75 receitas para engordar com saúde e ganhar massa magra

Escrito por Giovanna Pedrosa

Seguir uma dieta para ganhar peso é tão difícil quanto diminuir alguns números na balança. Ao contrário do que muitos pensam, não basta sair comendo tudo o que vier pela frente – o melhor caminho para engordar com saúde é escolher com atenção aquilo que será consumido!

Em uma dieta hipercalórica, é necessário ingerir um número de calorias que ultrapasse a quantidade que o seu corpo gasta durante o dia. Por isso, não pule refeições e se alimente a cada três horas, dando sempre preferência por alimentos que contenham carboidratos, vitaminas, fibras, proteínas e gorduras boas. Lembre-se também de ingerir bastante água!

Para te ajudar nesse processo e torná-lo muito mais leve e prazeroso, confira 75 receitas para engordar com saúde que reúnem tudo o que há de melhor: sabor, praticidade e economia.

Vitaminas para engordar com saúde

Foto: Reprodução / Dupla gourmet

1. Vitamina de banana: o consumo de boas vitaminas auxilia no ganho de peso e te ajuda a alcançar os seus objetivos mais depressa. Essa opção, feita com banana, aveia e leite, é uma escolha incrível para saborear entre as refeições principais ou antes de praticar um exercício.

2. Vitamina de morango: essa receita te ensina a preparar uma das opções mais famosas de vitamina. O morango, juntamente com a aveia, a farinha de linhaça e o leite, fazem com que a bebida seja supersaudável e nutritiva, ideal para ganhar peso de forma responsável.

3. Vitamina de manga: o primeiro passo para preparar essa vitamina é descascar e cortar a manga. Depois disso, é só bater todos os ingredientes no liquidificador e adicionar gelo. O resultado já é doce na medida certa, por isso, evite o uso de qualquer tipo de adoçante.

4. Vitamina de Yakult: essa vitamina é uma ótima opção para sair da zona de conforto. O passo a passo também leva maçã, leite desnatado, farinha de linhaça e canela em pó. Para aproveitar todo o sabor e os benefícios dessa bebida, sirva imediatamente após terminar de prepará-la.

5. Vitamina de manga e linhaça: anote a lista de ingredientes para preparar essa receita: manga, banana, aveia em flocos, damasco, semente de linhaça e água. Para ter uma vitamina mais cremosa e refrescante, utilize a banana congelada no preparo – ou acrescente gelo.

6. Vitamina de paçoca: até mesmo uma dieta hipercalórica precisa ter algumas restrições, como, por exemplo, a diminuição do consumo de açúcar. Porém, isso não significa cortar totalmente o doce da sua vida. Essa receita te ensina a preparar uma vitamina maravilhosa de iogurte grego e paçoquita, perfeita para dar um toque especial ao seu cardápio do dia a dia.

7. Vitamina de banana e pera: aqui está outra opção deliciosa e muito prática de vitamina. A receita leva banana, pera, leite desnatado e adoçante (caso você sinta necessidade). O preparo não poderia ser mais simples: é só bater tudo no liquidificador e servir com bastante gelo!

8. Vitamina de banana e beterraba: além de nutritiva e extremamente saborosa, essa vitamina tem um charme todo especial: o resultado é cor-de-rosa! O preparo também leva banana, damasco, chia, gergelim, aveia e água. No passo a passo você vai aprender, ainda, a melhor maneira de hidratar as sementes, evitando que elas retenham líquidos no seu corpo.

9. Vitamina de banana, mamão e aveia: essa é uma opção de vitamina que auxilia e regula o funcionamento do seu intestino. Deixe a aveia de molho por alguns minutos e, em seguida, acrescente as frutas. Bata tudo no liquidificador até obter uma consistência firme e pronto!

10. Vitamina de morango e banana: a combinação dessas duas frutas resulta em uma explosão de sabores espetacular. Confira o passo a passo e fique por dentro do preparo dessa vitamina deliciosa, que rende um copo de 400ml e fica pronta em apenas dez minutinhos.

11. Vitamina de maçã e mamão: outra combinação certeira de sabores é a dessa vitamina, que sugere unir a maçã e o mamão. Você pode, ainda, acrescentar outras frutas e ingredientes, desde que sejam saudáveis e nutritivos. Use a sua imaginação e crie diferentes versões!

12. Vitamina de banana com pasta de amendoim: a pasta de amendoim é uma ótima aliada para engordar com saúde, pois ela potencializa e traz nutrientes para as suas receitas. Nessa vitamina, o sabor também fica por conta do leite vegetal, da banana e do açúcar demerara.

Massas para engordar com saúde

Foto: Reprodução / Torrada torrada

13. Macarrão caprese: os pratos mais gostosos são aqueles que levam mais tempo para serem preparados e dão muito trabalho, certo? Errado! Essa receita pode ser feita em apenas uma panela e prova que é possível, sim, preparar uma massa que combine praticidade e sabor.

14. Macarrão de forno com legumes: o macarrão de forno é outra receita de peso quando o assunto é praticidade. Para reproduzir esse prato delicioso na sua casa, tenha em mãos brócolis, cenoura, tomate, cebola e mussarela. Tempere com chimichurri, sal e cheiro-verde.

15. Macarrão de abacate com manjericão: o abacate e o manjericão são ingredientes marcantes e de grande destaque nessa receita, que tem um sabor final espetacular. O passo a passo leva, também, suco de limão, alho, azeite, água, sal, pimenta-do-reino e macarrão.

16. Macarrão com queijo e sardinha: essa receita de massa, além de muito saborosa, leva apenas quatro ingredientes – massa de macarrão, molho de tomate, sardinha e queijo. Você pode optar por comprar o molho já pronto ou preparar a sua própria versão caseira.

17. Macarrão com couve-flor e molho branco: tem coisa melhor do que combinar macarrão, molho branco e muito queijo em um só prato? Essa receita te ensina a preparar uma massa que reúne todos esses itens deliciosos e marcantes. Aprenda a preparar e saboreie na sua casa!

18. Canelone com ricota e espinafre: essa é uma receita simplesmente deliciosa e que vai te deixar de queixo caído. O preparo leva azeite, cebola, espinafre, ricota, pimenta e massa de lasanha. Prepare também um molho de tomate para acompanhar e fechar com chave de ouro.

19. Canelone de atum: aqui está outra opção incrível de canelone para saciar a sua fome com estilo. O passo a passo leva atum, cebola, alho, pimentão, oregão, azeite, tomate, sal, molho branco e queijo. Prepare e tempere o atum, recheie o canelone, leve para assar e está pronto!

20. Panqueca de frango: a panqueca é uma escolha certeira para incrementar suas refeições e engordar de forma saudável. Nessa receita, a massa é feita com beterraba e farinha de aveia, o que ajuda a prolongar a sensação de saciedade. O recheio fica por conta do frango cremoso.

21. Panqueca de carne com azeitona: aqui, a panqueca é recheada com carne moída, azeitona, cebola, alho, sal, pimenta, salsinha e farinha de trigo. A massa leva leite, ovo, óleo, sal e farinha e é bem simples de preparar – é só bater todos os ingredientes no liquidificador!

22. Nhoque de batata doce: o primeiro passo para preparar essa receita é cozinhar as batatas. Em seguida, amasse-as formando um purê e acrescente sal e farinha de trigo. Faça rolinhos com a massa e forme o nhoque, preparando um molho de sua preferência para acompanhar – a sugestão, aqui, é um molho de tomate com manjericão e cheiro-verde.

23. Lasanha de batata: essa receita é o que faltava para te estimular a experimentar algo novo! A lasanha, aqui, tem a massa feita somente com batatas e é recheada com bacalhau e molho de tomate. Capriche no tempero para potencializar ainda mais o resultado final.

24. Yakisoba: repolho, cenoura, brócolis, cogumelo, pimentão e couve-flor são os principais ingredientes utilizados para preparar essa receita. Para temperar, aposte na cebola, no shoyu e no saquê culinário. Além de extremamente saborosa, essa é uma opção vegetariana.

Lanches para engordar com saúde

Foto: Reprodução / Gulab

25. Kebab com molho tahine: quando o assunto é dieta, é necessário prestar atenção em todas as refeições. Para preparar um lanche ao mesmo tempo saboroso e equilibrado, aposte nessa opção incrível! Você só vai precisar de pão, quibe, cebola, molho tahine e batata frita.

26. Pãozinho de cenoura: cenoura, óleo, açúcar demerara, sal, fermento, farinha de trigo e gergelim são os ingredientes necessários para o preparo desse pão. O resultado é uma massa bem fofinha e com um sabor delicioso. Experimente e torne o seu café da tarde mais saboroso!

27. Wrap de frango com abacate: essa receitinha vai te ajudar a preparar um lanche extremamente prático e saboroso. A sugestão é rechear o sanduíche com abacate e frango, mas você pode aproveitar os ingredientes que já tem sobrando no armário da sua casa.

28. Sanduíche de ovos e abacate: para preparar essa opção, você vai precisar de abacate, ovo, pão integral, queijo cottage, mostarda, suco de limão, sal e pimenta. O passo a passo é muito simples – é só misturar os ingredientes e temperá-los, colocando tudo por cima do pão.

29. Tortilla de guacamole: a tortilla é uma receita mexicana que pode ser uma ótima escolha tanto para uma ocasião especial, quanto para um lanchinho rápido. Para preparar, tenha em mãos alface, carne moída, queijo e guacamole – o passo a passo também te ensina a fazer.

30. Biscoito de aveia e mel: um biscoitinho bem crocante acompanhado de um café preto é a perfeição! Confira a receita e aprenda a preparar um biscoito de aveia e mel deliciosamente saboroso e muito fácil. De quebra, ele ainda fica pronto em menos de vinte minutinhos.

31. Minipizza: misture, em um recipiente grande, o iogurte, o sal, a farinha e o fermento. Sove a massa até que fique bem homogênea e molde as minipizzas. Depois disso, é só acrescentar o recheio e o molho de sua preferência e levar para assar por, mais ou menos, quinze minutos.

32. Minipizza no pão sírio: se o seu negócio é praticidade, que tal uma opção ainda mais simples de minipizza? Tudo o que você vai precisar, aqui, é de pão sírio, molho de tomate, queijo mussarela, peito de peru, tomate, azeite de oliva, orégano, sal e pimenta-do-reino.

33. Buraco quente: o buraco quente é uma receita que reúne tudo aquilo que há de melhor – praticidade, economia e muito sabor! Para preparar, é só refogar a carne, acrescentando os demais ingredientes e servir no pão francês. Você também pode adicionar queijo, se quiser.

34. Torta de pão francês: nessa receita, você aprende a preparar uma torta deliciosa para servir no café da tarde. A massa é feita com pão francês e recheada com ovo, creme de leite, sal, mussarela, peito de peru defumado e tomate. Uma opção fácil de fazer e muito gostosa!

35. Fatias húngaras: se você nunca experimentou o sabor inconfundível de uma fatia húngara antes, a hora é agora! Aprenda a preparar esse pãozinho recheado em poucos passos – você vai precisar de farinha, ovo, açúcar, sal, leite, manteiga, fermento, coco e leite condensado.

36. Muffin de misto quente: o misto quente já é uma opção de lanchinho muito prática e gostosa, mas que tal incrementá-lo e deixar tudo ainda melhor? Para isso, você vai precisar de pão de forma, mussarela, presunto, orégano, ovo, creme de leite, salsinha e pimenta-do-reino.

