50 receitas de bolo de aniversário para uma festa de sucesso

Escrito por Vanessa Herrmann

Tem muita gente que gosta de comemorar a chegada de mais um ano perto da família e amigos, independente da idade. Mesmo que as festas mais comuns sejam feitas para as crianças, muitos adultos também gostam de comemorar esse momento acompanhado por pessoas queridas e alguns pratos para saborear.

Mesmo que uma festa não seja feita, um simples bolo de aniversário pode fazer toda a diferença nessa data especial, não é mesmo? Pode ser uma massa de chocolate com cobertura de brigadeiro, mas se for feito com carinho, o aniversariante pode ficar muito feliz.

As opções para essa data são imensas, você pode escolher entre naked cake, muito chocolate, frutas, combinações diversas e versões sem glúten, lactose ou veganas. Para isso basta conferir a lista abaixo que conta com as melhores receitas.

Naked cake para aniversários

Foto: Reprodução / ICKFD

1. Naked cake com maracujá: para quem gosta de um sabor azedinho nos doces, essa receita pode ser uma ótima pedida. A massa do bolo é branca e o recheio fica por conta de um creme de maracujá. Para incrementar o sabor e a aparência a dica é usar morangos na cobertura.

2. Naked cake de doce de leite: essa é outra opção de bolo que tem uma massa branca. Porém, aqui o recheio fica por conta de doce de leite e pedaços de morango. O resultado é de dar água na boca e o preparo não é dos mais difíceis.

3. Naked cake de chocolate com frutas vermelhas: essa é uma receita de naked cake que tem a massa e a cobertura feitas com chocolate, mas o recheio leva chantilly e frutas vermelhas. O preparo não é muito difícil, porém, um pouquinho demorado.

4. Naked cake de cenoura com brigadeiro: a combinação de massa de cenoura com recheio de brigadeiro agrada muitos paladares, não é mesmo? Por isso, essa pode ser uma ótima pedida para o seu aniversário. Além disso, essa não é uma receita complicada.

5. Naked cake de coco com framboesa: essa é uma receita que serve apenas 6 pessoas, por isso, dependendo da quantidade de convidados que você tiver será preciso mudar a quantidade de ingredientes usados. Esse é um bolo que fica com uma aparência tão linda, que até dá dó de cortar.

6. Naked cake red velvet: o red velvet é um bolo com massa vermelha bem comum nos Estados Unidos. Por causa da sua cor, ele fica super bonito mesmo sem cobertura.

7. Naked cake de chocolate vegano: esse é um bolo que tem a massa de chocolate e duas camadas de recheio: uma é de ganache e a outra de pasta de amendoim caseira. O tempo na cozinha não é muito longo e o resultado é de dar água na boca.

8. Naked cake de Nutella: se você quer um bolo simples, mas que seja bem charmoso e cheio de sabor, essa receita pode ser uma ótima pedida. A massa é de chocolate e o recheio fica por conta de um creme feito com Nutella. Para incrementar o gostinho e a aparência, a dica é usar algumas frutas vermelhas.

9. Naked cake de morango e chocolate: e que tal combinar uma massa de bolo branco com ganache de chocolate e morangos? A combinação pode agradar muita gente, viu? Além disso, seu trabalho na cozinha não será muito grande.

10. Naked cake de brigadeiro: já essa é uma receita pra quem é fã de chocolate, já que a massa é feita com cacau em pó, a cobertura fica por conta da ganache, um recheio é de brigadeiro e o outro de três leites. O preparo é um pouco demorado, mas o sabor compensa todo o trabalho, viu?

Bolo de aniversário de chocolate

Foto: Reprodução / ICKFD

11. Bolo de brigadeiro: essa é uma receita que leva uma grande quantidade de brigadeiro, por isso, pode agradar bastante gente, não é mesmo? O docinho faz um enorme sucesso em aniversários, então, que tal inovar e usá-lo em um bolo?

12. Bolo de chocolate com amora: essa é uma receita um pouco demorada, mas o resultado final é tão gostoso que vale a pena todo o trabalho. Aqui a massa é de chocolate e tem uma textura molhadinha. Tanto o recheio quanto a cobertura levam Nutella, o que faz com que esse doce seja cheio de sabor.

13. Bolo de chocolate com morango: que tal preparar um bolo que leva um recheio de chocolate branco e uma cobertura de chocolate meio amargo? Além desses itens, o morango também entra em cena para dar um toque extra de sabor ao doce.

14. Bolo de manteiga com chocolate: esse é um bolo em que a massa combina o sabor da manteiga com o do chocolate ao leite, mas a mistura de sabores não para por aí. Você vai precisar preparar um caramelo caseiro e um mousseline com esse ingrediente.

