69 receitas com cenoura para aprender a usar esse vegetal

Escrito por                          

A cenoura é um vegetal já muito conhecido pelos seus benefícios à saúde. Ela contém antioxidante e é rica em fibras, minerais e vitaminas. Seus componentes podem auxiliar na prevenção de doenças, melhorar a digestão e ainda fazer bem para a pele.

Além disso, ela é muito versátil: fica bem em lanches, saladas, caldos e cremes e até mesmo em versões doces. Tem opções para todos os gostos!

Confira uma seleção de receitas com cenoura que vão te ajudar a ter refeições ao mesmo tempo saudáveis e deliciosas:

Receitas simples com cenoura

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

1. Cenoura salteada com mel: o destaque dessa receita fica por conta da combinação de shoyu e mel, que se incorporam em uma mistura de sabor inconfundível. A cenoura deve ser cortada em rodelas e levada ao fogo até chegar ao ponto “al dente”, alcançando o toque caramelizado.

2. Aperitivo cítrico de cenoura: esse petisco agridoce é ideal para quem procura algo rápido e fácil. A receita leva apenas cenouras em forma de palitos, suco de limão ou de laranja e temperos. O segredo está no tempero, que deve ser ajustado a gosto. As cenouras ainda são preparadas na água gelada, deixando o prato com um frescor delicioso!

3. Cenouras assadas em palito com alecrim: essa receita é a prova de que a cenoura também fica deliciosa quando assada! O preparo leva menos de 30 minutos e é uma ótima opção para um snack ou acompanhamento mais saudável.

4. Cenoura agridoce: para fazer essa receita, você vai precisar apenas de cenoura ralada, açúcar refinado, vinagre e água. Se você está a procura de uma refeição simples, mas com um sabor diferente, acabou de encontrar! Prepare-se para se surpreender.

5. Cenoura glaceada no uísque: essa é a opção certa para quem quer trazer um ar mais sofisticado e misterioso para a mesa. Banhada no uísque e no açúcar mascavo, a receita é uma ótima sugestão de entrada para impressionar seus convidados!

6. Cenoura com molho tahine: o molho dessa receita é feito com tahine, um creme de sementes de gergelim muito utilizado na culinária do Oriente Médio. O sabor único do molho, juntamente com os demais ingredientes, faz com que essa seja uma opção de entrada deliciosa e riquíssima em proteínas.

Caldos, cremes e saladas com cenoura

Foto: Reprodução / sem medida

7. Creme de cenoura simples: para preparar esse prato não há segredo algum, basta colocar as cenouras em um processador até obter a consistência de uma pasta. A textura e o tempero podem ser ajustados a gosto, o que torna essa receita mais versátil.

8. Creme de cenoura cremoso: nessa versão, o creme ganha alguns ingredientes a mais, como o leite, a maizena e o creme de leite, que vão fazer com que a textura fique bem encorpada. Ideal para acompanhar carnes e para passar em um pão bem quentinho, esse acompanhamento é sempre um acerto!

9. Creme de cenoura com inhame: aqui, o destaque fica por conta do inhame, que deixa o creme de cenoura com uma cara totalmente diferente. Para deixar tudo ainda mais gostoso, você pode acrescentar frango ou carne e temperar com azeite.

10. Creme de cenoura com gengibre: essa é está outra opção de creme com cenoura que vai te conquistar. A refrescância do gengibre combinada com a batata e com a cenoura resulta em uma opção leve e muito saborosa!

11. Sopa cremosa de cenoura: ideal para experimentar em climas mais frios, essa sopa é simples e tem um gostinho bem aconchegante. O preparo leva cebola, manteiga, caldo de frango, cenouras, batatas descascadas, sal e pimenta. Uma vantagem dessa receita é que ela pode também ser congelada para ser consumida em outros momentos.

12. Caldo de feijão carioquinha com cenoura: se você ama essa especialidade brasileira, essa receita é para você! O preparo consiste em colocar o feijão de molho, cozinhá-lo com a cenoura até refogar e bater no liquidificador.

13. Salada crocante com cenoura, rabanete e shoyo: não abre mão de uma refeição equilibrada? Pode apostar nessa salada que, além de muito saudável, apresenta uma mistura de ingredientes sensacional! Ela combina sabores marcantes como o do shoyu e da semente de gergelim e ainda é bem fácil de preparar. Atenção apenas com o tempo no fogo, que não deve passar de dois minutos!

14. Salada de cenoura com coentro e uva passa: incrível como um prato simples se transforma quando acrescentamos alguns ingredientes, não é? Essa receita, que leva uva-passa preta e é temperada com coentro e pimenta do reino, confirma isso. O que poderia ser apenas uma salada simples de cenoura ralada se torna um prato singular!

