52 receitas de cuca para se deliciar com uma sobremesa alemã

De origem alemã a cuca é muito popular e tradicionalmente feito com farinha de trigo, açúcar e frutas. No entanto, graças a sua versatilidade, essa espécie de bolo pode ganhar outros ingredientes e versões. Confira essa seleção de receitas de cuca e varie nos sabores desse docinho!

Receitas de cuca com frutas

A cuca de banana é uma das versões mais tradicionais desse preparo tão delicioso. Clique e confira o passo a passo em fotos!

Publicidade

Levinha, a massa dessa cuca de limão com iogurte e cream cheese desmancha na boca e arranca suspiros de todo mundo que experimenta. E o melhor é que os ingredientes podem ser batidos no liquidificador, ou seja, praticidade garantida!

Se você não está com tempo para fazer algo elaborado, mas ficou encarregado de levar o docinho para o encontro com os amigos, então aposte nessa cuca rápida de banana! O sabor da canela e da baunilha são destaques nessa versão.

Que fazer bonito no almoço de domingo com a família? Então, invista nessa cuca de morango com leite condensado e deixe essa sobremesa ainda mais especial! Para o recheio, a dica é fazer um brigadeiro branco mais firme. Confira!

Pronta em meia hora, a cuca rápida de abacaxi é a escolha perfeita para quem ainda não tem muitas habilidades quando se trata de confeitaria. Feita com farinha de arroz e farinha de aveia, ela também é indicada para quem não pode consumir glúten.

Publicidade

Quem adora sabores mais cítricos e refrescantes vai ficar encantado por essa cuca de abacaxi com laranja. Mas atenção: para fazer a massa, você precisa usar fermento biológico seco, ou seja, vai ter que levantar as mangas e amassar bem a mistura, ok?

Mais refinada, a cuca de banana com castanhas promete ser a nova sensação do seu café da tarde. Um ponto interessante dessa receita é que ela é versátil, e pode ser feita tanto com margarina, quanto com manteiga. O tipo de banana fica ao seu critério.

Prefere um sabor mais cítrico? A cuca de laranja é uma ótima escolha. Aqui, você só precisa lavar bem a fruta, cortar em quatro partes, retirar as sementes e levar para bater com os demais ingredientes da massa – não precisa tirar a casca!

O seu café da tarde vai ficar ainda mais gostoso com essa cuca de banana com goiabada! Além de saborosa, ela é prática e econômica, pois leva ingredientes que você encontra com facilidade em qualquer mercado e por um preço acessível.

Se você é daquele tipo de pessoa que adora um docinho com um fundinho azedo, então você vai se apaixonar por essa cuca de limão com farofa! O mais legal é que você pode usar o tipo de limão que preferir, seja taiti, rosa ou siciliano. Vem dar uma olhada!

Publicidade

Com gostinho de comidas tradicionais alemãs, essa cuca com geleia de uva tem uma massa supergostosa! O grande diferencial está no fermento: aqui, você deve ter em mãos o fermento biológico seco e não o químico em pó, ok?

Um sabor clássico, a cuca de uva é a versão que todo mundo conhece quando se trata desse docinho alemão. Mas atenção: dê preferência para frutas sem sementes, pois isso deixa a textura muito mais perfeita e gostosa, hein!

Outra opção sofisticada, a cuca com pera e cardamomo tem um estilo de café da manhã chique! E o mais legal é que ela é fácil de ser feita. A base fica por conta das massas de bolo prontas. A dica é optar pela massa branca ou de baunilha, viu?

Essa receita de cuca de morango simples é a prova de que com poucos ingredientes, você consegue fazer um docinho delicioso! Além da massa tradicional e da farofa crocante, essa versão ainda conta com uma cobertura de claras batidas em neve e moranguinhos.

No estilo doce de vó, essa cuca de ameixa agrega um sabor mais interessante para qualquer café da tarde. Use frutas grandes, frescas e bem vermelhinhas para obter um resultado que vai deixar os seus convidados simplesmente encantados.

Publicidade

Com um sabor mais azedinho, a cuca de mirtilos é ideal para quem não dispensa uma frutinha no doce. O destaque dessa versão fica por conta da farofinha, feita com óleo de coco, farinha de arroz e açúcar demerara. E você ainda pode finalizar com uma geleia delícia!

A sobremesa perfeita existe e ela tem nome: cuca alemã com morangos! A massa firme, mas bem molhadinha ganha um destaque ainda maior com a farofa crocante feita à base de farinha de trigo, açúcar refinado ou cristal e manteiga sem sal.

