53 receitas geniais que levam apenas três ingredientes

Por
Atualizado em 16.12.21

Com uma rotina corrida e famílias cada vez menores, nem sempre temos muitos ingredientes na geladeira ou nos armários, não é mesmo? Por isso, é importante conhecer receitas que não exigem uma lista enorme de itens, e também para aproveitar o que já temos na despensa ou na cozinha, para assim, evitar o desperdício.

Publicidade

Pode até não parecer, mas existem muitas receitas que são feitas usando apenas 3 ingredientes, e algumas que pedem apenas 2! Isso mesmo, você não leu errado, com uma pequena quantidade de itens podemos preparar os mais variados alimentos, como pães, bolos, lanches, sorvetes, enfim, a lista pé grande.

Depois de conhecer a nossa lista abaixo, que conta com dezenas de opções, difícil vai ser arrumar uma desculpa para não ir se aventurar na cozinha, mesmo que seja por apenas alguns minutos.

Bolos, tortas e doces

1. Bolo de chocolate com avelã: além de precisar apenas de ovos, chocolate e avelãs, essa é uma receita que não dá muito trabalho e o tempo no forno é de aproximadamente 50 minutos. A textura fica bem cremosa, já que a farinha de trigo não entra em cena.

2. Brownie de Nutella: o brownie também é uma opção de bolo que tem uma massa bem cremosa e um pouco pesada. Essa receita é cheia de sabor e pode deixar muita gente de queixo caído. Que tal preparar para seu próximo lanche da tarde?

Publicidade

3. Brownie saudável: com a correria do dia a dia, nem sempre temos muito tempo para ficar na cozinha. Mas essa é uma ótima opção para aproveitar os ingredientes do armário e ainda saborear uma sobremesa deliciosa em pouquíssimo tempo.

4. Pão de ló: o pão de ló é uma massa muito versátil, já que seu sabor é básico e, assim, pode ser usada como base para as mais variadas combinações de sabores. Mas se você quiser, também é possível saborear esse bolo sem acompanhamentos, viu?

5. Torta de abacaxi: quem olhar para essa sobremesa depois de pronta não dirá que ela foi feita com apenas 3 ingredientes. O resultado é cheio de sabor e com pouco trabalho.

Publicidade

6. Moranga cremosa: a moranga normalmente é usada no preparo de pratos servidos como refeição principal, mas você pode servir esse alimento no momento que achar mais adequado. A textura fica incrível e pode deixar muita gente de queixo caído, que tal experimentar na sua casa?

7. Geleia de morango: a geleia é um alimento super versátil, já que você pode combiná-la com pães, tortas, bolos e outros pratos que preferir. O preparo não é nada trabalhoso, mas um pouco demorado, já que é preciso esperar que o doce atinja o ponto certo.

8. Doce de abóbora: você vai precisar de apenas 1 hora na cozinha para fazer essa receita. Além disso, o preparo não é nada trabalhoso, a parte mais difícil será apenas esperar o doce ficar pronto para poder se deliciar com calma.

9. Croissant de Nutella: com apenas massa folhada, ovos e Nutella você consegue preparar um croissant que pode deixar muita gente de queixo caído. A textura da massa fica uma delícia e a Nutella derretida como recheio é de deixar muita gente babando.

Sobremesas

10. Suspiro: esse é um doce que tem um preparo bem simples, mas é importante prestar bastante atenção ao ponto certo do doce, pois senão sua receita pode não ter muito sucesso. A textura fica incrível, por isso, vai ser difícil comer apenas um.

11. Bombom de coco: o bombom além de ser uma boa dica para a sobremesa, também cai muito bem naqueles momentos que queremos um doce pequeno, só para matar a vontade mesmo. Como o recheio é feito com fruta, essa é ainda uma opção que não é cheia de calorias.

12. Pudim de doce de leite: o pudim é uma sobremesa que aparece com grande frequência na mesa dos brasileiros, não é mesmo? Por isso, é interessante aprender a preparar esse doce com novos sabores para não cair na rotina.

13. Cookie de Nutella: imagine cookies crocantes por fora e com um recheio cremoso, dá água na boca não é mesmo? Esse é o resultado dessa receita que tem um sabor bem marcante de Nutella e que não te deixará muito tempo na cozinha.

14. Sorvete de cajá: sorvetes de fruta são uma ótima pedida para ajudar a se refrescar nos dias de calor intenso. Além disso, para o preparo só é preciso misturar todos os ingredientes no liquidificador, depois colocar o líquido em forminhas e esperar gelar.

Publicidade

15. Merengue de café: para quem gosta de sobremesas com um sabor mais intenso e que não sejam muito doces, o café pode ser um ótimo aliado. A textura desse merengue fica super cremosa, por isso, pode ser irresistível para diversos paladares.

