30 receitas da vovó para matar as saudades da infância

Escrito por                          

Com gostinho de infância, estas receitas da vovó deixam qualquer um com aquele sabor de saudade da boca. E a lista abaixo traz 30 opções diferentes de doces e salgados de versões clássicas dos tempos de criança: tem bolos, massas, docinhos, pães e outras delícias para você aproveitar! Dá só uma olhadinha:

Bolachas, rosquinhas e bolinhos

iStock

1. Sequilhos: o sequilho é uma receita que surpreende tanto pelo sabor, como pela textura e pela praticidade do preparo. Feito com apenas três ingredientes, – amido de milho, leite condensado e manteiga sem sal – ele é uma ótima opção de lanchinho da tarde!

2. Bolacha de nata: clássica de todas as vovós, a bolacha de nata é bem fácil de fazer: é só colocar tudo em uma bacia, sovar com as mãos até obter uma massa lisa e homogênea, cortar em pedaços e tamanhos da sua preferência e levar para assar. Sirva ainda quentinhas.

3. Bolinho de chuva: docinho obrigatório daqueles dias chuvosos e preguiçosos, o bolinho de chuva é uma ótima opção para você preparar e comer enquanto assiste a um filme embaixo das cobertas. Aqui, a banana e o chocolate em pó dão um sabor a mais para a receita. Vale a pena conferir.

4. Biscoito de polvilho: impossível comer apenas um, o biscoito de polvilho é aquele salgadinho coringa que pode ser saboreado no café da manhã, no lanche da tarde ou como petisco ao longo do dia. Para a massa dar certo, ela precisa ficar bem firme e consistente, pois os biscoitos são moldados com o auxílio de um saco de confeiteiro.

5. Rosquinha de trigo: a rosquinha de trigo com certeza marcou a infância de muita gente! Simples, mas com um sabor surpreendente e maravilhoso, ela é bem fácil de fazer e superbarata. Você só precisa ter em mãos farinha de trigo, açúcar, ovos, fermento químico em pó e margarina.

Doces

6. Doce de abóbora: durinho por fora, mas cremoso e úmido por dentro, o doce de abóbora arranca suspiros e lembranças de todo mundo que saboreia essa delícia. O segredo para a textura clássica é a cal virgem, que pode ser encontrada em lojas de material de construção e em alguns mercados.

7. Quindim gigante: com um sabor inconfundível e delicioso, o quindim é um clássico da confeiteira brasileira. E essa é a versão ideal para servir como sobremesa no almoço com a família, pois ela é feita em uma única forma de pudim. Dica importante: peneire as gemas, isso evita que o seu doce fique com um gosto muito forte de ovo.

8. Pudim de leite condensado: difícil encontrar quem não goste de um pudim preparado no capricho, não é mesmo? Feito com apenas cinco ingredientes – leite condensado, ovos, leite, água e açúcar – ele é perfeito para saborear a qualquer momento do dia.

9. Ambrosia: mesmo sendo bem fácil de fazer, a ambrosia é um doce que requer um pouco mais de atenção na hora de preparar. Aqui, o ponto e o tempo de cozimento são muito importantes, então siga corretamente o passo a passo da receita, ok?

10. Arroz doce: o arroz doce é aquele tipo de doce que parece fazer um carinho no estômago de tão gostoso que é! E além de ser supersaboroso, ele também é muito fácil e rápido de preparar. Atenção para os ingredientes necessários: água, arroz, leite condensado, açúcar, leite integral, creme de leite e canela em pó.

Bolos

iStock

11. Bolo formigueiro: com gostinho de infância, o bolo formigueiro também é um clássico da culinária nacional e é bem fácil de fazer. Para deixar a sua massa ainda mais fofinha, o amido de milho entra em cena. Já o sabor diferente e supergostoso fica por conta do coco ralado. Não tem como resistir!

12. Bolo de fubá: doce obrigatório de todo caderninho de vó, o bolo de fubá invoca memórias deliciosas. Tradicional, essa versão é bem fácil de fazer: basta misturar todos os ingredientes muito bem e levar para assar até o bolo ficar douradinho. Sirva ainda quente com uma boa xícara de café!

13. Bolo de milho de liquidificador: extremamente simples, esse bolo arranca suspiros a cada mordida. Prefeito para servir em uma reunião com os amigos ou a família, ele tem aquele sabor gostoso e superaconchegante. Para economizar tempo na cozinha, você pode usar uma lata de milho verde ao invés das espigas!

14. Bolo cremoso de coco: também conhecido como toalha felpuda, esse bolo de coco é um doce simplesmente irresistível! E para deixar tudo ainda mais saboroso e molhadinho, você pode preparar uma calda feita com leite de coco, leite integral e leite condensado. Vale a pena testar aí na sua casa.

15. Bolo de chocolate: doce que agrada adultos e crianças, o bolo de chocolate não tem erro! E para uma massa fofinha e com um sabor intenso de chocolate, você deve usar o açúcar mascavo. A essência de baunilha também dá aquele toque todo especial para a receita.

Pães

iStock

16. Pão caseiro: clássico dos clássicos, esse pão caseiro é fácil de preparar e ideal para comer no café da manhã com doces ou salgados. E aqui, você pode usar tanto o fermento seco quanto o fresco, mas atenção: o fresco deve ser diluído no açúcar para formar a famosa esponja, ok?

17. Pãozinho doce com leite condensado e coco: com vários outros nomes dependendo da região do país, – nó da sogra, amarra marido e nozinho do amor – o pão doce com leite condensado e coco agrada os mais variados paladares e é muito prático e rápido de fazer. Não deixe de conferir e testar em casa.

18. Fatia húngara: além de ser muito bonita, a fatia húngara também é supersaborosa e versátil. O recheio aqui leva coco ralado seco, açúcar e margarina. Já as caldas são feitas com canela, leite condensado, leite e mais açúcar. O resultado final é de deixar qualquer um com água na boca.

19. Broa de fubá: ideal para saborear acompanhada de uma boa xícara de café ou chá, a broa de fubá tem aquele gostinho bom de casa de vó. O preparo é simples, mas você precisa colocar a mão na massa para sovar e formatar as suas broas. Confira os ingredientes necessários e corra para a cozinha!

20. Pão de queijo: crocante por fora e macio por dentro, esse pão de queijo merece estar no seu caderninho de receitas! Você pode usar o queijo parmesão ralado ou outro queijo da sua preferência. E se não quiser assar tudo de uma vez, leve as bolinhas para o congelador e prepare a hora que quiser!

Salgadas

iStock

21. Polenta cremosa: sabe aqueles dias frios, que tudo o que você quer é saborear uma refeição gostosa e bem aconchegante? Pois então, essa é a receita ideal! Extremamente saborosa, a polenta cremosa vai bem com carnes e outros pratos quentinhos. Na hora de servir salpique um pouco de cebolinha picada e aproveite!

22. Sopa de feijão com macarrão: caiu a temperatura aí na sua cidade? Então, que tal preparar uma sopa de feijão com macarrão bem quentinha e gostosa? Para incorporar e dar um sabor superintenso para a receita, você deve usar bacon picadinho e frito. Fica uma delícia!

23. Sopa de mandioca com calabresa e bacon: incrivelmente saborosa, essa sopa de mandioca com calabresa e bacon vai aquecer o seu coração! Os outros ingredientes necessários são alho, cebola, sal, água, pimenta-do-reino e cheiro-verde. Não tem como resistir, não é mesmo?

24. Carne de panela com batatas: vai receber a família para o almoço de domingo e não sabe o que preparar? Aposte nessa carne de panela com batatas, que não tem erro! Simples e deliciosa, ela é ideal para acompanhar um arroz branco fresquinho e uma salada bem refrescante!

25. Canja de galinha: todo mundo merece um agradinho, não é mesmo? E que tal fazer um para você mesmo depois de um dia longo e cansativo? Bem fácil, essa canja de galinha dá aquele quentinho gostoso no estômago e no coração. Confira o passo a passo certinho e se delicie!

Massas

iStock

26. Nhoque de batata: receita clássica de toda vó italiana, o nhoque é um prato delicioso e que pode ser servido tanto no almoço, quanto no jantar. Para essa massa você vai precisar de batatas, sal, gemas de ovo, parmesão, pimenta-do-reino, noz-moscada e farinha de trigo.

27. Macarrão de forno com queijo e presunto: extremamente cremoso e saboroso, esse macarrão de forno com presunto e queijo é feito com ingredientes baratos e que você encontra em qualquer mercado. O tempero aqui fica por conta do orégano e da pimenta-do-reino.

28. Lasanha bolonhesa: a lasanha a bolonhesa é aquele prato clássico e que está presente nas mais variadas ocasiões. E para uma versão mais simples e prática, você deve apostar nessa receita, que além do molho vermelho, também leva um delicioso molho branco.

29. Empadão de frango: o segredo para uma massa crocante é usar a manteiga bem gelada e em cubos pequenos. Já no recheio, capriche nos temperos e no requeijão, que deixa o seu empadão cremoso e com um sabor marcante. Você pode servir essa delícia no café da tarde ou, até mesmo, como entrada de um jantar especial.

30. Torta de sardinha de liquidificador: e para finalizar essa lista, que tal preparar uma torta superprática, rápida e gostosa? O recheio deve ser misturado em uma tigela e reservado. Já a massa é toda batida no liquidificador. Depois é só montar em uma travessa bem bonita e levar para assar!

Gostou dessas receitas? Então, não deixe de conferir essas opções deliciosas e totalmente nostálgicas de sequilhos de leite condensado, bolo de fubá com erva-doce e bolo de milho fácil.

PARA VOCÊ