34 receitas de massa de panqueca deliciosas para diferentes ocasiões

Por
Atualizado em 17.04.20

As panquecas são uma opção muito prática. Se for uma receita mais elaborada e encorpada, você pode servir como prato principal no almoço ou no jantar. Se for uma receita mais simples, as panquecas podem ser servidas como acompanhamento para carne ou frango assado.

Além disso, as panquecas podem até mesmo ser servidas como lanche da tarde, nas versões salgada e doce. Isso sem falar nas famosas panquecas americanas, que são uma delícia no café da manhã. Ou seja, você pode comer panqueca à hora que quiser, pois opção não falta para esse prato tão versátil.

Caso você esteja pensando que precisa se privar das panquecas porque está de olho na balança, saiba que também existem as versões fit, feitas com farinha integral, chia, linhaça e outros ingredientes que podem dar uma mãozinha para a dieta.

Ainda, caso você ou alguém da sua família tenha restrições alimentares, existem várias receitas sem glúten e sem lactose. Tem panqueca para todo mundo!

Massa de panqueca básica

Foto: Reprodução / DigaMaria

1. Massa de panqueca fácil: se você queria uma receita para fazer de cabeça, você encontrou! Esta é a receita 1 + 1 + 1: 1 xícara de leite, 1 xícara de farinha e 1 ovo. Mais fácil impossível.

Publicidade

2. Massa de panqueca tradicional: essa receita de massa de panqueca é daquelas bem clássicas, com farinha de trigo, leite e ovo. Ela é bem fácil de fazer e você pode congelar as panquecas depois de recheadas.

3. Massa de panqueca básica: essa é outra opção de massa de panqueca tradicional, com proporções diferentes de farinha, leite e ovos. Vale a pena testar para ver qual você gosta mais.

4. Massa de panqueca simples: esta receita não leva óleo e precisa de menos farinha de trigo do que as outras. Ideal para quando esses ingredientes estão acabando na sua despensa.

5. Massa de panqueca leve: se você gosta de massas mais leves, esta receita permite trocar metade do leite por água ou cerveja, que deixam a massa mais delicada. Caso você opte pela cerveja, é preciso deixar a massa descansar por uma hora antes de fritar.

Publicidade

6. Massa de panqueca doce ou salgada: essa receita tem como resultado uma massa de sabor bem suave, por isso ela pode ser usada tanto para panquecas doces quanto para panquecas salgadas. Uma desvantagem: ela leva mais ovos do que as outras receitas.

7. Massa de panqueca simples sem óleo: esta receita leva apenas três ingredientes e dispensa o uso do óleo na massa. Você vai precisar dele apenas para fritar as panquecas, mas pode substituí-lo por manteiga ou azeite.

8. Massa de panqueca com amido de milho: além de levar meia xícara de amido de milho, que deixa a massa mais fofinha, esta receita ainda leva uma colher de açafrão, o que deixa a massa com uma coloração amarela mais intensa.

Massa de panqueca com variações

Foto: Reprodução/ Panelaterapia

9. Massa de panqueca integral: se você evita consumir farinha de trigo branca, esta receita vai cair com uma luva, pois ela é feita somente com farinha integral e aveia. Capriche no recheio light para seguir a linha fit.

10. Massa de panqueca integral com chia e linhaça: essa receita leva meia xícara de farinha branca além da farinha integral, mas a quantidade de fibras está garantida pelo acrescimento de chia e linhaça. Além disso, essa massa também tem iogurte.

11. Massa de panqueca integral nutritiva: para quem busca uma receita de massa de panqueca sem farinha de trigo, esta é uma excelente opção. Ela é feita com farinha de aveia e quinoa, dispensando o trigo (embora você possa utilizá-lo se preferir).

12. Massa de panqueca sem lactose: se você ou alguém da sua família é alérgico ou intolerante à lactose, essa receita de massa de panqueca será muito bem-vinda! No lugar do leite de vaca, ela usa leite de soja ou água.

13. Massa de panqueca sem glúten: muitas pessoas evitam consumir glúten, enquanto outras realmente não podem porque sofrem com a doença celíaca. Se você fizer parte de um dos grupos, não precisa mais ficar sem panquecas, pois esta receita leva amido de milho no lugar do trigo.

14. Massa de panqueca de arroz: sabe aquela sobra de arroz do almoço que você não está a fim de requentar? Ela pode virar deliciosas panquecas! A massa fica mais leve que a tradicional e o gosto é bem parecido.

Publicidade

15. Massa de panqueca de milho: quem já tentou fazer panqueca apenas com fubá sabe que a massa pode ficar um tanto quebradiça. A solução para isso é usar os flocos de milho, daqueles para cuscuz, que deixam a massa no ponto certo para enrolar.