15. Salada de cenoura com repolho roxo, couve e hortelã: nessa opção de salada, a cenoura em conjunto com a couve, o repolho roxo e as folhas de hortelã se parecem até com um arco-íris, de tanta cor! Essa é, com certeza, uma ótima opção para servir aos seus convidados e fazer bonito.

16. Salada de batata e cenoura: mais uma opção para os apreciadores de uma boa salada! Dessa vez em uma versão super clássica, que nunca sai de moda. A receita é bem didática e rápida de preparar, por isso, é uma boa pedida para momentos de pressa.

17. Salada de vagem e cenoura: para fazer essa salada em casa, você vai precisar de vagem, cenoura, tomate, cebola, cebolinha, sal, azeite e vinagre. As cenouras devem ser cortadas em tiras não muito finas, para permitir que o sabor dos temperos ganhe realce. Na hora de temperar, tome cuidado para não extrapolar no vinagre e deixar tudo muito ácido. A dica é ir temperando aos poucos!

18. Conserva de cenoura e pepino: o diferencial dessa receita de salada é o toque oriental presente na calda, que é ácida e adocicada ao mesmo tempo. Depois de pronta, a receita deve ficar na geladeira por pelo menos 12 horas para alcançar o seu sabor máximo. A espera vale muito a pena!

Pratos salgados com cenoura

Foto: Reprodução / gordelícias

19. Risoto de cenoura com vinho branco: aprenda a fazer esse delicioso risoto na sua casa e surpreenda! Você vai precisar de cebola, manteiga, arroz, vinho branco e caldo de legumes, além de, é claro, cenoura. A receita, que é vegetariana, é perfeita para convidar aquele grupo de amigos, pois agrada a todos os gostos!

20. Suflê de cenoura essa receita, além de gostosa, é de comer com os olhos! O suflê fica extremamente macio e com uma aparência muito agradável, ideal para aquela ocasião especial. No preparo, é preciso atenção, pois ele deve ser servido assim que sair do forno para não murchar.

21. Molho pesto de folha de cenoura: o molho pesto deixa qualquer receita mais especial e, aqui, ele é preparado utilizando as folhas da cenoura, uma ótima alternativa para quem não gosta de desperdiçar. A receita também leva sementes de girassol, manjericão e queijo parmesão, que dão ainda mais sofisticação para o prato.

22. Farofa de cenoura: a farofa é um acompanhamento que sempre vai bem e que combina com diferentes ingredientes. Além disso, ela costuma ser bem fácil de preparar. Essa opção com cenoura não poderia ser diferente! E ainda leva só 15 minutos para ficar pronta.

23. Fettuccine de cenoura ao creme de frango: quem disse que você não consegue preparar pratos tão sofisticados quanto aqueles que encontramos em restaurantes chiques? Esse fettuccine, coberto por um molho cremoso, é mais fácil de fazer do que você pensa! Em apenas meia horinha fica pronto para servir e é uma ótima opção de massa para o almoço de domingo.

24. Macarrão com repolho e cenoura: faça esse delicioso macarrão aproveitando os ingredientes que você já tem na sua casa! A dica é não deixar os ingredientes no fogo por muito tempo, para que não cozinhem demais. O ponto “al dente” é o ideal para manter a crocância.

25. Refogado vegano com cenoura, batata e inhame: essa receita é ideal para aqueles dias em que você está sem criatividade e não sabe o que preparar. Acompanhado de um arroz ou de uma saladinha, esse refogado fica excelente para um jantar mais leve e saudável. A receita ainda é vegana e não leva ingredientes com glúten, ou seja, tem tudo para agradar todos os paladares!

26. Arroz colorido com cenoura e pimentão: além de muito saboroso, esse prato também agrada aos olhos e dá água na boca de qualquer um. Entre os ingredientes estão o pimentão vermelho e o verde, que se unem em uma explosão de cor e sabor! É também uma ótima opção para incentivar as crianças da casa a comer alimentos saudáveis.

27. Panqueca de cenoura: se você quer inovar na cozinha sem correr riscos, essa é a receita certa para você. A massa da panqueca é feita com cenoura, o que traz um sabor especial para esse prato tão tradicional. Ela pode ser recheada com diferentes tipos de carnes e queijos. Para ficar ainda mais gostoso, coloque um molho de tomate por cima.