16. Biscoito de maisena: biscoitinhos caem muito bem como sobremesa, lanche da tarde e até como um alimento para deixar a sua mesa do café mais gostosa e bonita, não é mesmo? Esses de maisena derretem na boca e ainda tem um sabor delicioso.

17. Sorbet de morango: o sorbet é um sorvete que normalmente é feito com água e frutas, por isso, é uma opção mais saudável e refrescante do que os feitos com leite e outros ingredientes como o chocolate, por exemplo. Além disso, a cor dessa sobremesa já é de deixar muita gente babando.

18. Gelado saudável: e que tal preparar uma sobremesa gelada que usa bananas, manteiga de amendoim e chocolate em pó. A fruta faz com que o doce fique com uma textura cremosa bem encorpada, além, é claro, de ser uma opção saudável para incluir no cardápio.

19. Sorvete de gelatina: a sugestão dessa receita é usar uma gelatina de amora para preparar seu sorvete, mas você pode usar seu sabor favorito. Além desse ingrediente, você só vai precisar de leite condensado, creme de leite e um pouco de paciência para esperar a sobremesa gelar.

20. Sorvete de limão: para quem quer um sorvete com um sabor mais azedinho, essa opção de limão pode ser uma boa dica. O gostinho da fruta fica por conta e uma gelatina aromatizada, mas vale a pena testar.

21. Sorvete de laranja: a laranja é uma fruta muito consumida pelos brasileiros, por isso, essa é uma opção de sobremesa que pode agradar os mais variados paladares, não é mesmo? Além disso, o preparo é muito simples e prático, vale a pena experimentar.

22. Mousse de limão: que tal preparar uma sobremesa em que só é preciso misturar todos os ingredientes no liquidificador e depois deixar um tempinho na geladeira? Receitas práticas assim são ótimas para os dias que estamos sem tempo, não é mesmo?

23. Mousse de maracujá: esse é um dos sabores de mousse mais tradicional, e isso quer dizer que a sobremesa faz bastante sucesso. Se você está com dúvida em qual doce escolher para preparar, essa pode ser uma ótima pedida.

Publicidade

24. Mousse de uva: o sabor de uva é dado por uma gelatina, por isso, você pode escolher outros sabores para o preparo da sua sobremesa, basta manter os dois outros ingredientes e o modo de preparo. Que tal experimentar?

25. Ganache de chocolate: a ganache é um doce muito versátil, já que pode ser combinada com as mais diversas sobremesas, como tortas e bolos, por exemplo. O preparo é bem prático e rápido, mas o sabor não deixa nada a desejar.

26. Sorvete de banana com morango: além de bananas e morangos, você vai precisar de mirtilos para preparar seu sorvete. Como essa é uma versão feita apenas com frutas, é uma ótima pedida para uma sobremesa saborosa, nutritiva e que não é cheia de calorias.

27. Brigadeiro: um dos doces mais queridos dos brasileiros também é feito com apenas 3 ingredientes. O brigadeiro tem um preparo bem simples, mas é interessante conferir o passo a passo e a textura certa para um resultado de sucesso.

28. Beijinho de coco fresco: o beijinho é outro doce muito apreciado em festinhas e até mesmo como sobremesa, por isso, não podia ficar de fora da nossa lista. Que tal conferir a quantidade de ingredientes ideal para um sabor incrível?

29. Mousse de chocolate: o mousse é uma ótima opção de sobremesa para os dias com temperaturas mais altas, já que deve ser servido gelado. O preparo é bem simples, porém você deve deixar o doce descansar na geladeira por aproximadamente 2 horas.

Salgados

30. Panini de micro-ondas: além de usar apenas 3 ingredientes, essa é uma receita que é preparada em apenas 3 minutos. Super legal para um lanchinho rápido, mas cheio de sabor, não é mesmo? Além disso, você pode comer seu panini puro ou usar seus ingredientes favoritos para o recheio, como queijo e tomate, por exemplo.

31. Pão de queijo: essa não é uma receita de um pão de queijo mineiro, mas ajuda bastante a quebrar o galho quando queremos um lanchinho prático. Além disso, você só vai precisar de polvilho, creme de leite e queijo ralado.

32. Pão de queijo feito na máquina de fazer pão: a máquina de pão pode ser uma ótima ferramenta para auxiliar no preparo do seu pão de queijo. O trabalho é mínimo, mas o sabor é muito agradável.

33. Bolinha de queijo: bolinhas de queijo também são uma ótima opção para um lanche mais gordinho ou até mesmo como petisco, não é mesmo? Como essa é uma receita que não leva carne, pode agradar os mais variados paladares.

34. Massa de pastel: não é tão comum encontrar alguém que faça sua própria massa de pastel, já que esse é um ingrediente facilmente encontrado em mercados, mas sabia que essa opção caseira pode ser muito mais saborosa do que as versões industrializadas?

35. Massa de pizza: preparar uma massa de pizza caseira pode parecer uma ideia trabalhosa, mas há alternativas saborosas que são simples também, sabia? Que tal testar essa receita e usar seu recheio favorito como cobertura?

