42 receitas de quiche para você preparar um jantar especial

Por
Atualizado em 27.09.21

Quiche é aquele pecado gastronômico que desmancha na boca e culmina na sensação de “quero mais”. Por ser um tipo de torta aberta, a quiche é um prato bem versátil. Pode ser servida quente ou fria, como entrada, acompanhamento, lanche e até em festas, numa versão menor e delicada, como finger food.

Publicidade

Rápida e prática, a quiche pode ser considerada um prato curinga. Com a base pronta – as opções são super fáceis -, é só colocar a criatividade em ação na hora do recheio. E existem alternativas para todos os paladares, até os mais difíceis de agradar. Listamos aqui algumas ideias com carne, peixe, vegetarianas, integrais, light e funcionais, além daquelas que são tão bonitas a ponto de comer com os olhos, ideal para impressionar uma visita.

Fechamos nossa lista com a combinação com um dos casais gastronômicos mais famosos no Brasil: Romeu e Julieta! Confira a seleção, fique com água na boca e já separe uma receita para testar ainda hoje. Que tal?

Quiche de carne

1. Quiche de açafrão, carne, azeitonas e ervilhas frescas

O recheio dessa primeira opção lembra aquele famoso refogadinho de carne, com itens que sempre têm na geladeira. A massa leva o açafrão, para ficar bem amarelinha e bonita. Sem dúvida, será um prato que chamará a atenção pela beleza e pelo sabor.

Publicidade

2. Quiche de carne de sol

Nesta receita, com a camada de tomate, a carne fica levemente úmida, tornando o prato ainda mais saboroso. O aroma de queijo vai tomar conta da sua casa, garantindo um resultado incrível.

Publicidade

3. Quiche de carne moída com parmesão

Carne moída é aquele ingrediente versátil que é sempre bom ter na geladeira. Vapt-vupt e seu ingrediente básico vira o principal de uma bela torta aberta. Para dar mais sabor, você vai preparar um creme que se mistura ao recheio, deixando a torta irresistível.

Quiche salgada

4. Quiche de frango com requeijão fácil

A combinação frango com requeijão deixa qualquer prato divino. E, com esse, não é diferente… A massa segue o modo de preparo tradicional e deve descansar por 30 minutos. O recheio recebe a mágica mistura que sempre agrada a todos os paladares. Aproveite!

5. Quiche de alho poró com calabresa

O alho poró é o responsável por dar um sabor mais leve ao prato, já que a calabresa sempre fica em evidência. A massa precisa descansar por 20 minutos na geladeira, embalada em um plástico.

6. Quiche de castanhas e espinafres

Crocância na medida certa! A castanha dá o tom nessa receita, deixando o sabor do espinafre em evidência. O creme é feito com nata, para garantir um sabor mais marcante e delicioso para sua torta.

7. Quiche de salsicha

Publicidade

E até a salsicha tem vez aqui. O ingrediente mais nutritivo, nessa opção, é o espinafre. Mas, ao lado da salsicha e do bacon, é uma ótima pedida para o paladar infantil (mas que não deixa de agradar nenhum adulto!).

Quiche de peixe

8. Quiche de cenoura e atum

Atum e cenoura sempre combinam, independente da forma como são apresentados. O “tchan” é a mussarela, que traz cremosidade à receita, fazendo uma combinação perfeita com o parmesão, com um sabor mais forte. Para tornar o preparo mais simples, a sugestão é comparar uma massa fresca pronta e somente abri-la.

9. Quiche de salmão e legumes

A melhor definição é dizer que o prato une o útil ao agradável: as vitaminas que o corpo humano precisa, aliado ao sabor incomparável dessa combinação. Com certeza, será uma torta de sucesso e agradará a sua família.

10. Quiche de bacalhau

Quem sabe essa não seja sua próxima receita para a Páscoa? Os peixes não precisam ir para a mesa apenas em seu formato tradicional. A criatividade na cozinha é fundamental para criar pratos diferentes, nem sempre muito elaborados, como essa opção de recheio de bacalhau para quiche.

Quiches lights e funcionais

11. Quiche fit de couve-flor com ricota

Publicidade

Aos amantes da ricota, essa é uma ótima opção. O sabor fica em evidência, já que o segundo ingrediente principal do recheio, a couve-flor, tem sabor leve. A receita rende 6 fatias grandes para saciar a fome de maneira saudável.

12. Quiche de berinjela e champignon

A berinjela assume o comando do prato e o champignon faz o sabor ficar um pouco mais leve. Sirva a torta acompanhada de uma saladinha verdinha como complemento, a combinação fica divina.

13. Quiche light com iogurte natural

Iogurte natural e creme de ricota são apenas dois dos ingredientes que deixam essa receita tão deliciosa. Para uma pitada de chef, adicione salsa fresca picadinha à mistura. O iogurte natural substitui o creme de leite para dar cremosidade ao recheio.

14. Quiche sem glúten de frango e ervilhas

Frango é outro ingrediente que fica bom de todos os jeitos! E essa receita é indicada para uma segunda-feira, dia oficial da preguiça. O pulo do gato aqui é usar o frango assado que sobrou do domingo. Fica delicioso e você usa um ingrediente que já estava no ponto.

15. Quiche de quinoa

Muito leve e saborosa, essa quiche, que tem quinoa como base, prova que não há limites de ingredientes para esse prato! O recheio ainda leva alho poró, tomatinhos, mussarela e peito de peru, garantindo sabor equilibrado e delicioso.

16. Quiche de batata doce

Batata doce pode ser servida cozida, assada, em receitas doces, salgadas… A variedade é grande! E na opção de quiche, o tubérculo faz as honras e deixa o prato leve e saboroso. É um prato ideal para comer com os amigos no final de semana, que tal?

17. Quiche sem glúten, sem lactose, sem ovos e sem soja

Não tem glúten, não tem laticínios, não tem ovos e não tem soja. Em contrapartida, essa quiche é re-che-a-da de nutrientes e é liberada para o consumo de muita gente!

18. Quiche funcional vegano

htYfoJCvMQk

Farinha e gel de linhaça são os ingredientes-base da massa. Para deixar o prato ainda mais funcional, há a opção de adicionar biomassa de banana verde no recheio.

19. Quiche funcional de espinafre

Com medo de “jogar no lixo” todo seu tempo de academia do dia? Esse não é o problema. Aposte nessa receita de quiche de espinafre, que tem apenas 147 calorias por porção!

20. Quiche light de milho e queijo

Essa opção é light por não ter a base tradicional. Ao misturar os ingredientes, dá para ver o quanto a receita é simples: o modo de fazer lembra uma omelete de forno. Mais fácil que isso, não tem.

Quiche integral

21. Quiche integral sem glúten e sem leite

A base dessa quiche leva farinha de arroz integral, amido de milho e fécula de batata. O seja, a massa é super levinha! O recheio é uma mistura de atum, cenoura, tomatinhos e temperos verdes.

22. Quiche integral de couve e cenoura

Para a massa, farinha de linhaça e farelo de aveia. Está aí uma receita que você pode comer sem culpa! O recheio de couve, cenoura, acelga, ricota cremosa e cebola fica bem marcante.

23. Quiche integral de blanquet de peru

Espinafre, mussarela e blanquet de peru formam o recheio dessa receita, que é leve e deliciosa. Esta pode ser uma boa opção para quem quer comer uma torta sem sair totalmente da dieta.

24. Quiche integral de abóbora, ricota defumada e pistache

O grande segredo dessa receita são os temperos! Dá pra acreditar? Pois é, a combinação do alho, tomilho, manjericão, curry, flor de sal, pimenta e cardamomo que fazem esse prato ser divino… Além de deixar a cozinha perfumada.

25. Quiche integral de abobrinha

A abobrinha é a personagem principal dessa receita. Mas, se você não gostar, basta substituir por qualquer outro vegetal. Você pode preparar a torta em forminhas individuais para servir pequenas porções aos seus convidados – ou até levar de lanche para o trabalho.

26. Quiche integral de legumes

O ponto alto dessa receita é a variedade dos legumes: alho poró, cebola roxa, cenoura, vagem, abóbora, tomate cereja, brócolis… Ufa! E você pode adicionar outros ainda, caso queira. Na massa, gergelim e linhaça assumem a leve crocância do prato.

27. Quiche integral de ricota e requeijão

Espinafre e ricota é aquele recheio magro que cai bem em tudo, não é? Pastel, fogazza, empada… E quiche, claro! Use creme de leite fresco para deixar o recheio cremoso e ainda mais saboroso.

Quiche vegetariana

28. Quiche de abobrinha, queijo coalho e champignon

O legal dessa receita é aproveitar os ingredientes que estão quase que esquecidos. Junte todos eles – nesse caso, abobrinha, queijo e champignon – e pratique o pecado da gula!

29. Quiche caprese

Tomate, manjericão e queijo. São esses os ingredientes que vão fazer você repetir o segundo pedaço dessa quiche. E talvez o terceiro, quarto… Hummm…

30. Quiche de legumes marroquina

Quer inovar a refeição com uma receita “temática”? Aposte nessa quiche! A massa segue o preparo tradicional, garantindo o aspecto quebradiço. A receita leva chá de cominho e coentro em pó, ficando bem aromática.

31. Quiche de alho poró 

Super leve e fácil de fazer, é ideal para acompanhar (maravilhosamente bem, por sinal) filés, frangos e peixes. A massa é simples, levando apenas farinha, manteiga e queijo. O recheio é uma combinação de alho poró com queijo parmesão, fica incrível.

32. Quiche de mandioquinha com iogurte 

A mandioquinha é um ingrediente que agrada todos os paladares, é versátil e pode ser preparada de inúmeras formas… Mas com iogurte, ela fica ainda mais leve e deixa o prato “fofo”.

33. Quiche de abobrinha com requeijão

O requeijão dá leveza e cremosidade ao prato e a abobrinha a crocância necessária. Após todo o preparo, a torta deve ficar 25 minutos no forno ou até adquirir um aspecto douradinho.

34. Quiche de alho poró com cebola

A combinação do alecrim e alho poró fica incrível. A cebola por ter o sabor um pouco mais forte, fica mais em evidência. A quiche fica lindinha se feita em formas pequenas e servidas de maneira individual, aposte nessa ideia.

35. Quiche de funghi, cebola e manteiga

O funghi, por si só, tem um sabor bem característico. Para a misturinha ficar equilibrada, cebola e manteiga salgada. Enriqueça o salbor do recheio com noz moscada, pimenta do reino e muito cheiro verde.

Quiche agridoce

36. Quiche de peito de peru com abacaxi 

O abacaxi é o grande responsável pelo toque diferente dessa receita e o sabor agridoce sempre é uma boa surpresa. Use folhas de hortelã para deixar a combinação ainda mais saborosa – sem contar que o aroma fica uma delícia.

37. Quiche de queijo azul e peras

Essa receita leva, entre outros ingredientes, conhaque e açúcar mascavo. Só de pensar já dá água na boca. As peras combinam muito bem com queijo roquefort, queijo azul como o gorgonzola, por exemplo. Corte a fruta em fatias sem o núcleo.

38. Quiche de cebola caramelizada com queijo feta

Cebola, açúcar, vinagre balsâmico, uva passa e queijo feta = sabor incomparável! A receita é de origem alemã e, para incrementá-la ainda mais, você pode adicionar um pesto de azeitonas, por exemplo. O sabor ficará diferente e inovador.

Para fazer bonito para as visitas

39. Quiche com presunto cru e cebolas caramelizadas

As cebolas caramelizadas combinadas com o presunto cru criam uma explosão de sabores em cada mordida. O queijo sugerido é o Gruyère, que é bem saboroso. A massa vai ao forno por 40 minutos ou até adquirir um aspecto dourado.

40. Quiche de fiambre, cogumelos e azeitonas

Aqui, a azeitona preta destaca os sabores dos outros ingredientes. Você ainda vai usar mussarela, cogumelos, nata e temperos que desejar para deixar o sabor indescritivelmente bom. Suas visitas vão se deliciar.

41. Quiche lorraine

O recheio mais famoso entre todas as quiches! A mistura é de bacon e queijo gruyère, que faz o sabor ser tão marcante. Nessa opção, com cebola, o prato fica ainda mais delicioso.

42. Quiche Romeu e Julieta

A dupla imbatível de queijo e goiabada não podia ficar de fora. Quiche é um prato tão versátil que dá até para comer como sobremesa. Hummm…

Chegou em casa após um dia exaustivo de trabalho e bateu aquela preguiça de encarar o fogão? Opte por uma receita de quiche, sirva acompanhada de uma saladinha e voilà! Jantar pronto!