28. Nuvem de cenoura e alho poró: quem não ama refeições que conseguem ser gostosas e saudáveis ao mesmo tempo? Essa receita de nuvem de cenoura é tudo isso. Ela ainda leva poucos ingredientes e é muito fácil de preparar! Basta cozinhar as cenouras e amassá-las, refogar o alho poró e bater duas claras em neve.

29. Hambúrguer de cenoura vegano: faça um delicioso hambúrguer usando cenoura, arroz, farinha de mandioca, óleo vegetal, temperos variados e água. Essa versão é bem menos calórica, não leva glúten e é vegana, mas não fica atrás da versão original! O arroz da receita pode ser aquele que sobrou na geladeira, fica delicioso do mesmo jeito e ainda evita desperdícios.

30. Maionese de batata e cenoura: aprenda a fazer essa maionese para servir em um churrasquinho com a família e os amigos. Ela leva apenas 20 minutos para ficar pronta e pode ser servida quente ou gelada. Depois de pronta, deve ficar na geladeira e ser consumida em até 3 dias.

Lanchinhos salgados com cenoura

Foto: Reprodução / mel e pimenta

31. Sanduíche natural com cenoura, ricota e passas: faça um gostoso sanduíche natural em poucos minutos com essa receita que mistura ingredientes deliciosos de maneira equilibrada. Simples e rápida, ela é a escolha certa para quem está com pressa mas não abre mão do sabor.

32. Chips assados de cenoura: se você é fitness e está procurando um lanchinho pré ou pós treino, corra para anotar essa receita de chips de cenoura! Esse petisco é assado e não tem segredos no preparo. Basta assar por 20 minutos e virar as fatias para que fiquem douradinhas dos dois lados.

33. Pãezinhos de cenoura: essa receita é ideal para quem ainda não se apaixonou por cenoura. O resultado são pãezinhos supermacios com um gostinho de cenoura leve e equilibrado. Passe um pouco de manteiga ou requeijão por cima para ficar ainda mais gostoso!

34. Muffin de cenoura com cream cheese e presunto: esse muffin salgado vai te surpreender com tanto sabor! A cenoura balanceia o forte sabor do presunto e do cream cheese e deixa a receita muito mais agradável. É para comer sem culpas!

35. Muffin de cenoura com pedacinhos de calabresa: essa versão de muffin leva calabresa, azeitonas e queijo, mas também pode ser feita com frango, carne moída e até palmito. Aproveite para usar os ingredientes disponíveis em sua geladeira e faça a mesma receita de maneiras diferentes!

36. Cracker de cenoura: para servir com um creme ou molho, nada melhor que um cracker crocante e levinho! Essa receita é um trunfo para um lanchinho da tarde e pode entrar no lugar da pipoca e das guloseimas. Assista um filminho e se delicie sem culpa.

37. Torta de cenoura com carne seca: que tal preparar uma torta salgada para tomar um café da tarde com quem você ama? Essa receita leva carne seca desfiada no recheio e cenoura na massa, com um pouquinho de queijo minas. É uma ótima opção para quem não tem muita habilidade na cozinha, pois o preparo é muito simples!

38. Cachorro quente vegano: essa receita apresenta uma alternativa mais saudável para o tradicional hot dog. A cenoura vai substituir a salsicha, dando um sabor novo e mais nutritivo para o lanche. Aposte e sirva em festinhas ou piqueniques ao ar livre.

39. Quiche de cenoura: quiche nada mais é que uma variação de torta salgada. Aqui, ele é ensinado em uma versão mais saudável, que leva bolacha integral na massa e cenoura no recheio. Além de fugir um pouco do comum, essa receita também é vegetariana!

40. Salgado de cenoura com frango: essa é outra receita para quem faz esportes ou frequenta a academia. Esse salgado salva qualquer um na hora da fome e sustenta bastante. Ele também não leva farinha e é feito com alimentos muito saudáveis, o que ajuda a não pesar a consciência. Experimente!

41. Croquete de cenoura: para fazer essa receita em casa, você vai precisar de cenoura, batata, sal e pimenta, azeite, alho, cebola e ovo. A preparação é simples: é só misturar os ingredientes até formar um purê e depois enrolar. O recheio, aqui, ficou por conta de um queijo light, mas você pode escolher o que você mais gostar.

42. Bolinhos de batata e cenoura: esses bolinhos vão fazer sucesso entre adultos e crianças! O grau de dificuldade dessa receita é fácil e leva só uma hora para ficar pronta. É mais uma opção vegana e saudável para quem dá preferência a alimentos mais saudáveis.

