44 receitas de espaguete para quem ama macarrão

Por
Atualizado em 17.04.20

Espaguete é sempre uma boa opção para o almoço ou jantar. Seja com um molho mais simples ou mais elaborado, este tipo de macarrão já faz parte da culinária tradicional brasileira.

Ele foi criado pelos árabes e levado à Itália por volta do século IX. Em pouco tempo, o espaguete tornou-se um dos tipos de macarrão mais conhecidos do mundo. É por isso que você precisa conferir essa lista com quarenta e quatro receitas deliciosas para diversificar o cardápio e saborear este prato com os mais diversos acompanhamentos!

Receitas de espaguete com molho simples

Foto: Reprodução / Torrada Torrada

1. Espaguete à bolonhesa: se você prefere receitas mais tradicionais com um molho saboroso, vai adorar este espaguete à bolonhesa. Ele serve até quatro pessoas, fica pronto em mais ou menos noventa minutos e leva espaguete, carne moída, manteiga, leite, vinho branco, tomate, cenoura, aipo, cebola, bacon e sal.

2. Espaguete com molho vermelho e ervilhas frescas: servindo até duas pessoas e levando espaguete, molho vermelho, temperos de sua preferência, ervilhas, alho, cebola, azeite e queijo parmesão, este espaguete é uma boa refeição para quem procura um prato rápido e fácil de ser preparado.

3. Espaguete com molho funghi: uma receita simples que leva funghi secchi (cogumelos desidratados e bem saborosos). Você pode utilizar este molho no espaguete ou em qualquer outro tipo de massa da sua preferência e ele também combina bem com carnes. O rendimento deste prato vai depender muito da quantidade de massa utilizada.

Publicidade

4. Espaguete ao alho e óleo risotado: espaguete grano duro, alho, pimenta-do-reino, sal, azeite de oliva extra virgem, ervas e temperos de sua preferência e, claro, parmesão ralado. Se você quiser sentir mais o sabor do espaguete e menos dos temperos, não pique o alho. Corte ele ao meio, retire a raiz do centro, junte com a pimenta e frite.

5. Espaguete com creme de leite e cebola roxa: uma versão com um molho pouco calórico que leva creme de leite, mas que pode ser facilmente substituído por iogurte ou iogurte grego sem açúcar. O rendimento é de três porções e o tempo de preparo é de mais ou menos quinze minutos.

Receitas de espaguete com queijos

Foto: Reprodução / Aqui na Cozinha

6. Espaguete com molho de queijo: leite, sal, creme de ricota, queijo parmesão, manteiga, cebola e espaguete – isso é tudo o que você vai precisar para preparar este prato com molho de queijo. A receita é simples e bem rápida de ser preparada. O rendimento varia de acordo com a quantidade de macarrão.

7. Espaguete de quatro queijos: este espaguete, além de quatro queijos, também leva bacon e frango no molho. É o tipo de receita perfeita para um almoço em família ou uma reunião com os amigos, já que ele tem uma aparência bonita e um sabor especial. Utilize os temperos e condimentos de sua preferência.

Publicidade

8. Espaguete com molho de queijo e tiras de filé: esta receita simples serve até duas pessoas e leva espaguete, cebola, filé mignon, parmesão ralado, gorgonzola picada, manteiga, leite, trigo, sal e azeite de oliva. Você pode substituir os ingredientes e queijos pelos de sua preferência.

9. Espaguete com queijo de cabra e limão siciliano: se você está preocupado em saborear este prato por conta do queijo de cabra, não se preocupe, pois ele é suavizado pelo creme de leite. Utilize espaguete, manteiga, limão siciliano, creme de leite, queijo de cabra e queijo parmesão ralado.

10. Espaguete ao gorgonzola: pimenta-do-reino, sal, parmesão, gorgonzola, alho, azeite extra virgem, manteiga e espaguete – estes são todos os ingredientes que você utilizará na preparação deste prato. Ele é ótimo para quem gosta de queijo e a combinação com o espaguete é incrível. Vale a pena conferir!

11. Espaguete ao alho com queijo coalho: com um tempo de preparo de quinze minutos e um sabor inigualável, este espaguete ao alho com queijo é a receita perfeita para quem procura refeições rápidas e que podem ser feitas no intervalo do trabalho sem exigir muitos cuidados. Utilize os temperos de sua preferência e bom apetite!

Receitas de espaguete com verduras e legumes

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

12. Espaguete de palmito pupunha: uma receita low carb e sem glúten supersimples e rápida de ser preparada. Você vai precisar de palmito pupunha fresco e descascado, tomate-cereja, azeite de oliva, alho, sal, salsinha fresca e pimenta-do-reino. O rendimento desde prato é de uma porção.