15. Bolo mousse de chocolate: para quem quer servir um bolo bem geladinho na festa de aniversário, essa opção pode ser uma ótima pedida. O preparo é um tanto demorado, porém, o passo a passo é bem explicadinho, por isso, a chance de sucesso é grande.

16. Bolo de chocolate com frutas vermelhas: essa é uma opção para quem quer um bolo bem gostoso e com uma aparência de dar água na boca, mas que seja um pouco mais saudável do que o comum. A receita é bem simples, só que o resultado é incrível.

17. Bolo de chocolate com pera: se você quer um bolo que encante seus convidados pelo sabor e aparência, essa pode ser a receita certa. Porém, o preparo está dividido em cinco partes, por isso, pode levar um bom tempo na cozinha.

18. Bolo de chocolate com ganache: essa é uma receita simples, mas que pode agradar muita gente. Como a cobertura e a massa levam chocolate, quem gosta desse ingrediente pode ficar de boca aberta com o resultado final.

19. Bolo de chocolate com pistache: essa é uma receita de bolo de chocolate que leva duas coberturas também feitas com esse ingrediente. Além disso, o pistache entra em cena para dar um toque crocante e ainda mais gostoso ao bolo.

20. Bolo três chocolates: se você é daquelas pessoas que gosta de um sabor intenso e que não seja muito doce, essa pode ser uma ótima pedida para o seu aniversário. Como o sabor da massa já é bem marcante, uma calda simples dá conta de completar o doce.

Bolo de frutas para aniversários

Foto: Reprodução / ICKFD

21. Bolo mousse de maracujá: para quem gosta de um bolo com um toque azedinho, o maracujá pode ser um ótimo ingrediente para ser usado. Como o mousse tem um preparo bem simples, você ainda terá tempo e paciência para fazer uma calda usando a mesma fruta.

22. Bolo de maracujá com calda: esse é um bolo simples, mas pode encantar quem provar um pedacinho. O sabor não é muito doce e o formato é bem diferente, o que pode chamar a atenção dos seus convidados.

23. Bolo mousse de morango: essa é uma receita que leva uma base de pão de ló, uma calda de licor, um recheio de cream cheese e uma cobertura de gelatina. O resultado é um bolo que pode deixar muita gente com água na boca.

24. Bolo de limão e mexerica: já pensou em combinar o limão com a mexerica? Essas são duas frutas que podem ser usadas tranquilamente na mesma receita. Por isso, se você gosta de um sabor mais azedinho, não deixe de provar essa opção.

25. Bolo sorvete de limão: como os dias quentes são bem frequentes aqui pelo Brasil, é interessante conhecer alguns pratos que são servidos gelados e nos ajudam a passar por esses momentos com mais tranquilidade, não é mesmo? Por isso, que tal conhecer essa receita de bolo de sorvete que tem um toque azedinho de sabor?

26. Bolo de morango e chantilly: a combinação de uma massa branca com morango e chantilly é super comum, e isso acontece porque muita gente gosta desse sabor. Então, se você quer agradar seus convidados, mas não sabe o que preparar, essa pode ser uma ótima opção.

27. Bolo tentação de morango e coco: esse é um bolo que além de ter uma aparência incrível, não tem um preparo muito complicado e ainda é super refrescante. Se você quer um bolo de morango com um toque extra de sabor, não deixe de experimentar.

28. Bolo de abacaxi com doce de leite: já pensou em combinar uma massa branca com doce de leite e abacaxi? Essa pode ser até uma mistura fora do comum, mas o resultado pode ser bem interessante, viu? Além disso, para fechar com chave de ouro o chantilly também entra em cena.

29. Bolo de coco gelado: o bolo gelado é bem comum em festas de aniversários, por isso, se você quer uma receita segura, essa pode ser uma boa pedida. Além disso, esse é um doce que pode ser cortado e servido em pedaços de papel alumínio.

30. Bolo de limão e mirtilo: o sabor azedo do limão combina muito bem com o do mirtilo, que mescla o doce com o ácido. Já a massa do bolo é bem docinha, por isso, fica ideal com o gosto das frutas escolhidas.

31. Bolo de pêssego: essa é uma receita de bolo com massa branca, que leva um recheio de leite condensado e ainda uma cobertura de chantilly com pêssegos. O sabor dessa sobremesa é bem doce e a aparência é bem charmosa.

32. Bolo de kiwi: o kiwi é a principal fruta usada nessa receita, mas não é a única. Você também vai precisar de mirtilos, morangos e amoras. O resultado é um bolo bem colorido e cheio de sabor.

Bolo de aniversário com sabor divino

Foto: Reprodução / ICKFD

33. Bolo de fubá com brigadeiro: esse é um bolo que leva ingredientes simples, com cara de sítio, mas que tem um sabor bem inovador. A massa é de fubá e o brigadeiro usado como recheio é feito com milho. Para incrementar o sabor e a aparência você também vai precisar de um creme de manteiga.

34. Bolo de churros: o sabor churros tem conquistado cada vez mais paladares e faz sucesso nas mais variadas sobremesas. Por isso, um bolo com doce de leite e um toque de canela pode agradar muita gente na sua festa. Além disso, o preparo não é nada complicado, viu?

35. Bolo de nozes: a combinação de massa branca com um recheio de doce de leite e nozes é bem comum, mas essa é uma receita que inova um pouco: aqui a cobertura fica por conta de um ganache de chocolate. Que tal inovar, mas sem ter muito trabalho extra?

36. Bolo de nozes com baba de moça: essa é uma receita que tem dois recheios: um de baba de moça e outro de nozes com doce de leite. Para deixar o sabor do bolo ainda mais gostoso você também vai precisar de uma cobertura de chantilly.

37. Bolo de nozes com ganache: para quem curte muito chocolate essa pode ser uma ótima receita, pois o ganache é usado na cobertura e no recheio, mas não é em pouca quantidade, não, viu? A fartura aqui é grande e por isso o resultado é ideal para quem gosta de um bolo bem úmido e com um toque crocante.

38. Bolo de leite Ninho: essa é uma receita que tem um sabor suave, mas que pode agradar muita gente, já que o leite Ninho é um ingrediente que está presente em muitas sobremesas. Além disso, o custo desse bolo é bem baixo, o que pode agradar muito o bolso.

39. Bolo Martha Rocha: os itens usados para deixar esse bolo com um sabor marcante são chantilly, nozes e suspiro, mas você vai precisar de outros ingredientes para completar o preparo. Como essa é uma receita bem elaborada, o tempo na cozinha pode ser longo.

40. Bolo trufado: essa é uma receita em que uma massa branca é coberta por trufa e recheado com chantilly. O passo a passo é um pouco extenso, mas não precisa se assustar, lendo tudo com cuidado a chance de um bolo super saboroso é quase certa.

41. Bolo de cannoli: essa é uma receita bem trabalhosa, mas que tem um resultado bem diferente. Ela leva sorvete e cannolis recheados com um creme de ricota doce. Por isso, se você quer inovar e não liga de passar um tempo na cozinha, essa pode ser uma ótima pedida.

42. Bolo de sorvete com Kit Kat: essa é uma receita em que o chocolate é usado como borda, o recheio fica por conta de sorvete e a base é feita com bolacha de chocolate triturada. O tempo na cozinha é bem curtinho, mas o resultado pode agradar muita gente.

Bolo de aniversário especial

Foto: Reprodução / ICKFD

43. Bolo brûlée sem glúten/lactose: um bolo feito sem glúten e sem lactose pode ser muito bonito e gostoso. Além disso, essa é uma receita que não dá muito trabalho para ser preparada, mas que tem um sabor incrível.

44. Bolo sem glúten e sem lactose: esse é um bolo que mesmo sendo feito sem glúten tem uma textura incrivelmente macia e ainda fica com um toque úmido. A cobertura fica por conta de um merengue suíço que pode ser feito em casa sem muito trabalho.

45. Bolo de coco e brigadeiro sem glúten/lactose: esse é um bolo com massa branca que leva dois recheios: um de coco e outro de brigadeiro. A combinação de sabores é extremamente saborosa e o seu tempo na cozinha não será tão longo.

46. Bolo de abacaxi sem lactose: esse é um bolo sem lactose que tem a massa branca, um recheio de abacaxi e uma cobertura de marshmallow é usada para finalizar o sabor e a aparência dessa sobremesa. Você vai precisar seguir três etapas, mas nada que seja muito complicado.

47. Bolo prestígio sem glúten/lactose: já esse é um bolo que combina uma massa de chocolate com um recheio e cobertura de coco. O resultado é tão gostoso que quem comer mal vai perceber que essa é uma receita livre de glúten e lactose.

48. Bolo branco com recheio de abacaxi vegano: além de abacaxi você também vai precisar de outra fruta para preparar o recheio desse bolo: o coco. Essa é uma receita que não leva ingredientes de origem animal e que tem um sabor de dar água na boca.

49. Bolo de churros vegano: e que tal preparara esse bolo que faz um enorme sucesso em uma versão vegana? O resultado também é muito saboroso e o trabalho na cozinha é bem curto, por isso, vale a pena apostar.

50. Bolo de coco sem glúten vegano: para quem busca um bolo mais simples, essa versão de coco pode ser uma ótima pedida. A dica é usar coco ralado e flores na decoração.

Um bolo de aniversário saboroso pode ser feito com os mais variados ingredientes, porém, além de agradar os convidados, o aniversariante tem que gostar do sabor escolhido, viu? Para agradar todo mundo também é possível preparar dois sabores diferentes, o que acha?

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS