50 receitas para almoço saudável para ir além da salada

Com a correria do dia a dia fica difícil preparar uma comida mais leve e saudável, não é mesmo? Pensando nisso, separamos uma lista com opções de receitas saudáveis variadas para o almoço. Aqui você vai encontrar desde receitas mais simples e fáceis até versões elaboradas, que demandam um pouco mais de tempo e atenção. Veja só:

Vá direto ao tipo de receita que você procura:

Saladas para almoço saudável

O repolho é um vegetal saboroso e rico em fibras, perfeito para incluir em uma alimentação equilibrada. Além disso, essa salada é bem refrescante, perfeita para aqueles dias quentes que queremos comer algo fresquinho.

Publicidade

Mais uma receitinha de salada refrescante, com frutas, folhas e um molho que vai te surpreender. Para preparar o molho, você vai precisar de iogurte natural, mostarda, limão, azeite de oliva e sal a gosto. Aproveite cada garfada!

Salada simples, mas que conquista qualquer um! Aos amantes de palmito e manga, essa receita vai interessar bastante. Veja como fazer em casa!

O grão-de-bico é um grão rico em proteínas e muito sabor! Veja como preparar essa salada saborosa, proteica e muito fácil de preparar. Você vai se apaixonar!

Essa sala de atum light é perfeita para acompanhar a sua refeição de uma forma mais saudável e trazer um diferencial para a sua salada.

Publicidade

A quinoa é considerada um carboidrato complexo, ideal para inserir em uma alimentação saudável. Com baixo índice glicêmico, ela ajuda a regular o açúcar no sangue. Prepare hoje mesmo no seu almoço!

O abacate é uma fruta rica em gorduras boas e, nessa salada, você ainda combina o ingrediente com milho e folhas frescas. Você vai amar o resultado, principalmente se combinar com uma proteína.

Pensa em uma salada completa, é essa salada de brócolis perfeita! Para preparar, além do brócolis, você vai precisar de alguns ingredientes frescos, como manga, cenoura, abacate, repolho e muito mais. Confira o passo a passo!

Acompanhamentos para almoço saudável

Simples, prático e muito saudável! O brócolis ao alho e óleo será um dos seus acompanhamentos preferidos. Veja como é fácil fazer em casa!

Outra receita com berinjela, esses rolinhos low carb são a escolha ideal para quem quer comer algo diferente no almoço, mas está sem muito tempo para cozinhar.

Publicidade

Para os amantes de couve-flor, uma receita feita na airfryer, para deixar tudo mais prático e gostoso. Confira como deixar esse legume delicioso!

Mais uma receita sem carne, essa versão de macarrão de abobrinha vai agradar todo mundo – até aquele seu amigo que torce o nariz para pratos veganos. Outra vantagem desse macarrão é que ele não contém glúten, ou seja, totalmente liberado para os celíacos!

Não poderíamos deixar a batata-doce de fora, não é mesmo? Esse é um ingrediente muito consumido em alimentações saudáveis, perfeito para incluir no seu almoço do dia a dia. Veja como preparar ela na versão assada!

Já ouviu falar do quibebe? Um purê rústico de abóbora maravilhoso! Essa receita tem origem africana e se popularizou no Brasil, ganhando diversas versões que variam nos temperos escolhidos. Confira como preparar!

O Popeye deixou o espinafre famoso, mas ainda sim muitas pessoas têm um pé atrás com esse ingrediente delicioso. Aqui, você vai aprender como deixar ele ainda mais apetitoso, acesse o passo a passo!

Publicidade

A mandioquinha, ou também conhecida como batata-baroa, é um tubérculo macio e com um sabor suave e delicioso. E para deixá-lo ainda mais gostoso, você vai saltear na manteiga com alho e salsinha picados.

Mais um alimento verdinho, saboroso e que só traz benefícios à saúde. Ele combina com os mais variados pratos, você pode servir com arroz integral, peixe grelhado e uma saladinha!

O arroz é aquele prato que não pode faltar no almoço e na janta. E se você gosta de incrementar receitas tradicionais, não deixe de testar essa versão de arroz 7 grãos com brócolis e cenoura. Suave, leve e muito saborosa, ela também pode ser congelada!

A berinjela é um ingrediente muito versátil, você pode fazer lasanha, strogonoff, bolinhos, hambúrgueres e muito mais! Mas, para começar, vamos aprender como preparar essa versão simples, refogada e supersaborosa.

E caso queira um prato mais completo, faça esses legumes salteados perfeitos! E o melhor, você pode variar a receita de acordo com os alimentos que tem na geladeira. Aproveite!

Proteínas para um almoço saudável

Que tal preparar um frango xadrez mais saudável? Essa versão light é gostosa, fácil de fazer e leva ingredientes que, com certeza, você tem aí na sua casa. Confira a lista: peito de frango, cebola, pimentão, cenoura, brócolis, abobrinha, broto de feijão, shoyu, água e amido de milho ou farinha de berinjela.

Esse é um prato que você pode fazer e comer só ele! Combina carboidrato, proteína e legumes variados. Se quiser, você pode servir acompanhado de uma salada fresca.

Os fãs de comida árabe vão se apaixonar por esse quibe de quinoa. O segredo aqui é o tempero, então capriche na hortelã. Prático, esse prato fica pronto em menos de meia hora e pode ser congelado. Vale a pena dar uma conferida!

O peixe é uma das proteínas mais saudáveis e cheia de vitaminas, gorduras saudáveis e minerais. Aprenda como preparar ele grelhado! Ah, e nesta receita, utilizamos o linguado, mas você pode utilizar o filé de peixe de sua preferência.

Sabia que o lombo de porco é um ótimo corte para incluir em uma alimentação saudável? É isso mesmo! Claro, como qualquer alimento, é importante consumir equilibradamente. Aprenda a fazer essa versão na panela de pressão, superfácil e saborosa!

O ragu de carne é feito com carnes magras, como coração de boi ou coxão mole, perfeito para servir em um almoço saudável acompanhado de um purê de mandioca e legumes salteados.

Para os amantes de ovos, esse omelete de forno fácil entra em cena! O melhor é que rende para a família toda e, com certeza, todos vão se apaixonar pelo sabor e praticidade. Veja como preparar!

O dia tá corrido? Então, faça esse peixe na aifryer muito prático! O sabor fica delicioso e você ainda aproveita um prato SEM ÓLEO. Perfeito, né?

Comece refogando o alho e o frango. Quando estiver tudo bem fritinho, acrescente o champignon e o molho de tomate e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de dez minutos. Tempere com sal e pimenta. Desligue o fogo e acrescente o requeijão light. Está pronto para servir!

Mais uma receita com carne de porco! O corte utilizado neste prato é o filé mignon, que é um corte nobre e cheio de sabor. E para deixar o prato suculento, você vai fazer um molho de laranja para acompanhar. Acesse!

Procurando opções diferentes e mais saudáveis de hambúrguer? Então aposte nessa deliciosa versão de atum e aveia. Ideal para quem não come carne vermelha, ele é leve e muito saboroso. Essa receita rende quatro hambúrgueres médios!

Essa receita é divina! Você vai preparar o molho com tomates assados, que vai deixar o frango suculento e com um sabor inesquecível. Prepare e veja como todo mundo em sua casa vai amar!

E os pratos veganos não poderiam ficar de fora, não é mesmo? Essa é uma receita que faz referência aos ovos mexidos, mas feitos com tofu, um ingrediente rico em proteínas e minerais. Faça o seu almoço e comece a ser mais saudável, sem deixar o sabor de lado.

Como todos os grãos, a soja é um ingrediente rico em proteínas, sendo perfeito para incluir em uma alimentação vegana. Saiba como preparar esse bolinho e varie nas opções em sua casa.

Rica em vitaminas e sais minerais, a berinjela é uma ótima opção para uma refeição mais saudável. Simples, mas bem diferente, essa receita te ensina a preparar uma deliciosa berinjela recheada com carne moída e requeijão light. Vale a pena conferir!

Sabe aquelas receitas que você saliva só de ler o modo de preparo? Pois essa é uma delas. Extremamente saboroso, esse escondidinho de couve-flor com carne-moída é aquele prato principal que arranca suspiros a cada garfada. Vale a pena dar uma conferida!

Essa deliciosa receita de almôndegas de carne com aveia é um acompanhamento perfeito para as massas, seu jantar vai ficar incrível. Você pode adicionar outras ervas de sua preferência, a hortelã picada combina bastante, experimente!

Sobremesas para almoço saudável

Essa sobremesa é tão linda e saborosa que até duvidamos se é saudável, mas pode acreditar! Para preparar, você vai precisar de aveia, cacau em pó, Whey Protein, banana e mais alguns ingredientes que você confere na receita completa!

É isso mesmo, brigadeiro fit com 3 ingredientes! Mais um preparo perfeito para comer após almoço. Veja como é fácil de fazer e supreenda-se com o sabor maravilhoso. Uma dica: utilize bananas bem maduras!

Todo mundo ama uma sobremesa após o almoço, né? E para deixar o seu dia mais feliz, prepare esse brownie fit de cacau e abóbora. O sabor fica maravilhoso, além de ser muito nutritivo!

Se está sozinho em casa, prepare essa porção individual de bolo de caneca de banana, um versão saudável, rápida e supersaborosa. Para preparar, você precisa ter o micro-ondas.

Macio por dentro e com uma casquinha crocante por fora, esse é o brownie integral com aveia. Uma sobremesa perfeita para incluir no dia a dia, tanto por ser nutritiva quanto deliciosa.

Já pensou em preparar uma mousse de maracujá SEM AÇÚCAR? Uma receita simples, mas que vai deixar o seu dia muito mais delicioso. Acesse!

A pasta de amendoim é um ingrediente com gorduras boas e bastante proteína, perfeito para incluir no seu sorvete de banana, deixando tudo mais delicioso e nutritivo.

Com apenas 2 ingredientes, você consegue preparar essa receita dos deuses! Um mousse de chocolate fit, já viu isso? Veja o passo a passo e faça hoje mesmo em sua casa!

Prepare esse pudim fit de coco e surpreenda sua família da melhor forma! Para acompanhar, a dica é preparar uma calda de frutas vermelhas bem linda e saborosa. Veja agora mesmo!

Bebidas

A ora-pro-nóbis é uma planta rica em proteínas, perfeita para se inserir em uma alimentação equilibrada. Faça esse suco delicioso para acompanhar o prato de comida no seu almoço saudável.

Se você prefere uma limonada mais suave, prepare essa com limão-siciliano, o resultado é um suco refrescante e muito delicioso.

O tomate quase sempre acompanha o almoço do dia a dia, certo? Mas agora, que tal dar chance para essa versão de suco de tomate? O resultado é incrivelmente saboroso!

Não pode faltar aquele suco detox, não é mesmo? Nessa receita, você combina couve e abacaxi, deixando o suco nutritivo, saudável e muito refrescante. Confira como preparar!

Leve, refrescante e fácil de preparar, esse é o clássico suco de morango. Faça hoje no almoço e veja como tudo fica mais gostoso!

Com todas essas opções, fica fácil preparar um almoço saudável, gostoso e muito prático!

E para continuar se alimentando com opções mais leves, não deixe de conferir essa lista de lanches fitness, cada um mais delicioso que o outro!