Bolos com Cenoura

Foto: Reprodução / malas e panelas

43. Bolo tradicional de cenoura: quando se pensa em cenoura, logo nos vem a imagem de um bolo bem fofinho e saboroso. O bolo de cenoura é uma tacada certa, todo mundo gosta! Nessa opção, o resultado é uma textura bem macia e uma calda deliciosa, feita com açúcar, achocolatado, manteiga e água. Não tem erro!

44. Bolo de cenoura vegano: os veganos não precisam abrir mão de experimentar um bolo de cenoura delicioso! Essa receita leva água ou leite vegano no lugar do leite tradicional. A dica, aqui, é usar um pouco de vinagre, para que o bolo cresça mais e fique mais macio.

45. Bolo de cenoura com cream cheese: essa receita de bolo de cenoura é um pouquinho diferente das que estamos acostumados, é uma versão estadunidense, que faz muito sucesso por lá. Tem uma aparência mais dourada, por causa da manteiga derretida, e é coberto com cream cheese. O resultado é um contraste delicioso entre o azedo do cream cheese e a doçura do bolo!

46. Bolo de cenoura com brigadeirão: nessa versão, a base do bolo leva brigadeirão, que é feito com ovos, chocolate em pó, leite condensado e creme de leite. O resultado final é um bolo mais molhadinho, por conta desse diferencial. Se você está procurando uma opção diferente e que foge do comum, acabou de encontrar!

47. Bolo de cenoura formigueiro: o bolo formigueiro de cenoura é mais uma opção para fugir do tradicional. A diferença é que essa versão é ainda mais fácil, ideal para quem não quer ter tanto trabalho. O destaque está na massa que, combinada com granulado, dá um gostinho a mais e uma aparência mais divertida.

48. Bolo pudim de cenoura: aqui, o diferencial está na massa, que fica com duas camadas, uma de bolo e uma de pudim de chocolate. Essa versão deve ser levada ao forno por aproximadamente um hora e servida quando a massa estiver esfriado totalmente. É uma boa pedida para quem quer sair da zona de conforto!

49. Bolo de cenoura com bolinhas de brigadeiro: essa opção de bolo de cenoura leva bolinhas de brigadeiro dentro da massa, que se revelam a cada mordida e fazem com que o resultado da receita seja deliciosamente surpreendente! A sugestão é polvilhar com açúcar confeiteiro e servir bem quentinho para que o brigadeiro se mantenha derretido.

50. Bolo de cenoura com mousse de brigadeiro: aprenda a fazer esse bolo com mousse, que é perfeito para datas comemorativas e pode substituir facilmente um bolo comprado! A receita leva massa de cenoura tradicional, mousse de chocolate e ganache para a cobertura.

51. Bolo vulcão de cenoura: que tal fazer aí na sua casa uma receita de bolo que é uma explosão de chocolate? Esse bolo leva 50 minutos para ficar pronto e é bem fácil de preparar. É só fazer uma massa de bolo tradicional e acrescentar brigadeiro de panela em todo o bolo, inclusive no centro. Aposte nessa opção se você ama chocolate!

52. Bolo de cenoura sem lactose e sem glúten: essa versão de bolo de cenoura foi pensada especialmente para quem segue dietas com restrições, mas isso não a impede de ser deliciosa e dar água na boca de qualquer um! Você vai precisar de cenoura orgânica, farinha de arroz, óleo de coco, fermento químico e ovos. É também uma boa opção para quem dá preferência por ingredientes mais saudáveis.

53. Bolo de cenoura de micro-ondas: se você ama bolo de cenoura mas sempre que vai fazer bate aquela preguicinha, experimente essa versão feita no micro-ondas. Fica pronto em 8 minutos e o resultado é um bolo tão macio e delicioso quanto o da versão tradicional de forno.

Doces variados com cenoura

Foto: Reprodução / frufruta

54. Panqueca de cenoura com coco: uma boa panqueca cai bem em qualquer momento do dia, não é mesmo? Com essa receita, você vai aprender a fazer uma panqueca doce para saborear na sobremesa ou no café da tarde. O prato ainda leva especiarias como o cravo, a canela e a noz-moscada, que deixam o resultado ainda mais saboroso!

55. Muffin de cenoura com gotas de chocolate: esse prato também fica uma maravilha em versões doces. Leva cenouras, óleo, ovos, açúcar, essência de baunilha, farinha de trigo, fermento em pó, sal e gotas de chocolate e com apenas 20 minutos no forno já está pronto para ser servido e devorado!

56. Muffin de cenoura integral: essa versão de muffin é para quem está buscando algo mais saudável ou, simplesmente, quer testar algo novo. Diferente da anterior, ela leva linhaça, farinha integral, açúcar mascavo, aveia em flocos e limão. O resultado são bolinhos douradinhos, levemente molhados e com um sabor incrível!

57. Cupcake de cenoura com chocolate: os cupcakes são uma excelente opção para quem quer inovar na maneira de servir ou incrementar a decoração da mesa de doces em uma festinha! Aqui, os bolinhos devem ficar 25 minutos no forno pré-aquecido para que fiquem crocantes por fora e macios por dentro.

58. Brigadeiro recheado com bolo de cenoura: se bolo de cenoura com brigadeiro já é bom demais, imagina o contrário? Esse docinho é uma opção superdivertida para surpreender os seus convidados e ainda fugir do comum! E não dá muito mais trabalho que o brigadeiro normal: só é preciso cortar o bolo de cenoura em cubinhos e, depois, envolver os pedacinhos no brigadeiro.

59. Docinho de cenoura indiano: como o nome já entrega, essa versão deliciosa de docinho para festa é de origem indiana, inspirada em um doce chamado Gajar Halwa. Alguns ingredientes da receita são um pouco difíceis de encontrar, mas o resultado final compensa o esforço! Depois de enrolados, os docinhos podem ser passados na castanha de caju triturada, deixando um gostinho ainda mais especial.

60. Doce de cenoura com coco: para fazer essa maravilha, você não vai precisar de muitos ingredientes, apenas de cenoura em cubos, açúcar, canela em pau, cravo-da-índia e coco ralado. O preparo também é moleza, só é preciso misturar tudo e deixar na panela de pressão por alguns minutos. Coco ralado e canela são usados para dar o toque final e voilà!

61. Sonho de cenoura: essa é uma das receitas mais diferenciadas da lista! O doce que compramos na padaria pode sim ser feito na sua casa e de uma maneira nova! Nessa versão, a cenoura agrega um sabor especial para a massa, que fica doce na medida certa.

62. Picolé de cenoura com manga: essa receita de picolé é a melhor opção para saciar sua sede e ainda matar a vontade de doce! Leva manga, suco de cenoura e mel, mas também fica uma delícia com outros ingredientes, como a beterraba. Inove nas opções de sabor e conquiste até mesmo as crianças.

Bebidas com cenoura

Foto: Reprodução / aqui na cozinha

63. Suco funcional com cenoura, abacaxi, chia, quinoa e amaranto: essa opção de suco é muito saudável e tem um mix de ingredientes perfeito para quem pratica exercícios. O preparo consiste em levar ao liquidificador a cenoura já picada, uma rodela de abacaxi, chia, quinoa, amaranto e água. Basta bater bem, servir e se deliciar!

64. Suco de cenoura, laranja e couve: nessa versão, a cenoura é acompanhada por laranja, água, couve, goji berry e açúcar mascavo. Essa combinação, além de muito gostosa, pode trazer diversos benefícios, pois possui ação antioxidante e anticancerígena.

65. Suco de cenoura com pêssego: com algumas cenouras, pêssegos e um pouco do sumo de limão, você já pode fazer na sua casa essa versão de suco mega potente. O preparo é muito simples e o resultado promete prevenir a retenção de líquidos e diminuir o inchaço do corpo.

66. Suco de laranja com beterraba: para fazer essa receita, você vai precisar de talos de beterraba, cenoura, laranja, tâmara, salsinha, gengibre, água e gelo. A sugestão é não acrescentar açúcar ou adoçante, pois os ingredientes do suco já são doces na medida ideal.

67. Suco de cenoura com limão e laranja: o suco de cenoura é uma opção de bebida leve, nutritiva e saborosa que pode te ajudar a compor sua mesa e agradar positivamente! Nessa versão, ele leva cenoura, limão, laranja e gelo. É também uma ótima escolha para quem está tentando ter hábitos mais saudáveis.

68. Suco com cenoura, laranja, espinafre e semente de linhaça: esse suco, além de ser rico em vitaminas, auxilia na hora de pegar aquela corzinha! Experimente também tomar sem adoçar, para sentir o sabor natural dos ingredientes e ter um melhor aproveitamento de seus benefícios.

69. Suco de cenoura detox: essa versão de suco detox é feita em poucos minutos e fica deliciosamente refrescante! Para fazê-la, você vai precisar de cenoura, abacaxi, gengibre, limão e água, além de um liquidificador e muita sede!

Agora que você já aprendeu a preparar diversos pratos com cenoura, é hora de colocar a mão na massa! Convide os amigos para experimentar e mostre o talento de chef de cozinha que há em você. E se você é fã de vegetais, confira também algumas receitas com couve e se delicie!

PARA VOCÊ