52 receitas para uma ceia de Natal tradicional, deliciosa e inesquecível

Escrito por                          

A ceia de Natal tradicional é esperada por muita gente ao longo do ano todo. Além da reunião entre familiares e pessoas próximas, há sempre uma grande refeição envolvida. Pensando nisso, vale a pena investir em um cardápio bem elaborado e caprichado.

Se você quer que sua celebração seja bem clássica, é interessante ficar atento aos pratos mais comuns dessa data. Além disso, também vale investir na decoração e até mesmo na louça para a festividade. Na lista abaixo, você confere receitas deliciosas.

Petiscos para ceia de Natal tradicional

1. Torradas com azeite e ervas: quer dar um toque especial para sua mesa de Natal sem gastar muito? Essa sugestão de torradas pode ser perfeita para você. Aqui, primeiro, a sugestão é cortar fatias de pão de forma com um molde de estrela. Depois, é só misturar alecrim, orégano e azeite, pincelar nas torradas e acrescentar sal. Para finalizar, é só assar. Puro charme com pouco trabalho.

2. Árvore de torradas: agora, se você quer uma opção mais elaborada, vale a pena conhecer essa receita. Aqui, o preparo começa com um patê de cream cheese e ervas. Depois, você deve espalhá-lo pelas torradas e montar sua árvore. Há também a possibilidade de acrescentar tomates-cereja e outros itens para a decoração do seu petisco.

3. Canapés natalinos: essa é outra opção de petisco em formato de árvore de Natal. Aqui, a base é feita com pão sírio. Para dar cor e sabor, um patê de ervas e gorgonzola entra em cena. Para finalizar, será preciso ter tomates e o salgadinho Stiksy.

4. Patê de nozes com cranberry: já pensou em fazer um patê que leva apenas três ingredientes e fica pronto em 5 minutos? Essa é a proposta dessa receita que leva nozes, cranberry e cream cheese. O legal é que você pode variar no uso de oleaginosas e frutas secas. Para inovar na apresentação, a ideia é usar um papel-filme para moldar o patê em formato cilíndrico.

5. Salada caprese no palito: charme e praticidade resumem essa receita. Para fazê-la, só é preciso espetar em um palito de madeira tomate-cereja, mussarela e manjericão. Você pode temperar da maneira que preferir. Um petisco leve e delicioso.

6. Pasta de azeitona preta: essa pastinha é bem versátil. Ela pode ser servida com torradas ou para incrementar o sabor de outros pratos, como saladas. Anote o que você vai precisar para testá-la: azeitonas pretas, anchovas, alho, alcaparras, azeite, sal e pimenta-do-reino. O resultado é um sabor marcante.

7. Antepasto de berinjela: tem muita gente que não faz o antepasto em casa pelo fato de ele ficar muito tempo no forno. Mas isso não acontece com essa receita. Aqui, o preparo é feito em uma panela, o que reduz bastante o tempo na cozinha. Tudo isso sem deixar de lado o gostinho dessa delícia.

Saladas para ceia de natal tradicional

8. Árvore de legumes: brócolis, pepino japonês, tomate-cereja, creme de leite e queijo gorgonzola são usados nessa receita. Com esses itens, é moldada uma árvore de Natal saudável e cheia de sabor. O resultado é tão bonito, que dá até dó de comer, não é mesmo?

9. Salada de beterraba: para deixar a salada de beterraba mais atrativa, aqui, a sugestão é assar o legume. Outra dica importante é caprichar nos temperos. São usados para esse fim azeite, gengibre, orégano, cebola roxa, alho, cebolinha, tomilho, suco de limão, sal e pimenta.

10. Salada de grão de bico: refrescante, colorida e diferente, essa salada é a cara do Natal. Alguns itens que são usados para incrementar o prato são a cebola roxa, cogumelos e alho-poró. Na receita, você pode ver a lista completa, assim como o passo a passo.

11. Salada guirlanda: parece um enfeite de mesa, mas é para comer mesmo. A guirlanda comestível é feita com alface, tomate-cereja, azeitonas verdes recheadas com tomate, orégano, manjericão e queijo prato em cubos. Simples e prática, não há razões para não colocar essa saladinha na sua mesa de Natal.

12. Salada colorida: com uma cara mais sofisticada e gostinho tropical, essa salada promete conquistar. Ela combina rúcula, frutas, presunto parma, oleaginosas e temperos. Uma opção bem completa e que conta com um passo a passo para lá de simples.

13. Salada de manga: parece alface, mas é manga verde mesmo. Aqui, a sugestão é cortar a fruta em fatias extremamente finas. Depois, você completa com um pesto de coentro, limão e amêndoas. Para sair da rotina, vale a pena experimentar.

14. Salada de batata: salada de batata é uma delícia e pode fazer um grande sucesso na sua ceia de Natal tradicional. Bem caprichada e colorida, ela pode ser o acompanhamento perfeito para a sua refeição. Não deixe de conferir todas as dicas para testar em casa.

15. Salada de frango: batata, legumes e frango é uma opção para uma salada que dá bastante sustância. Sem contar na textura cremosa que é de enlouquecer qualquer um. Tudo isso com um passo a passo que é extremamente simples.

16. Salada de alface, tomate e mussarela de búfala: alface americana, tomate-cereja e mussarela de búfala são os ingredientes usados. Além disso, a sugestão é fazer um molho com azeite, limão e sal para cobrir a salada. Uma opção simples, mas que pode agradar muita gente.

Acompanhamentos para ceia de Natal tradicional

27. Farofa de ovos: ovos, farinha de mandioca, manteiga e sal são os únicos ingredientes usados nessa receita. Para quem quer um acompanhamento simples, vale apostar nessa opção. Para que tudo fique ainda melhor, o passo a passo é bem fácil.

18. Farofa de Natal: farofa combina com muita coisa, certo? Aqui, o segredo é usar manteiga, cebolas, ovos, sal, pimenta-do-reino, azeitonas, milho, farofa pronta, salsinha e cebolinha. O resultado é bem colorido e extremamente saboroso.

19. Farofa de cebola: lista de ingredientes curta e um passo a passo simples também rendem uma farofinha bem gostosa. Para que o sabor fique bem especial, a sugestão é caramelizar as cebolas. Sem muito tempo na cozinha, você pode se surpreender com o resultado.

20. Salpicão de frango: o salpipcão de frango é um acompanhamento que faz bastante sucesso. Muita gente tem uma receita em casa, mas você sabe como preparar um bem caprichado? É isso que essa opção ensina. Uma deliciosa combinação de ingredientes harmônicos entre si.

21. Arroz com amêndoas: mesmo sendo um prato comum no dia a dia, o arroz é importante para uma ceia de Natal tradicional. Para sair da rotina, a sugestão, aqui, é usar amêndoas em lascas e vinho branco. Fazendo uma simples adaptação, dá para surpreender seus convidados. Então, que tal experimentar?

22. Arroz colorido: outra opção para fugir do comum é preparar um arroz colorido. O grão é incrementado com cenoura, calabresa, ervilha e tomate. São itens simples, mas que fazem toda a diferença no resultado final. Tudo isso sem muito trabalho extra.

23. Torta de bacalhau: nem só de aves é feita a ceia de Natal. Para quem gosta de peixe, dá para fazer uma torta deliciosa de bacalhau. O primeiro passo é dessalgar o peixe, trocando a água duas vezes. O tempo de espera desse passo é de uma noite. Depois, é só partir para a massa e o preparo do recheio. Confira a receita completa.

24. Torta de pão de forma: usar pão de forma para fazer uma torta? É isso mesmo que você leu. Assim, não é preciso se preocupar com o preparo da massa, apenas com o recheio e a montagem. Além disso, ela não vai ao forno. O que faz com que o tempo na cozinha seja bem curtinho.

25. Torta de palmito: outra torta que pode te agradar é essa torta recheada com palmito. A massa dela também é diferente, feita com grão de bico. Além de ser saudável, é uma boa opção para quem não come ingredientes de origem animal. Vale a pena experimentar.

Carnes para ceia de Natal tradicional

26. Peru assado: o peru é a estrela de uma ceia de Natal tradicional. Pensando nisso, é importante caprichar no preparo do prato. Aqui, a dica é colocar a carne em uma marinada e deixá-la descansar entre 12 e 24 horas. Isso exige uma preparação com antecedência. O tempo de espera é longo, mas o passo a passo é bem simples.

27. Peru assado com bacon: quer dar um toque extra de sabor para o seu peru? Nessa receita, a sugestão é fazer uma trança de bacon sobre a ave. Além de deixar o prato mais charmoso, o sabor fica incrível. Confira todas as dicas de preparo e se delicie com o resultado.

28. Tender: outra opção bem comum de carne é o tender. Aqui, ele ganha alguns cortes, onde fatias de abacaxi são inseridas. Para quem é fã de pratos agridoces, essa receita pode ser uma ótima aposta. Além disso, seu modo de preparo é bem simples.

29. Frango assado: se sua família não é tão grande, nem sempre compensa preparar um peru inteiro. Isso acontece pois essa é uma ave bem grande. Para não perder o clima natalino, dá pra investir no frango assado. Assim, não rola desperdício e você consegue se deliciar com uma carne bem suculenta e gostosa.

30. Chester: nessa receita, a sugestão é comprar a carne já temperada. O chester deve ficar por aproximadamente 3 horas no forno. Enquanto isso, você tem tempo para preparar os acompanhamentos. Assim, sua ceia será um repleto sucesso.

31. Lombo assado: e aí, vai um porquinho para sua ceia de Natal? Para fazer essa receita com sucesso é importante saber escolher a carne no açougue. Ela deve contar com uma capa de gordura. Assim, ao assar, ela ficará bem suculenta.

32. Pernil de cordeiro: o pernil de cordeiro é um corte pequeno. Serve aproximadamente 5 pessoas. Por isso, se for ter muita gente na sua ceia, é bom calcular bem a quantidade, ok? Para dar mais sabor ao prato, a carne vai ao forno coberta por cerveja. O tempo lá dentro é de aproximadamente 3 horas.

33. Costela assada: fácil de ser feita, o segredo para uma costela que desmancha na boca é a paciência. Isso porque a carne deve ficar por mais de 3 horas no forno até obter essa textura. Para o tempero, a sugestão é usar alho, vinagre de vinho tinto, sal e pimenta-do-reino. Poucos ingredientes e um sabor incrível te esperam nessa opção.

34. Bacalhau de forno: bacalhau também é um prato comum na ceia de Natal tradicional. Aqui, o peixe dessalgado vai ao forno junto com batatas, ovos e brócolis. Como resultado, você obtém um prato colorido, saboroso e nutritivo. Então, que tal experimentar?

Doces para ceia de Natal tradicional

35. Chocotone recheado: nessa receita, você aprende a fazer dois incríveis recheios para aquele chocotone meio sem graça que você comprou pronto. Um deles é de prestígio e o outro de chocolate com whisky. Ah, se quiser, você também pode usar um panetone como base, viu? O importante mesmo é usar um desses recheios maravilhosos.

36. Panetone: fazer o próprio panetone em casa não é uma tarefa muito simples. Mas, se você tem tempo disponível e quer se aventurar na cozinha, vale a pena experimentar. Até porque algo feito com carinho é sempre mais gostoso, certo?

37. Rabanada de panetone: que tal dar um novo uso para o panetone? Aqui, a sugestão é simples: fazer uma deliciosa rabanada com ele. Para isso, além do panetone, você vai precisar de ovos, leite, açúcar, canela e manteiga. Poucos ingredientes e um resultado incrível. Se você gosta de inovar na cozinha, vale a pena experimentar.

38. Rabanada: para os mais tradicionais, também vale apostar na rabanada tradicional. Aqui, a sugestão é usar pães amanhecidos. Além disso, é preparada uma mistura de leite com especiarias. Para empanar, será necessário fazer o uso de ovos, açúcar e canela.

39. Docinhos natalinos: o formato parece de biscoito, mas, na verdade esses são docinhos simples. Nem ao forno eles precisam ir. Para fazê-los, só é preciso misturar os ingredientes na ordem certa e moldar os quitutes. Para uma cara natalina, a sugestão é usar corantes verdes e vermelhos. Confira os itens necessários e o passo a passo.

40. Biscoito amanteigado: biscoito amanteigado já é uma delícia, se contar com uma cobertura de limão, melhor ainda. Mas essa delícia não para por aí. A sugestão é usar formas com formato de árvore e estrela para moldar os biscoitos.

41. Biscoito de gengibre: outro clássico é o biscoito de gengibre. Para testar essa receita em casa, é preciso ter em mãos farinha de trigo, manteiga, açúcar mascavo, ovo, mel, gengibre em pó, canela e sal. O tempo na cozinha é curto, mas o sabor é divino

42. Brownie natalino: quer um docinho bem fofo para compor a sua mesa? Aqui, o brownie depois de pronto é cortado em círculos. Depois, é coberto com chantilly e morango. A aparência fica como a do gorro do Papai Noel. O trabalho não é difícil, mas requer paciência para a montagem. Então, que tal reunir a família para essa função?

Sobremesas para ceia de Natal tradicional

43. Rocambole natalino: aqui, a massa, o recheio e a cobertura do rocambole são feitos com chocolate. A decoração é feita com cogumelos de merengue, pistache, cacau em pó e açúcar impalpável feito em casa. O preparo requer paciência. Mas o resultado é tão gostoso, que todo o trabalho é recompensado.

44. Rocambole de chocotone: além de usar o chocotone como base, essa receita leva leite Ninho e Nutella. Todos esses ingredientes fazem sucesso entre os mais variados paladares. Por isso, a chance de sucesso dessa sobremesa é bem grande.

45. Pavlova: a base dessa sobremesa é um disco de merengue. Já o recheio fica por conta de um creme com gostinho de canela e frutas vermelhas. Para a decoração, mais frutas vermelhas são usadas. A aparência fica como a de uma guirlanda.

46. Torta gelada de panetone: essa sobremesa é composta por panetone, camadas de sorvete de creme de doce de leite. O preparo é extremamente simples e pode ser executado tranquilamente até mesmo por quem não tem experiência na cozinha. Para a decoração, a sugestão é usar nozes e cerejas. Um detalhe importante é que a torta deve descansar por 24 horas no congelador antes de ser servida.

47. Sorvete de panetone: tem muito panetone dando bobeira e quer uma sobremesa prática e refrescante? Aqui, a ideia é retirar o miolo do panetone e recheá-lo com sorvete. Para a cobertura, você pode usar brigadeiro ou beijinho. Simples e delicioso.

48. Sorvete de chocotone: para fazer essa receita em casa, só é preciso ter os seguintes ingredientes: creme de leite, leite condensado, leite, chocotone, morangos, açúcar, suco de limão e, opcionalmente, folhas de hortelã para a decoração.

49. Pavê de panetone: sempre tem aquele tio que faz a piada do se é pavê ou pacumê, certo? E no Natal isso não é diferente. Para deixar a sobremesa com uma cara mais natalina, o panetone é usado como base nessa receita. Além desse ingrediente, você vai usar creme de leite, gotas de chocolate, extrato de baunilha e raspas de chocolate.

50. Pavê de nozes: outra opção de pavê é esse feito com com nozes. Aqui, ele leva farofa de bolacha, creme de nozes e ganache. Tudo isso em uma única sobremesa. Mesmo assim, o preparo não dá quase nada de trabalho na cozinha.

51. Torta de chocolate: quem não ama uma torta de chocolate bem caprichada, certo? Aqui, o ingrediente é usado tanto no preparo da massa, quanto no do recheio. Há uma combinação de crocância com cremoso que pode enlouquecer qualquer um.

52. Pudim de leite condensado: para fechar a lista, uma sobremesa de pudim de leite condensado. A sobremesa é simples, mas agrada muita gente. Pensando nisso, vale a pena apostar nesse doce e servi-lo na sua ceia de Natal tradicional. Confira todas as dicas e o passo a passo completo.

A ceia de Natal tradicional fica uma delícia e pode agradar os mais variados paladares. Como você viu na lista acima, mesmo pensando em se ater aos pratos clássicos, há bastante receitas para montar um cardápio que seja a sua cara. Pensando no dia seguinte, também é possível conferir receitas para o almoço de Natal com sobras da ceia.

PARA VOCÊ