62 receitas com cogumelos variados para ficar de queixo caído

Os cogumelos têm ganhado cada vez mais espaço na cozinha dos brasileiros. Além de serem muito saudáveis, são ótimos para substituir a carne nas refeições, pois possuem grande quantidade de proteínas. E isso não é interessante apenas para os vegetarianos e veganos.

Publicidade

A variedade desse ingrediente é enorme, mas as opções de mais fácil acesso são champignon (também conhecido como cogumelo Paris), shiitake, funghi e shimeji. Mesmo possuindo sabores diferentes, todos são muito versáteis e combinam com vários pratos, que podem ser servidos como entrada, acompanhamento e até mesmo refeição principal.

Se você quer incluir esse alimento na sua rotina, mas não sabe como, confira a lista abaixo com receitas variadas!

Entradas

1. Portobello recheado com requeijão: além de requeijão, o recheio dessa entrada também ganha tomates secos, queijo parmesão e temperos. O sabor é marcante e o preparo é simples e rápido.

Publicidade

2. Bruschettas de cogumelos cremosos: champignon, shimeji e shiitake são combinados com diversos temperos, vinho branco, creme de leite e queijo parmesão ralado para preparar uma cobertura suculenta e saborosa para as fatias de pão.

3. Aperitivo de cogumelos: para preparar esse aperitivo, você vai usar seus cogumelos favoritos e recheá-los com queijo e ervas. Com poucos ingredientes e um preparo simples, difícil vai ser não deliciar com esse petisco.

4. Bruschettas de cogumelos Paris: nessa receita prática, o cogumelo Paris é combinado com manteiga e queijo minas. A mistura desses ingredientes resulta em uma saborosa cobertura para as fatias de pão.

Publicidade

5. Bruschetta de cogumelos e abobrinha: acrescentar abobrinha à combinação de ingredientes usados para cobrir as torradas, além de dar um toque suave e saudável, ainda deixa a entrada muito mais gostosa.

6. Portobello recheado: além de ser recheado com queijo parmesão, farinha de rosca e alguns temperos, o Portobello vai ao forno, assim, ficando gratinado. A textura fica uma combinação entre crocante e cremoso.

7. Portobello recheado com fiambre: além do fiambre – que é primo do presunto -, nessa receita os Portobellos são recheados com tomate e mussarela. Devido a escolha de ingredientes, o petisco lembra levemente o sabor de uma pizza.

8. Cogumelos recheados com queijo e bacon: rechear champignon com mussarela e bacon além de ser uma tarefa simples, resulta em um petisco muito saboroso.

9. Portobello recheado com espinafre e ricota: essa é uma boa opção de recheio saudável e saboroso para os seus cogumelos. Além de poucos ingredientes, o preparo é supersimples.

10. Champignon recheado com queijo: para deixar seu petisco ainda mais saboroso, a dica dessa receita é caprichar nos temperos e também usar farinha de rosca. O queijo escolhido foi o parmesão.

11. Salada de champignon marinado: além dos cogumelos, para completar o sabor dessa salada você também vai precisar de pupunha, cenoura e temperos. Cai muito bem em dias quentes, que pedem entradas leves.

12. Salada de abobrinha com cogumelos: essa é outra opção de salada ideal para os dias quentes, pois além de ingredientes leves, ela leva um molho de hortelã, que a deixa super-refrescante.

13. Bruschettas de champignon: para preparar essa receita, você vai precisar apenas de pão, cogumelos, queijo minas e manteiga. O processo é supersimples e rende entradas saborosas.

Publicidade

Massas com cogumelos

14. Quiche de cogumelos e iogurte: que tal preparar um mini quiche light? Essa receita é sem massa e, como o creme de leite é substituído pelo iogurte, fica muito mais leve. Além disso, você não vai precisar de muitos ingredientes.

15. Espaguete de palmito e shimeji: que tal preparar um espaguete falso com pupunha? É o que essa receita propõe. O prato é superleve e saudável. O shimeji é usado para fazer o molho que acompanha a massa.

16. Ravióli com cogumelo e ricota: você pode escolher o cogumelo de sua preferência para preparar essa receita. Os cogumelos vão ser usados com ricota para fazer o molho que acompanha o ravióli.

17. Tagliatelle com cogumelos: funghi, champignon e shiitake são usados para acompanhar a massa. O preparo é simples e ainda rende um prato saboroso. Ótima opção para quando o tempo na cozinha é curto.

18. Nhoque com creme de shiitake e queijo: nhoque de mandioca salsa e creme de queijo acompanhado de cogumelos. Dá água na boca só de imaginar, não é mesmo? Poucos ingredientes são usados nessa receita, mas o preparo da massa é um pouco demorado.

