40 receitas para quem mora sozinho fazer um rango gostoso sem perder tempo

Por
Atualizado em 31.01.20

Morar sozinho não precisa ser sinônimo de uma má alimentação. Muita gente pensa que cozinhar dá muito trabalho e que pratos gostosos não podem ser feitos em pouco tempo e com facilidade, mas isso não é verdade. Você pode comer bem em todas as refeições mesmo fazendo porções pequenas e descomplicadas.

Publicidade

Sei que até ir para a cozinha pode ser desanimador quando o prato está sendo feito apenas para uma pessoa, mas você pode aproveitar esse momento para testar o que mais gosta e ainda curtir a própria companhia. Sem falar que deixar a comida congelada e o macarrão instantâneo de lado fará super bem para a sua saúde.

Se você quer se arriscar na cozinha e pretende preparar suas próprias refeições, confira essa lista que conta com receitas descomplicadas que podem ser feitas tranquilamente para uma pessoa comer sozinha.

Petiscos fáceis de preparar

1. Batatas picantes: essa é uma receita bem simples, já que só é preciso cortar as batatas, temperar e depois levar ao forno. Como o legume tem um toque picante, você ainda pode conferir como preparar um molho que cai muito bem como acompanhamento.

2. Ceviche: o ceviche é uma ótima opção de petisco para os dias quentes, pois o peixe é servido geladinho e combinado com bastante limão. Além disso, o preparo dessa receita leva apenas alguns minutos e depois você pode se deliciar com calma.

Publicidade

3. Bruschetta: o pão é um daqueles alimentos super aconchegantes e que cai bem em diversos momentos do dia. Para essa receita, você vai precisar do tipo italiano, mussarela, tomate, manjericão e azeite. Com apenas esses itens, você consegue um petisco de dar água na boca e que não dá trabalho nenhum para ser feito.

4. Petisco de presunto e melão: já para quem busca uma opção de petisco bem leve, essa receita pode cair como uma luva. Aqui o melão é temperado e depois embrulhado com uma fatia de presunto cru. O trabalho é mínimo, mas o sabor é inovador.

5. Chips de batata doce: já essa é uma ótima opção de petisco para acompanhar um filme, uma cerveja com os amigos ou até mesmo para um lanche rápido no meio do dia. Como o preparo é no micro-ondas, seu tempo na cozinha será bem curtinho.

Publicidade

6. Tomate recheado: agora se você busca uma opção que seja um pouco mais encorpada, essa receita de tomate recheado pode ser uma ótima escolha. Aqui a fruta é combinada com creme de ricota, queijo parmesão e alguns temperos.

7. Palito caprese: já pensou em fazer um aperitivo que leva apenas mussarela, tomate, manjericão e alguns temperos? Essa é a proposta dessa receita que leva apenas alguns minutos para ser preparada, mas que pode surpreender pelo sabor.

8. Palito de cenoura: esse é um petisco leve, saudável, mas que também pode ser muito saboroso, sabia? Se você não é tão fã de legumes, mas quer uma opção nutritiva, basta incrementar os palitos com seus temperos favoritos.

9. Chips de banana: essa é outra opção de petisco saudável e que exige uma pequena quantidade de ingredientes. Para preparar essa receita, você vai precisar apenas de bananas verdes, óleo de coco e temperos. Por isso, é ideal para aqueles dias em que a correria é grande e a geladeira está vazia.

Opção de almoço para quem mora sozinho

10. Espaguete à carbonara: o macarrão é um alimento coringa para uma refeição simples, mas cheia de sabor, não é mesmo? Por isso, é muito legal conhecer diferentes receitas que possam incrementar o gosto do seu prato. Para essa receita, você vai precisar de poucos ingredientes, mas pode se surpreender com o sabor.

11. Risoto de alho-poró e bacon: o risoto é outra opção bem prática, mas que tem um toque sofisticado. O preparo dessa receita é bem simples, mas é importante mexer bastante o arroz para um resultado de sucesso. Já a combinação de alho-poró com bacon é puro amor, pode apostar.

12. Suflê de cenoura: já o suflê de cenoura é ideal para quem busca uma refeição bem leve, pois tanto a textura, quanto o sabor desse prato possuem essa característica. Para o preparo desse prato é importante saber que é preciso comer o suflê logo depois que ele é tirado do forno, pois senão ele murcha e perde sua forma.

13. Strogonoff de frango: o strogonoff é um alimento que está presente em muitas mesas brasileiras, e tem um preparo mais simples do que aparenta, sabia? Não é preciso ser nenhum mestre cuca para preparar essa refeição com sucesso, por isso, vale a pena testar em casa e se deliciar com um prato super saboroso.

14. Conchiglione de ricota: já para quem gosta de um prato bem suculento testar essa receita pode ser uma boa para a próxima refeição. Aqui a massa usada é aquela que tem um formato de concha, que é recheada com ricota, espinafre e ainda leva molho branco.

Publicidade

15. Gratinado de batata: como a batata é um ingrediente muito versátil, é possível preparar variados pratos com ela. Aqui o legume é combinado com queijo, creme de leite e salame. O resultado é parecido com o de um escondidinho, mas em uma versão bem mais simples de ser feita.

16. Arroz carreteiro: quer preparar um prato gostoso usando apenas uma panela? Essa pode ser a receita ideal para você. Aqui o arroz fica bem cremoso e com um gostinho super especial. Você ainda pode comer uma salada de folhas verdes como acompanhamento, que tal?

17. Moqueca de banana: não se assuste ao ver o tamanho da lista de ingredientes que essa receita exige, pois, na verdade, a maioria são temperos. Os alimentos mesmo usados são bem poucos e o preparo não é muito difícil, viu?

Carnes saborosas

18. Carne de panela: uma carne de panela derretendo de tão macia e com aquele molho que a deixa ainda mais suculenta é tudo de bom, não é mesmo? Essa versão ainda ganha cenouras e batatas para incrementar o sabor. Ah, e não precisa se assustar, o preparo não é nada complicado, viu?

19. Carne moída com abóbora: a carne moída é outro alimento bem versátil presente na nossa lista. Nessa receita ela é combinada com abóbora para uma refeição prática, nutritiva e ao mesmo tempo muito saborosa.

20. Salmão grelhado: se mesmo cozinhando apenas para você, uma refeição um pouco mais sofisticada não pode ser deixada de lado, que tal testar em casa essa receita de salmão grelhado? O preparo é feito em apenas alguns minutos, mas o sabor é de dar água na boca e ainda é uma opção bem saudável para o seu dia.

21. Refogado de frango com legumes: o frango tem um custo baixo e agrada muita gente, por isso, é comum estar presente nas nossas mesas. Para não cair na rotina, que tal aprender essa receita que mistura a carne com legumes?

22. Frango com laranja: já essa é uma boa opção para quem quer inovar no sabor do filé de frango. Aqui você vai precisar preparar um molho de laranja, que fica pronto em apenas alguns minutos, mas que faz toda a diferença no resultado final.

23. Filé de tilápia crocante: a tilápia é uma opção de peixe mais acessível que o salmão, mas que também conquista muitos paladares. Nessa receita ela ganha uma casquinha super crocante que te fará pensar o porquê de nunca ter preparado esse prato antes.

Publicidade

24. Carne de porco assada: se você mora sozinho, provavelmente gosta de praticidade na hora de cozinha, não é mesmo? Essa é uma receita em que a carne só precisa ser temperada e depois levada ao forno. Super simples e rende uma refeição de dar água na boca.

Lanches perfeitos para quem mora sozinho

25. Cachorro-quente cremoso: essa é uma receita um pouco adaptada desse tradicional sanduíche. Aqui a salsicha é substituída por uma linguiça defumada e o pão ainda ganha um molho de ricota com parmesão. O resultado é super saboroso, vale a pena experimentar.

26. Hambúrguer com gorgonzola: se você gosta do sabor marcante do queijo gorgonzola e de um bom hambúrguer caseiro não pode deixar de testar essa receita na sua casa. O bom é que você pode preparar uma grande quantidade de hambúrguer, congelar e fritar sempre que quiser, assim, o tempo na cozinha será bem menor.

27. Pizza de frigideira: essa é uma pizza que a massa é feita com o auxílio de um liquidificador, por isso, seu preparo é bem simples e prático. Além disso, a massa é frita, o que faz com que sua refeição fique pronta em apenas alguns minutos.

28. Pastel de forno integral: se você quer um lanche bem prático, nutritivo e que ainda surpreenda pelo sabor, que tal experimentar essa opção? O recheio fica por conta de uma generosa quantidade de palmito, mas você pode usar outros ingredientes de sua preferência.

29. Torta de atum: essa é outra receita em que a massa é preparada no liquidificador, mas aqui ela vira uma deliciosa torta recheada com atum. Você ainda pode incrementar o sabor com outros itens que estiverem dando bobeira na sua geladeira.

30. Pão de queijo falso: o pão de queijo é uma paixão nacional, mas aqui nessa lista o quitute é feito em uma versão mais saudável. O principal ingrediente usado é a batata doce, que combina muito bem com o gostinho de polvilho.

31. Sanduíche natural de frango: um sanduíche bem recheado pode cair muito bem como lanche da tarde ou até mesmo como refeição. Essa é uma opção bem nutritiva e equilibrada, por isso, vale a pena entrar no cardápio.

32. Buraco quente: pão francês recheado com carne moída pode ser uma delícia, não é mesmo? Mesmo essa sendo uma combinação bem simples, muita gente gosta do seu sabor e o preparo é super prático. Já pensou em testar em casa?

33. Wrap de lombo: o wrap é um lanche que pode ser muito prático dependendo dos ingredientes escolhidos para o recheio. Aqui você vai precisar de lombinho, alface, tomate, mussarela, rúcula, creme de ricota e temperos.

Doces para a sobremesa

34. Pudim de chocolate: essa é uma receita que pode agradar muito, já que ela tem um sabor marcante de chocolate e uma textura bem macia. Você pode se deliciar com esse doce como sobremesa ou assistindo sua série favorita.

35. Picolé de frutas: se refrescar nos dias quentes com um delicioso picolé caseiro pode ser uma ótima pedida, ainda mais se essa for uma opção saudável, não é mesmo? Para preparar essa receita, você vai precisar apenas de frutas e água de coco.

36. Mousse de chocolate: uma mousse pode ser uma ótima pedida para uma sobremesa bem simples de ser feita, mas que tem um gostinho muito agradável. O preparo é tão fácil, que se você curte chocolate, vai querer repetir sempre.

37. Rosquinha de leite condensado: essa rosquinha cai bem como sobremesa, café da tarde ou até mesmo um lanche rapidinho. Por ser tão versátil, vale a pena testar em casa e saborear cada pedacinho.

38. Sorvete de leite Ninho: essa é uma receita que leva apenas 15 minutos para ser preparada e leva só quatro ingredientes. O passo a passo é tão simples, que nunca mais vai faltar sorvete na sua casa. O único problema é ter que esperar o doce gelar.

39. Sobremesa sensação: já essa é uma opção que combina o sabor do chocolate com o do morango. O preparo é bem prático e o resultado é de dar água na boca, por isso, vale a pena experimentar.

40. Bolo sorvete: já pensou em combinar bolo de chocolate com seu sabor de sorvete favorito? Essa é a proposta dessa receita, que pode te deixar com água na boca. O legal é que você não precisa ficar muito tempo na cozinha para se deliciar com o doce.

Depois de conferir nossa lista, você viu que é possível comer muito bem e com muita variedade mesmo morando sozinho, não é mesmo? Se você quer deixar a preguiça de lado e se aventurar na cozinha, escolha as opções que mais te agradaram e depois conte para a gente o resultado!