60 receitas deliciosas para fazer um piquenique superdivertido

Escrito por    
Atualizado em 23.01.20

Os piqueniques são uma atividade com um pezinho lá no passado, no tempo em que as preocupações eram menores e a rotina era mais leve. Embora o dia a dia atual seja bem diferente, é possível recuperar um pouco desse passado ao dedicar algumas horinhas à preparação de um piquenique.

Você pode planejar um piquenique a dois em um parque repleto de flores, para passar uma tarde diferente ao lado do seu parceiro. Vocês podem até mesmo dividir as tarefas e surpreender um ao outro com um prato de doce ou salgado.

Os piqueniques também são excelentes para divertir as crianças. A farra começa no mercado, na hora de comprar os ingredientes, passa pela cozinha durante o preparo das receitas e tem o ponto alto em uma praça ou parque – de preferência, que tenha um parquinho infantil.

Continua após o anúncio

Aquele feriado bem no meio da semana pode ser o dia ideal para a realização do piquenique, ou mesmo um fim de semana em que não é possível sair da cidade. Aproveite esses momentos para realizar essa atividade diferente e escolha seus pratos preferidos entre as receitas a seguir:

Aperitivos

Foto: Reprodução/Cozinha Travessa

1. Biscoito de polvilho com queijo e orégano: esses biscoitinhos ficam bem crocantes, ideais para um início de piquenique. É possível usar um queijo sem lactose e adaptar a receita para as pessoas que são intolerantes a esse componente.

2. Biscoitinhos de parmesão: já pensou como seria um pão de queijo com textura de biscoito? Pois é isso que você obtém ao fazer essa receita! Os ingredientes são praticamente os mesmos do pão de queijo, mas o resultado é muito mais crocante.

3. Sticks crus com pesto de hortelã: esse aperitivo é ideal para quem está de olho na saúde e não quer abusar das comidas calóricas. Além de saudável, esses sticks ficam deliciosos com o pesto de hortelã que acompanha a receita.

4. Espetinho com molho de mostarda: esse espetinho leva pão amanhecido, salaminho e salsichas, tudo aromatizado com um molho especial de mostarda. Ou seja, não tem como essa receita não ficar irresistível! Além disso, é uma excelente forma de aproveitar o pão que sobrou de ontem.

5. Espetinho de caprese: esta é mais uma opção de aperitivo light para equilibrar as calorias do seu piquenique. Com uma bolinha de queijo, uma fatia de tomate e uma folhinha de manjericão, regados com azeite de oliva e temperados com sal, pimenta e orégano, você tem uma verdadeira salada caprese no palitinho.

Continua após o anúncio

Tortas salgadas

Foto: Reprodução/Cozinha Legal

6. Torta caipira de liquidificador: essa torta já começa bem ao ser feita no liquidificador e é imbatível com a sua combinação de sabores. E o melhor de tudo é que você ainda pode substituir alguns ingredientes do recheio conforme o que você tem em casa, sem descaracterizar a receita.

7. Torta salgada de pão francês: essa receita é ideal para quando você não tem muito tempo. Além de ser rápido e fácil de fazer, o recheio pode ser tudo aquilo que está sobrando na sua geladeira, sabe? Queijo, salsicha, milho, tomate, abobrinha… Vale tudo!

8. Torta salgada com massa de arroz: se as sobras de arroz na sua casa iam para o lixo, agora elas têm um destino muito melhor. A massa dessa torta é leve e saborosa, perfeita para aproveitar aquele resto de arroz que sobrou do almoço.

9. Torta de atum: rápida e fácil de fazer, essa torta fica pronta em menos de uma hora – e é feita no liquidificador. Você pode escolher colocar os ingredientes do recheio no meio da torta ou em cima dela, como cobertura.

10. Empadão de frango: um clássico dos lanches da tarde, o empadão de frango fez muito sucesso no passado e continua reinando até hoje. Como você vai precisar abrir a massa com um rolo e usar uma forma de aro removível, essa receita dá um pouquinho mais de trabalho do que as tortas de liquidificador.

11. Quiche de espinafre com bacon: essa é uma opção mais consistente de lanche salgado para piquenique, pois a massa é mais pesada. Pode ser uma boa opção para quando você quer preparar apenas uma torta salgada para a ocasião.

12. Quiche de castanhas e espinafre: você está a fim de fazer uma quiche, mas não quer usar nenhum tipo de carne? Então você precisa conferir essa receita deliciosa e fora do convencional, pois não é comum encontrar quiches com castanhas por aí.

