52 receitas de comida vegana mega variadas e saborosas

A alimentação vegana vem ganhando muitos adeptos dia após dia, seja por um posicionamento político ou vida mais saudável. Quem opta pelo veganismo não consome nada de origem animal. Com essa lista, explore receitas de comida vegana para café da manhã, almoço, jantar e sobremesa. O mundo vegetal é muito rico e você vai se surpreender com a variedade!

Vá direto ao tipo de receita que você procura:

Café da manhã

Nada melhor do que começar o dia com um bom café da manhã, não é mesmo? E para quem não dispensa um pãozinho caseiro, esse pão de abóbora vegano é a escolha perfeita, pois ele fica macio, saboroso e combina tanto com doces, quanto com salgados.

Publicidade

Para quem é mais tradicional, a dica é esse pão vegano com aveia! Mega democrático, ele não leva glúten na composição, o que é ótimo para quem é celíaco. Além disso, o açúcar demerara ajuda a deixar a massa mais leve e com um fundinho delicioso!

Agora, quem gosta de praticidade pela manhã, mas não dispensa um pão quentinho pode investir na receita desse pão vegano de frigideira. O legal é que essa massa fica macia e ainda conta com o sabor de temperos como cebolinha e pimenta-do-reino. Confira!

E para acompanhar os seus pãezinhos, que tal um queijo vegano de batata bem cremoso e gostoso? O ingrediente secreto e que dá aquela textura perfeita ao queijo vegetal é o ágar-ágar em pó. Veja a receita completa e aprenda como usar essa maravilha!

Com uma massa fofinha e versátil, essa panqueca americana vegana promete deixar as suas manhãs muito mais gostosas! E aqui, quem faz as vezes do ovo e garante a textura perfeita da massa é o vinagre – não fica com gosto, não se preocupe!

Publicidade

Agora, quem é do time dos docinhos para o café da manhã vai ficar encantando por esse pudim de chia fit. Feito com aveia em flocos, chia, leite vegetal e canela em pó, ele pode ser adoçado com melado de cana, calda de agave ou maple syrup. Você que decide!

Outra opção doce deliciosa para já começar o dia cheio de disposição, o overnight oats de prestígio fit! Mas lembre-se, você precisa preparar na noite anterior e deixar descansando na geladeira.

Extremamente cremoso, o requeijão vegano com coentro é ótimo para comer com pães, torradas, queijos ou outros salgados. A base dessa versão é o tofu e aqui você pode incrementar e usar uma versão que seja defumada, fica ainda mais gostoso.

Gosta de opções mais leves para o seu café da manhã? Então, que tal provar essa aveioca salgada vegana? A massa é feita com aveia em flocos, chia, temperinhos a gosto e um pouco de água. Já o recheio fica totalmente ao seu critério!

Com apenas três ingredientes (grão-de-bico, água e sal), você consegue preparar um grãomelete fermentado delicioso e mega nutritivo. Mas atenção, para que a textura fique perfeita, você deve deixar os grãos em um vidro tampado com água de 8 a 24 horas.

Publicidade

Almoço

Para aquele domingão, uma feijoada cai bem. Mas não se preocupe, nessa versão ela é totalmente vegana. Feita com vegetais e tofu defumado e frescal. Confira o passo a passo e prepare na sua casa.

Quem gosta de comidas árabes vai ficar encantado por esse strogonoff de berinjela vegano! Aqui, o leite usado é o leite de aveia, mas você pode usar outra versão que agrade mais o seu paladar. Sirva com bastante batata palha e se delicie!

Para acompanhar o arroz e feijão do dia a dia, que tal um bolo de carne vegano? Feito com lentilha, ele é rico em proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Além disso, os temperos usados (chimichurri, páprica doce e tomilho) dão um toque incrível ao prato.

Um prato que é a cara do almoço de domingo com a família, o salpicão é aquele tipo de delícia que todo mundo adora. E nessa versão vegana, o frango desfiado sai de cena e dá lugar à cenoura raladinha. Ficou curioso? Então, confira a receita completa!

Uma ótima aposta de mistura para incrementar a sua marmitinha do dia a dia, o curry de legumes fácil é saboroso e fica pronto em meia hora. Tenha em mãos pimentão, cenoura, brócolis e couve-flor. Vale a pena testar em casa!

Publicidade

Ideal para acompanhar as suas saladas do almoço, a maionese de abacate fica mega cremosa e com um sabor incrível. Além da fruta, você também vai precisar de limões, alho, azeite, sal e cheiro-verde – mas se quiser incrementar com outros temperos fique à vontade!

Conhece a planta peixinho da horta? É uma folha muito nutritiva e muito gostosa. Confira essa versão empanada e assada que fica crocante e delicioso.

Diferente de tudo o que você já provou, a carne louca vegana é feita com a casca da banana. Ou seja, desperdício zero. E o mais legal é que não fica com o sabor da fruta, mas para isso você deve deixar as cascas de molho na água com vinagre por alguns minutos, ok?

Ideal para servir naquele almoço com os amigos e familiares que não consomem ingredientes de origem animal. Dica: prepare os ingredientes da bacalhoada com antecedência e deixe-os marinando em um tempero à base de azeite, alho, limão e ervas frescas. Isso ajudará a intensificar o sabor.

A foto engana muito, não é mesmo? Só de bater o olho você não diz que é um bife vegetal, mas acredite, esse bife de frango vegano é feito com tofu! E o segredo para criar essa camada crocante deliciosa é empanar bem em um mix de farinhas.

Extremamente rica em ferro, a lasanha de espinafre é aquele tipo de prato que você não consegue comer apenas um pedaço. Além de ser saborosa, essa versão é liberada para quem é celíaco, pois não leva farinha de trigo.

Uma receita bem clássica na versão vegana, esse escondidinho de carne de soja fica cremoso e é uma ótima ideia de prato principal para o seu almoço. E aqui, a batata inglesa sai de cena e dá lugar à batata doce. Irresistível, não é mesmo?

Lanches

Sim! É totalmente possível fazer um pão de queijo vegano delicioso e que fica com aquela textura de puxa puxa que todo mundo adora. E para isso, o ingrediente secreto que não pode faltar é a batata inglesa, que deve ser bem cozida e amassada até virar um purê!

Com uma massa levinha e gostosa, a panqueca vegana funciona como um ótimo lanche tanto para quem gosta de usar recheios salgados, quanto quem prefere opções doces. Você pode incrementar com temperos ou essência de baunilha!

Queridinho entre quem é vegano, o falafel é uma iguaria culinária do Oriente Médio e consiste, basicamente, em bolinhos feitos de grão-de-bico moído e temperado com ervas, especiarias e alho. Ele é conhecido por sua textura crocante por fora e macia por dentro. Confira!

Com uma massa podre deliciosa e um recheio pra lá de cremoso, o empadão de palmito vegano é aquele tipo de lanche que simplesmente não tem erro. Para o recheio, use uma castanha-de-caju fresquinha e de boa qualidade, ok? Faz toda a diferença no resultado final.

Um lanche mega tradicional no mundo todo, o cachorro quente tem as suas mais variadas versões. E é claro que os veganos não poderiam ficar de fora! Sem ingredientes de origem animal, a salsicha desse lanche é 100% vegetal e 100% deliciosa. Confira!

Um lanchinho delicioso e que promete agradar veganos e celíacos, esse hamburgão tem uma massa feita à base de batata-doce com farinha de arroz. Já o recheio é feito com proteína de soja texturizada e temperinhos diversos. Fica mega gostoso!

Diferente, o sanduíche de atum vegano é na verdade feito com grão-de-bico, que confere uma textura incrível ao recheio. Além disso, a alga nori é a responsável pelo sabor similar ao peixe marinho. Então, é muito importante usar uma alga bem boa, viu?

Um dos lanches brasileiros mais populares em todo o território nacional! O bauru pode ganhar diferentes versões, como é o caso dessa opção vegana, feita com uma massa caseira incrível! Para o recheio a dica é investir em opções diversas, como fatias de abacaxi grelhado, folhas de rúcula ou agrião, fatias de berinjela grelhada ou cogumelos Portobello!

A origem do shawarma é um tanto quanto disputada, mas muitos acreditam que tem raízes na culinária turca e que foi popularizado no Oriente Médio. Esse lanche delicioso também pode ser encontrado em várias formas em diferentes partes do mundo, como é o caso dessa versão vegana!

Até quem torce o nariz para comidas veganas vai saborear esse smash burguer vegano suspirando! Feito à base de feijão preto e proteína de soja, ele ainda conta com um ingredientes pra lá de especial: a fumaça em pó!

Jantar

A kafta pode ganhar diferentes versões de acordo com a região do globo ou gosto pessoal. E para quem não come carne, essa versão de forno vegana é a mais indicada, pois é deliciosa e feita com proteína de soja.

Bem no estilo comfort food, o risoto de pimentão assado tem um toque refinado incrível! E sabe o que faz toda a diferença no sabor desse prato? O caldo de legumes 100% caseiro. Ou seja, nada de usar aquela versão em tablete, ok?

A história por trás do molho Alfredo remonta ao início do século XX, quando Alfredo di Lelio, um restaurateur italiano, criou a receita em sua trattoria em Roma para agradar sua esposa, que estava grávida e com pouco apetite. Hoje, o molho é sucesso no mundo todo e tem diferentes versões, como é o caso dessa opção vegana deliciosa!