37. Shake hipercalórico de banana: em uma dieta onde o que se busca é ganhar massa magra, é importante consumir alimentos que tenham vitaminas e nutrientes. O shake hipercalórico é uma solução prática, que facilita a sua vida e que pode ser consumida em qualquer horário do dia. E para ficar ainda melhor e te convencer de uma vez por todas, o seu sabor é maravilhoso!

Carnes para engordar com saúde

Foto: Reprodução / Panelaterapia

38. Peixe empanado: esse passo a passo te ensina a preparar um peixe empanado com uma misturinha especial. Tudo o que você vai precisar é de farinha de rosca, queijo parmesão ralado, alho, sal, lemon pepper e tomilho fresco. Você pode optar por fritar ou assar o peixe.

39. Filé de peixe assado: para preparar essa receita, você vai precisar temperar o peixe duas horas antes. Feito isso, acrescente batata, cebola e pimentão em um recipiente e coloque o peixe por cima. Por último, cubra com papel alumínio e leve para assar por 50 minutos.

40. Peixe ensopado: se você gosta de receitas mais cremosas, vai amar essa opção de peixe ensopado. O preparo leva filé de peixe, cebola, pimentão, tomate, leite de coco, extrato de tomate, sal e salsinha. Sirva com um arroz branquinho e tenha a combinação perfeita!

41. Filé de peixe crocante: essa é uma opção supersimples de ser feita e muito saborosa. O preparo leva filé de peixe, torrada, sal, azeite, cheiro-verde, parmesão e limão. Misture todos os ingredientes – menos o peixe – e prepare uma farofinha. Passe nos filés e leve ao forno.

42. Salmão com mostarda e mel: que tal preparar um jantar especial e sofisticado para convidar os seus amigos? Essa receita te ensina a fazer um salmão assado com molho de mostarda e mel que é uma escolha certeira para servir como prato principal do seu banquete.

43. Frango grelhado com tahine: o frango é outra carne que te ajuda a ganhar o peso que você precisa de forma saudável. Para fazer essa opção grelhada, você vai precisar de frango caipira, suco de limão, azeite, cominho em pó, alho e sal. O resultado é deliciosamente incrível!

44. Sobrecoxa de frango com mostarda e mel: ideal para um almoço com a família, essa sobrecoxa de frango é deliciosa e vai conquistar a todos. Para o preparo, você vai precisar de mostarda Dijon, mel, azeite, sal, pimenta, alecrim e, é claro, a sobrecoxa de frango.

45. Frango desfiado com quinoa e brócolis: quinoa, água, pimenta, sal, frango, brócolis e salsinha são os ingredientes que compõem esse passo a passo. Além de ter um resultado delicioso, essa receita se destaca pelo uso da quinoa, que tem um alto teor de proteína.

46. Coxa de frango com batata doce: comece o preparo dessa receita dourando a carne e os temperos. Deixe refogar e acrescente a batata doce e o tomate, misturando bem. Adicione água e tampe a panela, deixando cozinhar. Por fim, leve o frango e as batatas para assar.

47. Fraldinha na frigideira: não pense que você precisa abrir mão totalmente da carne vermelha. Desde que consumida com moderação, ela também pode fazer parte do seu cardápio. Confira o passo a passo e aprenda a preparar essa deliciosa fraldinha na frigideira.

48. Carne de panela: a carne de panela é um dos pratos mais populares na mesa dos brasileiros. Para fazer essa delícia, você vai precisar de músculo de boi, bacon, farinha, cebola, cenoura, pimentão, alho, tomate e vinho tinto. Tempere com sal, pimenta e alecrim.

49. Bisteca suína grelhada: esse passo a passo te ensina a preparar uma bisteca suína dos deuses! Depois de temperar a carne, cubra com papel filme e deixe descansar por algumas horas, para que o tempero seja absorvido. Em seguida, é só levar a bisteca para grelhar.

50. Kafta grelhada com abobrinha: uma kafta feita com capricho é uma ótima opção para um jantar mais leve. Confira a receita e aprenda preparar uma versão muito saborosa de kafta que acompanha abobrinha. Você também vai precisar de manteiga, cebola, canela, hortelã e azeite.

