Além de serem muito saudáveis e gostosos, os cogumelos são ótimos para substituir a carne, pois possuem grande quantidade de proteínas. E isso não é interessante apenas para os vegetarianos e veganos. Confira estas receitas com cogumelos, que incluem os mais variados tipos desde o tradicional champignon até o eryngui!
Vá direto ao tipo de receita que você procura:
Receitas com cogumelos Champignon e Paris
Inove o seu arroz branco do dia a dia com esta receita de arroz com cogumelo paris. Você só vai precisar de mais três ingredientes em mãos: azeite de oliva, sal e pimenta moída!
Publicidade
Para acompanhar, que tal uma carninha branca bem diferente e gostosa? Fácil de fazer, o frango cremoso com cogumelos e bacon também leva nata na sua composição, o que deixa o prato ainda mais saboroso!
Pronto em menos de 20 minutos, o cocotte de cogumelos é uma ótima opção para quem adora um acompanhamento bem cremoso. Feito com cogumelos paris, essa delícia ainda leva creme de leite, ovos, queijo parmesão, suco de limão e temperinhos!
Uma explosão de sabores! O peito de frango ao molho de cogumelos tem um gostinho bem intenso de alecrim e manjericão. Mas lembre-se de usar as ervas frescas, ok?
Publicidade
A entrada perfeita é, com certeza, esta brusqueta de cogumelo paris. O toque especial fica por conta do tomate-cereja, que harmoniza muito bem com o queijo meia-cura que é usado.
Uma opção bem diferente para um lanchinho. O muffin de cogumelo paris é feito com farinha de coco, ou seja, liberado para os celíacos ou para quem segue uma dieta low carb. A massa fica super macia!
Puro charme! Os cogumelos paris recheados com linguiça de porco também levam uma quantidade generosa de cream cheese, o que deixa a entrada extremamente cremosa!
Outra opção de entrada! O cogumelo paris recheado com camarão é para os apaixonados por frutos do mar. O creme especial fica por conta do leite de coco em pó diluído em um pouco de água. Confira como preparar!
Receitas com cogumelos shitake
A noite de massas vai ficar ainda mais gostosa com este macarrão com cogumelos fáci.! Aqui, a dica é usar espaguete ou talharim. Para a cremosidade extra, uma colher de requeijão basta.
Publicidade
O missoshiro é uma sopa tradicional da culinária japonesa feita à base de missô, uma pasta fermentada de soja. O toque especial dessa versão fica por conta dos cogumelos shitake cozidos com o dashi!
O guioza é um pastel recheado cozido ou frito, comumente consumido como aperitivo ou prato principal em muitas cozinhas asiáticas. Esta versão deliciosa é recheada com lombo suíno moído e shitake!
Uma entrada super sofisticada, a crostata integral de cogumelos e alho-poró é feita com um mix de farinhas sem glúten e fica com uma massa crocante. Já o recheio tem aquele toque de shoyu e saquê, que dão um sabor de comida oriental irresistível!
Uma ótima opção para variar nas refeições do dia a dia. O macarrão com bacon e cogumelos mistura a crocância da carne com a maciez do shitake. Além disso, o creme de ricota dá o toque aveludado todo especial!
Esqueça as versões industrializadas com carne de frango! Estes nuggets de shitake são muito mais gostosos, nutritivos e democráticos, pois são liberados para vegetarianos e não vegetarianos.
Publicidade
A palavra "bruschetta" vem do termo italiano "bruscare", que significa "torrar sobre brasas". E é essa delícia bem tradicional que você aprende a preparar com essa receita inovadora, com o recheio de shitake com cream cheese!
Um café ou lanche da tarde especial combina demais com esta panqueca low carb com recheio de shitake. Aqui, sai farinha de trigo e entra farinha de coco. Aproveite essa versão saudável e deliciosa!
Muito mais fácil de fazer, o escondidinho de shitake com creme de mandioquinha fica pronto em menos de meia hora e leva apenas mais dois ingredientes além dos principais, que são: manteiga e queijo mussarela. Veja como preparar!
Agora, quem está em busca de um lanche saudável e vegano, pode apostar neste bolinho de mandioquinha com shitake. A camada crocante é devido às sementes de girassol e de abóbora trituradas, que vão por cima da massa depois de finalizar.
A kale é um tipo de couve que ficará muito bem combinada nesse risoto de cogumelos! O selecionado aqui foi o shitake, que contribui na construção de sabores terrosos para o prato. Não deixe de experimentar esse preparo!
Essa receita de japchae vegetariano é muito saborosa. Aqui utilizamos dois tipos de cogumelos, o shitake e o shimeji, mas você pode utilizar apenas um deles se preferir. Confira essa receita e aproveite!
Receitas com cogumelos Portobello
Caiu a temperatura aí na sua cidade? Então, que tal um creme de cogumelos simples? Feito à base de caldo de legumes, ele fica com um sabor incrível e bem suave. Faça hoje mesmo em sua casa.
A tortilla tem origem nas culturas indígenas da Mesoamérica e acredita-se que essa delícia seja um alimento milenar. Hoje, o que não falta são opções diferentes de preparo, como é o caso dessa tortilla com cogumelos. Confira!
A melhor entrada do mundo é esta receita de cogumelos recheados com abóbora e espinafre. A base é feita de pão de forma sem casca, o que confere uma crocância muito gostosa!
Publicidade
Práticos, os cogumelos recheados com farofa incluem farinha Panko e queijo ralado na composição. Lembre-se de retirar o cabinho dos Portobellos e usar em outras receitas, viu?
A cara de pratos de restaurantes sofisticados, esta polenta grelhada com molho de espinafre e cogumelos ainda conta com o sabor marcante do queijo gorgonzola e a suavidade da noz-moscada ralada na hora. Aproveite!
O Shakshuka é um prato popular do Oriente Médio e do norte da África, que consiste em ovos cozidos em um molho de tomate temperado, geralmente acompanhado de outras delícias, como cogumelos nesta receita. É um prato saboroso e reconfortante, com uma combinação única de sabores!
Agora, vindo para o Brasil, temos este cuscuz de legumes com Portobello, ideal para aquela refeição mais leve, mas que não abre mão de um sabor delicioso e marcante. Adicione damasco em tiras se quiser um toque agridoce.
Com apenas 6 ingredientes em mãos, você consegue preparar um delicioso Risoto low carb com cogumelos e espinafre. No lugar do tradicional arroz arbóreo, entra em cena a couve-flor! Como? Descubra conferindo a receita completa.
Receitas com cogumelos shimeji
Uma receita simples e muito saborosa, o shimeji na manteiga é uma ótima opção de acompanhamento e também pode ser utilizado como recheio. Confira!
Esse shimeji é refogado com shoyu e açúcar, ou seja, um prato perfeito para quem ama sabores orientais e molhinhos agridoces. O passo a passo com fotos detalha todo o preparo. Aprenda e deguste!
Um creme de mandioquinha com cogumelo é tudo o que você precisa em uma noite mais fria e preguiçosa. A consistência aveludada é graças ao creme de leite misturado com um purêzinho de batata baroa.
Uma opção diferente para um jantar diferente. Esta batata recheada com cogumelo e brie tem um sabor incrível, que vai conquistar vários paladares. Para os temperos use: tomilho, orégano e noz-moscada.
Que tal um café da manhã bem especial? Com este pão com ovo mexido e cogumelos, você consegue apreciar um lanche delicioso e prático de ser feito. A dica de ouro é usar o queijo meia-cura.
Surpreenda todo mundo com este mexidão de lula com cogumelos: um prato refinado e que leva ingredientes mega gostosos como edamame, vinho branco e, claro, shimeji!
Um prato no estilo comida indiana, este curry picante de cogumelos e legumes é uma explosão de sabores graças às especiarias usadas. Anote aí: gengibre ralado, açafrão-da-terra, noz-moscada, pimenta-caiena e pimenta-do-reino.
O bobó é um prato típico da culinária brasileira, extremamente rico e saboroso, que combina ingredientes como mandioca, proteína, leite de coco, azeite de dendê e temperos. Aqui, os cogumelos shimeji são usados no lugar do tradicional camarão ou frango.