36. Pamonha cremosa: pamonha lembra sítio e festa junina, mas essa versão feita apenas com milho, requeijão e queijo se encaixa muito bem na rotina corrida de uma cidade grande. Que tal experimentar?

37. Bolinho de presunto e queijo: essa é uma receita feita no micro-ondas, por isso seu preparo é bem rápido. A base do bolinho é feita com pão francês, já o queijo e o presunto entram como o recheio do bolinho salgado.

Saudáveis

38. Brownie sem glúten ou lactose: se você tem restrições alimentares, não precisa se preocupar, também é possível preparar um brownie caseiro com apenas 3 ingredientes que ainda é livre de glúten e lactose, e tem mais: o preparo não é nada complicado.

39. Barrinha energética: que tal preparar uma barrinha com tâmaras, castanhas e frutas secas? O preparo é bem simples e rápido. Além disso, essa é uma ótima opção de lanche saudável que pode ser levado para qualquer lugar.

40. Barrinha de granola: barras de cereais industrializadas nem sempre são saudáveis, por isso, que tal preparar as suas em casa mesmo? Essa versão feita com granado é muito gostosa e muito saudável.

41. Cookies de amendoim lowcarb: também é possível preparar cookies saudáveis que levam apenas 3 ingredientes, sabia? Com essa receita simples, você irá procurar desculpar para saborear esse biscoito.

42. Sorvete de banana e mirtilo: combinar frutas pode ser uma ótima pedida para um sorvete saboroso e saudável para uma sobremesa nos dias quentes. O uso da banana faz com que a textura fique densa e cremosa. O terceiro ingrediente usado é o limão, que dá um toque extra de sabor.

43. Frozen yogurt de framboesa: e que tal misturar sua fruta favorita com um iogurte sem sabor? Para uma textura bem cremosa, use o liquidificador. Depois é só esperar gelar e se deliciar com a sobremesa.

Receitas com apenas dois ingredientes, acredite

44. Sorvete de banana: a banana além de dar sabor ao doce, aqui também tem um papel importante na textura do sorvete. Para incrementar ainda mais o sabor, a dica é usar frutas vermelhas de sua preferência.

45. Mousse de chocolate: um delicioso mousse pode ser feito apenas com chocolate ao leite em barra e chantilly. Isso mesmo, você não leu errado. Você pode surpreender quem provar essa sobremesa pelo sabor, mas o preparo não dá quase nenhum trabalho.

46. Bolo de Nutella: usando apenas ovos e Nutella, você pode preparar um bolo bem gostoso. A massa não fica fofinha, mas sim com uma textura cremosa e encorpada. Esse doce cai muito bem como sobremesa ou até como lanche da tarde.

47. Massa de pizza: e que tal usar iogurte para preparar uma massa de pizza? O tempo de preparo é curto, mas de espera nem tanto, já que é preciso deixar a massa descansar por aproximadamente 1 hora e depois ainda tem o tempo no forno.

48. Bolo de chocolate: a dica dessa receita é preparar um bolo que não seja tão doce, já que o chocolate escolhido é o meio amargo – mas nada te impede de usar o ao leite. Para completar a massa, você vai precisar apenas de ovos.

49. Patês: aqui nesse link você pode conferir 3 receitas de patês que são feitos com apenas 2 ingredientes, são eles: atum, cebola e peito de peru. Essa combinação é ideal para aquele petisco simples, quando não queremos cozinhar, mas que é cheio de sabor.

50. Sorvete de doce de leite: e que tal preparar um doce de leite caseiro, daqueles feitos na panela de pressão com leite condensado e usar para fazer um delicioso sorvete caseiro? Para que o resultado não seja tão doce, a dica é misturar creme de leite e depois é só esperar gelar.

51. Panqueca de banana: quer uma massa bem nutritiva para sua panqueca e que ainda não dê muito trabalho? Para preparar essa receita você só precisa amassar a banana, misturar com ovos e deixar na frigideira por alguns minutos. Na hora de servir, uma boa dica é usar frutas, que tal?

52. Sorvete de banana com doce de leite: a combinação de banana com doce de leite tem um sabor incrível, que não é tão adocicada e ainda não dá quase nenhum trabalho na cozinha. A textura também fica muito cremosa, difícil vai ser acreditar que essa sobremesa foi feita apenas com 2 ingredientes.

53. Frozen de morango: misturar iogurte com morango é uma maneira bem prática e comer uma sobremesa que não é tão gordinha, mas é cheia de sabor, não é mesmo? Além disso, um preparo mais fácil que esse não é encontrado em qualquer lugar.

Depois de conferir essa lista maravilhosa, ter poucos itens no armário ou na geladeira não será mais uma desculpa para fugir da cozinha. Além disso, você pode aproveitar essas opções para evitar o desperdício de alimentos de uma maneira saborosa e prática, que tal?