16. Massa de panqueca com manjericão: se você é daquelas pessoas que amam manjericão, você vai adorar esta receita. O tempero entra direto na massa, e o cheirinho da erva se espalha pela casa desde a hora que você está fritando a panqueca.

17. Massa de panqueca vegana: esta opção de massa de panqueca vegana leva leite de aveia no lugar do leite de vaca e dos ovos, além de um pouco de vinagre branco para massa ficar mais fofinha.

18. Massa de panqueca sem ovos e leite: sabe quando não tem nada na sua despensa? Nessas horas, você pode recorrer à “panqueca de final de mês”, que não precisa de leite nem de ovos, apenas de farinha, sal, óleo e água.

19. Massa de panqueca de puba: a puba é uma massa extraída da mandioca fermentada, típica das Regiões Norte e Nordeste e muito utilizada na preparação de bolos. A massa de panqueca com puba é um pouco mais difícil de enrolar sem quebrar, mas ela fica deliciosa e fofinha.

20. Massa de panqueca verde com espinafre: seu filho se recusa a comer espinafre? Você pode disfarçar essa folha tão nutritiva utilizando-a para colorir a massa de panqueca, que fica superatraente para as crianças.

21. Massa de panqueca amarela com cenoura: esta é mais uma dica de receita ideal para fazer com que crianças comam vegetais. Com o acréscimo da cenoura, a massa fica com um lindo tom amarelo, quase puxando para o laranjado.

22. Massa de panqueca rosa com beterraba: para completar o trio de panquecas coloridas, esta massa fica rosa-choque por causa da beterraba. A cor é muito viva, digna de uma receita da Barbie!

Massa de panqueca doce

Foto: Reprodução/ Gordelícias

23. Massa de panqueca americana: as panquecas americanas são famosas por serem menores em diâmetro e bem mais altas do que as nossas. Esta é uma receita clássica dessas panquecas, ideais para servir com maple syrup, geleia ou doce de leite.

Publicidade

22. Massa de panqueca americana com mel: esta receita de panqueca americana leva um pouco de iogurte e mel na massa e pode ser servida acompanhada por frutas da estação picadas.

25. Massa de panqueca americana vegana: os veganos que gostariam de provar as panquecas americanas podem recorrer a esta receita, que leva leite de soja no lugar do leite comum e dos ovos.

26. Massa de panqueca de banana: esta receita leva apenas dois ingredientes – banana e ovos – e ainda é feita no liquidificador. Ou seja, mais simples impossível. Você pode incrementar com canela ou noz-moscada, se preferir.

27. Massa de panqueca de aveia e linhaça: além de ser gostosa e nutritiva, essa massa de panqueca fica leve e supermacia. A receita não leva açúcar nem gordura e é excelente para o café da manhã.

28. Massa de panqueca com aveia, banana e linhaça: além de levar meia xícara de farinha integral, esta receita ainda tem aveia, linhaça e banana, garantindo uma quantidade de fibras. Você pode usar açúcar mascavo para deixar as panquecas ainda mais saudáveis.

29. Massa de panqueca doce com chia: esta receita não é das mais fitness, pois ela leva farinha branca e manteiga, mas ela é feita com cheia, que ajuda a consciência a pesar um pouco menos!

30. Massa de panqueca de ricota: é bem possível que você já tenha comido panquecas recheadas com ricota, mas, desta vez, esse ingrediente vai na massa. Esta receita é um pouco trabalhosa, pois é preciso tirar a água da ricota e bater claras em neve.

31. Massa de panqueca de iogurte: essa receita de massa de panqueca leva bastante iogurte natural, além de raspas de laranja, por isso ela tem um sabor diferente das demais. Não é uma opção muito boa para quem procura versões light, já que ela leva 100 gramas de manteiga e 2 xícaras de farinha.

32. Massa de panqueca Suzette: essas panquecas são um pouco mais trabalhosas, pois a massa leva bem mais ingredientes do que as receitas comuns, incluindo suco de laranja, creme de leite, iogurte e Cointreau. Porém, se você estiver com tempo, o sabor compensa o trabalho!

33. Massa de panqueca fofinha: a diferença desta receita para as outras é que ela tem o suco de meio limão siciliano como um dos ingredientes, deixando as panquecas bem fofinhas.

34. Massa de panqueca com banana e whey: se você segue uma dieta restrita e, por isso, achava que não podia comer panquecas, seus problemas acabaram! Esta receita leva banana, clara de ovo, whey e aveia, superindicada para quem pega pesado no treino.

As opções de como fazer massa de panqueca são várias, e a maior parte delas ainda conta com um detalhe muito especial: podem ser feitas no liquidificador! É só colocar tudo dentro do copo, bater e pronto, muito rápido e prático.

Agora, é só soltar a criatividade culinária e preparar os recheios mais deliciosos para sua massa de panqueca. Carne moída, frango desfiado, presunto e queijo, banana e doce de leite… As possibilidades são infinitas.