50 receitas de comidas rápidas para não perder tempo na cozinha

Por
Atualizado em 02.06.20

Como os dias corridos são frequentes na vida de muitas pessoas, nem sempre é possível fazer receitas muito elaboradas, por isso, é interessante conhecer sugestões de refeições rápidas, que são necessárias para uma alimentação equilibrada e para evitar o consumo excessivo de marmitas, fast foods e até mesmo pratos congelados.

A quantidade itens que você pode preparar no conforto da sua casa é imensa, sabia? Mesmo naqueles momentos em que o tempo é bem curtinho ou que a preguiça está reinando. Até mesmo quem não tem muita experiência na cozinha pode se deliciar com uma comidinha caseira que é feita em pouco tempo e sem dar muito trabalho.

Para que você conheça algumas opções de receitas fáceis e rápidas, preparamos uma lista abaixo para você se deliciar.

Petiscos fáceis de preparar

Foto: Reprodução / Gordelícias

1. Linguiça acebolada: uma porção de linguiça calabresa acebolada é super simples de ser feita em casa e mesmo assim, pode ser muito saborosa. É ideal para ser saboreada após um longo dia de trabalho acompanhada de uma cerveja e boa companhia.

2. Homus: o homus é uma pasta feita com grão de bico, por isso, é ideal para ser servida com uma torradinha. Mesmo tendo um preparo fácil, é preciso se programar com antecedência, já que o grão deve ficar de molho por algumas horas antes de ser cozido.

Publicidade

3. Falafel: o falafel é outra opção de petisco feito usando o grão de bico como base. O bolinho frito é típico do Oriente Médio e faz muito sucesso e os temperos usados são responsáveis por grande parte do sabor, por isso, siga todas as dicas da receita.

4. Pão de queijo: para preparar um delicioso pão de queijo em casa, você só precisa misturar todos os ingredientes, moldar a massa e depois levar ao forno para assar. Quando o petisco estiver pronto, basta se deliciar com cada mordida desse quitute.

5. Tiras de frango: nessa receita, além de aprender a preparar tirar de frango crocantes, você ainda confere como fazer um molho de mostarda e mel para servir como acompanhamento. A combinação de sabores é de dar água na boca, pode apostar.

6. Pão integral: o pão é um alimento que pode estar presente em qualquer refeição do dia e ainda assim, fazer muito sucesso. Para quem opta por uma alimentação mais saudável, a versão integral não pode ficar de fora do cardápio. Por isso, vale a pena conhecer uma receita com um preparo prático para testar em casa.

Publicidade

7. Batata chips: essa é uma receita super rápida de ser preparada, pois as batatas depois de cortadas não são levadas ao forno, mas sim ao micro-ondas. Por isso, com apenas alguns minutos é possível se deliciar com esse petisco

8. Buraco quente: para quem busca uma opção simples, mas que seja um petisco bem reforçado, o buraco quente pode cair como uma luva. Esse é um sanduíche que combina pão francês com uma carne moída bem suculenta. Você ainda pode incrementar com queijo ou alguns legumes de sua preferência.

Acompanhamentos rápidos de fazer

Foto: Reprodução / Diga Maria

9. Bolinho de arroz: essa receita é uma ótima opção de acompanhamento para aproveitar aquele arroz que sobrou da última refeição, assim, você evita o desperdício e ainda saboreia um petisco com um sabor novo. Mas, é claro, você também pode cozinhar um grão novinho para o preparo do seu bolinho.

10. Legumes com calabresa: e que tal levar ao forno pedaços de linguiça calabresa com legumes picadinhos? A dica aqui é usar pimentões verde, vermelho e amarelo; batatas e alguns temperos para incrementar o sabor.

11. Tropeiro de ervilha: o feijão tropeiro é um prato bem conhecido, mas você já pensou em fazer uma versão com ervilhas secas? O resultado é bem nutritivo e saboroso, por isso, sua refeição pode ficar muito mais completa com essa opção.

12. Palmito gratinado: já para quem busca um acompanhamento bem cremoso, essa opção pode ser uma ótima pedida. Aqui o palmito é combinado com uma quantidade generosa de cream cheese. Esse prato mostra que mesmo com uma lista bem curtinha de ingredientes é possível preparar um acompanhamento de dar água na boca.

13. Purê de batata: um purê de batata é super simples de ser feito, mas pode fazer toda a diferença no sabor da sua refeição, sabia? O legume só precisa ser cozido, amassado e misturado com temperos, leite e manteiga. Para incrementar o prato a dica é acrescentar queijo de minas, mas você pode escolher outro tipo ou deixar esse ingrediente de fora.

14. Salada de batata alemã: essa é uma receita bem diferente da versão desse prato preparado aqui no Brasil. Para começar, a batata usada é a asterix, não a inglesa. A maionese também é deixada de lado e quem entra em cena é o iogurte natural sem açúcar. Outros ingredientes também são usados para incrementar o sabor, como o pepino.

15. Ovo cocotte: essa é uma receita muito comum na França e consiste em ovos assados temperados e combinados com algum recheio. Você pode usar calabresa, legumes, queijos ou os ingredientes que quiser para incrementar o sabor do prato.

Publicidade

16. Cuscuz marroquino: e que tal preparar um cuscuz marroquino que leva vagem? Esse é um prato que fará toda a diferença na sua refeição, mesmo tendo um preparo super prático e rápido. Além disso, essa é uma opção que pode agradar variados paladares.

17. Suflê de cenoura: essa é uma receita que exige uma pequena quantidade de ingredientes e que não dá nenhum trabalho. Em apenas alguns minutos o prato está pronto para ir ao forno. A textura é bem leve e o sabor incrível.

Pratos diversos para um almoço rápido

Foto: Reprodução / Panelaterapia

18. Batata recheada com cogumelo: essa é uma receita tão simples, que até quem nunca cozinhou nada pode obter facilmente um resultado de sucesso. Só é preciso assar as batatas, refogar o shimeji com shoyu e manteiga, e depois rechear o legume com o cogumelo e catupiry. Mesmo sendo uma opção prática, o sabor é de dar água na boca.

19. Strogonoff de carne: o strogonoff é um prato que faz um grande sucesso com pessoas de diferentes idades e com paladares diferentes, por isso, é uma ótima pedida para uma refeição de sucesso e que não tenha um preparo complicado.

20. Frittata: o principal ingrediente para o preparo desse prato é o ovo, mas uma grande quantidade de abóbora e filé de pescada também entram em cena para incrementar o sabor da sua refeição. O resultado é bem parecido com o de um omelete bem incrementado.

21. Arroz de forno: e que tal aproveitar as sobras daquele arroz que sobrou do almoço para preparar uma janta com um gostinho novo e que evita o desperdício? Essa é a dica dessa receita que incrementa o grão com presunto, mussarela, azeitona, cenoura e um creme branco que é bem prático de ser feito em casa.

22. Creme de abóbora: dias frios pedem um prato bem quentinho e acholhedor, não é mesmo? Mas essa é uma receita que cai muito bem em dias mais quentes, que recebem muito bem um prato leve. O legal dessa opção é que além de um preparo prático, a lista de ingredientes é bem curtinha.

23. Risoto de pera com gorgonzola: combinar o sabor marcante do queijo gorgonzola com o suave da pera pode ser uma ótima alternativa para uma refeição que tem um toque sofisticado, mas um preparo super simples e prático. Se você gosta de pratos que surpreendem pelo sabor, vale a pena apostar nessa dica.

24. Moqueca de pupunha: nem só de peixes e frutos do mar podem ser feitas as moquecas e essa receita está aqui para provar isso. Essa é uma receita tão gostosa que pode agradar até quem não deixa a carne fora do prato.

Publicidade

25. Bolo de batata com carne moída: essa é uma receita bem parecida com a de um escondidinho, porém, com um preparo bem simples. A batata é cozida em um tempo bem curto, igual ao preparo da carne. O resultado é ideal até para os dias que pedem uma refeição mais incrementada, por isso, vale a pena apostar nesse prato.

26. Croque monsieur: esse é um sanduíche típico francês que combina pão de forma com presunto, queijo gruyère, parmesão, mostarda e um molho bechamel. O resultado é tão gostoso que cai muito bem como uma refeição principal para aqueles dias de pressa. A dica é servir o lanche acompanhado de uma salada.

Carnes rápidas de fazer

Foto: Reprodução / Sem medida

27. Ceviche de camarão: essa é uma receita que foge bastante do tradicional ceviche peruano. Aqui o camarão é grelhado e combinado com uma generosa quantidade de caju. O coentro também entra em cena para deixar o prato com um gostinho marcante.

28. Atum selado: essa é uma receita que tem um preparo bem curtinho mesmo. Você só precisa temperar o peixe, depois cobrir com gergelim e levar para fritar. Cada lado do atum deve ficar apenas 2 minutos na frigideira, o que é muito rápido, não é mesmo? A sugestão é servir a carne acompanhada de couve-flor.

29. Salteado de carne com legumes: para quem não quer deixar a carne de lado, mas quer uma refeição prática e nutritiva, essa receita pode cair muito bem. Aqui tiras de carne bovina são combinadas com brócolis, couve-flor, pimentões, cenoura. Você também pode usar outros legumes que te agradam para um prato bem saboroso.

30. Bolo de carne: nessa receita, a carne moída e temperada, recheada com pimentões e queijo coalho, e depois vai ao forno. Ela deve ficar assando por mais ou menos 30 minutos. O resultado é um prato super suculento para sua refeição.

31. Carne de porco: para quem busca uma sugestão de comida oriental que tenha um preparo prático, essa pode ser a opção ideal. A carne de porco é preparada em um wok e é combinada com temperos especiais para incrementar seu sabor.

32. Filé mignon com mostarda: o filé mignon pode ser preparado de diversas maneiras para não cair na rotina. Aqui ele é combinado com um molho de mostarda dijon de dar água na boca. Você também pode usar bife de outros cortes bovinos também, viu?

