50 receitas de petiscos para comer enquanto assiste aos jogos da Copa

Que o futebol é uma paixão para grande parte dos brasileiros não é nenhuma novidade, e quando chega a Copa do Mundo, até mesmo quem não é o maior fã do esporte tira um tempinho do seu dia para vibrar vendo os lances do time do Brasil.

Publicidade

Como o momento é de festa, escolher alguns petiscos para acompanharem a partida pode ser uma ótima escolha, mesmo que você esteja em casa sozinho ou com um grupo de amigos.

Para isso, basta conferir a lista abaixo, que conta com 50 opções bem variadas e que podem agradar diversos paladares.

Petiscos simples

1. Grão de bico crocante: além de saudável, o petisco de grão de bico é muito simples de ser feito. Para preparar essa opção em casa, basta temperar os grãos cozidos e levá-los ao forno. O resultado é crocante, saboroso e cheio de nutrientes para o seu organismo.

2. Nuts picantes: nessa opção, diversas oleaginosas são temperadas e levadas ao forno por 15 minutos. Mesmo com pouco tempo na cozinha, é possível preparar um lanchinho bem gostoso para acompanhar os jogos da Copa.

Publicidade

3. Ovo de codorna: essa é outra receita que fica pronta em apenas alguns minutos, mas promete ser um ótimo petisco para matar a sua fome enquanto você acompanha os lances dos seus times favoritos. Aqui, a sugestão é cozinhar os ovos e preparar um tempero bem caprichado.

4. Frutas secas: combinar frutas secas e oleaginosas é uma ótima pedida para quem quer um petisco gostoso e que não requer nenhuma habilidade na cozinha. Aqui, você confere dicas de ingredientes que combinam entre si e, por isso, é uma ótima pedida.

5. Chips de provolone: para testar essa receita em casa, só é preciso ter em mãos provolone, papel toalha e papel manteiga. O queijo deve ser cortado em fatias finas e ir ao fogo por alguns minutos. O resultado é um petisco crocante e cheio de sabor.

Publicidade

6. Aperitivo caprese: se você está procurando por uma opção que pareça mais incrementada, mas que é muito simples de ser feita, essa pode ser a receita ideal. Aqui, a sugestão é colocar em um palito queijo, tomate e manjericão. Com uma lista de ingredientes curtinha e um passo a passo simples, você pode se surpreender com o resultado.

7. Tábua de frios: montar uma tábua de frios não precisa ser uma tarefa difícil e que te faça ficar horas pensando quais são as melhores combinações. Aqui, você confere dicas para obter um petisco elaborado e que com certeza vai impressionar seus convidados.

8. Torrada de manjericão: essa é uma ótima receita para aproveitar aquele pão de forma que está dando bobeira aí na sua cozinha. Nessa opção, ele é cortado em fatias, coberto com molho pesto e, depois, vai ao forno. O resultado é uma torradinha bem crocante e com um sabor marcante de manjericão.

Bolinhos

9. Bolinho de queijo: sabe aquela massa dourada por fora e que conta com um recheio de queijo derretido incrível? É isso que você vai aprender a preparar nesta receita. Além disso, você pode congelar o salgadinho para consumir em outros momentos, o que é ótimo para quem busca praticidade.

10. Bolinho de atum: se você pensa que um bolinho gostoso não pode ser light, é porque ainda não conhece essa receita. Aqui, o atum é o principal ingrediente usado, mas batata e temperos também entram em cena. Para que seu petisco não seja cheio de calorias, a sugestão é que ele seja assado.

11. Bolinho de arroz: aproveitar aquele arroz que sobrou da última refeição pode ser uma boa pedida para evitar o desperdício e preparar um petisco bem saboroso. Aqui, o resultado é uma casquinha crocante e um interior macio.

12. Bolinho de batata: combinar batata com carne moída pode ser uma boa pedida para quem quer um bolinho cheio de sabor. O bom dessa receita é que ela não leva uma lista de ingredientes extensa e ainda conta com itens que agradam os mais variados paladares. Se você quer acertar na aposta, não deixe de conferir essa opção.

13. Bolinho de carne: o bolinho típico de boteco combina muito bem com jogos de futebol, certo? A massa é feita com carne moída e pão francês amanhecido, itens simples, mas que rendem um petisco sensacional para você saborear com os amigos.

14. Bolinho de batata com shimeji: para uma opção sem carne, é possível testar essa receita em que a massa do bolinho e de batata e o recheio fica por conta do cogumelo shimeji. Como o petisco é frito, o resultado é uma casquinha crocante e um interior macio.

Publicidade

15. Bolinho de carne-seca: para quem curte o sabor marcante da carne-seca, essa receita pode ser uma ótima escolha, até porque essa é uma pedida para acompanhar aquela cerveja gelada. Lista de ingredientes curta e modo de preparo simples compõem essa versão deliciosa.

16. Bolinho de chuva: nem só de bolinhos salgados sua mesa precisa ser composta e, mesmo em dias de sol, o bolinho de chuva pode ser uma excelente escolha. Aqui, você confere como preparar uma versão bem tradicional do quitute.

Petiscos de legumes

17. Palito de cenoura: para testar essa opção em casa, só é preciso cortar cenouras em palitos e colocá-las em um pote com suco de limão e sal. A combinação deve ficar no freezer por uns 5 minutinhos. O resultado é um petisco crocante e ao mesmo tempo cítrico.

18. Mandioca assada: se você está procurando por uma opção diferente da cenoura, mas quer saborear algum legume enquanto assiste aos jogos da Copa, essa receita em que pedaços de mandioca vão ao forno pode ser uma ótima escolha.

19. Batatinha: batata é um legume que agrada os mais variados paladares e, por isso, pode ser uma boa pedida para petisco durante aquele jogo em que os amigos estão reunidos. Você só vai precisar de batatas bolinha e temperos para testar essa opção em casa.

20. Chips de batata-doce: uma opção de petisco crocante, mas que é feito com legume é o chips de batata-doce. O tempo de forno é de aproximadamente 30 minutos, o que é bem rápido para um resultado final tão gostoso.

21. Palito de abobrinha: essa é outra opção de receita em que um legume vai ao forno, porém, aqui, a abobrinha é incrementada com queijo parmesão ralado, o que faz com que o petisco tenha mais sabor e ainda conte com uma textura incrível.

22. Chips de abobrinha: o chips de abobrinha também leva parmesão, mas dessa vez o legume é cortado em rodelas bem finas, o que faz com que o resultado final seja bem crocante. É importante virar as fatias do legume durante o tempo de forno, para que ele fique dourado de ambos os lados.

Petiscos agridoce

23. Tortinha de tomate-cereja: essa não é uma receita muito simples, mas que fica tão gostosa e tão charmosa, que vale a pena experimentar. Massa folhada, queijo de cabra e picles agridoce de tomatinhos são usados para compor essa opção.

Publicidade

24. Maçã com presunto parma: que tal colocar em um palito maçã caramelizada, rúcula e presunto parma? Essa é a proposta desta receita, que mesmo com uma lista de ingredientes curta, resulta em um petisco que é fácil de ser feito e que conta com um toque de sofisticação.

25. Linguicinha com geleia: a sugestão dessa receita é preparar uma porção de linguicinhas frita e servir suas geleias favoritas como acompanhamento. Essa pode ser uma ótima escolha para quem busca praticidade e quer inovar no sabor de um petisco tão comum.

26. Carne moída agridoce: aqui, você aprende a fazer uma carne moida agridoce com o molho de pimenta sriracha. A sugestão é cortar pequenos pedaços de Rap10 para servirem como base para a carne. Além disso, você confere dicas fundamentais para o processo de fritura.

27. Melão com presunto cru: aqui, cubinhos de melão temperados são cobertos com fatias de presunto cru, mas você também pode usar o presunto parma ou até mesmo copa. A dica é que a fruta esteja bem madura, para que seu sabor adocicado entre em contraste com o salgado do embutido.

28. Palito de queijo com geleia: nessa opção, você só precisa se preocupar com a montagem. Palitos de queijos são envoltos por fatias de mussarela. A sugestão é servi-los com geleia de pimenta e de frutas vermelhas, mas você também pode usar outras de sua preferência.

29. Coxinha da asa: essa é uma receita em que coxinhas da asa de frango são levadas ao forno com um molho agridoce. Essa é uma opção prática, mas que leva um tempinho para assar. O bom é que você só precisa dar uma olhadinha de vez em quando para ver se sua carne está pronta.

Salgados

30. Empanada: nessa receita, além de aprender a como preparar uma massa de empanadas argentinas, você também confere como fazer dois recheios diferentes, um de carne-seca com abóbora e outro de carne moída.

31. Caracóis de presunto e queijo: os caracóis de presunto e queijo são compostos por uma massa enrolada recheada com presunto e queijo. A vantagem dessa opção é que você pode inovar nos ingredientes usados para o recheio, assim, fica muito mais difícil cair na rotina e você sempre pode se deliciar com sabores novos.

32. Cestinha de bacalhau: a cestinha de bacalhau tem como base massa de pastel moldada, já o recheio fica por conta de um bacalhau ao molho de leite de coco. O passo a passo não é dos mais rápidos, mas não chega a ser complicado.

33. Folhado caprese: essa é uma receita simples, mas que pode surpreender. A sugestão é usar massa folhada como base para molho de tomate, queijo, orégano e manjericão. A combinação deve ficar no forno por aproximadamente 10 minutos.

34. Pastelzinho de ricota: pastéis não precisam contar com uma massa tradicional para serem gostosos e essa receita é a prova disso. Aqui, uma massa folhada é recheada com ricota amassada, queijo parmesão ralado, tomate sem sementes, orégano, manjericão, sal e azeite. É importante usar uma pequena quantidade de tomate, pois ele é um ingrediente que solta água.

35. Pastel de fubá: inovar no sabor do pastel realmente não é uma tarefa difícil. Nessa receita, a massa é feita com o angu, que leva fubá, água e sal. Além disso, você confere diversas opções para o recheio, que pode ser tanto doce, quanto salgado.

Petiscos variados

36. Canapé de parmesão: nessa receita, você aprende a preparar um biscoito de parmesão usado para a base do canapé, enquanto a cobertura fica por conta de um creme de ricota e tomatinhos assados. Não é uma opção extremamente rápida de ser feita, mas você pode surpreender tanto pelo sabor, quanto pela aparência charmosa deste petisco.

37. Dadinho de tapioca: que tal aprender a preparar dadinhos de tapioca que não levam ingredientes de origem animal? Essa é a proposta desta receita, que conta com uma lista de ingredientes curta e ainda rende um petisco saudável e gostoso.

38. Petisco de salame: o petisco de salame é mais uma dica do que uma receita propriamente dita. Para fazer essa opção em casa, só é preciso colocar em um palito fatia de salame, um pedaço de queijo e um tomate-cereja. Usando apenas três ingredientes é possível se deliciar com o resultado.

39. Cogumelo caprese: a sugestão dessa receita é rechear cogumelos grandes com queijo mussarela, tomate-cereja, manjericão e outros temperos. A combinação deve ficar no forno por mais ou menos 20 minutos, mas, se você preferir, pode grelhar os cogumelos.

40. Espetinho de frango com bacon: espetinho de frango já é uma delícia, se for acompanhado de mussarela de búfala, bacon e tomate-cereja melhor ainda, certo? Essa é a proposta desta receita, que requer poucos ingredientes e quase nada de experiência na cozinha.

41. Petiscos de camarão: nessa opção, você aprende como montar diferentes petiscos usando o camarão. Além disso, todas as dicas são low carb, o que é ideal para quem quer beliscar de maneira saudável, mas com muito sabor.

42. Tomate, queijo e bacon: tomate-cereja, queijo mussarela, bacon e palito são os itens que você vai precisar para montar esse petisco em casa. Mesmo sendo uma opção extremamente simples, a combinação de sabores fica incrível e você pode surpreender os mais variados paladares.

43. Canapé na polenta: usar a polenta como base de um canapé pode ser uma ótima aposta para quem quer inovar na cozinha. Já a cobertura, fica por conta de mussarela fatiada, linguiça calabresa bem fininha e tomilho fresco. São poucos ingredientes, mas que rendem um petisco sensacional.

Pastas e cremes

44. Guacamole: a guacamole, uma pasta feita tendo o abacate como principal ingrediente é um grande sucesso da culinária mexicana. O uso da fruta para o preparo de pratos salgados não é muito comum aqui no Brasil, mas você pode se surpreender com o sabor dessa receita. Além disso, o passo a passo é bem simples.

45. Pasta de cebola caramelizada: essa é uma receita em que as cebolas devem ficar quase 1 hora no fogo, mas o resultado da pasta é tão gostoso, que toda a espera vale a pena. Além disso, depois de caramelizada, a cebola é combinada com cream chesse.

46. Pasta de alho: preparar uma pasta de alho para ser servida com pedaços de Rap10 pode ser uma boa pedida para quem quer algo barato, fácil de ser feito, mas que agrade os mais variados paladares. Tudo isso sem ter que passar muito tempo na cozinha.

47. Antepasto de ricota: a ricota é um ingrediente que conta com um sabor muito suave, por isso, aqui, ela é combinada com ervas e temperos para que seu sabor fiquei incrível. Além disso, creme de leite também é usado para deixar a textura mais cremosa.

48. Patê de linguiça Blumenau: quando está pouco curada, a linguiça Blumenau conta com uma textura bem pastosa, o que faz com que ela seja ideal para o preparo de um patê, que é usado como cobertura para fatias de pão.

49. Homus: o homus, também conhecido como pasta de grão de bico, é um prato muito comum da culinária árabe, que cai muito bem acompanhado de torradas. Seu preparo não é nada complicado e a lista de ingredientes é simples, por isso, vale a pena testar em casa.

50. Creme azedo: nessa receita, o creme azedo é feito com a combinação de creme de leite, iogurte natural, suco de limão e sal. Para o preparo, a sugestão é misturar os ingredientes e depois bater em uma batedeira por aproximadamente 3 minutos ou até que você obtenha uma textura parecida com a de um chantilly.

Você pode escolher entre petiscos simples ou até mesmo mais elaborados, o que importa mesmo é fazer algo que agrade o seu paladar e que torne possível comer sem ter que tirar muito os olhos da televisão. Se você adora comer no sofá, ainda pode querer conhecer receitas de petiscos para assistir uma maratona de séries.