50 receitas de sobremesas geladas que são a cara do nosso país tropical

As sobremesas geladas, sem dúvida, são o ponto alto do verão. Quem é que não gosta de chegar em casa depois de um dia longo e tomar aquele sorvetinho refrescante? Melhor ainda quando você consegue prepará-lo usando os ingredientes que já tem em casa, né?

Os doces caseiros são muito mais gostosos e não levam conservantes, corantes ou gorduras em excesso, o que evita que você fique com aquela sensação de estômago pesado. Confira sugestões de sobremesas geladas para testar em casa e se refrescar em dias ensolarados. Você vai amar!

Sorvetes

iStock

1. Sorvete de chocolate: além de refrescar o corpo e ser perfeita para os dias mais quentes, essa receita de sorvete fica pronta bem rápido e só leva três ingredientes. Separe cacau em pó, leite condensado e creme de leite fresco e siga o passo a passo. Algumas horinhas na geladeira e está pronto.

Publicidade

2. Sorvete de morango: o sorvete de morango é o sabor preferido de muita gente, principalmente das crianças. Que tal preparar uma versão caseira e ter um resultado econômico, saudável e muito mais gostoso? A receita pede morangos frescos, creme de leite, leite integral, ovo, açúcar e uma pitadinha de sal.

3. Sorvete de banana: um picolé feito com banana, recheado com manteiga de amendoim e coberto com chocolate meio amargo. Deu vontade aí? A receita rende uma média de vinte picolés e pode ser armazenada no congelador por até duas semanas – mas é tão gostosa que dificilmente vai durar tanto tempo.

4. Sorvete de uva: esse sorvetinho de uva é feito à base de leite e tem um resultado bem cremoso. Para prepará-lo em casa, basta misturar todos os ingredientes, com o auxílio de uma batedeira, e levar a massa para gelar. Cubra com confeitos e sirva na casquinha para ter o pacote completo.

5. Sorvete de abacate: essa é uma daquelas receitas que podem até te fazer torcer o nariz, mas que te conquistam assim que você experimenta pela primeira vez. O preparo é um dos mais simples da lista: você só tem que bater tudo e levar para o congelador. Sirva em copinhos, forminhas de picolé ou em um pote tamanho família.

6. Sorvete de umbu: nada como uma fruta tradicional do sertão para fazer uma sobremesa com gostinho de comida de sítio. O sorvete de umbu fica gostoso, refrescante e supercremoso, ou seja, é tudo de bom! Está esperando o quê para experimentar e reproduzir essa receita em casa?

7. Sorvete de milho-verde: faça esse delicioso sorvete de milho e tenha uma sobremesa com a cara e o sabor do Brasil. Os ingredientes necessários são o milho-verde cru, o leite de coco, o açúcar demerara e o sal. A receita não leva ingredientes de origem animal, o que quer dizer que ela é totalmente liberada para que os veganos aproveitem também.

Publicidade

8. Sorvete de doce de leite: nessa opção, o doce de leite e o sorvete aparecem em uma combinação digna de aplausos. O preparo da massa leva pouco mais de dez minutinhos para ser feito e é pra lá de simples, já que o congelador faz quase todo o trabalho por você. Não tem como dar errado!

9. Sorvete de menta: refrescante em dose dupla, esse sorvete vai te salvar naqueles dias em que o calor aperta. Isso sem falar no seu sabor incrivelmente docinho e na sua textura cremosa! Vamos aos ingredientes? Chocolate meio amargo, chocolate branco, creme de leite, ovo, açúcar, hortelã-menta e casquinha de sorvete é tudo o que você precisa.

10. Sorvete de café: se você nunca provou um sorvete de café depois do almoço, não sabe o que está perdendo. Café instantâneo, leite condensado, creme de leite, açúcar refinado e bicarbonato de sódio são alguns dos ingredientes que formam a massa. Separe todos e comece a seguir a receita, você não vai se arrepender!

11. Sorvete de leite em pó: esse sorvete de leite em pó é tão bom que vai se tornar presença obrigatória no seu congelador. Um dos pontos altos da receita é a casquinha de chocolate branco que envolve o picolé e contrasta com a cremosidade do sorvete. Uma verdadeira explosão de sabores e texturas na sua boca!

12. Sorvete napolitano: três sabores deliciosos em um só sorvete: tem como não amar? Confira o passo a passo completo para aprender a preparar essa delícia refrescante na sua casa. O processo aqui é um pouco mais trabalhoso, mas o resultado vale cada minutinho na cozinha.

Bolos e tortas geladas

13. Torta gelada de morango: essa torta gelada de morango é a perfeição em forma de sobremesa. Sua massa é feita com biscoito maizena e manteiga sem sal, enquanto o recheio fica por conta da gelatina de morango, do creme de leite, do açúcar refinado, do morango e do chantilly. Não tem como resistir a uma combinação dessas, né?

14. Torta gelada de limão: essa opção é para quem prefere sobremesas mais leves e não tão doces. O limão dá um toque azedinho e cítrico para a torta, que é completada com muito chantilly e com uma massinha crocante. Acesse para ficar por dentro do preparo e conseguir reproduzir uma versão tão gostosa quanto essa!

15. Torta gelada de pêssego: já pensou em preparar uma torta intercalando camadas de sorvete, suspiro e bolachas champagne? Tudo isso combinado com a sua fruta preferida? Essa receita te mostra como! Embora o resultado passe a ideia de uma sobremesa elaborada, o preparo é bem simples e pode ser feito até por quem não tem tanta habilidade na cozinha.

16. Torta gelada de leite condensado: mais uma sugestão incrível para o seu cardápio de sobremesas. A massa aqui é feita com bolacha maria triturada e manteiga derretida, já o recheio tem o leite condensado como ingrediente principal. Na hora de servir, vale adicionar morangos ou outra fruta de sua preferência para incrementar o doce.

Publicidade

17. Torta gelada de doce de leite: essa é uma sobremesa maravilhosa e refrescante de doce de leite, daquelas que dão vontade de comer rezando! A receita é dividida em três camadas: massa de brownie, sorvete de doce de leite e cobertura de chantilly e caramelo. O preparo é, sim, mais elaborado e trabalhoso, mas o resultado faz tudo valer a pena.

18. Torta gelada de prestígio: comece triturando as bolachas e adicionando manteiga para dar liga à massa. Leve essa mistura para congelar por alguns minutos e, enquanto isso, prepare o recheio misturando os ingredientes da lista. A cobertura é feita com chocolate meio amargo e óleo de coco, e fecha a receita com chave de ouro.

19. Torta gelada de napolitano: também feita em camadas, essa torta mescla três texturas diferentes: uma massa de chocolate bem firme, um creme de morango que derrete na boca e uma cobertura aerada de baunilha. Sirva bem gelada e compartilhe com aqueles que você ama.

20. Torta gelada de palha italiana: sem perder o sabor original da receita, a clássica palha italiana ganha uma nova cara nessa torta gelada. Prepare um brigadeiro como de costume e acrescente creme de leite e bolacha maisena picada. Em seguida, junte o sorvete e decore a sobremesa com chantilly e gotinhas de chocolate. Aí é só levar para gelar e aproveitar!

21. Bolo gelado de chocolate: se bolo de chocolate já é uma delícia, imagina com uma massa cremosa e geladinha? Confira o passo a passo e aprenda a fazer um bolo bem chocolatudo e que não pesa no estômago. O tempo de preparo é de uma hora e a receita rende doze porções caprichadas.

22. Bolo gelado de morango: se você prefere um bolinho de morango, essa é a receita certa para fazer parte do seu cardápio. Os ingredientes utilizados são o morango, o leite condensado, o creme de leite fresco, a margarina, a bolacha maisena, o suco de limão e o chantilly. Só provando para ver o potencial que essa sobremesa tem.

23. Bolo gelado de cereja: a melhor parte dessa receita é, sem dúvidas, a sua praticidade. Você pode utilizar uma mistura de bolo pronta para compor a massa do seu bolinho, assim como um pote de sorvete do seu sabor preferido para recheá-lo. Não se esqueça de finalizar com uma porção generosa de cerejas em calda – que também já vem pronta.

24. Bolo gelado de abacaxi e coco: abacaxi e coco são ótimos ingredientes para rechear um bolo, ainda mais para quem está querendo preparar uma versão gelada. O sabor dessa combinação é doce na medida certa e consegue agradar os mais variados gostos, e é por isso que você não pode perder a chance de prová-la.

