30 receitas para almoço saudável e uma vida mais leve e gostosa

Escrito por    
Em 02.06.20

Com a correria do dia a dia fica difícil preparar uma comida mais leve e saudável, não é mesmo? Pensando nisso, separamos uma lista com opções de receitas saudáveis variadas para o almoço. Aqui você vai encontrar desde receitas mais simples e fáceis até versões elaboradas, que demandam um pouco mais de tempo e atenção. Veja só:

Continua após o anúncio

Almoço saudável rápido

1. Carne moída com abóbora: para uma receita ainda mais saudável, escolha uma carne mais magra para moer, ou seja, com um baixo teor de gordura (aqui a dica é usar patinho). Já os temperos ficam por sua conta, mas atenção: cuidado na hora de salgar a carne. Muito sódio não é bom para o organismo!

2. Berinjela recheada ao forno: rica em vitaminas e sais minerais, a berinjela é uma ótima opção para uma refeição mais saudável. Simples, mas bem diferente, essa receita te ensina a preparar uma deliciosa berinjela recheada com carne moída e requeijão light. Vale a pena conferir!

3. Rolinho de berinjela: outra receita com berinjela, esses rolinhos low carb são a escolha ideal para quem quer comer algo diferente no almoço, mas está sem muito tempo para cozinhar. A combinação de ricota com tomate e manjericão arranca suspiros a cada garfada!

4. Quinoa com frango e legumes: queridinha das receitas fitness, a quinoa é rica em fibras, cálcio e ferro e também não contém glúten. Para quem gosta de pratos mais leves e saborosos, essa versão de quinoa com frango e legumes é a pedida perfeita. Uma dica bem legal: se você preferir, pode colocar na geladeira e servir como uma salada fresca!

5. Purê de batata doce: o primeiro passo para preparar essa delícia é descascar e cozinhar as batatas. Em seguida, amasse-as com um garfo ou bata com o mixer. Para finalizar, adicione o requeijão light e o leite e bata até obter um creme bem homogêneo e consistente!

6. Tomate recheado com frango e cream cheese: o azedinho do cream cheese dá aquele gostinho a mais para qualquer receita, não é mesmo? E que tal combinar esse queijo maravilhoso com frango e usar como recheio para um delicioso tomate assado? Uma ótima opção de almoço saudável, esse prato é bem simples e fácil de preparar.

7. Omelete com legumes e farelo de aveia: ótimo para comer no almoço e também no café da manhã, essa omelete com legumes e farelo de aveia é muito saborosa e fica pronta rapidinho. Confira os ingredientes necessários: abobrinha, cenoura, alho-poró, ovos, azeite, salsinha, aveia, orégano e sal.

8. Pimentão recheado de carne moída: pimentões (pode ser o vermelho, amarelo ou vermelho), carne moída magra, cebola, alho, cebolinha e molho de tomate são os ingredientes que compõem essa deliciosa receita! Para um prato ainda mais saudável, você pode preparar um molho de tomate caseiro!

Continua após o anúncio

9. Wrap de lombo e tomate: muito prático, o Wrap é uma ótima pedida para quem não sabe cozinhar ou não tem muito tempo de preparar algo elaborado. A dica é rechear essa massinha com lombo de porco desfiado, tomate, creme de leite e outros temperinhos da sua preferência.

10. Omelete de forno: para dar aquela repaginada na versão clássica de omelete, você pode levar essa delícia ao forno. O segredo para deixar tudo bem cremoso e consistente ao mesmo tempo é acrescentar um pouco de farinha. O resultado final é um prato diferente e muito gostoso!

Almoço saudável para o final de semana

11. Filé de peixe assado: mais magra, o peixe é uma opção de carne perfeita para quem está de dieta ou quer seguir uma alimentação mais saudável. E para quem gosta de ter esse gostinho de mar sem sair de casa, essa receita deve ser acrescentada no cardápio. Confira o passo a passo e aproveite!

12. Frango grelhado com legumes: comece cozinhando a cenoura e a vagem até ficarem macias. Reserve. Em seguida, refogue a cebola e o pimentão até darem uma dourada. Por fim, adicione o frango desfiado, os demais legumes e o shoyu e deixe refogar por mais alguns minutos. Tempere com sal e pimenta e está pronto!

13. Rocambole de carne moída: rocambole de carne moída é um ótimo prato para servir no almoço com os amigos. Saboroso, ele agrada os mais diversos paladares. Para fazer essa versão tenha em mãos: carne moída (coxão mole, patinho ou outra carne magra), cebola, presunto, queijo mussarela light, tempero verde, sal e pimenta.

14. Bacalhoada light: dias mais quentes pedem comidas mais leves e refrescantes, não é mesmo? E para o calor, a dica é preparar essa deliciosa bacalhoada light! Feito com ingredientes mais saudáveis, esse prato também é ideal para quem quer emagrecer sem deixar de comer bem.

15. Lasanha de berinjela: difícil encontrar quem não gosta de lasanha. E uma preparada no capricho é sucesso garantido entre todos os convidados! A montagem segue os seguintes passos: molho a bolonhesa, berinjela, molho a bolonhesa, queijo e presunto. Para finalizar, você pode jogar um pouco de parmesão ralado por cima!

16. Macarrão alfredo com molho de couve-flor: sem carne, essa receita vai deixar os vegetarianos apaixonados. Bem simples, ela leva poucos ingredientes – cebola, alho, couve-flor, leite, alho, água, sal, pimenta e macarrão – e fica pronta rapidinho. Se quiser uma versão vegana, substitua o leite de vaca por algum outro leite vegetal.

17. Macarrão de abobrinha: mais uma receita sem carne, essa versão de macarrão de abobrinha vai agradar todo mundo – até aquele seu amigo que torce o nariz para pratos veganos. Outra vantagem desse macarrão é que ele não contém glúten, ou seja, totalmente liberado para os celíacos!

Continua após o anúncio

18. Abobrinha recheada com quinoa e legumes: recheada com quinoa e legumes, essa abobrinha é leve e muito nutritiva. Os outros ingredientes que você vai precisar para preparar essa delícia são: sal, orégano, alecrim, azeite, água, cebola, alho, curry, cenoura, ervilha, salsinha, cebolinha, tomilho e pimenta.

19. Frango xadrez: que tal preparar um frango xadrez mais saudável? Essa versão light é gostosa, fácil de fazer e leva ingredientes que com certeza você tem aí na sua casa. Confira a lista: peito de frango, cebola, pimentão, cenoura, brócolis, abobrinha, broto de feijão, shoyo, água e amido de milho ou farinha de berinjela.

20. Hambúrguer de quinoa e grão-de-bico: hambúrgueres vegetarianos têm ganhado adeptos graças aos seus sabores variados e por ser uma opção mais saudável. Essa versão de quinoa e grão-de-bico surpreende pela textura e praticidade. A dica na hora de montar é caprichar nas verduras e em uma maionese caseira bem gostosa!

21. Nhoque de grão-de-bico: com apenas quatro ingredientes – farinha de trigo, água, sal e grã-de-bico – você consegue preparar um nhoque diferente, gostoso e supersaudável! Você pode servir com um delicioso molho de tomate ou dar uma grelhada com outros vegetais, como tomatinhos, abobrinha e cebola!

Almoço saudável para congelar

22. Strogonoff de carne light: strogonoff é um prato simples e que todo mundo adora. Prática, essa versão light também pode ser congelada, ou seja, perfeita para fazer no domingo e deixar pronta para comer durante a semana. Para um molho ainda mais gotoso, você pode usar iogurte light, fica uma delícia!

23. Strogonoff de frango light: comece refogando o alho e o frango. Quando estiver tudo bem fritinho, acrescente o champignon e o molho de tomate e deixar cozinhar em fogo baixo por cerca de dez minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Desligue o fogo e acrescente o requeijão light. Está pronto para servir!

24. Arroz de couve-flor: o arroz é aquele prato que não pode faltar no almoço e na janta. E se você gosta de incrementar receitas tradicionais, não deixe de testar essa versão de arroz com couve-flor. Suave, leve e muito saborosa, ela também pode ser congelada!

25. Escondidinho de batata-doce com frango: sabe aquelas receitas que você saliva só de ler o modo de preparo? Pois essa é uma delas. Extremamente saboroso, esse escondidinho de batata-doce com frango é aquele prato principal que arranca suspiros a cada garfada. Vale a pena dar uma conferida!

26. Hambúrguer de atum e berinjela: procurando por opções diferentes e mais saudáveis de hambúrguer? Então aposte nessa deliciosa versão de atum e berinjela. Ideal para quem não come carne vermelha, ele é leve e muito saboroso. Essa receita rende cinco hambúrgueres médios!

27. Almôndegas de carne: muito simples, essa receita fica pronta em menos de meia hora. O primeiro passo é cortar a cebola em pedaços grandes e bater no processador ou liquidificador com a clara, o alho, o sal, pimenta, salsinha e farelo de aveia. Depois, misture o creme à carne moída e faça bolinhas. Asse em forno médio por cerca de vinte minutos.

28. Almôndegas de frango: quem prefere carne de frango vai se apaixonar por essa versão de almôndegas. Atenção para os ingredientes necessários: suco de limão, alho, cenoura, aveia em flocos, sal, pimenta-do-reino, salsinha e, claro, peito de frango. O resultado final são bolinhas saborosas e muito suculentas.

29. Quibe de quinoa: os fãs de comida árabe vão se apaixonar por esse quibe de quinoa. O segredo aqui é o tempero, então capriche na pastinha de hortelã. Prático, esse prato fica pronto em menos de meia hora e pode ser congelado. Vale a pena dar uma conferida!

30. Escondidinho de couve-flor com carne moída: couve-flor, carne moída, cream cheese, sal, pimenta-do-reino e queijo parmesão ralado são os ingredientes necessários para preparar esse delicioso escondidinho! Mais saudável, ele é ideal para quem está seguindo alguma dieta ou apenas quer comer pratos mais leves.

Com todas essas opções fica fácil preparar um almoço saudável, gostoso e muito prático! E para refeições mais leves, não deixe de conferir essa lista de lanches fitness.

PARA VOCÊ