19. Macarrão com cogumelos salteados: se você quer uma refeição que tenha um preparo bem rápido e prático, mas que não deixe de fora o sabor, essa pode ser uma boa pedida. A dica é servir o macarrão acompanhado de rúcula.

20. Nhoque de abóbora com Portobello: para quem busca uma massa saudável, preparar um nhoque de abóbora japonesa pode ser uma ótima opção. Portobellos são usados para completar o sabor.

21. Quiche de cogumelos: quiches não são muito rápidos de serem preparados. Mas essa torta com uma casquinha crocante e um recheio cremoso vai conquistar o paladar de quem a provar.

22. Torta de cogumelos Paris: torta de liquidificador é um prato muito prático, não é mesmo? Além disso, essa receita tem uma massa e recheio muito cremosos. Difícil vai ser comer apenas um pedaço.

Publicidade

23. Espaghettini com creme de cogumelos: a massa escolhida para preparar essa receita é um pouco mais fina do que o espaguete. Isso faz com que o prato se torne mais leve. Funghi, champignon e shiitake são os cogumelos usados para fazer o creme.

Risotos de cogumelos

24. Risoto de cogumelos secos: que tal combinar funghi e shiitake para preparar a sua refeição? Além deles, você só vai precisar de arroz arbóreo, manteiga, cebola, vinho branco e caldo de carne criar o prato.

25. Risoto com emulsão de champignon: com poucos ingredientes e um preparo fácil, difícil vai ser não repetir esse prato, que além de supergostoso, também tem uma apresentação muito bonita.

26. Risoto de abobrinha e champignon: a combinação de champignon e abobrinha fica muito saborosa. Além disso, o risoto é um prato simples de ser preparado, mas que conquista diversos paladares.

27. Risoto de shimeji: apenas o shimeji também é uma ótima opção para completar o sabor do arroz arbóreo. O preparo é bem simples e o resultado é saboroso.

28. Risoto de alho-poró e champignon: se você quer experimentar um risoto que seja muito saboroso, mas que seja suave ao mesmo tempo, essa combinação de champignon e alho-poró pode ser uma ótima pedida.

29. Risoto de filé mignon e shiitake: combinar filé mignon e shiitake vai deixar seu prato que já é cremoso, supersuculento. O resultado é muito saboroso para um prato que é tão simples de ser feito.

30. Risoto de shiitake e tofupiry: essa é uma opção de risoto muito saborosa para os veganos. O prato fica extremamente cremoso e saboroso. Além disso, o preparo é muito simples.

31. Risoto de cogumelos com provolone: se você gosta de risotos que sejam muito saborosos, acrescentar o queijo provolone ao seu prato pode ser uma ótima ideia. Para garantir cremosidade, o preparo também leva creme de leite e requeijão.

Preparos criativos de cogumelos

32. Panelinhas com cogumelos: com apenas 15 minutos na cozinha é possível preparar esse prato que combina shiitake, shimeji, champignon e eryngui. Como o último não é muito fácil de ser encontrado, você pode substituir por outro de sua preferência, como o funghi.

33. Gratinado de cogumelos: aqui, cogumelos Paris são combinados com um creme à base de farinha, leite, creme de leite e queijo e levados ao forno. Além de o preparo ser simples, resulta em um prato muito gostoso. Manteiga, sal grosso e pimenta moída são usados para completar o sabor.

34. Refogado de cogumelos e brócolis: que tal combinar shiitake, shimeji e brócolis em um refogado que não leva muito tempo para ser feito e que ainda não deixa sua cozinha uma bagunça?

35. Cogumelos salteados à moda oriental: essa receita combina shiitake, shimeji e cogumelos Paris com um delicioso molho oriental. Para prepará-lo, você vai precisar de saquê, shoyu, gergelim, salsinha e cebolinha.

36. Cogumelos grelhados: com apenas uma panela é possível preparar esse prato que combina sabores de cogumelos e coentro. Além de ser aromático, é supersimples de ser feito.

37. Cogumelos cremosos com alho-poró e aspargos: a combinação de shiitake, shimeji e champignon com alho-poró e aspargos além de ficar supercremosa, também fica muito saborosa.

38. Cogumelos salteados: com um preparo simples e só 20 minutos na cozinha, você vai ter tempo de sobra para se deliciar enquanto come esse prato. Apenas temperos, ervas e limão são necessários para completar o sabor.

39. Champignon caramelizado: se você gosta de combinar sabores doces e salgados na mesma garfada, essa receita pode ser uma boa dica. Além disso, você pode utilizar o cogumelo caramelizado para completar diferentes pratos e lanches.

40. Champignon salteado ao vinho: usando apenas uma panela e poucos ingredientes, você vai se surpreender com o resultado desse prato. O sabor é único, mas suave.

41. Champignon à milanesa: como nessa receita os champignons são assados, você não terá muito trabalho. O resultado é uma combinação de textura cremosa e crocante.

Pratos com cogumelos

42. Strogonoff de champignon: quer preparar um strognoff vegano muito gostoso? Usar o champignon pode ser uma ótima escolha. Essa receita é simples de ser feita e leva apenas 6 ingredientes.

43. Hambúrguer de cebola e cogumelos: que tal completar o sabor do seu lanche acrescentando suculentos cogumelos frescos e cebola? Cai muito bem para aquele dia que você procura uma refeição mais descontraída.

44. Purê de mandioca salsa com cogumelos: só a mandioca-salsa já rende um purê supersaboroso, não é mesmo? E com a combinação de cogumelos e bacon, fica melhor ainda. Essa é uma ótima opção de acompanhamento.

45. Fritada de champignon: esse prato é muito parecido com o omelete e tem origem italiana. Os ovos são batidos e neles são acrescentados outros ingredientes. A fritada é servida aberta.

46. Bobó de cogumelos: essa é uma opção de bobó para os veganos. Shiitake e champignon são usados, mas você pode escolher outros cogumelos de sua preferência.

47. Cuscuz marroquino com champignon: o cuscuz marroquino é um ingrediente que pode ser encontrado na parte de importados dos mercados ou até mesmo em casas especializadas. A combinação dele com champignon resultado em um prato simples e saboroso.

48. Polenta com cogumelos: nessa receita pedaços de polenta frita são cobertos com shiitake e shimeji. Esse prato pode ser servido tanto como principal ou como entrada. Só depende da quantidade e da apresentação.

49. Wrap de cogumelos: sabe aquele dia em que você precisa de uma refeição mais rápida, mas não quer deixar o sabor de lado? Esse wrap recheado com cogumelos pode ser uma boa opção. A massa é feita com queijo fresco, ovos, cenoura, farinha de aveia, linhaça, salsa e temperos.

50. Polenta com ragu de Portobello: imagine aquela polenta cremosa coberta por um delicioso ragu de Portobello? Já dá água na boca, não é mesmo? A porção dessa receita serve duas pessoas.

51. Gallete de shimeji e alho-poró: gallete é a versão salgada do crepe francês. Essa versão recheada com shimeji e alho-poró fica muito atraente e saborosa. É uma ótima opção para uma refeição leve.

52. Sopa cremosa de champignon: essa é uma ótima opção de prato para aqueles dias que pedem uma refeição bem quentinha e reconfortante. Vinho branco, creme de leite e vários temperos são usados para incrementar o sabor.

53. Creme de cogumelos: com poucos ingredientes e um preparo simples, esse creme combina muito bem com pequenos cubos de pão torrado. É uma ótima opção de refeição leve para os dias frios.

Pratos com carnes e cogumelos

54. Robalo grelhado com Portobello: peixe grelhado tem um preparo muito prático, não é mesmo? Os cogumelos são usados para incrementar o sabor do prato, que cai muito bem acompanhado de uma salada de folhas verdes.

55. Linguado ao molho de champagne com shiitake: além do peixe e dos cogumelos, o molho dessa receita também leva aspargos e lagostim. Sem muito trabalho, é possível saborear um prato muito gostoso.

56. Portobello recheado com atum: se você não quer muito trabalho, mas quer um alimento saboroso, que tal experimentar essa receita de cogumelos recheados com atum enlatado?

57. Arroz vermelho com lula e cogumelos: além de aprender a preparar esse prato, na receita você também confere como fazer um molho verde, que faz toda diferença na hora de saborear a refeição.

58. Camarão com champignon: o preparo dessa receita é realmente muito simples e a combinação de champignon com camarão resulta em um sabor incrível.

59. Pescada com cogumelos: pescada, cogumelos e molho branco formam uma ótima combinação para sair da rotina nas refeições do dia a dia.

60. Medalhão com molho de cogumelos: se você está procurando uma opção de refeição mais sofisticada, mas que não te deixe horas na cozinha, que tal testar essa aqui? O medalhão usado é de filé mignon.

61. Filé de frango com cogumelos: essa é uma receita em que o filé de frango é acompanhado de um molho de nata e cogumelos. O preparo é simples e é uma ótima opção para inovar na carne do dia a dia.

62. Porco salteado com bambu e cogumelos: esse é um prato com cara asiática, já que leva porco, bambu e cogumelos, que são ingredientes muito utilizados por lá. É uma opção leve e saudável.

As opções para acrescentar os cogumelos ao seu cardápio são várias, não é mesmo? Além de muitas possibilidades de refeições diferentes, esse é um ingrediente supersaudável que, com certeza, vale a pena entrar no seu prato.