13. Espaguete de cenoura: se você gosta de pratos baratos e que cabem no seu bolso, vai adorar este espaguete de cenoura que pode custar até dez reais. A receita é ideal para quem prefere refeições leves e saudáveis. Utilize a cenoura e as suas ramas, limão, alho, sal, amendoim, azeite e pimenta-do-reino.

14. Espaguete à putanesca: esta receita é gostosa e leva os ingredientes que você tem na sua casa. O espaguete à putanesca nada mais é do que uma massa ao molho de tomate com azeitonas, anchovas e outros temperos. Você também pode utilizar manjericão e outras ervas de sua preferência.

15. Espaguete de abobrinha com bacon: este espaguete segue uma linha mais tradicional, superleve e econômica. A abobrinha deve ser ralada com casca em fios longos, utilize bacon, alho e tomate picado. Você pode temperar com os condimentos que preferir, orégano e pimenta-do-reino são uma boa opção.

16. Espaguete ao alho e óleo com iscas de berinjela: óleo vegetal, páprica em pó, alho, sal, pimenta e uma berinjela. Estes são os ingredientes que você utilizará no preparo deste espaguete. Você pode acrescentar outros condimentos de sua preferência. Rendimento: duas porções.

Publicidade

17. Espaguete à caponata: se você está cansado de sempre comer macarrão acompanhado de molho bolonhesa, aqui vai uma opção diferente e ainda mais gostosa. Este espaguete é à caponata, que nada mais é do que um prato de legumes típico da Sicília. Prático, simples e delicioso!

18. Espaguete de cenoura com ervilha: um espaguete bem simples feito com cenoura ralada e ervilhas secas. A receita é saudável e custa baratinho, você vai precisar de sal e pimenta-do-reino, ervilhas frescas congeladas, óleo de coco e, claro, cenouras. O tempo de preparo é de dez minutos.

19. Espaguete de legumes: um espaguete vegetariano recheado com legumes fácil de fazer e bem leve. Utilize uma abobrinha média, uma cenoura, pimentão amarelo ou vermelho picadinho, três dentes de alho esmagados, azeite, sal e pimenta. Este prato pode ser servido como entrada ou acompanhamento.

20. Espaguete de brócolis e tomate seco: rendendo quatro porções e com um tempo de preparo de mais ou menos meia hora, este espaguete com brócolis é saboroso e leva um maço e meio de brócolis, espaguete, creme de leite, alho, cebola, tomate seco, sal e pimenta. Simples, né?

21. Espaguete oriental: uma espécie de yakisoba italiano delicioso! Você pode montar este prato com mais carne, menos legumes ou a mesma quantia de ambos – a escolha é sua. Para temperar a carne, utilize sal, pimenta-do-reino e azeite. Rendimento: quatro porções.

22. Espaguete de abobrinha à bolonhesa com toque de alho cru: uma receita prática e que pode ser feita com aquela abobrinha esquecida na sua geladeira. Você vai precisar de mais ou menos quatro unidades cortadas em formato de espaguete, carne moída, carne de linguiça, azeite, manjericão, sal e tomate.

Receitas de espaguete com carne vermelha

Foto: Reprodução / Jantinha de Hoje

23. Espaguete com salsicha: uma receita simples e que pode ser feita com os ingredientes que você tem em casa! Este espaguete com salsicha é ideal para uma refeição mais rápida e econômica, sirva acompanhado de queijo parmesão ralado e uma salada de vegetais.

24. Espaguete com contra filé: este espaguete com contra filé segue o mesmo modo de preparo das demais receitas e leva mais ou menos quarenta e cinco minutos para ficar pronto. Você vai utilizar espaguete, alho picado, azeite de oliva, salsinha picada, sal e pimenta. Este prato serve até quatro pessoas.

25. Espaguete com linguiça: duas linguiças toscana, molho de tomate, cream cheese, queijo ralado, espaguete, sal, pimenta-do-reino e manjericão. Isso é tudo que você vai utilizar para preparar este prato, mas também é possível substituir alguns ingredientes pelos que você tem na sua geladeira.

Publicidade

26. Espaguete com molho e polpettine: este prato é delicioso e fácil de ser preparado. O polpettine que o acompanha é, na verdade, pequenas almôndegas cozidas no molho de tomate. Você vai precisar de uma cebola, três dentes de alho, pimentão, ervas frescas, tomate, sal e pimenta-do-reino.

27. Espaguete à carbonara: uma receita tradicional preparada com creme de leite, azeite, ovos, alho, bacon em cubo, parmesão ralado, sal e pimenta-do-reino. O rendimento é de quatro porções bem servidas e você vai se apaixonar por este prato. Experimente!

28. Espaguete com presunto: este espaguete é bem prático, rende de três à quatro porções e deve ser servido como prato principal. Use espaguete, presunto em cubos, ervilha, creme de leite, pimenta-do-reino, sal, mussarela em fatias, parmesão ralado e azeite a gosto.