25. Bolo gelado com recheio de leite ninho: algumas receitas conseguem ser gostosas sem precisar recorrer a uma lista de ingredientes muito extensa. É o caso desse bolo gelado feito com leite em pó, leite condensado, farinha de trigo, manteiga sem sal, açúcar refinado e fermento em pó. Impossível de resistir!

Publicidade

Sobremesas geladas fáceis

26. Gelado de abacaxi: aprenda a fazer um delicioso gelado de abacaxi para refrescar e adoçar o almoço de domingo. Além da fruta, você vai precisar de amido de milho, leite integral, creme de leite, ovo, leite condensado e açúcar refinado. Você vai ver: a sobremesa fica pronta quase que em um piscar de olhos!

27. Gelado de maracujá: além de contar com o toque azedinho do maracujá, que faz toda a diferença no resultado, esse doce fica uma graça em potinhos individuais. O passo a passo é bem simples e não requer muitos esforços, o que pode ser uma boa para matar aquela vontade de doce que surge depois do almoço.

28. Salada gelada de morango: o preparo dessa opção não poderia ser mais fácil! Tudo o que você deve fazer é lavar e picar os morangos, acrescentar o creme de leite e o açúcar e levar para gelar. Se estiver com tempo sobrando também vale adicionar uma bola de sorvete ou suspiros esfarelados.

29. Gelatina colorida em camadas: mais uma sugestão descomplicada e que fica pronta em questão de minutos. A receita é feita intercalando camadas de gelatina de morango, de limão e incolor, mas você pode utilizar os sabores que tiver no armário. Uma sobremesa leve, econômica, gostosa e com a cara do verão.

30. Gelatina de frutas vermelhas: que tal incrementar a gelatina comum e ter uma deliciosa surpresa a cada colherada? Essa receita oferece isso e muito mais! Gelatina de framboesa, gelatina incolor, creme de leite, leite condensado, extrato de baunilha e frutas vermelhas variadas são os ingredientes utilizados.

31. Geladinho: geladinho, sacolé ou dim dim: não importa como você chame, esse docinho sempre é um agrado delicioso e refrescante. Acesse para aprender a fazer três opções de sabores e aproveite os ingredientes que estão sobrando na sua geladeira. Economizar na hora da sobremesa é sempre bom, né?

32. Creme gelado de sensação: ninguém quer passar horas e horas cozinhando em dias quentes, não é mesmo? Por isso, nada melhor do que uma receitinha fácil e que nem precisa ir ao fogo. A lista de ingredientes também é curtinha, ou seja, mais um motivo para você dar uma chance a esse doce.

33. Creme gelado de abacaxi e coco: o preparo desse creminho é dividido em três etapas: creme branco para a base do doce, abacaxi em calda para o recheio e chantilly cremoso para a cobertura. Cubra com bastante coco ralado e mantenha a sobremesa na geladeira por até uma semana.

34. Creme gelado de leite em pó e chocolate: esse é um daqueles doces que você come direto do copinho e aproveita todas as camadas em uma colherada só! Para fazê-lo em casa você vai precisar de farinha láctea, chocolate em pó, ovo, manteiga sem sal, leite condensado, creme de leite e açúcar refinado. O passo a passo completo te explica tudo direitinho, é só conferir.

35. Mini bombom de sorvete: cubinhos de sorvete de baunilha cobertos com chocolate ao leite: como dizer não? A única dificuldade dessa receita é esperar o tempo de congelamento dos docinhos, porque o passo a passo em si é moleza. Você não vai perder a chance de experimentar, vai?

36. Sorvetão de bis: por conta de sua textura cremosa, o sorvetão também é conhecido como pudim de sorvete. Seu preparo é simples, rápido e muito econômico, já que leva ingredientes que todo mundo tem em casa. Essa é, definitivamente, uma sobremesa que não pode ficar de fora do seu cardápio.

37. Sorvetão com calda de morango: além de deliciosa e refrescante, essa sobremesa tem uma aparência pra lá de charmosa e que não passa despercebida na mesa. Se você está planejando um banquete especial ou vai receber convidados em casa, aqui está uma sugestão perfeita para impressionar.

