83 receitas de salgadinhos que vão deixar suas festinhas melhores

Escrito por                          

Uma boa festa de aniversário ou uma reunião com os amigos precisa ter ótimos salgadinhos, sejam eles fritos, assados, de frango, carne, queijo ou saudáveis.

Essa lista conta com oitenta e três receitas deliciosas para você inovar ou ainda aperfeiçoar o seu cardápio. São bolinhos de queijo, pastéis de frango e carne, croquetes, empadas e muito mais.

Além disso, as receitas são práticas e rápidas de serem preparadas! E, em alguns casos, bem econômicas. Confira:

Salgadinhos de queijo


Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

1. Pastelzinho com massa de queijo: com apenas quatro ingredientes – queijo mussarela, farinha de trigo, ovo e sal -, você faz esta massa deliciosa. O recheio fica por sua conta, mas algumas dicas interessantes são goiabada, chocolate, doce de leite, tomate com manjericão, carne, frango e calabresa.

2. Bolinho de queijo kroon: com um tempo de preparo de vinte minutos e servindo até dez pessoas, este bolinho de queijo kroon leva cem gramas de manteiga sem sal, farinha de trigo, leite, sal, pimenta-do-reino, queijo kroon gouda, farinha de trigo, ovo, óleo e farinha de rosca.

3. Croquete de batata e queijo: estes croquetes são ideais para uma festa de aniversário. Além disso, eles são simples de serem feitos. Você utilizará trezentos gramas de batata cozida e amassada, dois ovos, queijo parmesão ralado, farinha de rosca, manjericão, azeite, alho, sal e óleo. Para acompanhar, você pode fazer também um molho perfumado de ervas e mostarda.

4. Bolinha de queijo com presunto: crocantes, saborosas e fáceis. Estas palavras resumem bem esta receita de bolinha de queijo com presunto. Para prepará-las, você vai precisar de queijo mussarela, ovos, polvilho doce e presunto.

5. Empada aberta de queijo: esta receita de empada aberta de queijo é uma delícia e rende cerca de quarenta empadinhas médias. Para a massa, você vai precisar de margarina, banha, farinha de trigo, um ovo, duas gemas e sal a gosto.

6. Risoles de queijo: figurinha carimbada nas festas de aniversário, esta receita de risoles de queijo é incrível e rende várias porções. Separe farinha de trigo, água, leite, caldo de carne, sal, orégano, leite, farinha de rosca e óleo.

7. Bolinha de queijo tradicional: existem inúmeras variações de bolinha de queijo, mas a tradicional também é saborosa. Esta receita rende vinte e três bolinhas, mas se você preferir pode aumentar os ingredientes de acordo com o rendimento desejado.

8. Pastel de queijo fácil e rápido: ideal para refeições rápidas ou ainda para complementar o cardápio de uma reunião com os amigos, este pastel de queijo leva farinha de trigo, água morna, vinagre branco, sal, óleo, queijo prato e parmesão ralado.

9. Canudinho de pastel com queijo e presunto: canudinhos são um ótimo aperitivo, mas você já imaginou prepará-los com massa de pastel? Com esta receita superfácil e que pode ser assada no forno, você vai aprender. Utilize um rolo e meio de massa de pastel, dez fatias de presunto e mussarela, leite, farinha de rosca e queijo ralado.

10. Palitos de parmesão: com um tempo de preparo de vinte e cinco minutos e servindo até oito pessoas, estes palitos de parmesão levam ovo batido, sal, pimenta-do-reino, massa folhada e queijo parmesão ralado.

11. Bolinho maravilha de queijo: massa de queijo e recheio de queijo. Não é uma maravilha? Esta receita rende mais ou menos vinte e cinco unidades e leva queijo minas, parmesão, ovos, amido de milho, farinha de trigo e noz-moscada.

12. Tortinha três queijos: a base desta receita são os queijos gorgonzola, parmesão e o famoso cream cheese. Mas você pode adaptá-la e utilizar os queijos de sua preferência. O rendimento é de seis tortinhas.

13. Bolinho de arroz recheado com queijo: duas xícaras de chá de arroz pronto, um ovo, salsinha picada, creme de ricota, queijo parmesão, azeite, leite, farinha de trigo e sal são os ingredientes desta receita. O recheio fica por conta do queijo mussarela em cubos.

Salgadinhos de frango


Foto: Reprodução / Jornada Vegana

14. Risoles: rendendo até vinte e dois salgados, esta receita é perfeita para festas de aniversário e pode levar o recheio que você preferir – do tradicional frango até a carne com requeijão. Os risoles podem ser congelados e fritos quando você desejar.

15. Coxinha de frango com salsinha: para o recheio destas coxinhas, você vai precisar de água, caldo de galinha, filé de frango, salsinha picada e requeijão cremoso. Fique atento na hora de preparar a massa, utilize os ingredientes na medida indicada e use ovos e farinha de rosca para empanar.

16. Pastel de frango com requeijão: um pastel delicioso e econômico com massa de pão. Isso mesmo, você pode utilizar desde o pão velho guardado na geladeira até um mais fresco. É importante tirar a casca do pão antes de preparar esta receita.

17. Coxinha sem massa com casquinha crocante: esta coxinha sem massa com casquinha crocante é deliciosa e é empanada com farinha de trigo, clara de ovo e macarrão cabelinho de anjo. O mais legal, aqui, é que ela é superfácil de ser feita.

18. Bolinha de frango com catupiry: para preparar esta receita superfácil, você vai precisar de um peito de frango cozido, um pote de catupiry gelado, três claras de ovo e farinha de rosca.

19. Coxinha de frango com requeijão: suculenta, macia e crocante. Esta coxinha de frango com requeijão é feita com uma massa de batatas bem temperada com sal, pimenta-do-reino e caldo de frango. Para o recheio, você vai utilizar quinhentos gramas de peito de frango, tomate em cubos, cebola, alho picado e requeijão.

20. Croquete de frango simples: este croquete de frango simples rende várias porções e deve ser empanado com farinha de trigo, farinha de rosca e um ovo inteiro. O frango para o recheio deve estar bem cozido, desfiado e temperado.

21. Bolinho de frango com limão: excelente para festas em casa ou ainda para acompanhar um risoto ou purê, este bolinho de frango com limão deve ser preparado em várias etapas. Ele leva suco de limão siciliano no molho.

22. Coxinha com massa temperada: a massa temperada desta coxinha é simplesmente perfeita! Para o recheio, você utilizará temperinhos de sua preferência, mas as dicas mais interessantes são açafrão, orégano, manjericão e cebolinha.

23. Coxinha cremosa enrolada no bacon: coxinhas por si só já são deliciosas, mas imagine enroladas no bacon? Servindo até quatro pessoas, esta receita de coxinhas de frango cremosas leva castanha-do-Pará, alho, mostarda, maionese, bacon, pimenta e batata.

24. Coxinha com massa de purê de batata: macia por dentro, leve e crocante por fora. Esta coxinha com massa de purê de batata é deliciosa, fácil de preparar e com um recheio de dar água na boca. Para empanar, você deve utilizar farinha de rosca.

25. Nuggets de frango: se você é fã de nuggets, vai amar esta receita. Ela é saudável, simples e possui um tempero delicioso. Além disso, você pode empanar no ovo e na farinha panko e assar no forno ou fritar.

26. Bolinha de frango com catupiry: todo mundo sabe que frango com catupiry é a combinação perfeita e este salgadinho é a prova disso. Para prepará-lo, você vai precisar de um peito de frango cozido, temperado e desfiado, um pote de catupiry gelado, três claras de ovo e farinha de rosca. Simples, né?

27. Coxinha de frango e requeijão: a coxinha de frango é um salgadinho supertradicional na culinária brasileira, mas o sabor do requeijão deixa ela ainda melhor. Esta receita vai exigir um pouquinho mais de você, mas valerá a pena.

28. Enroladinho de frango: feito tradicionalmente com salsicha, o enroladinho é um salgado fácil de ser preparado e bem econômico. Nesta receita, você vai utilizar frango assado de padaria, catupiry, salsa, cebolinha, pimenta-do-reino, ovos, leite, óleo e farinha de rosca.

29. Croquete de frango simples: você já imaginou um salgadinho de frango sem massa? Pois é, este croquete de frango é simples, saboroso e não precisa de massa. Siga as dicas e o número exato de cada ingrediente e bom apetite.

30. Coxinha de frango com massa de arroz: sabe aquela sobra de arroz dos últimos dias? Utilize ela para fazer esta coxinha deliciosa de frango. Além de um preparo rápido e simples, esta receita é supereconômica.

Salgadinhos de carne


Foto: Reprodução / Gordelícias

31. Bolinho de aipim com carne moída: para preparar esta delícia, você vai precisar de um quilo de aipim, um ovo, farinha de trigo, sal, parmesão ralado e óleo. Uma dica importante é: acrescente a farinha de trigo aos poucos, até “dar liga” à massa.

32. Minikibe: este kibe é superfácil de ser preparado e é perfeito para uma festa de aniversário infantil. O tempo de preparo é de uma hora e meia e o rendimento é de cem minikibes.

33. Misto quente frito: você vai levar em torno de cinco minutos para preparar este misto quente frito. Não é necessário cozinhar nada e a receita rende duas porções. Ao final, leve o misto quente até a fritadeira e sirva com um acompanhamento de sua preferência.

34. Pastel de carne pernambucano: com esta receita de pastel de festa, a sua reunião com os amigos ficará ainda melhor. Rendendo até vinte pastéis, o tempo de preparo é de trinta minutos.

35. Hot dog de palito: este hot dog no palito é uma opção fácil e barata para servir em uma festa de aniversário. A Massa é saborosa, macia e rende vinte hot dogs. Experimente!

36. Croquete de linguiça: ao preparar este croquete fique atento ao passo a passo. Comece pela massa, siga para o empanado e finalize com o molho. Frite em óleo por imersão e sirva com mostarda.

37. Ravioli frito com calabresa: farinha de trigo, ovos, sal, carne moída e óleo para fritar. Isto é tudo que você vai precisar para fazer este ravioli delicioso. Caso não goste de carne moída, substitua por presunto e queijo ou frango.

38. Minipizza com presunto: com um tempo de preparo de trinta e cinco minutos e rendendo até doze porções, esta minipizza é ideal para receber os amigos e familiares.

39. Enroladinho folhado de bacon: utilize massa folhada, bacon fatiado, gergelim branco e manteiga derretida. Este enroladinho é um petisco delicioso para o fim de semana e rende quantas porções você quiser.

40. Bolinho de arroz com mortadela: este bolinho de arroz é extremamente delicioso e pode ser servido logo depois de frito ou ainda conservado por até três meses na geladeira.

41. Pastel de carne e queijo: estes pasteis são saborosos e bem comuns na culinária brasileira. Nesta receita, você aprenderá a fazer a massa com recheio de carne e queijo, mas se quiser pode utilizar outro sabor de sua preferência.

42. Bolinho de carne seca: o bolinho de carne seca lembra muito uma almôndega, mas mais saboroso e crocante. Você vai precisar de quinhentos gramas de charque, ovos, leite, farinha de milho, cebola picada e sal à gosto.

43. Enroladinho de salsicha com bacon: esta receita rende quantos enroladinhos você desejar, mas fique atento as tirinhas de bacon. É o tipo de petisco ideal para ser congelado, já que dura até três meses na geladeira.

Salgadinhos assados


Foto: Reprodução / Receitas de Minuto

44. Enroladinho de salsicha assado: este salgadinho é bem tradicional nas festas americanas, mas se encaixa perfeitamente na nossa cultura. A receita rende cinquenta porções e é de nível fácil.

45. Esfiha de carne: com esta receita deliciosa, você vai conquistar muitos convidados. Para prepará-la, utilize fermento biológico, açúcar, leite, farinha de trigo, ovo, sal e azeite. No recheio, use carne moída, cebola, sal e pimenta-do-reino, limão, salsinha e hortelã.

46. Cupcake salgado de carne moída: você já imaginou um cupcake salgado? Com esta receita deliciosa que leva carne moída e cobertura de purê de batatas, você vai se apaixonar por este prato. Rendimento: quinze cupcakes.

47. Esfiha de carne com coentro: com um tempo de preparo de uma hora e rendendo quarenta e seis esfihas, esta receita é superbarata e fácil de se fazer. Uma dica importante é pré-aquecer o forno antes de começar o prato.

48. Bolinho de carne moída assado: separe carne moída, uma cenoura média ralada, cebola, aveia em flocos, três dentes de alho, sal, salsinha, cominho em pó e pimenta-do-reino. Esta receita rende quatro porções.

49. Esfiha de calabresa: para fazer trinta esfihas pequenas, você vai precisar de um gomo de calabresa, um tomate sem semente, meia cebola grande, queijo e pimenta-do-reino a gosto.

50. Breadsticks de espelette: o breadstick de espelette é um prato delicioso e serve até quinze pessoas. O tempo de preparo é de quarenta minutos e é a receita ideal para uma reunião com os amigos.

51. Minicupcakes de fubá e salsicha: além de possuírem uma boa aparência, estes minicupcakes de fubá levam açúcar, manteiga, ovos, buttermilk, fermento em pó, fubá, farinha de trigo, sal e salsichas.

52. Bolinha de queijo assada: esta receita é superversátil e pode servir como acompanhamento ou prato principal. Ela rende noventa bolinhas e serve até oito pessoas.

53. Croquete de batata pura assado: parece brincadeira, mas para esta receita você vai utilizar apenas um ingrediente e alguns temperos. Separe as batatas e escolhas as ervas de sua preferência.

54. Pãozinho recheado com carne moída: para fazer este pãozinho, você pode utilizar carne moída como recheio, mas existam outras opções ainda mais deliciosas – frango com catupiry, calabresa e queijo com goiabada.

55. Empadinha de carne: esta receita rende até cem empadinhas, o que é perfeito para uma festa de aniversário. O tempo de preparo é de trinta minutos.

56. Minihambúrguer com molho apimentado: a criançada ficará apaixonada por este salgado. A receita é simples e para prepará-la você deve utilizar carne moída, bacon, cebola, azeite, farinhas de rosca e de trigo e pimenta-do-reino.

57. Tortinha de sardinha: sardinha fica bem em qualquer refeição e nesta, em especial, ainda mais. O rendimento é de trinta pedaços pequenos. Utilize o liquidificador para fazer a torta.

58. Muffin salgado de calabresa: estes muffins são deliciosos e podem ser servidos quentes ou frios, acompanhados por algum molho de sua preferência.

59. Pastel de forno com recheio de frango: rendendo trinta unidades, este pastel de forno é uma ótima ideia para servir como lanche da tarde ou em uma festinha como aperitivo. O custo é baixo e os ingredientes são supersimples.

60. Bombons salgados com peito de frango: estes bombons salgados são uma delícia (mesmo que soe um pouco estranho colocar bombom e salgado no mesmo nome). Experimente, vale a pena!

61. Empanadas à brasileira: massa de pastel, ovo e carne moída. Separe o recheio e em seguida bata o ovo e reserve. Antes de prosseguir, pré-aqueça o forno.

62. Cestinha com presunto: fácil, deliciosa e rápida de se fazer. A cestinha com presunto é o prato perfeito para acompanhar um churrasco, por exemplo. Utilize molho à bolonhesa para dar mais sabor a massa.

63. Tortinha salgada de massa de pastel: estas tortinhas mais refinadas são perfeitas para um jantar a dois ou uma confraternização entre amigos. Rendimento: dez unidades.

64. Tortinhas cremosas de presunto e milho: para fazer a massa destas tortinhas, você só precisa misturar todos os ingredientes: farinha de trigo, manteiga sem sal, óleo, leite, uma gema, fermento em pó e sal. Simples, rápido e fácil.

65. Tortinha de frango e catupiry: farinha de trigo, manteiga, ovo, fermento em pó e sal são os ingredientes principais desta tortinha. Para o recheio: um peito de frango cozido e desfiado e catupiry à gosto.

66. Enroladinho de salsicha defumada: enroladinho é sempre uma delícia, mas a combinação da massa com a linguiça defumada é ainda melhor. Esta receita rende até três assadeiras médias.

Salgadinhos saudáveis


Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

67. Bolinhas de frango e couve-flor: esta receita não é muito prática, mas o esforço é recompensado. Você vai precisar de peito de frango, couve-flor, suco de laranja, alho, sálvia, cebola, duas claras de ovo, salsinha, farinha de trigo, aveia em flocos, páprica, sal e pimenta.

68. Coxinha de batata doce sem glúten e lactose: caldo de legumes, batata doce cozida, farinha de arroz integral, sal, farinha de linhaça dourada e flocos de amaranto, para empanar. Em um primeiro momento, esta combinação pode parecer estranha, mas é deliciosa!

69. Empadinha sem glúten: todo mundo ama empadinha e esta receita é mais uma opção para você que prefere comidas mais saudáveis e sem glúten. O rendimento é de oito empadinhas ou um empadão pequeno.

70. Risoles de milho: este risoles é supercrocante e leva apenas sal, caldo de galinha, água, gordura vegetal e farinha de trigo. Prático, né?

71. Dadinhos de berinjela: servindo até quatro pessoas e com um tempo de preparo de trinta e cinco minutos, estes dadinhos de berinjela são um ótimo acompanhamento. Fique atento ao modo de preparo e à quantidade de ingredientes.

72. Bolinha de queijo vegana: esta bolinha de queijo vegana é uma delícia! O mais legal é que esta receita rende sessenta bolinhas e leva poucos ingredientes: água, óleo, farinha de arroz, farinha de mandioca, queijo vegano, sal, cúrcuma e salsinha.

73. Minipizza de berinjela: separe dez cogumelos, presunto, orégano, salsinha, mussarela, molho de tomate e uma berinjela média. Para preparar esta receita, você deve cortar as rodelas de berinjela e levá-las até uma forma antiaderente. Em seguida, cubra com molho de tomate, presunto, cogumelo, queijo e orégano. Para finalizar, leve ao forno médio por quinze minutos e sirva.

74. Quiche de alho-poró vegano: o quiche de alho-poró é uma receita bem simples, mas esta, por ser vegana, exigirá um pouquinho mais de atenção. Você pode servir esta delícia em uma reunião com os amigos.

75. Salgado empanado sem glúten e lactose: cinquenta minutos é o tempo que você vai levar para preparar este salgado empanado sem glúten e lactose. A receita é supersaudável e o rendimento pode variar de acordo com a quantidade de ingredientes que você utilizar e o tamanho dos salgados.

76. Palitos de abobrinha com parmesão: estes palitinhos são saborosos e fáceis de serem preparados. Você só vai precisar de queijo parmesão, sal, pimenta, alho picadinho, uma colher de suco de limão siciliano, azeite de oliva e uma abobrinha média.

77. Pastéis de forno funcionais: este pastel de forno é sem glúten, leite e ovo. Além disso, ele é assado e supercrocante. Irresistível, né?

78. Risoles de carne sem glúten: se você se preocupa com as calorias de um salgadinho, aqui vai: estes risoles de carne possuem 100 calorias cada! Porém, são sem glúten e levam farinha de mandioca crua e um ovo para empanar.

79. Pastel de fubá: rendendo até doze pasteis e ideal para ser congelado por até dois meses, este pastel de fubá pode ser frito ou assado. Para preparar a massa, você vai precisar de duas xícaras de fubá, água filtrada, polvilho doce, óleo vegetal de girassol e sal. O recheio fica a seu critério.

80. Esfiha sem glúten: esta receita rende até vinte unidades, é livre de leite, ovos e glúten e deve ser preparada com cuidado. Sirva como prato principal ou acompanhamento.

81. Coxinha de jaca verde: pode parecer estranho, mas a combinação de coxinha com jaca é uma delícia. Primeiro, separe os ingredientes da massa. No recheio, você vai utilizar uma xícara de carne de jaca, alho, óleo e azeitonas picadinhas.

82. Cachorro quente vegano: esta receita é superdiferente e leva pimentão vermelho, molho de tomate, uma cebola roxa picadinha, três dentes de alho, sal e temperos a gosto, azeite e quatro cenouras.

83. Pastel de forno integral: este pastel de forno integral é uma delícia e pode levar o recheio que você quiser. Aqui vão algumas opções: carne moída, calabresa com queijo, palmito com frango e queijo com presunto.

São tantas receitas diferentes que fica difícil escolher uma só. Com esta seleção, a sua festa de aniversário ou reunião com os amigos ficará ainda mais divertida e saborosa. Bom apetite!

PARA VOCÊ