Acompanhamentos para engordar com saúde

Foto: Reprodução / Panelaterapia

51. Bolinho de arroz: essa é a receita perfeita para quem precisa preparar um acompanhamento, mas não quer ficar muito tempo na cozinha. O preparo leva arroz, ovo, parmesão, ricota, peito de peru e cenoura e pode ser feito em menos de dez minutinhos.

52. Bolinho de batata e cenoura: além de combinar os sabores inconfundíveis da batata e da cenoura, esse bolinho é assado e te ajuda a evitar frituras. Depois de amassar os legumes, é só adicionar um pouco de cebola frita e moldar os bolinhos, levar para o forno e aproveitar!

53. Bolinho de batata e linguiça: que tal preparar um bolinho ainda mais incrementado? A lista de ingredientes, aqui, é bem curta – você só vai precisar de batata, linguiça, salsinha, azeite e sal. Se desejar, você também pode acrescentar outros condimentos de sua preferência.

54. Purê de mandioca: o purê é um acompanhamento básico, fácil de fazer e que faz toda a diferença nas suas refeições do dia a dia. Confira o passo a passo e fique por dentro do preparo dessa versão feita com mandioca, leite, manteiga e sal. O resultado pode te surpreender!

55. Farofa de castanhas: quem é que não gosta de uma farofinha crocante, não é mesmo? Ela é uma opção de acompanhamento que vai bem com os mais diversos pratos e costuma agradar a todos os paladares. Para preparar essa versão, você vai precisar de farinha de mandioca, castanha-do-Pará, azeite de oliva, alho picado, sal, raspas de limão e pimenta-do-reino moída.

56. Creme de mandioquinha, batata e tomate: para engordar com saúde, não há nada melhor do que caprichar nos legumes. Confira a receita e aprenda a preparar esse creme que leva mandioquinha salsa, batata, tomate, água, cebola, alho, salsinha, sal, pimenta e azeite de oliva.

57. Arroz com legumes: arroz, cenoura, ervilha, castanhas, limão, azeite e cominho em pó são os ingredientes-chave dessa receita. O preparo é extremamente simples – é só preparar o arroz e misturar os demais ingredientes. Se desejar, você pode utilizar também o arroz integral.

58. Arroz com bacalhau: o primeiro passo para preparar essa opção é fritar a cebola e o bacalhau. Deixe cozinhar e, em seguida, acrescente o arroz. Adicione milho e pimentão e tampe a panela. O ponto perfeito para retirar o peixe é quando todo o caldo estiver seco.

59. Risoto de abóbora: o risoto é um prato que carrega um ar de sofisticação e que tem um charme próprio. Apesar disso, o seu preparo não tem muitos segredos e pode ser feito por qualquer pessoa. Confira a receita e aprenda a preparar um delicioso e cremoso risoto de abóbora.

60. Risoto de cenoura: aqui está outra opção incrível de risoto para você experimentar. Aqui, o passo a passo leva cenoura, cebola, manteiga, arroz arbóreo, vinho branco e caldo de legumes. Finalize com queijo parmesão e manjericão para fechar tudo com chave de ouro.

61. Salada de grão de bico e gergelim: o preparo dessa receita pode ser dividido em duas etapas – salada e molho. Para a salada, separe o grão de bico, a rúcula, a cenoura, a cebola roxa, o brócolis e a azeitona. O molho leva óleo de gergelim, limão, azeite, gergelim, sal e pimenta.

62. Salada de betarraba: essa é uma opção superprática de acompanhamento e que harmoniza bem com qualquer prato principal. Para preparar essa saladinha maravilhosa, você vai precisar de beterraba, azeite, gengibre, cebola roxa, cebolinha, tomilho, limão e orégano.

63. Salada de quinoa com abóbora: essa receita é tão gostosa que vai te conquistar mesmo se você não for muito fã de salada. Ela leva abóbora, tomilho, alho, quinoa, semente de abóbora, salsinha, limão e azeite. O passo a passo é muito simples e rende quatro porções.

Sobremesas para engordar com saúde

Foto: Reprodução / Blog da mimis

64. Salada de frutas: essa é uma opção perfeita para aqueles momentos em que bate a preguiça. Tudo o que você precisa fazer é cortar as frutas e acrescentar iogurte desnatado e granola, mexendo bem. Finalize com um fio de mel e sirva em taças especiais para dar um charme.

65. Compota de granola com iogurte: para preparar essa sobremesa, o segredo é ir intercalando camadas de iogurte, geleia, granola e frutas vermelhas. O resultado é incrivelmente delicioso e, dê bônus, a receita ainda te ensina a preparar uma granola caseira.

66. Sorvete de abacate: o sorvete é a melhor opção de sobremesa para os dias mais quentes. Feita com abacate, limão, leite condensado e creme de leite, essa opção te ajuda a engordar com saúde e com muito sabor! Confira o passo a passo e tenha esse resultado na sua casa.

67. Mousse de chocolate com abacate: com essa receita, você aprende a fazer um mousse de chocolate extremamente saboroso e nutritivo. Os ingredientes necessários para preparar o doce são o abacate, a banana, o cacau em pó, o melado de cana e a essência de baunilha.

68. Mousse de abacaxi: em uma panela, acrescente o abacaxi e o açúcar e deixe ferver. Separe a calda e leve para o liquidificador, acrescentando leite condensado, creme de leite, gelatina hidratada e água morna. Sirva em um recipiente de sua preferência e leve o mousse para gelar.

69. Pudim de baunilha: além de ter um resultado delicioso, esse pudim de baunilha fica com uma aparência maravilhosa! Para preparar essa delícia e adoçar os seus dias, separe fava de baunilha, leite condensado, ovo e leite. A receita rende seis porções de tamanho médio.

70. Pudim gelado de açaí: por conta do alto índice de ferro, cálcio, fibra e vitaminas contidas na fruta, o açaí é uma carta na manga para quem quer ganhar peso. Essa receita te ensina a preparar uma versão de pudim feita à base de açaí, leite condensado, creme de leite e leite.

71. Milkshake de açaí e banana: que tal preparar um milkshake nutritivo para saborear após o almoço? É só bater o iogurte grego, o açaí congelado, a banana e o leite no liquidificador. Acrescente sorvete também, se desejar. Em dias ensolarados, essa receita é a perfeição!

72. Açaí com banana e granola: para reproduzir essa receita na sua casa, o primeiro passo que você precisa seguir é deixar o açaí fora do congelador. Dessa maneira, ele fica bem mais macio e mistura mais facilmente com os outros ingredientes – a banana, o guaraná e a granola.

73. Crumble de morango, maçã e granola: morango, maçã, açúcar mascavo, amido de milho, essência de baunilha e granola são os ingredientes necessários para fazer essa sobremesa. Se você gosta de pratos com uma consistência mais cremosa, acrescente também o iogurte.

74. Panqueca proteica de banana: além de muito saborosa, essa receita espalha um aroma delicioso por toda a casa. Para prepara-lá e provar todo o sabor que esse doce tem a oferecer, separe banana, ovo, farelo de aveia, Whey, leite de soja, fermento e essência de baunilha.

75. Banana caramelizada: a banana caramelizada tem tudo para te conquistar. Comece o preparo derretendo o açúcar em uma panela e vá acrescentando água, para que ele endureça. Por fim, é só acrescentar as bananas e mexer bem. Quando a calda engrossar, está pronto!

Agora que você já tem todas essas opções, é só selecionar as suas favoritas e compor o seu cardápio. Assim que você começar a se alimentar corretamente, os resultados vão aparecer muito mais depressa – e o melhor de tudo é que o processo também vai ser uma delícia!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS