32 receitas de comida saudável que vão revolucionar suas refeições

Escrito por    
Atualizado em 26.11.20

Muitas vezes, na correria do dia a dia, é comum acabarmos optando por refeições industrializadas ou de restaurantes, comprometendo a qualidade da alimentação ou gastando muito dinheiro. Estas receitas saudáveis são uma ótima alternativa para esses problemas.

Comidas saudáveis para o café da manhã

iStock

1. Pão de queijo de batata doce: comece a manhã de forma saudável e criativa com esta receita que foge do preparo tradicional e ensina a utilizar a batata doce no preparo do pão de queijo. Depois de cozida e amassada, é só misturar com polvilho, queijo, óleo e água e, depois, moldar as bolinhas e assar.

Continua após o anúncio

2. Pão de queijo de tapioca: prática e deliciosa, esta receita é feita com apenas 3 ingredientes e o preparo é todo no micro-ondas. Com ovo, goma de tapioca e queijo ralado, basta misturar tudo e levar para assar por 2 minutos. A dica é finalizar em uma sanduicheira, que dá um toque final especial.

3. Omelete com tomate e cenoura: repleta de legumes e ingredientes saudáveis, esta omelete é uma refeição completa, perfeita para quem gosta de se alimentar bem no café da manhã. Para deixar o sabor ainda melhor, a receita ensina a refogar a cebola, pimentão, tomate e cenoura antes de adicionar o ovo.

4. Brownie de abóbora: inusitado e diferente, este brownie tem tudo para se tornar um favorito no seu café da manhã. O sabor adocicado e a textura cremosa da abóbora são ideais para deixar o doce ainda melhor e mais saudável. Para complementar, ainda são utilizados açúcar mascavo, cacau em pó e farinha de aveia.

5. Iogurte natural: além de ser mais saudável e livre de conservantes, esta receita é uma ótima ideia para quem quer economizar no café da manhã. Saboreie um iogurte natural caseiro de forma simples, rápida e prática, feita apenas com leite e iogurte industrializado.

6. Panqueca de banana com aveia: para um café da manhã americano e saudável, vale a pena investir um pouco mais de tempo na cozinha e preparar um prato mais elaborado. Esta receita ensina a preparar uma deliciosa panqueca de banana e aveia que vai deixar sua manhã mais gostosa.

7. Cookie de aveia e amendoim: traga crocância e sabor sem abrir mão da saúde com esta deliciosa receita, feita com manteiga de amendoim, farelo de aveia, cacau em pó, amendoim torrado e uvas passas. Assim, é possível satisfazer a vontade de saborear um doce sem culpa.

Continua após o anúncio

8. Chocolate quente: feito com leite vegetal, açúcar mascavo, pasta de amendoim e cacau em pó, esta receita é livre de lactose e pode ser saboreada sem culpa. Além de ficar delicioso, a cremosidade deste chocolate quente vai surpreender o seu paladar.

Comidas saudáveis para o almoço

iStock

9. Nhoque de batata doce: substituindo ingredientes calóricos por outros mais saudáveis é uma forma prática e simples para ajudar a manter uma alimentação mais saudável. Por isso, esta receita ensina a preparar um delicioso nhoque utilizando batata doce ao invés da tradicional. Com um molho ao sugo, este prato fica irresistível.

10. Hambúrguer de atum e aveia: para uma refeição mais leve e nutritiva, esta receita ensina a preparar um hambúrguer com apenas três ingredientes: atum, aveia em flocos e farelo de aveia. Assim, é possível saborear esse peixe de forma diferente e saudável.

11. Macarrão de abobrinha: traga leveza e um sabor diferente ao tradicional preparo do macarrão trocando a massa por abobrinha. Basta fatiar o vegetal em tiras fininhas, com uma faca ou uma mandolina. Assim, os fios ficam parecendo macarrão e com excelente sabor.

12. Bolinho de arroz integral: aprenda a preparar deliciosos bolinhos de arroz integral, que podem ser feitos com sobras do dia anterior e que são perfeitos para uma refeição mais rápida e diferente. A vantagem deste preparo é que pode ser assado, evitando a fritura e deixando tudo mais saudável.

13. Nuggets de frango: deixe os produtos industrializados de lado e aprenda a fazer nuggets caseiros.

14. Poke de salmão: viaje ao Havaí sem sair da cozinha com esta deliciosa receita de poke – que nada mais é do que um prato servido com arroz, salmão cru, abacate e temperos, que deixam tudo ainda mais gostoso.

15. Berinjela de forno: impressione o paladar de todos com essa deliciosa receita de berinjela assada com um empanado de alho, páprica, farinha de rosca e azeite. Perfeito para ser servida como acompanhamento, esse prato é saudável e muito saboroso.

16. Purê de batata doce com cream cheese: traga muita cremosidade ao seu purê de batatas misturando um pouco de cream cheese ao prato – assim, é possível deixar a textura muito melhor e não exagerar nas calorias. A batata doce também é uma ótima substituta para a batata tradicional e traz um gostinho especial.