Sobremesas geladas especiais

38. Bombom gelado na travessa: se você acha que a melhor parte do bombom é o recheio, essa receita tem tudo para se tornar uma de suas grandes favoritas. Feito com chocolate meio amargo, morango, creme de leite, leite condensado, amido de milho e extrato de baunilha, esse doce gelado na travessa é de refrescar o corpo e dar um quentinho no coração.

39. Bombom gelado na travessa com frutas: aproveite as frutas que você tem em casa e prepare um irresistível bombom gelado na travessa. A sugestão da receita é fazer um brigadeiro branco e uma ganache para acompanhar as frutas e criar camadas de sabor no doce. Imagina só todas essas delícias na sua boca!

40. Doce gelado de leite ninho com morango: aqui está outra sugestão geladinha e que combina sabores maravilhosos. Essa sobremesa é perfeita para um jantar romântico ou uma comemoração especial, já que dificilmente vai desagradar alguém. Aprenda a prepará-la e tenha sempre uma carta na manga.

41. Doce gelado de pêssego em calda: o seu dia vai ficar muito melhor depois de saborear esse docinho. Os ingredientes necessários aqui são o pêssego em calda, o leite condensado, o leite integral, o ovo, o amido de milho, o creme de leite e o açúcar. Separe-os aí no seu armário e mãos à obra!

42. Doce gelado de banana e canela: o ponto alto desse doce são os pedacinhos macios de banana que aparecem no meio da massa. É isso que se chama de surpresa boa! Na hora do preparo, você também vai precisar de leite condensado, creme de leite, óleo de coco, ovo, doce de banana pronto, canela e uma dose pequena de cachaça envelhecida.

43. Doce gelado de banana sem leite: separe algumas horinhas do seu dia para fazer essa sobremesa – que não é das mais simples – e tenha um resultado de derreter o coração. Uma receita gelada com muito merengue, banana, caramelo e leite condensado. Ah, e sem nadinha de glúten ou leite.

44. Doce gelado de iogurte e amora: esse doce conta com uma massinha feita de bolacha amanteigada, manteiga derretida e castanhas. A segunda camada é feita com iogurte natural, geleia de amora, extrato de baunilha, açúcar refinado e chantilly. O toque final é do chocolate e das castanhas picadinhas, e o resultado é incrivelmente saboroso.

45. Sobremesa gelada de caramelo: chocolate meio amargo, creme de leite, bolacha maisena, açúcar, chantilly batido e o bombom da sua preferência: esses são os ingredientes utilizados nesse passo a passo. O açúcar é caramelizado e combinado com o chantilly para formar uma massinha cremosa. Capriche na quantidade de chocolate para ter um resultado ainda mais gostoso.

46. Biscoito gelado cremoso: paçoquinha, leite condensado cremoso e ganache de chocolate. Se essa combinação te agrada, você não pode perder a chance de testar esse doce. Ele fica incrivelmente geladinho e saboroso, e tem tudo para ser um grande sucesso na sua mesa.

47. Cassata gelada: nessa receita você vai aprender a combinar um creminho branco básico, um creme de chocolate branco com baunilha e fitas de coco. Depois de pronto, o doce deve ser envolto em um plástico filme e conservado no congelador por quatro horas. O resultado compensa bastante a espera, viu?

48. Frozen yogurt de morango: especial no nome e no sabor, esse frozen yogurt é feito com iogurte natural, creme de leite fresco, morangos frescos e adoçante natural. É uma excelente alternativa para substituir o sorvete, já que conta com ingredientes mais naturais e menos calóricos. Vamos testar?

49. Frozen yogurt de pêssego: aqui, a proposta é feita com pêssego em fatias, iogurte grego, suco de limão, creme de leite fresco e suco de limão. O preparo não é dos mais difíceis, mas você vai precisar ter um pouquinho de atenção com o ponto do doce. Não se preocupe, a receita explica tudo certinho!

50. Sorbet de manga: o sorbet também lembra um sorvete tradicional, com a diferença de que é muito mais leve e pode fazer parte do cardápio de qualquer um. Sim, mesmo quem está de dieta pode saborear essa delícia! Mantenha na geladeira por até um mês e aproveite essa sobremesa refrescante todos os dias.

Agora que você já tem opções para testar e saborear o verão inteiro, os seus dias com certeza serão muito mais leves, refrescantes e saborosos. Que tal preparar um café gelado para acompanhar e quebrar um pouco do doce?