, seu preço é acessível. Por causa dessa grande frequência no prato, é interessante aprender preparos que inovem no sabor, e essa é uma opção.

13. Tilápia com alho-poró: para incrementar o sabor do peixe, além do alho-poró, essa receita também leva molho branco. É uma ótima opção para um almoço de domingo com a família reunida.

14. Filé suíno ao molho de alho-poró: se você gosta de uma carne de porco com um molho bem suculento, que tal experimentar essa receita? O preparo é rápido e o prato é muito apetitoso.

15. Gratinado de frango com alho-poró: essa é outra opção saborosa para quem quer inovar no preparo do frango. O prato leva molho branco, por isso, fica super cremoso.

Continua após o anúncio

                   

16. Salmão com alho-poró: o salmão é um dos peixes mais apreciados, por isso, aprender a inovar no seu sabor é uma boa alternativa para não cair na rotina. Além do alho-poró, você também vai precisar de uvas passas para preparar esse prato.

17. Tilápia com alho-poró e laranja: uma tilápia agridoce combina super bem com aqueles dias quentes, que pedem um prato levinho, sabe? A carne branca, laranja e o temperinho do alho combinam super bem.

18. Tainha com alho-poró: se você gosta de um peixe recheado com um molho bem cremoso, não deixe de experimentar essa receita. Ricota é usada para dar a textura do prato e vários temperos garantem o sabor.

19. Tilápia ao molho de coco e alho-poró: além de um molho agridoce super saboroso, esse peixe também leva uma farofa de pão por cima. A combinação de sabores é inusitada, mas rende um prato muito gostoso.

Risotos com alho-poró

Foto: Reprodução / Cozinha travessa

Foto: Reprodução / Cozinha travessa

20. Risoto de linguiça e alho-poró: risoto é um prato quebra-galho para aqueles dias em que queremos saborear uma refeição super gostosa, mas que seja feita em pouco tempo, não é mesmo? A linguiça utilizada nessa receita é a de porco, mas você pode usar outra de sua preferência.

21. Risoto de camarão e alho-poró: para quem gosta de frutos do mar, esse risoto pode ser uma ótima pedida para um almoço ou jantar com gostinho de quero mais.

22. Risoto de alho-poró com gorgonzola: essa é uma receita que tem um sabor marcante devido ao uso do queijo gorgonzola. Combina muito bem acompanhado de uma carne vermelha bem suculenta.

23. Risoto de alho-poró: se você está procurando um risoto vegano, essa pode ser uma ótima opção, para incrementar o sabor e deixar o prato ainda mais cremoso, você vai precisar de ervilhas e tofupiry.

24. Risoto de bacon e alho-poró: essa é outra receita que usa ingredientes simples, mas tem um resultado muito saboroso. Como o risoto é feito em pouquinho tempo, você vai poder saborear o prato com tranquilidade.

25. Risoto de alho-poró e cogumelo: o cogumelo escolhido para completar o sabor desse prato foi o champignon, mas você pode usar outro de sua preferência, como o shiitake ou o shimeji. O que realmente importa é saborear uma refeição deliciosa.

26. Risoto de alho-poró e carne: se você não quer deixar a carne de lado, mas também quer uma refeição prática, deve experimentar essa receita. Só uma salada já é suficiente para acompanhar o prato.

27. Risoto de alho-poró e limão: sabe quando você não tem muita coisa na geladeira mas quer preparar uma refeição gostosa? Esse prato é uma ótima opção para esses momentos.

Quiches e tortas com alho-poró

Foto: Reprodução / Na minha panela

Foto: Reprodução / Na minha panela

28. Torta de ricota e alho-poró: essa é uma opção de torta que tem a textura e o sabor suaves. O preparo é feito em menos de 30 minutos, isso contando o tempo que fica no forno. Se você está com pressa e quer se deliciar com um prato gostoso, teste essa receita.

29. Quiche de alho-poró: e que tal acrescentar um toque cítrico ao seu prato? Essa receita leva raspas de limão, que dá esse sabor à quiche. A vantagem dessa refeição é que o tempo na cozinha é muito curto.

30. Quiche de alcachofra e alho-poró: com um preparo simples e poucos ingredientes, você pode se surpreender com o sabor dessa quiche. Vale a pena acrescentar à mesa em um almoço rapidinho ou lanche da tarde.

31. Quiche de abobrinha com alho-poró: os legumes têm um sabor bem suave, por isso, a receita sugere o acréscimo de três queijos para incrementar o sabor e deixar a textura bem cremosa.

32. Quiche de alho-poró e batata: se você acha que quiche é um prato muito leve, essa opção que leva batatas pode ser uma boa pedida. É importante ter cuidado ao trabalhar com a massa, por isso, na hora de abrir, você pode usar uma folha de papel manteiga.

33. Torta de arroz com alho-poró: sabe aquele arroz do almoço que você não quer jogar fora, mas quer servir de outra maneira? Essa torta é uma ótima opção para evitar o desperdício, e ainda criar um prato muito gostoso.

34. Torta de milho com alho-poró: essa receita leva creme de milho, por isso, a textura fica muito cremosa, bem diferente das tortas tradicionais. Além disso, é uma opção bem levinha para um lanche ou até aquele almoço mais simples.

35. Torta de cenoura e alho-poró: se você quer uma torta bem colorida e nutritiva, que tal testar essa receita na cozinha da sua casa? Além da cenoura e do alho, você vai precisar de queijo gruyère, leite, ovos, aveia em flocos e tempero.

