28 receitas de comida vegana para uma alimentação completa sem carne

A alimentação vegana é uma tendência que vem ganhando muitos adeptos dia após dia. Quem opta pelo veganismo não consome nada de origem animal. Explore esse estilo de vida com essas receitas de comida vegana para café da manhã, almoço, jantar e sobremesa!

Comidas veganas para o café da manhã

1. Pão de batata-doce e canela vegano: lindo e delicioso, esse pão de batata doce com açúcar e canela vai te surpreender. A receita é bem trabalhosa, mas o resultado vai valer a pena. Prepare no dia anterior e se delicie.

2. Panqueca americana vegana: para começar o dia com mais energia, que tal apostar em uma panqueca vegana? Esta receita é simples e você pode servir com glucose de milho, leite de coco, rodelas de bananas, fatias de morango, castanhas ou com o que preferir!

3. Torradas com creme de abacate: já ouviu falar em avocado toast? É uma torradinha com um creme de abacate que fica uma delícia. Muito simples de fazer, o creme leva, além da fruta, sal, suco de limão e pimenta-preta.

4. Smoothie de morango com banana: refrescante, esse smoothie de morango é muito simples. O segredo da textura da batida é a banana congelada. Bata tudo no liquidificador com bastante gelo e pronto!

Publicidade

5. Cookies integrais de aveia: para quem quer um snack saudável, nutritivo e muito fácil de fazer, pode apostar neste cookie integral de aveia. Para fazer, é só misturar todos os ingredientes, fazer bolinhas e colocar para assar.

6. Pão de queijo vegano: pão de queijo vegano ou, como é mais conhecido pelos veganos, pão de beijo, é uma excelente opção para o café da manhã. O ingrediente principal desta receita é a batata baroa. Vale a pena testar!

7. Granola caseira vegana: aveia sem glúten, coco ralado, canela em pó, noz-moscada, xarope de bordo, essência de baunilha, água e açúcar mascavo se tornam uma granola vegana muito gostosa. Você pode usá-la por cima de frutas, para adicionar sabor e textura.

Comidas veganas para o almoço

8. Macarrão de abobrinha vegano: sem glúten e low carb, este macarrão é delicioso. Para fazer o macarrão de abobrinha, rale o legume no mandolin ou corte com a faca. Refogue o cogumelo, o tomate-cereja e a abobrinha, misture o molho de tomate e pronto.

Publicidade

9. Hambúrguer de grão-de-bico: esta receita é ótima, já que pode substituir qualquer bife. E o melhor de tudo: pode ser congelado. O grão-de-bico deve estar de molho e ser cozido antes de começar a receita.

10. Strogonoff vegano: muito cremoso, esse strogonoff é de cogumelos. Comece fazendo o segredo desta receita, que é o creme de leite de castanha-de-caju. Depois, refogue os demais ingredientes e misture o creme de leite de castanha.

11. Batata rösti vegana: receita típica da Suíça, a batata rösti vegana leva basicamente batata e cebola. É muito fácil de fazer e pode acompanhar qualquer prato ou, até mesmo, ser prato principal.

12. Arroz de forno vegano: prática, rápida e com tudo o que você tem na sua geladeira, esse arroz de forno vegano é muito fácil de fazer. O creme de batata que vai por cima do arroz faz toda diferença. Vale a pena provar!

13. Panqueca salgada vegana: panqueca é uma delícia. Aqui, você aprende a fazer opções coloridas, com beterraba, cenoura e couve, que vão fazer sucesso com a criançada.

14. Salada de batata plant based: essa salada de batata plant based é uma ótima alternativa à salada de batata tradicional. Além da batata, ela leva abobrinha grelhada, tomate-cereja e azeitonas.

Comidas veganas para o jantar

iStock

15. Torta salgada de vó vegana: sabe aquelas tortas salgadas de vó? Com tudo o que tem direito no recheio? Essa é uma opção vegana da receita clássica. Ela pode ganhar uma versão sem glúten também, se optar por usar farinha de grão-de-bico ou outra da sua preferência.

16. Risoto de legumes vegano: risoto é supersimples de fazer e nesta receita você pode usar tudo o que tem em casa. Abobrinha, cenoura, chuchu e tomate são os protagonistas desta versão!

17. Cachorro-quente vegano: quem disse que vegano não come cachorro-quente? Esta receita leva cenoura, batata, tomate, alho, cebola, milho, manjericão e cebolinha, mostarda, ketchup, pão e muitos temperinhos.

Publicidade

18. Pizza vegana: pizza é preferência mundial. Todo mundo ama essa delícia! Faça a massa da pizza e deixe a sua imaginação te levar para preparar o recheio com muitos legumes. Finalize com requeijão de soja!

19. Macarrão bolonhesa vegano: comfort food de muita gente, o macarrão à bolonhesa pode ganhar uma versão vegana. Para fazer o molho, hidrate a proteína de soja com água quente e suco de limão. Aposte nos temperos para deixar esse macarrão ainda mais gostoso!

20. Nhoque ao molho pomodoro: nhoque, gnocchi, chame do que preferir. Esse prato delicioso é sem leite, sem ovos, sem carne e com muito sabor. Vale a pena provar!

21. Moqueca vegana: moqueca é um prato típico do Brasil e geralmente leva peixe. Mas aqui temos uma receita vegana, com palmito e mix de cogumelos. A montagem é igual à moqueca tradicional.

Doces e sobremesas veganas

22. Mousse de maracujá vegana: deliciosa, leve, cremosa, levemente areada e sem leite e gelatina na composição. O segredo desta receita fica por conta da castanha-de-caju e do ágar-ágar, que deixam a mousse de maracujá bem firme.

23. Brigadeiro vegano: brigadeiro sempre vai bem. Seja na festinha de aniversário ou na TPM. Esta receita leva açúcar, água fervente, aveia em flocos, chocolate meio amargo ou amargo e óleo de coco.

24. Bolo vegano de cenoura: bolo de cenoura sem ovos e superfácil de fazer? Temos! Esta receita leva cenoura, óleo, leite vegetal, farinha de trigo, açúcar, fermento químico em pó e sal. A cobertura por conta do creme de leite vegetal e do chocolate em barra.

25. Bolo de chocolate de Matilda vegano: quem não lembra daquela cena clássica do menino comendo bolo de chocolate no filme Matilda? Esse bolo é cheio de chocolate e fica uma delícia, como o do filme. O grande segredo é o recheio e a cobertura feitos com castanha-de-caju.

26. Palha italiana vegana: aprenda a fazer a palha italiana e, de quebra, um leite condensado e um brigadeiro vegano. A base desta receita é também a castanha-de-caju que pode ser substituída por amendoim.

Publicidade

27. Banana split vegana: banana + sorvete + castanha. Essa é uma combinação que faz sucesso na infância e ganhou uma versão vegana. O sorvete é feito com banana congelada e outra fruta congelada para determinar o sabor. Faça já!

28. Iogurte grego vegano: com uma base fermentada que serve para fazer tanto queijos veganos quanto iogurtes, essa receita é muito versátil. Além disso, é rica em probióticos e muito benéfica para a saúde.

Quer surpreender seus convidados para um almoço ou jantar vegano? Então confira também essas receitas de churrasco vegano!