36 receitas com molho shoyu para uma comida bem temperada

Escrito por                          

Antes presente somente em pratos da culinário oriental, hoje o molho shoyu tem aparecido cada vez mais em nossos pratos aqui no Brasil. Com sabor marcante e gostoso, ele pode ser usado em saladas, carnes, massas e como base para outros molhos. Ficou com vontade de colocar essa delícia nas suas refeições? Então, dá só uma olhadinha na lista abaixo:

Continua após o anúncio

Receitas simples

iStock

1. Sunomono com shoyu: quem gosta de rodízio de comida japonesa com certeza conhece essa saladinha. Ela tem um saborzinho agridoce refrescante que vale a pena experimentar.

2. Salada de abobrinha com molho shoyu: mais uma receita prática e gostosa para inovar nas suas saladas do dia a dia, essa abobrinha é frita e temperada com molho shoyu e gengibre ralado.

3. Salada oriental de verão com molho shoyu: o calor chegou com tudo aí na sua cidade? Então, que tal preparar uma comidinha leve, saborosa e fresquinha? Com essa receita, você consegue fazer uma salada rica em texturas.

4. Cebola caramelizada: a cebola caramelizada é perfeita para incrementar lanches, saladas e, principalmente, hambúrgueres. Veja como fazê-la!

5. Berinjela com molho shoyu: a berinjela é um legume rico em vitamina B5 e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. E se você quer aprender a preparar essa delícia com um molho agridoce, então dá só uma olhadinha nessa receita maravilhosa.

Receitas de molhos

6. Molho oriental: um molhinho preparado no capricho faz toda a diferença em qualquer salada, não é mesmo? Perfeito para quem gosta de inovar sem ter trabalho na cozinha.

7. Molho de champignon com shoyu: intenso e marcante, o champignon é um cogumelo popular e presente em dietas vegetarianas. Se você ainda não é familiarizado com essa delícia, então não deixe de experimentá-la. Você vai amar!

8. Molho de abacaxi para assados: sucesso em restaurantes chineses, o molho de abacaxi combina com a maioria das carnes, em especial a carne de porco.

Continua após o anúncio

9. Molho tarê: o molho tarê nada mais é do que um shoyu adocicado e com uma textura mais cremosa. Ótimo para saborizar sushis, sashimis, temakis, hot and roll e outras comidas japonesas, ele é facinho de fazer e fica pronto em questão de minutos.

10. Molho teriyaki com molho shoyu: o segredinho aqui fica por conta dos temperos, gengibre e alho em pó. Já o açúcar mascavo e o mel são os responsáveis por dar aquele docinho característico.

11. Molho barbecue: perfeito para temperar churrascos e hambúrgueres. Você só precisa ter em mãos os ingredientes certos, que são: vinagre, catchup, açúcar mascavo, azeite, alho, cebola, shoyu e suco de limão.

Receitas especiais

12. Arroz frito chinês: cansado daquele arroz branco de todo os dias? Então, você precisa aprender a fazer essa deliciosa receita que é, basicamente, uma refeição completa. Composto por carne e legumes, esse arroz vai deixar todo mundo encantado!

13. Yakimeshi: outra receita ideal para quem busca diversificar as refeições do dia a dia, essa opção é um prato tradicional no Japão. Ela fica pronta em menos de uma hora e vai bem com uma salada fresquinha.

14. Poke de salmão com molho shoyu: o poke é um prato típico havaiano feito com peixe cru. Ele combina com dias mais quentes e pode ser saboreado na beira da piscina.

15. Shimeji na manteiga: uma explosão de aromas, o shimeji na manteiga é aquele tipo de prato que deixa qualquer um com água na boca. E para dar um gostinho a mais, a dica é temperar com molho de ostra, shoyu e cebolinhas picadas.

16. Strogonoff de carne com shoyu: difícil encontrar quem não goste de um bom strogonoff feito no capricho, não é mesmo? Aqui, a mostarda sai de cena e dá lugar ao molho shoyu. O resultado final vai deixar todo mundo surpreso.

17. Cuzcuz marroquino com molho shoyu: sem ingredientes de origem animal, esse cuzcuz vai encantar até quem torce o nariz para receitas veganas. A proteína aqui fica por conta do cogumelo shitake, que também confere um sabor gostoso para o prato.

Continua após o anúncio

18. Bife de soja ao molho shoyo: esse bife é prático e ótimo para preparar na correria dos dias de semana. Você só precisa hidratar a proteína, temperar e levar para fritar junto com os pimentões!

Receitas com macarrão

19. Espaguete ao molho oriental: tem coisa mais gostosa do que uma noite de massas com os amigos queridos? E para o prato principal, a dica é investir nesse delicioso espaguete! Ele tem alguns toques especiais: mel, shoyu e vinho branco. Sirva ainda quentinho e aproveite!

20. Macarrão oriental com molho shoyu: esse macarrão é prático, pois aqui tudo é feito em uma única panela. Dica importante: compre uma carne fresca e de qualidade, assim ela fica macia. Finalize com um pouco de cebolinha picada. Fica lindo!

21. Bifum com legumes ao molho shoyu: feito à base de farinha de arroz, o bifum é um macarrão leve, versátil e perfeito para quem é intolerante à glúten. Pronto em menos de meia hora, ele vai conquistar os mais variados paladares.

22. Yakissoba: prato clássico oriental, o yakissoba é aquele tipo de refeição que todo mundo precisa experimentar pelo menos uma vez na vida. Se quiser dar uma incrementada, adicione cogumelos champignon.

23. Yakissoba vegetariano: quem não come carne pode preparar essa versão. Atenção para os ingrediente necessários: macarrão para yakisoba, amido de milho, água, shoyu, mix de cogumelos, mix de legumes congelados e cebolinha.

24. Fettuccine com molho shoyu e gergelim: várias culinárias de diferentes países se encontram nesse prato suculento. O segredinho para deixar o molho mais grosso e consistente? Uma colher de sopa de farinha de trigo!

Receitas com frango

iStock

25. Coração de frango com molho shoyu: o coração de frango é o tipo de carne que gera controvérsia nos churrascos: enquanto uns amam, outros odeiam. Mas para dar uma inovada, a dica é experimentar essa versão temperada com molho shoyu. Acredite, todo mundo vai ficar surpreso.

26. Asinha de frango com shoyu e manteiga: essa asinha de frango é a cara de um bom almoço de domingo. O tempero fica por conta de apenas dois ingredientes: a manteiga e o shoyu.

27. Coxinha da asa de frango com shoyu e mel: quem gosta de receitas agridoces vai se apaixonar por esse frango! O segredo para deixar tudo temperado é marinar a carne por pelo menos meia hora em uma sacolinha fechada. Depois, basta assar até as cozinhas ficarem douradinhas.

28. Filé de frango ao molho shoyu: mais leve, a carne branca é ideal para quem está em busca de uma dieta equilibrada. Na hora de servir, espalhe mais um pouco de molho por cima e se delicie!

29. Sobrecoxa de frango com molho de laranja e shoyu: essa receita vai mudar o seu conceito de churrasco. O grande diferencial fica por conta do molho de laranja e molho shoyu.

30. Frango xadrez ao molho shoyu: vai receber os amigos e familiares em casa e ainda não sabe o que servir? Então, invista nesse frango xadrez que não tem erro!

Receitas com outras carnes

iStock

31. Contrafilé ao molho shoyu: ideal para quem busca um almoço que seja rápido de preparar, essa carne é feita com molho de shoyu e um mix colorido de pimentões. Na hora de servir, coloque tudo em uma travessa de vidro grande. Fica lindo!

32. Filé de porco ao molho shoyu com mel e laranja: mais sofisticado, esse filé de porco é perfeito para servir em jantares. Um detalhe que faz toda a diferença no resultado final é acrescentar tabletes de manteiga em cima da carne antes de levar para assar.

33. Filé de tilápia ao molho shoyu com legumes: você vai ficar com água na boca só de assistir ao vídeo dessa receita. Ela é feita com ingredientes baratos e acessíveis. Para aproveitar o temperinho do peixe, cozinhe os legumes na mesma panela em que fritar o peixe!

34. Lombinho de porco à moda chinesa: você não precisa sair de casa ou pedir um delivery para poder saborear um prato tradicional de restaurantes chineses. Sirva com uma boa taça de vinho e aproveite cada mordida!

35. Bife ao molho shoyu: presente no prato da maioria dos brasileiros, o bife é aquele tipo de carne versátil e capaz de agradar diferentes gostos. E quem gosta de experimentar novas receitas deve provar essa versão temperada com shoyu, maionese, alho, catchup e açúcar mascavo!

36. Pernil com molho shoyu, laranja e mel: fechando essa lista com chave de ouro, essa receita te ensina a preparar um perfil suíno suculento. Mas atenção: o preparo é mais demorado, pois a carne precisa ficar marinando no molho por pelo menos duas horas.

Como você pode ver, o shoyu é um molho versátil e que pode ser usado nas mais variadas receitas. E para continuar se deliciando com pratos orientais, não deixe de conferir essas receitas de hot philadelphia, uramaki filadélfia e hot roll.

PARA VOCÊ