Vai uma cuca de banana com canela aí? Superprática, essa delícia não demanda muitas habilidades na cozinha e até quem tem dificuldade no preparo de doces consegue tirar de letra. Importante: caso você não tenha açúcar baunilhado, pode adicionar uma gotinha de essência!

Bem no estilo receita de omas (as famosas avós alemães), essa cuca de maçã alemã tem como base uma massa feita com fermento biológico seco. Ou seja, fica bem parecida com um pão doce. Sirva quentinha e com uma bola de sorvete bem gostosa.

Com potencial para se tornar a nova queridinha aí da sua casa, essa é a cuca de banana com farofa de amêndoas. O sabor levemente doce e amanteigado é o grande diferencial dessa opção que também deixa a casa perfumada!

Em um primeiro momento, essa cuca de banana caramelizada parece ter um sabor mais simples, mas não se deixe enganar: ela tem notas refrescantes de raspas de limão, um tom levemente amendoado da aveia (usada na farofa) e, claro, a doçura do caramelo.

Pronta em menos de 40 minutos, a cuca de coco surge como uma alternativa interessante para quem quer comer um docinho, mas está sem tempo para ficar na cozinha. Atenção: use um coco ralado sem açúcar, pois a farofa também leva leite condensado, hein!

Perfeita para servir na sobremesa da ceia de Natal ou em outra ocasião bem festiva, a cuca de morango com cereja e nata é cremosa e, claro, colorida. Aproveite, pois ela fica pronta em meia horinha!

Muito mais fácil de fazer do que você imagina, essa cuca de nata com morango fica saborosa e cremosa. Se quiser dar uma incrementada, a dica é usar um açúcar de baunilha que pode ser encontrado em mercados especiais ou feito em casa mesmo.

No estilo dos colonos alemães, a cuca de abacaxi com nata fica molhadinha e com um sabor marcante da fruta cítrica! Quem gosta de uma opção mais docinha pode colocar algumas gotas de essência de baunilha. Fica simplesmente perfeito!

Receitas de cuca com chocolate ou leite condensado

Venha conferir o passo a passo em fotos dessa cuca de coco com leite condensado deliciosa. Você se surpreenderá!

Altamente viciante, essa cuca de mousse de limão com chocolate branco é o tipo de doce que ninguém consegue comer apenas um pedaço. E o limão pode ser do seu tipo preferido, viu? Fica bom com taiti, siciliano ou o perfumado limão rosa!

Prefere algo mais refiando? Então, se jogue nessa cuca de damasco com chocolate! Com um sabor mais intenso, ela é ótima para servir como sobremesa em um almoço especial. Como são gotas de chocolate, a massa fica bem cremosa!

Os amantes de frutas vermelhas não vão conseguir resistir a essa cuca de amoras com chocolate branco. Afinal, o sabor azedo da frutinha ganha destaque com o doce desse chocolate que é mais suave e neutro.

Os chocólatras de plantão vão ficar babando com essa receita de cuca de chocolate. Superversátil, ela permite uma gama variada de sabores, pois aqui você pode usar tanto a versão ao leite, quanto a meia amarga ou ainda o chocolate branco. Todos ficam uma delícia!

Ideal para os dias mais quentes, essa cuca de maracujá com gotas de chocolate derrete na boca e combina bem as nuances doces e azedinhas dos ingredientes usados. Na hora de servir, que tal um sorvete de creme para acompanhar?

Para agradar todos vários paladares, a dica é servir essa cuca de chocolate com banana. Outro ponto interessante é que ela é mais saudável, pois é feita com farinha de trigo integral! Se quiser um sabor mais marcante de cacau, utilize um chocolate 70%.

O nome já diz tudo: essa cuca da vovó tem gostinho de infância e vai deixar você nostálgico. E como toda boa receita de vó, ela é bem simples e você pode adicionar chocolate ou leite condensado. Vale a pena conferir!

Com outro nome convidativo, essa cuca mágica tem um sabor delicioso de leite condensado com essência de baunilha. Já a farofa é o clássico: açúcar, margarina, ovo, farinha de trigo e um pouco de fermento químico em pó. É pura magia!

Para comer rezando, essa cuca cremosa é o tipo de doce que acaba rápido em casa, pois todo mundo vai querer pelo menos um pedaço. O segredo de tanta cremosidade? Leite condensado, manteiga, creme de leite, gema de ovo e farinha de trigo para dar o ponto.

Saia do tradicional de uma maneira simples e deliciosa com essa cuca de canela com leite condensado! Na hora de preparar a massa, acrescente um pouco de cravo em pó ou outra especiaria para deixar tudo ainda mais gostoso e cheiroso.