Com um sabor que você não vai esquecer tão cedo, este caldo de batata-salsa com shimeji grelhado é super fácil de ser feito. A dica aqui é refogar os cogumelos com shoyu, sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde.
A história do ragu remonta à Itália e a receita original do ragù alla bolognese é protegida e reconhecida pela Accademia Italiana della Cucina. E aqui te damos uma versão diferente e deliciosa: a com berinjela e shimeji!
Mais uma receita italiana! O risoto prático de shimeji é perfeito para quem procura um prato sofisticado, mas que seja bem simples de preparar. Ao invés de usar sal, adicione shoyu à mistura para um gostinho mais interessante.
Veganos e não veganos vão amar este tofu com shimeji delicioso e nutritivo. O shoyu e o caldo de legumes são engrossados com a adição de um pouco de farinha de trigo, que também pode ser substituída por amido de milho.
Receitas com mix de cogumelos
Com um sabor incrível de especiarias, o curry de cogumelos e legumes é aquele tipo de prato que se come suspirando. Gengibre em pó, semente de coentro macerado, noz-moscada e pimenta-do-reino são algumas das notas que o seu paladar irá apreciar.
O lámen é um prato de sopa de macarrão, originário do Japão, sendo uma refeição popular e amplamente consumida em todo o país, bem como em muitas partes do mundo. E o que não falta são versões dessa delícia, como é o caso desta receita com cogumelos.
Deixe o seu jantar ainda mais gostoso com este risoni com cogumelos e parma. O destaque vai também para a burrata em pedaços, que é adicionada na finalização do prato.
Super cremoso, este prato de cogumelos com espinafre no leite de coco é a opção perfeita para quem adora investir em novos sabores. O ingrediente secreto e que faz toda a diferença é o missô de grão-de-bico com cogumelos yanomami!
Mega italiana, esta receita de fettuccine com ragu de cogumelos, vai alegrar os mais variados paladares. Para deixar tudo bem molhadinho, o creme de leite fresco e o vinho tinto seco entram em cena.
Extremamente prática de ser feita! A batata assada no micro-ondas com cogumelos fica pronta em dez minutinhos e conta com a versatilidade da variação de cogumelos que você pode usar!
Quem acha que sopa não é jantar vai repensar os conceitos depois que provar esta sopa de cogumelos maravilhosa. E aqui é um mix mesmo: Paris, portobello, shitake e o que mais o seu coração mandar podem ser adicionados.
Ideal para acompanhar massas e molhos diversos. As almôndegas de cogumelos são liberados para os celíacos, pois são feitas com farinha de maracujá e farinha de castanha. Diferente, não é mesmo?
A noite do lanche vai ficar mega democrática com este hambúrguer de cogumelos que pode ser servido para vegetarianos e não vegetarianos. Use e abuse dos seus temperos preferidos!
Super versátil! O molho de cogumelos fácil pode ser usado para incrementar diferentes pratos. Aqui, além do creme de leite, você também pode optar pelo iogurte. Uma maravilha!
Para este caldo de cogumelos com tofu, você vai precisar de shimeji preto e eryngui, um cogumelo muito gostoso e que tem o formato de um mini baobá. Capriche no gengibre se quiser um sabor marcante.
Uma entrada no estilo dos restaurantes de alto padrão! O purê de mandioquinha com cogumelos leva um vinagre balsâmico, que eleva o nível do prato ainda mais!
O recheio de cogumelos é perfeito para incrementar tortas, panquecas, pasteis e o que mais a sua imaginação permitir. Use um mix bem completo de cogumelos e sempre tenha uma boa variedade de sabores. Aproveite!
Um bom cogumelo pode ser encontrado em feiras de rua e na sessão de hortifrúti dos mercados. Lembre-se sempre de higienizar com um paninho, para remover qualquer excesso de terra que possa ter!
Aproveite e confira também estas receitas de almoço vegetariano para fugir de pratos com carne.
Publicidade
Sou escritora, facilitadora de oficinas de escrita e entusiasta da literatura. Ao mesmo tempo, trabalho com planilhas, dados e planejamento estratégico. Amo arte, cultura, culinária e ecologia. Adoro saladas e prezo muito por uma alimentação equilibrada e consciente. Mas dificilmente recuso um docinho.
minhas listas instagram