29. Espaguete ao ragu de pastrami: em um primeiro momento, esta receita pode parecer muito complexa, mas conforme você for adicionando os ingredientes vai perceber o quão deliciosa e fácil de ser preparada ela é. Utilize os condimentos de sua preferência e sirva com um pouquinho de parmesão.

30. Espaguete ao molho de almôndegas: um ovo inteiro, carne moída, sal, cebola, salsinha e cebolinha e manjericão – estes são os principais ingredientes para este prato! É importante preparar primeiro as almôndegas, depois o molho de tomate e, por último, o espaguete.

31. Espaguete com almôndegas cítricas (low carb): esta receita é deliciosa, leve e serve até duas pessoas. Além disso é low carb, ou seja, ideal para você que adora saborear bons pratos, mas odeia sair da dieta. Os ingredientes utilizados são simples e econômicos. Experimente!

Receitas de espaguete com carne branca

Foto: Reprodução / Monta Encanta

33. Espaguete com frutos do mar: se você gosta de frutos do mar, vai se apaixonar por este espaguete simples e saboroso. Você pode utilizar camarão, lula, vieiras, lagostins, polvo ou outros frutos do mar de sua preferência. Para temperar, use açafrão, vinho branco e algumas rapas de limão siciliano.

34. Espaguete negro com camarões e tomate: ideal para um jantar a dois, este espaguete negro leva como acompanhamento camarões, queijo e tomate. O rendimento é de quatro porções e você vai precisar de espaguete com tinta de lula, alho, tomate sweet grape, azeite de oliva, camarões, burrata, creme de leite, vinho branco seco e sal.

35. Espaguete com atum: esta receita é supersimples e perfeita para um almoço rápido ou jantar de uma última hora. Se você gosta de facilidade e economia na cozinha, este macarrão com atum é perfeito! Utilize os temperos de sua preferência e sirva com algumas raspas de limão ou parmesão.

36. Espaguete com camarão estilo tailandês: este espaguete é elegante e extremamente saboroso. O rendimento é de quatro porções grandes ou seis médias. Utilize espaguete, camarões do tamanho de sua preferência, manteiga, creme de leite, tomates, pimenta, curry, gengibre, alho, coentro, cebolinha e sal.

37. Espaguete com camarão, manga e coentro: depois de provar este espaguete, você vai se apaixonar pela combinação do camarão com pedacinhos de manga e coentro. Os ingredientes são simples – espaguete, camarão, pimentão vermelho, manga, gergelim preto, coentro, azeite de oliva extra virgem, alho e sal.

38. Espaguete napolitano com ragu de polvo e tomates-cereja: sete ingredientes é tudo o que você vai utilizar para preparar este espaguete napolitano. O sabor é incrível e, claro, além da salsa, do sal e da pimenta, você também pode usar outros temperos de sua preferência, como coentro, cebola ou até mesmo alho.

39. Espaguete integral com camarão e lula: servindo até seis pessoas e totalmente integral, este espaguete com camarão e lula é uma ótima opção para os finais de semana. Ele também combina com uma reunião em família ou com os amigos. Acompanhado de um bom vinho branco, é o prato perfeito para ocasiões especiais.

40. Espaguete com lula reduzida no balsâmico: espaguete, anéis de lula, aceto balsâmico reduzido, cebolinha, sal, mix de pimenta moídas, alho, azeite e lemon pepper é o que você vai utilizar no preparo deste macarrão. Esta receita serve até três pessoas.

41. Espaguete ao vôngole: o espaguete ao vôngole nada mais é do que um macarrão com molusco delicioso e ideal para quem ama pratos mais elaborados. O rendimento é de seis a oito porções, já o tempo de preparo é demais ou menos quinze minutos. Uma receita simples, saborosa o cheia de requinte!

42. Espaguete negro com molho de tomate: conhecido como nero di seppia, este espaguete negro é delicioso e leva cebola, pimentão vermelho sem casca, alho, camarões limpos temperados apenas com sal, pimenta e limão siciliano e, claro, tomates sem pele picados e uma pitada de açúcar. Experimente!

43. Espaguete ao molho de camarão: uma cebola e meia picada, duas colheres de manteiga, uma de azeite, mais ou menos duzentos gramas de camarões limpos e uma lata de tomate – estes são os ingredientes que você utilizará neste espaguete! Você pode modificar a receita e acrescentar ainda mais temperos.

44. Espaguete ao molho de limão e camarões: este espaguete ao molho de limão é fácil de ser preparado. Em uma frigideira, doure o alho-poró e a cebola, depois, separe o caldo de legumes, suco de limão e o creme de leite. Em seguida, adicione queijo, sal e pimenta, cozinhe o macarrão, frite o camarão e sirva.

Com todas estas receitas, fica fácil saber o motivo de o espaguete ser um dos tipos de macarrão mais conhecidos e consumidos do mundo. Ele é tão versátil que fica delicioso com carnes, queijos, legumes e molhos variados!