13. Quiche de cenoura e atum: outra opção de quiche muito gostosa é a de cenoura com atum, que também rende uma receita bastante consistente e pode até dispensar outros salgados do piquenique.

14. Tarte de bacalhau com queijo: a massa da tarte é um pouco mais leve que a da quiche, pois não leva nata. Essa receita, em especial, tem um toque mais nobre, fornecido pelo bacalhau. É uma boa opção para quem não gosta do atum.

Continua após o anúncio

                   

Sanduíches

Foto: Reprodução/Segredos da Tia Emília

15. Sanduíche de presunto parma: você não vai mais querer saber de outro sanduíche depois de provar este lanche típico italiano. Para esta receita, procure comprar os ingredientes mais frescos possíveis, pois isso fará muita diferença na textura e no sabor do prato.

16. Sanduíche Monte Cristo: o antigo sanduíche de queijo e presunto é mergulhado no ovo, depois passa por uma breve fritura na chapa e, por fim, recebe uma camada de açúcar. Achou estranho? Pois saiba que o Monte Cristo é um dos sanduíches que mais fazem sucesso na Disneylândia, na Califórnia.

17. Mini sanduíche de peru e ricota: se você está seguindo um cardápio mais light para o seu piquenique, ou mesmo se está a fim de equilibrar as guloseimas mais calóricas com outras mais saudáveis, esta receita é uma excelente opção, com apenas 4 calorias por porção.

18. Sanduíche de damasco, salame e camembert : este sanduíche de sabores marcantes pode ser servido em pedaços maiores, como lanche, ou em fatias, como aperitivo. As duas formas de servir vão fazer sucesso no seu piquenique, pois este sanduíche foge do convencional ao misturar damasco e salame.

19. Sanduíche de ricota, cenoura e passas : mais uma opção saudável e deliciosa para você organizar um piquenique sem sair da dieta. O sabor agridoce desse sanduíche faz com que ele seja um campeão de preferência de quem procura opções com poucas calorias sem abrir mão do sabor.

20. Sanduíche de queijo brie e mirtilos: além da combinação incrível de sabores do brie e dos mirtilos, acompanhados pelo sabor do manjericão, este sanduíche ainda traz cores de encher os olhos e alegrar qualquer piquenique. O pão tostado na chapa com manteiga completa essa delícia.

21. Sanduíche rápido de frango: está com preguiça de cozinhar? Não tem problema! Este sanduíche é muito fácil e prático, podendo ser preparado em pouco tempo se você já tiver o frango cozido na sua casa. Aproveite as sobras do frango assado do almoço e prepare esse lanche.

22. Sanduíche vegano de grão-de-bico: quem busca um sanduíche vegano para o piquenique acaba de encontrar a receita perfeita! Depois de ter o grão-de-bico cozido, você vai precisar de apenas 20 minutinhos para preparar essa delícia, que leva mostarda, cebolinha e pimentão-vermelho.

Muffins e bolinhos salgados

Foto: Reprodução/Gordelícias

23. Muffin salgado de cenoura: esta versão foi feita com cenoura e azeitonas, mas a receita original ainda levava linguiça calabresa. Este muffin é bem versátil e admite vários tipos de recheios, como palmito e frango desfiado.

24. Muffin de linguiça: o principal ingrediente deste muffin é a linguiça, que confere um sabor marcante ao lanche. Esses muffins parecem pequenos pães recheados e ficam ainda melhores se servidos quentes, acompanhados por um café.

25. Muffin de misto quente: para este muffin, você não precisa se preocupar com a massa, pois ele é feito com pão de forma picado e creme de leite. Como o recheio leva queijo e presunto, ele fica com gostinho de misto quente.

26. Muffin de parmesão do Starbucks: este muffin salgado fica igualzinho ao petisco servido pela rede de cafeterias Starbucks, com direito à crosta de parmesão e aos temperos da receita original.

27. Muffin de calabresa com abobrinha: esta receita leva 1 xícara de abobrinha na massa, deixando o muffin bem úmido e fofinho. A linguiça calabresa é a responsável por dar o sabor do prato, que pode ser servido quente ou frio.

28. Bolinho de arroz integral: este bolinho leva arroz integral e farinha de aveia ou trigo também integral, por isso ele tem uma boa quantidade de fibras, além de ser assado. Dessa forma, o bolinho é ideal para quem está procurando uma opção mais saudável de petisco para o piquenique.

29. Bolinho de batata-doce e frango: estes bolinhos unem a batata-doce, que tem baixo índice glicêmico, e o frango, que é uma proteína magra. Ou seja, é o petisco certo para servir se seus convidados procuram manter uma alimentação fit.

30. Bolinho de arroz com purê de batata e salsicha: sobrou arroz do almoço, mas não vai ser suficiente para fazer uma receita de bolinho de arroz tradicional? Então experiente esta versão que leva purê de batata na massa e tem recheio de salsicha com queijo, sucesso garantido.

31. Bolinho de bacalhau : essa receita é, na verdade, uma mistura de várias receitas de bolinho de bacalhau, usando o que cada uma tem de melhor. Ela leva azeitona e a massa fica bem delicada.

Bolos e tortas doces

Foto: Reprodução/Sal de Flor

32. Bolo de cenoura com brigadeiro trufado: um clássico dos piqueniques e lanches da tarde, o bolo de cenoura fica ainda mais delicioso com cobertura e recheio de brigadeiro trufado. Para deixar o bolo mais fofinho, troque a farinha de trigo por amido de milho.

33. Bolo de fubá fofinho: esse é o tradicional bolo de fubá da vovó, com direito até a erva-doce – que você pode deixar de fora se não gostar ou variar e trocar por queijo parmesão ralado. A massa fica muito macia, deixando o bolo bem fofo.

34. Bolo de milho de liquidificador: exceto pela parte de tirar os grãos de milho direto da espiga, esse bolo é muito fácil de fazer, pois basta colocar tudo no micro-ondas. O milho em lata até pode ser utilizado, mas o resultado não terá o mesmo gostinho do que se você usar o milho natural.

35. Bolo de banana: nossa lista não estaria completa sem um bolo de banana, não é mesmo? Uma dica especial na hora de fazer esse bolo é escolher bananas bem maduras, assim você pode diminuir a quantidade de açúcar adicionada, pois a fruta já dará doçura suficiente.

36. Bolo de limão vegano: esse bolo é ideal para quem vai receber convidados que não comem alimentos derivados de animais. Caso você não queira fazer a cobertura indicada na receita, é possível apenas polvilhar açúcar de confeiteiro e decorar com raspas de limão.

37. Bolo de chocolate de liquidificador: se o seu piquenique inclui as crianças, o bolo de chocolate é item obrigatório! Essa receita é rápida e fácil de fazer, e o bolo fica bem molhadinho. Você pode escolher a cobertura que mais lhe agradar, como Ovomaltine ou brigadeiro.

38. Bolo formigueiro: o bolo formigueiro às vezes tem cara de “bolo sem gosto”, não é mesmo? Isso acontece quando o granulado não é suficiente para dar sabor. Para resolver esse problema, essa receita leva um pouco de coco ralado, que deixa o bolo muito mais gostoso e mais molhadinho.

Cupcakes, bolinhos e muffins doces

Foto: Reprodução/I Could Kill For Dessert

39. Cupcake de Oreo: o sucesso das bolachas Oreo não ficou de fora dos cupcakes. Nessa receita, as bolachas trituradas são adicionadas à cobertura, mas você também pode incrementar a massa com alguns pedacinhos. Reserve algumas unidades inteiras para decorar o cupcake.

40. Cupcake red velvet: esse cupcake tradicional americano tem a proporção ideal de cacau e corante alimentício para ficar com a cor clássica, que é um vermelho mais fechado do que costumamos ver nas confeitarias brasileiras.

41. Cupcake triple chocolate: como o próprio nome indica, esse cupcake leva três tipos de chocolate – o cacau em pó, o chocolate ao leite e o chocolate meio-amargo. Ou seja, é a melhor pedida para os chocólatras! Para completar, a cobertura leva um toque de rum.

42. Cupcake de churros: você adora o sabor dos churros, mas se preocupa por eles serem gordurosos demais? Então, a dica é conhecer os cupcakes de churros. A textura não é exatamente igual à do petisco frito, mas o gosto é praticamente o mesmo. Vale a pena experimentar.

43. Cupcake de chocolate com buttercream: esta receita é para quem está procurando aquela opção certeira, que funciona e sempre fica muito gostosa. Para acompanhar o cupcake, o buttercream de chocolate pode ser colocado com bico de confeiteiro ou com espátula.

44. Bolinho de churros: essa receita é daquelas que trazem lembranças da casa da vovó, pois os bolinhos se parecem muito com os clássicos bolinhos de chuva. A diferença fica por conta do delicioso recheio de doce de leite, típico dos churros.

45. Bolinho de arroz doce: você ama arroz doce? Você ama Nutella? Então você precisa conhecer esta receita. Ela dá um pouquinho mais de trabalho do que as outras, mas definitivamente vale a pena, pois o resultado é divino.

46. Bolinho de chuva: clássico dos clássicos, este é o tradicional bolinho que as vovós faziam para seus netos comerem à tarde. Uma dica: se você quiser fazer bolinhos bem redondos, o truque é colocar um pouco mais de farinha, para deixar a massa bem firme.

47. Muffin de maçã e canela: essa receita não leva nada de óleo e toda a farinha é integral, resultando em muffins saudáveis e deliciosos. Esse prato leva várias especiarias, por isso o aroma é irresistível.

48. Muffin de blueberry: quer uma receita de muffin em que você só precisa misturar os ingredientes e pôr no forno? E que ainda por cima fica muito gostosa? Então você precisa conhecer o muffin de blueberry, que surpreende pelo recheio inusitado.

49. Muffin de banana com creme de avelã: esses muffins ficam com uma bela textura marmorizada, pois o recheio de creme de avelã é misturado à massa com o auxílio de um palito, formando uma espiral. Sirva quentinho, com o creme ainda derretido dentro do muffin.

50. Muffins de mel e castanha: quem busca uma opção um pouco mais saudável de muffin doce já encontrou a receita. Esses muffins levam açúcar de coco e castanhas, além de não usarem farinha de trigo, somente farinha de arroz e amêndoas.

Sucos e refrescos

Foto: Reprodução/Segredos da Tia Emília

51. Suco de maracujá com abacaxi: se o seu piquenique será num dia de calorão, o suco de maracujá com abacaxi é a bebida ideal para refrescar os convidados.

52. Suco de frutas vermelhas: além de serem lindos aos olhos, os sucos de frutas vermelhas são ricos em antioxidantes, que combatem os radicais livres. E o melhor de tudo é que é bem fácil de fazer: você só precisa colocar os ingredientes no liquidificador.

53. Suco de uva integral: sabe aquele suco de uva delicioso que você compra no mercado com um peso na consciência e no bolso? Está na hora de aprender a fazê-lo em casa! O suco de uva não é feito apenas batendo a fruta no liquidificador, então vale a pena conhecer a receita.

54. Suco de maçã: assim como o suco de uva, o suco de maçã também tem um preço elevado no mercado, então pode ser bem interessante aprender a fazer essa bebida em casa. Uma dica: o purê de maçã que vai sobrar pode ser utilizado na preparação de muffins para o piquenique.

55. Suco de laranja e morango: o suco de laranja misturado com morango é bem popular, mas esta receita tem uma apresentação diferente, dividida em duas camadas, que fica superbonita.

56. Água aromatizada com morango, limão e hortelã: esta é mais uma receita excelente para aliviar o calor das tardes de verão. Além de refrescar, esta água aromatizada ainda pode ser decorada com fatias de morango e folhas de hortelã, ganhando um toque especial.

57. Água aromatizada de laranja e menta: essa receitinha é ótima para matar a sede dos convidados do piquenique e você ainda faz rapidinho, sem ter que perder preciosas horas na cozinha.

58. Água aromatizada de melancia: a apresentação dessa água aromatizada leva pedaços de melancia, folhas de manjericão e cubinhos de gelo, ou seja, fica uma graça para servir na jarra durante o piquenique.

59. Chá gelado: se você pensa que para fazer chá gelado basta ferver a água, colocar o saquinho e deixar a bebida na geladeira, você precisa conhecer esta receita. Este chá gelado tem alguns truques e o resultado promete ser ainda mais gostoso.

60. Refresco de iogurte grego e chia: para quem busca uma bebida um pouco mais encorpada, esta receita leva iogurte grego e sementes de chia, que garantem um refresco mais espesso. Você pode escolher entre preparar a receita com água com ou sem gás.

Para dar mais charme ao seu piquenique, coloque tudo em uma bela cesta – de preferência de vime. Leve uma toalha bonita para estender no chão e guardanapos de pano decorados para cobrir os alimentos.

Não se esqueça de levar pratos, talheres, copos e guardanapos de papel para que todos possam degustar das receitas deliciosas que você preparou.