33. Frango à parmegiana: essa é uma receita em que os filés de frangos são assados e não fritos, por isso, é uma opção mais saudável e menos calórica do que a parmegiana frita. O resultado é uma carne super suculenta e com uma aparência que pode deixar qualquer um com água na boca.

Massas que ficam prontas rapidinho

Foto: Reprodução / Gordelícias

34. Massa com provolone e brócolis: já pensou em preparar um macarrão penne com provolone, brócolis e molho branco? Essa é uma refeição simples, mas que tem um sabor único e pode ser feita tanto em um almoço durante a semana, quanto em um de domingo com a família e amigos reunidos.

35. Panqueca: essa é uma receita de massa de panqueca feita no liquidificador bem prática. Você pode usar os mais variados recheios, como carne moída, queijos, legumes ou outros alimentos de sua preferência. O que vale mesmo é ter uma refeição gostosa é que não leva muito tempo para ser preparada.

36. Espaguete à carbonara: essa não é uma receita tradicional de espaguete à carbonara, pois alguns ingredientes são adaptados ao consumo dos brasileiros. Mesmo assim, o resultado é um prato bem saboroso e fácil de ser feito, que é que realmente importa.

37. Massa ao molho de limão: essa é uma receita bem simples, daquelas ideiais para os dias em que a preguiça está reinando mesmo, sabe? O legal é que o limão dá um gostinho super especial ao prato e sem muito trabalho.

38. Pizza de iogurte: já pensou em preparar uma massa de pizza que fica pronta em apenas 5 minutos e ainda é super macia? Essa receita é ideal para quem não tem muita experiência com massas, por isso, vale a pena testar em casa. Além disso, você pode usar seus ingredientes favoritos para o recheio.

39. Ninho ao forno: o macarrão ninho é ideal para ser recheado e levado ao forno. Aqui os ingredientes que entram em cena para incrementar o sabor são: mussarela, presunto, cream cheese e molho de tomate. O preparo é tão simples, que você nem vai acreditar em quão gostoso fica o resultado final.

40. Massa com tomate: um macarrão feito apenas com molho de tomate e algumas ervas também pode render uma refeição super saborosa, sabia? Aqui a dica é preparar um molho caseiro para um resultado de sucesso.

41. Massa de cogumelos com presunto: combinar seu cogumelo favorito com presunto pode ser uma boa pedida para um almoço ou jantar simples, mas que agrada e muito pelo paladar. Aqui o tempo na cozinha será tão curto que você poderá saborear seu prato com calma.

Sobremesas rápidas de fazer

Foto: Reprodução / ICKFD

42. Petit gateau: o petit gateu é uma sobremesa que consiste em um bolinho que tem um creme de chocolate como recheio e é servido com sorvete de creme. A combinação de quente e gelado fica bem gostosa, por isso, pode fazer um grande sucesso na sua mesa.

43. Mousse de limão: o mousse é uma sobremesa bem simples, mas que tem um modo de preparo bem prático e que pode agradar pelo sabor, ainda mais se você curte um toque azedinho.

44. Banana com Nutella: essa é uma receita em que a banana é furada com um furador de coco, recheada com Nutella e depois frita. Essa é uma opção bem simples, mas que pode agradar quem gosta de uma fruta mais incrementada.

45. Torta de maçã: a combinação de maçã e canela nessa receita gera uma torta super aromática. Além disso, você vai precisar de pouquíssimos ingredientes para preparar esse doce que fica com um sabor de dar água na boca e que ainda deixa sua cozinha cheirosa.

46. Sobremesa de morango: já essa é uma receita de uma gelatina que leva pedaços de morango, uma cobertura de chantilly e raspas de chocolate. O preparo é bem simples, mas a aparência é de uma sobremesa elaborada, além, é claro, de um sabro bem gostoso.

47. Sobremesa sensação: e que tal preparar uma sobremesa que tem dois sabores adorados em sobremesas: chocolate e morango? Essa é uma ótima opção para quem gosta de misturar gostos diferentes em uma mesma receita, mas sem ter muito trabalho.

48. Frutas no palito: já pensou em preparar um palito com suas frutas favoritas e fazer uma ganache para servir como acompanhamento? Essa é uma opção ideal para os dias quentes de verão ou até mesmo para quem quer uma opção mais saudável ou economizar.

49. Bolo de sorvete: para que o preparo dessa sobremesa seja bem prático mesmo, a dica é comprar um bolo de chocolate e sorvetes já prontos. Depois disso, você combina esses alimentos com ganache e morangos. O resultado é tão saboroso que todo mundo que experimentar vai querer repetir.

50. Delícia de chocolate: essa é uma receita que combina gelatina com chocolate derretido. O preparo leva apenas alguns minutos, porém, é preciso deixar o doce na geladeira por um tempo até que fique com a textura ideal.

Depois de conferir essa lista a correria não será mais uma desculpa para fugir da cozinha. Você pode preparar pratos incríveis em casa sem ter muito trabalho e sem perder muito tempo. Por isso, reúna quem você gosta e mostre seu talento.