Continua após o anúncio

                   

Comidas saudáveis para o jantar

iStock

17. Torta integral de legumes: com um recheio refogado delicioso e uma massa superprática, feita inteiramente no liquidificador, esta torta é ideal para quem procura uma opção leve, saborosa e prática de preparar para o jantar. O resultado é uma torta macia, cremosa e irresistível.

18. Sopa de abóbora e cenoura: em dias frios, não há nada melhor do que uma sopa cremosa e quentinha para esquentar. Para preparar a receita, basta refogar e cozinhar os legumes e, depois, bater no liquidificador até obter um creme. A dica é congelar uma parte e esquentar quando for consumir.

19. Quibe de frango assado: em vez da tradicional receita de quibe, feita com carne de boi, esta receita ensina a inovar na cozinha e utilizar o frango para o preparo.

20. Macarrão na pressão: aprenda a preparar um macarrão diferente e com ainda mais sabor com esta receita super prática. Cozinhando o macarrão na panela de pressão, junto com o molho, faz com que a massa pegue mais gosto e fique com um
gostinho superespecial.

21. Bife à parmegiana: quando bater aquela vontade irresistível de saborear uma parmegiana, mas o peso na consciência de sair da dieta falar mais alto, experimente preparar esta receita saudável do prato: feita apenas com filé, molho vermelho e tomate, a carne fica leve e pode ser saboreada sem culpa.

22. Salada de grão-de-bico: com alho-poró, abobrinha, tomate, grão-de-bico, ervas desidratadas e salsinha, esta salada tem tudo para deixar seu jantar leve e saboroso na medida certa. Os ingredientes trazem a sensação de saciedade por bastante tempo – por isso, é possível preparar a salada como único prato na refeição da noite.

23. Sanduíche natural: se você prefere saborear um lanchinho ao invés de um prato de comida na janta, precisa experimentar este sanduíche. Feito com pão baguete, tofu, cenoura, azeitona e orégano, ele consegue unir cremosidade, sabor e crocância em uma só mordida.

24. Lasanha de frigideira: conhecida por ser um prato demorado e trabalhoso de preparar, a lasanha é um clássico dos finais de semana. Mas esta receita está aí para provar que o prato italiano pode ser feito de forma saudável e prática, utilizando apenas a frigideira.

Comidas saudáveis para a sobremesa

iStock

25. Pipoca doce: um dos lanchinhos mais adorados de quem está tentando manter uma alimentação mais saduável, a pipoca também pode ser saboreada na versão doce por quem quer maneirar nas calorias. Substituindo o açúcar tradicional por açúcar de coco, mel ou melado de cana, o preparo fica muito mais saudável e incrivelmente saboroso.

26. Bolo de cenoura: um clássico do café da tarde, o bolo de cenoura é um favorito no gosto da maioria das pessoas. Por isso, esta receita saudável é perfeita para quem quer matar a vontade de comer esse quitute de forma saudável.

27. Arroz doce integral: um clássico das festas juninas, o arroz doce deixa qualquer tarde fria mais gostosa e aconchegante. Aprenda a preparar uma versão mais saudável – feita com arroz integral – para poder saborear o doce em qualquer época do ano e sem se preocupar com calorias.

28. Cuscuz de tapioca: feito com leite de coco, leite desnatado, tapioca granulada, açúcar demerara, coco ralado e chia, este cuzcuz tem tudo para se tornar um favorito quando o assunto é sobremesa saudável. A textura macia e cremosa, contrastada com o coco ralado, vai te conquistar.

29. Doce de banana: por ser uma fruta doce, a banana é ideal para quem quer preparar uma sobremesa sem a adição de açúcar – esta receita, por exemplo, ensina a preparar um delicioso doce com a fruta que é perfeito para satisfazer a vontade sem precisar optar por industrializados.

30. Doce de leite: com apenas 5 ingredientes – xilitol, leite sem lactose, canela, essência de baunilha e amido de milho – esta receita ensina a preparar um doce de leite que vai te deixar com água na boca. Cremoso, saboroso e, o melhor: saudável.

31. Brigadeiro: para preparar um brigadeiro fit cremoso e delicioso, basta substituir alguns ingredientes da receita original por outros mais saudáveis, como leite em pó sem lactose, achocolatado diet, cacau em pó, whey protein e adoçante. O resultado é saborosíssimo.

32. Mousse de limão: apenas 4 ingredientes são utilizados para preparar esta receita que é peça chave para quem quer saborear uma sobremesa saudável: leite de coco, leite em pó desnatado, suco de limão e xilitol. Daí, é só bater no liquidificador, levar para gelar e saborear.

Deixe sua alimentação muito mais saborosa com estas receitas de almoço saudável e, para acompanhar, estes preparos de suco detox!