38 receitas para ceia de Natal vegana que todo mundo vai adorar

Escrito por    
Em 13.12.19

Quem acha que montar uma ceia de Natal vegana é tarefa difícil, precisa dar uma conferida nessa lista completa que separamos. Tem desde acompanhamentos, pratos principais e até sobremesas para você preparar uma refeição natalina sem ingredientes de origem animal. As opções são variadas, fáceis e muito gostosas. Você vai amar!

Continua após o anúncio

Acompanhamentos

iStock

1. Salada de beterraba: com uma cor linda e extremamente convidativa, essa salada de beterraba é rica em proteínas, fósforo, potássio, vitaminas e ferro. Uma ótima pedida para servir na ceia de Natal, ela vai deixar todo mundo encantado.

2. Salada waldorf: criada no final do século XIX, no atual Hotel Waldorf Astoria de Nova Iorque, a salada waldorf é um prato muito refinado e saboroso. Nessa versão vegana, a maionese usada é feita a base de alho, batata inglesa e leite de amêndoas. Simplesmente irresistível!

3. Salada de maionese: mais uma versão de salada com maionese sem ingredientes de origem animal, essa receita é mais simples e rápida de preparar. Basta ter em mãos batatas, ervilha, milho, cenoura, vagem, palmito, limão, sal e a maionese da sua preferência.

4. Salada de grão-de-bico: excelente fonte de vitaminas, minerais e proteínas, o grão-de-bico é uma leguminosa versátil e muito presente em dietas veganas e vegetarianas. E aqui, ele é a estrela principal de uma deliciosa salada completa e muito saborosa!

5. Farofa crocante: ótima para acompanhar qualquer prato, essa farofa feita com proteína de soja frita é muito diferente e gostosa. Vale a pena dar uma conferida e testar aí na sua casa.

6. Farofa natalina: além de ser vegana, essa receita também é extremamente saudável! Veja só os ingredientes usados: azeite, óleo de coco, cogumelo shitake, banana-da-terra, sementes de romã, amêndoas, farelo de aveia, farinha de mandioca, sal, açafrão da terra, pimenta-do-reino, salsinha e damasco.

7. Pasta de espinafre com pepino: veganos ou não, não tem quem resista a esse prato extremamente saboroso, diferente e leve. O que garante a cremosidade da pasta de espinafre é o tofu. Se não tiver um processador em casa, você pode bater tudo no liquidificador que dá certo também!

8. Pasta de tomate seco: extremamente refinado, o tomate seco é aquele tipo de ingrediente que encanta os mais variados paladares. Além de dar um sabor incrível para essa pasta, ele também garante um colorido lindo e muito atrativo. Fica um charme!

Continua após o anúncio

9. Salpicão: esse é aquele tipo de prato obrigatório em qualquer festa e reunião com a família e amigos. E para aprender a preparar uma versão sem ingredientes de origem animal, você não pode deixar de conferir essa receita maravilhosa de salpicão vegano.

10. Salpicão com carne de jaca: queridinha de dietas sem carne animal, a carne de jaca é muito versátil e neutra. Por se adaptar a qualquer tempero, ela é perfeita para quem gosta de brincar com os sabores e explorar novas delícias. E aqui, ela é o ingrediente principal de um delicioso salpicão que ainda leva uma maionese de alho incrível.

11. Purê de castanha portuguesa: muito simples, fácil e rápido de preparar, esse purê leva apenas sete ingredientes: castanha portuguesa, leite de arroz, cebola, óleo de coco, melaço, sal e pimenta-do-reino, e é sucesso garantido!

Prato principal

iStock

12. Arroz com lentilha: rica em proteínas, fibras e carboidratos, a lentilha casa perfeitamente com o arroz e é ótima para quem está em busca de uma dieta mais leve e saudável. E aqui, essa dupla entra em cena e ajuda a compor esse prato vegano perfeito para servir na sua ceia natalina.

13. Arroz natalino: além de ser uma explosão de sabores, esse arroz também é um banquete para os olhos: extremamente colorido e com ingredientes diversificados, ele encanta todo mundo que experimenta.

14. Batatalhoada: difícil encontrar quem não goste de batatas, não é mesmo? Extremamente versátil, esse ingrediente pode ser usado das mais diferentes formas. E quem gosta dessa delícia, vai se apaixonar por essa batatalhoda saborosa e diferente.

15. Almôndegas: alimento muito comum das refeições de final de ano, a romã é uma fruta que está repleta de superstição e sabores. Ingrediente principal de um molho maravilhoso que acompanha essas almôndegas veganas, ela vai deixar a sua ceia ainda mais gostosa e colorida.

16. Torta de palmito cremosa: além de ser perfeita para servir na ceia de Natal, essa torta de palmito também pode ser saboreada no café da manhã ou no lanche da tarde. Muito fácil e versátil, ela é aquele tipo de receita que vai entrar para as suas favoritas.

17. Empadão de carne de jaca cremoso: outra receita com a famosa carne de jaca, essa torta é perfeita para servir como prato principal na ceia de Natal vegana! O segredo para deixar a massa bem douradinha por cima? Uma mistura deliciosa de azeite, shoyu, melado de cana e açafrão da terra.

Continua após o anúncio

18. Abóbora moranga recheada: sabe aqueles pratos que você come com os olhos de tão lindos que são? Pois, esse é o caso dessa linda abóbora moranga recheada com um mix de cogumelos e um creme extremamente saboroso de inhame. Prepare aí na sua casa e deixe os convidados de boca aberta!

19. Quiche de brócolis: muito versátil, essa quiche vai surpreender na sua ceia de Natal. Muito saborosa, o segredo dessa delícia está no tempero, então capriche no açafrão e na noz-moscada!

20. Assadão de legumes: totalmente democrático, esse assadão de legumes agrada todo mundo! Mas, atenção: o modo de preparo é um pouco mais complexo e requer um pouco de dedicação. Entretanto, cada minuto gasto na cozinha vai valer a pena!

21. Assado de lentilha recheado: além de ser vegano, esse assado também é sem glúten, ou seja: liberado para os celíacos. Feito em duas etapas – massa e recheio – ele é aquele tipo de receita que a família toda pode ajudar a preparar. O resultado final é surpreendente.

22. Roast beef fácil: até quem torce o nariz para receitas veganas não vai resistir a esse roast beef. Muito saboroso, ele é um substituto perfeito para a carne bovina. Uma dica bem gostosa para dar aquele sabor de defumado é usar a famosa fumaça em pó.

23. Carne vegetal defumada: mais uma receita de carne para veganos, essa versão tem aquele gostinho delicioso de churrasco! Para isso, mais uma vez, a fumaça em pó é usada. Além desse ingrediente especial, outros temperos deliciosos entram em cena, entre eles: páprica picante, pimenta-do-reino, alho em pó, cebola em pó, cominho e outras ervas frescas.

24. Peru de tofu: se você não come carne, mas não dispensa algumas receitas clássicas do Natal, como o peru, então você pode investir nessa versão totalmente vegana com tofu. O vídeo ainda te ensina a preparar um molho incrível para acompanhar!

25. Rocambole: para o seu rocambole ficar certinho e não desmontar, algumas etapas do modo de preparo precisam ser seguidas à risca, como o ponto de cozimento dos ingredientes e a montagem. Dê uma olhadinha no vídeo e aprenda alguns truques e segredinhos do passo a passo.

26. Lasanha: curinga de qualquer refeição, a lasanha é aquele tipo de prato que agrada adultos e crianças. E nada melhor do que uma versão diferente, saborosa e vegana para deixar todo mundo feliz e muito surpreso neste Natal!

Sobremesas

iStock

27. Sagu com leite de coco e geleia de manga: um clássico, o sagu é um doce muito versátil e que combina com os mais variados acompanhamentos. E para quem gosta de algo mais tropical, essa receita é perfeita, pois ela leva uma deliciosa geleia de manga e, ainda, o bom e velho leite de coco.

28. Biscoitos natalinos sem glúten: que tal dar um presentinho lindo e muito delicioso para as pessoas que você mais ama? Extremamente charmoso, esse biscoito sem glúten é liberado para todo mundo: até mesmo para os celíacos!

29. Biscoitos de gengibre: um clássico natalino, o biscoito de gengibre tem um gostinho maravilhoso de infância e arranca suspiros de quem experimenta. Muito fácil de fazer, essa receita fica pronta bem rapidinho e ainda pode ser decorada com um lindo glacê branco.

30. Rabanada doce: outro doce que não pode faltar na sua sobremesa de Natal é a tão amada rabanada! Então, anote os ingredientes necessários: pasta de amendoim, água, linhaça, açúcar mascavo, baunilha, canela em pó, banana e pãezinhos.

31. Pavê de chocolate: o doce preferido daquele seu tio brincalhão, ganha uma nova versão com essa receita vegana. Aqui, o creme é feito com leite de coco, o que garante um sabor e uma textura interessantes para o docinho. Não deixe de conferir e testar aí em casa!

32. Cheesecake de limão siciliano com framboesa: o Natal brasileiro é marcado por altas temperaturas e para espantar o calor, nada melhor do que uma sobremesa refrescante e muito saborosa! Pensando nisso, selecionamos essa receita incrível de cheesecake de limão siciliano com um toque vermelho lindo: a framboesa.

33. Torta de ameixa: para a massa dessa torta, você vai precisar de castanhas de caju, ameixas secas sem caroço, coco ralado, óleo de coco e açúcar mascavo. Já para o creme, tenha em mãos leite de coco, açúcar demerara, essência de baunilha e amido de milho. E o toque final fica por conta de uma deliciosa geleia feita com ameixa e açúcar demerara.

34. Torta de nozes com caramelo: incrivelmente charmosa, essa tortinha vai deixar a sua mesa de sobremesa ainda mais bonita! Feita em porções individuais, ela é ideal para saborear após a ceia enquanto você coloca a conversa em dia com a família e os amigos.

35. Torta americana de maçã: quem nunca assistiu a um filme americano e ficou morrendo de vontade de experimentar uma clássica torta de maçã? Muito saborosa, ela é aquele tipo de sobremesa que todo mundo ama e pede bis.

36. Bolo de chocolate natalino: muito simples e fácil de fazer, esse bolo de chocolate tem a finalização como o seu grande diferencial. Prepare uma mistura de creme de confeiteiro com suco de limão e água e regue por cima do bolo. Decore também com damasco, ameixa seca, noz-pecã, amêndoas, cereja marasquino e raspas de limão!

37. Rosca natalina: essa, com certeza, vai ser a grande estrela do seu Natal! Linda e extremamente saborosa, essa rosca vegana não tem erro: basta seguir o passo a passo certinho que o sucesso entre os convidados é garantido.

38. Chocotone vegano: e claro que não poderia faltar o clássico dos clássicos. Muito saboroso, esse chocotone fica macio, fofinho e simplesmente irresistível. Se você preferir o bom e velho panetone pode substituir o chocolate por frutas cristalizadas!

Com certeza, sua ceia de Natal vegana vai ser um sucesso com tantas delícias. E para ampliar ainda mais o seu cardápio, confira também receitas de maionese vegana e sobremesas veganas.

PARA VOCÊ