36. Quiche de alho-poró com bacon: essa é uma receita que leva apenas 5 ingredientes e tem um preparo muito prático. Além disso, a combinação de sabores fica deliciosa e pode agradar diferentes paladares. Vale a pena experimentar.

37. Mini quiche de alho-poró: essa é uma ótima opção para servir um petisco em porções individuais. Além de ficar um charme, o sabor vai conquistar todos que provarem a receita.

Massas com alho-poró

Foto: Reprodução / Na minha panela

Foto: Reprodução / Na minha panela

38. Macarrão com peito de peru e alho-poró: essa é uma receitinha bem rápida, para aqueles momentos em que você quer saborear algo gostoso, mas não tem muito tempo para ficar na cozinha. O molho fica por conta de requeijão cremoso e além dos ingredientes do título, também leva palmito.

39. Conchiglione com alho-poró: e que tal preparar um macarrão recheado com um creme super saboroso? Além de ser uma refeição muito prática, também é vegana.

40. Macarrão com palmito e alho-poró: se você gosta de um macarrão cremoso, não deixe de experimentar essa receita. O sabor é suave, mas irresistível. Além disso, o preparo é muito rápido.

41. Macarrão de alho-poró com ragu de linguiça: a massa escolhida para o preparo desse prato que tem uma textura bem cremosa é o risoni. Esse macarrão tem formato de arroz, e combina muito bem com um molho abundante.

42. Macarrão com pesto e alho-poró: que tal preparar um pesto diferente? O dessa receita é feito com brócolis no lugar de manjericão. A cor fica a mesma do molho tradicional, mas o sabor é completamente novo.

43. Macarrão com funghi e alho-poró: a massa escolhida para preparar esse prato foi o fettuccine. Já o molho é feito apenas com caldo de legumes, alho-poró, funghi e temperos.

44. Panqueca integral de alho-poró: se você está procurando uma opção de prato leve para a sua refeição, essa receita pode ser uma boa pedida, já que a massa é integral e o recheio também leva ricota, tomate e escarola.

45. Galette de alho-poró: galette é a versão salgada dos famosos crepes franceses. Nessa receita, o prato também leva shimeji como recheio, mas você pode usar outros cogumelos, como o shiitake, por exemplo. O preparo não é muito demorado e a apresentação fica super charmosa.

46. Macarrão com salmão e alho-poró: a macarronada não precisa ser uma refeição simples e pode ter sabores especiais, como é o caso desse prato. Como os ingredientes usados têm sabor leve, você pode usar vários temperos.

Pratos diversos com alho-poró

Foto: Reprodução / Tempero alternativo

Foto: Reprodução / Tempero alternativo

47. Patê de alho-poró: se você não gosta de desperdícios, essa é uma ótima receita para testar em casa, pois ela usa usa o legume inteiro. Além disso, o patê combina com diferentes refeições e pode ser guardado por até 3 dias na geladeira.

48. Batata gratinada com creme de alho-poró: que tal colocar em um refratário uma camada de batatas e por cima um creme de alho-poró e queijo parmesão? O prato fica muito bem acompanhado de carne e salada.

49. Omelete de alho-poró: se você é uma das pessoas que adora omeletes, também deve gostar de inovar no sabor para não cair na rotina, né. Essa receita também leva queijo branco e é super levinha e saborosa.

50. Molho de gorgonzola e alho-poró: nessa receita o molho acompanha uma macarronada, mas você também pode usar para incrementar o sabor de outros alimentos, como carnes, por exemplo.

51. Maionese de batata e alho-poró: a maionese típica dos almoços de domingo pode ganhar sempre um sabor novo, mas feita com alguns ingredientes diferentes, para sempre estar presente na mesa, mas sem repetir o mesmo gosto.

52. Batatas amanteigadas com alho-poró: é difícil encontrar alguém que não goste de batatas, não é mesmo? Que tal preparar um prato com um temperinho bem feito e um toque de manteiga que vai deixar todo mundo babando?

53. Muffin de quinoa e alho-poró: muffins são uma ótima pedida para uma refeição mais descontraída, para um lanche e até mesmo para o café da tarde. Essa é uma opção que além de ser cheia de sabor, também é muito nutritiva.

54. Bolinho de risoto de alho-poró: preparou um monte de risoto para o almoço, mas quer servir de uma maneira diferente para um jantar? Preparar bolinhos pode ser uma boa ideia para aproveitar o que não foi consumido. Além disso, essa receita também tem um toque de queijo brie.

55. Mousse de alho-poró: essa receita foi preparada para compor uma mesa de tal, mas você pode saborear essa refeição em diferentes ocasiões, até mesmo no almoço de uma segunda-feira. Esse prato parece muito com aqueles que apareciam em revistas nos anos 50.

Saladas com alho-poró

Foto: Reprodução / Cozinha travessa

Foto: Reprodução / Cozinha travessa

56. Salada de alho-poró: se você gosta de uma salada bem colorida, essa é uma boa pedida. Além do alho, você vai precisar de repolho roxo, couve-flor, cebolinha e temperos.

57. Salada crua de alho-poró: e que tal preparar uma salada agridoce? Essa combinação leva maçã, tofu, maionese de alho vegana, mostarda amarela, limão e alho-poró.

58. Vagem refogada com alho-poró: legumes bem temperadinhos são uma ótima opção para encher o prato de nutrientes e acompanhar aquela refeição do dia a dia, não é mesmo? O preparo dessa receita é de aproximadamente 25 minutos.

Como esse é um ingrediente muito versátil, é muito fácil adicioná-lo aos pratos do dia a dia. Além disso, você não vai ter muito trabalho extra e vai ganhar um super toque de sabor.