Superbásica, a cuca de farofa com creme é o tipo de doce que agrada os mais variados gostos e paladares. Para isso, tenha em mãos: farinha de trigo, açúcar, ovos, manteiga, fermento químico em pó, leite condensado, creme de leite, leite e amido de milho.

Receitas de cuca com doce de leite ou goiabada

Clássica, essa receita de cuca precisa estar anotada no seu caderninho. Feita com doce de leite, ela tem um sabor mais suave que promete agradar todo mundo. Sugestão: acrescente um pouco de canela em pó na farofinha!

Uma explosão de sabores e texturas, a cuca de pêssego com doce de leite é ótima para quem não dispensa uma sobremesa docinha. Se quiser, você pode misturar os pedaços da fruta em calda e doce de leite. Depois, é só adicionar as colheradas na massa e levar para assar.

Uma combinação clássica que faz sucesso entre vários gostos e paladares, a cuca de banana recheada com doce de leite vai fazer a alegria dos seus convidados. Dica de ouro: adicione uma colher de chá de canela em pó para harmonizar ainda mais os sabores.

Duas sobremesas em uma! Deliciosa, a cuca banoffee deixa o dia de qualquer pessoa mais doce e feliz. A cremosidade fica por conta da nata que deve ser colocada assim que a massa sair do forno. Para dar um sabor ainda mais interessante, não se esqueça da canela, hein!

É simplesmente impossível resistir a essa cuca de amendoim com doce de leite! Muito prática e fácil de fazer, ela fica pronta em menos de uma hora e pode ser servida com uma boa xícara de café. Dica de ouro: adicione um pouco de canela em pó na massa ou na farofinha!

Perfeita para quem não consome ingredientes de origem animal, a cuca vegana com doce de leite desmancha na boca e provoca uma explosão de sabores. Para a massa, você deve usar vinagre branco, que entra no lugar dos ovos.

Os românticos de plantão vão se apaixonar por essa cuca romeu e julieta. Essa massa pede uma boa goiabada de corte, um queijo parmesão fresco (nada de versões de saquinho) e um toque de essência de baunilha.

Um fim de tarde gostosinho pede um café preto e um doce especial, não é mesmo? E para esse momento aconchegante, aposte nessa cuca de fubá de goiabada. Adicione um pouco de erva-doce e surpreenda todo mundo.

Receitas de cuca fitness

Ideal para celíacos e adeptos a dietas low carb, essa cuca de banana sem glúten não leva farinha de trigo, mas sim farinha de aveia e farinha de amêndoa ou castanha-de-caju. E sabe o que combina demais com banana? Canela em pó, é claro!

Impossível comer apenas um pedaço, a cuca de maçã com aveia é fácil de ser feita e combina demais com um café quentinho. Mas atenção: ela também é composta por farinha de trigo, ou seja, os celíacos devem passar longe, ok?

Até quem não é muito fãs de doces fitness não vai conseguir resistir a essa cuca de banana fit! Aqui, a farinha de trigo sai de cena e dá lugar a farinha de coco, farinha de amêndoas e quinoa (ou aveia em flocos). O resultado é uma massa fofinha e mais saudável.

Simplesmente magnifica, a cuca de maçã funcional vai te ajudar a matar a fome de um docinho, mas sem sair da dieta. Aqui, a farinha de trigo é substituída pela farinha de arroz, pela farinha de amêndoas e pelo amido de milho que ajuda a deixa a massa mais fofa!

Bem no estilo que um bom colono gosta, a cuca alemã sem glúten não leva farinha de trigo, mas isso não faz com que ela perca o gostinho clássico e delicioso! Outro toque especial é a mistura de fermentos: você vai precisar tanto do biológico seco, quanto o químico em pó.

Que tal levar um pedaço dessa cuca fit de morango com ricota para o seu lanche do trabalho ou faculdade? Se quiser deixar o sabor ainda mais gostoso, use um pedaço de ricota bem fresquinha, daquelas vendidas na feira mesmo, sabe?

Molhadinha, a cuca de uva com farinha de aveia é uma opção mais leve para quem adora beliscar um docinho ao longo do dia. Anote: açúcar de coco, ovos, óleo de coco, fermento químico em pó e, claro, uma boa farinha de aveia e uva sem caroço. Vem conferir e aproveite!

Viu só como você pode variar nos sabores da sua cuca?

O segredo é sempre fazer uma farofinha crocante e servir com uma boa xícara de café!

Aproveite e confira também estas receitas de torta de maçã alemã incríveis!