Em busca de um jantar fácil, delicioso e bem clássico? Então, invista nessa batata gratinada vegana. Aqui, o molho branco é feito com os seguintes ingredientes: tofu, azeite, alho, levedura nutricional, água, polvilho doce, sal e pimenta.

Quem gosta de comidinhas dos EUA vai adorar esse mac and cheese vegano. Muito parecida com a receita original, essa versão é preparada com castanha-de-caju demolhada e batida. Já o sabor de queijo fica por conta da levedura nutricional!

Se você está com um tempinho a mais para fazer o seu jantar, então que tal apostar em um prato chinês que todo mundo adora? Sem ingredientes de origem animal, o yakisoba vegano com proteína de soja fica incrível e vai agradar os mais variados gostos e paladares.

Sabe aquelas jantinhas aconchegantes e que parecem um abraço quentinho? Pois essa batata assada com catupiry e bacon veganos é uma delas! O queijo cremoso tradicional ganha uma nova versão feita com inhame. Já a carne de porco frita é feita à base de proteína de soja, viu?

Um prato delicioso e pra nonna nenhuma botar defeito! O nhoque de batatas vegano é feito com apenas cinco ingredientes: batatas-inglesas, sal, azeite, farinha de trigo e temperos. A dica é servir com um molho à bolonhesa de carne de soja!

A origem exata dos guiozas é um pouco debatida, mas eles têm uma longa história na China, onde são consumidos há séculos. Hoje, essa delícia é apreciada no mundo todo e ganha diferentes versões, como essa recheada com legumes e 100% vegana!

Que tal fazer a noite de comidas japonesas aí na sua casa e ainda agradar todo mundo? Vegano, esse sushi recebe uma marinada deliciosa de shoyu com sumo de gengibre, alho em pó, suco de limão e cenoura cozida. Uma delícia sem igual!

Doces e sobremesas

Mega democrático, o bolo de milho sem lactose sem glúten e vegano pode ser apreciado sem medo por quem é celíaco e/ou não consome ingredientes de origem animal. Aqui, a farinha de linhaça faz o papel do ovo, deixando a massa fofinha e macia.

Com gostinho de casa de vó, mas com alguns toques mais modernos, o bolo de cenoura vegano sem glúten é feito com ingredientes como fubá amarelo, farinha de linhaça, açúcar demerara, óleo de coco e manteiga vegana. Teste aí na sua casa e aproveite!

Outro docinho bem nostálgico, os biscoitos amanteigados vegano e sem glúten. Eles são muito mais fáceis de fazer do que você imagina. Para dar o ponto perfeito da massa, você vai precisar usar farinha de arroz e amido de milho.

Com uma cremosidade de outro planeta, essa mousse de maracujá vegano conquista até quem não é muito chegado em inovações culinárias. E não se preocupe, apesar de ser preparado com inhame, não fica com sabor do tubérculo, ok?

Até o tio do pavê vai ficar sem palavras ao ver esse maravilhoso pavê duplo vegano! Feito com um creme de chocolate e um branco, ele tem como base uma bolachinha de maisena vegana crocante. Não tem quem resista!

Para matar a saudade da infância ou fazer a alegria da criançada, o danoninho de morango vegano é a melhor indicação! No lugar do tradicional leite de vaca, você vai utilizar inhame, que dá uma consistência incrível ao doce, mas sem adicionar um sabor estranho!

Quem gosta de doces refinados e bem no estilo de confeitarias famosas, vai ficar encantado por essa cheesecake vegana de abóbora e cacau. Já separe um tempo extra do seu dia, pois ela é mais demorada de fazer, ok? Mas acredite, cada minuto vale a pena!

A baked oats é uma receita popular que envolve a mistura de aveia com ingredientes adicionais, como leite, frutas, ovos, iogurte e açúcar. E para os veganos, essa versão de cenoura é uma excelente aposta. Confira!

Bem no estilo quitutes juninos, a canjica vegana com coco ralado é liberada para todo mundo. Feita com leite de coco culinário e outro leite vegetal da sua preferência, ela fica cremosa no ponto certo. Capriche na canela em pó e, se quiser, adicione um pouco de cravo em pó!

Com os dias quentes de verão nada melhor do que um sorvete geladinho pra mandar o calor embora, não é mesmo? À base de leite condensado vegetal, essa delícia vegana tem um sabor incrível de baunilha com rum. O segredo para manter a consistência é usar um bom emulsificante.

O ideal é introduzir a dieta vegana aos poucos, sempre com o acompanhamento de um nutricionista. Assim, você consegue suplementar proteínas e vitaminas de forma saudável e segura!

Agora, se você ainda não conseguiu retirar 100% dos ingredientes de origem animal do seu dia a dia, então confira estas receitas vegetarianas incríveis.