51 receitas para uma ceia de Natal tradicional, deliciosa e inesquecível

A ceia de Natal tradicional é esperada por muita gente ao longo do ano todo. Se você quer que sua celebração seja bem clássica, é interessante ficar atento aos pratos mais comuns dessa data. Na lista abaixo, você confere receitas deliciosas!

Vá direto ao tipo de receita que você procura:

Petiscos para ceia de Natal tradicional

Quer dar um toque especial para sua mesa de Natal sem gastar muito? Essa sugestão de torradas pode ser perfeita para você. Aqui, primeiro, a sugestão é cortar fatias de pão de forma, levar para torrar. Depois, é só misturar manjericão, parmesão, nozes, azeite, sal, pimenta-do-reino e alho, em um molho pesto. Para finalizar, é só colocar o molho sobre a torradinha com mussarela de búfala, tomatinhos e folhas verdes. Puro charme com pouco trabalho.

Publicidade

Agora, se você quer uma opção mais elaborada, vale a pena conhecer essa receita. Aqui, o preparo começa cortando os pães em formato de estrela. Depois, você deve espalhar creme de ricota nos pães, rechear com mussarela, alface e tomate-cereja, montando a sua árvore. Há também a possibilidade de acrescentar queijo mussarela em formato de estrela para a decoração do seu petisco.

Essa é outra opção de petisco com peito de peru, ricota e maionese. Aqui, a base é feita com pão de queijo. Para dar cor e sabor, um patê de ricota com maionese, creme de leite e temperos entra em cena. Para finalizar, será preciso ter damascos desidratados.

Já pensou em fazer um patê que fica pronto em pouco tempo? Essa é a proposta dessa receita que leva berinjela, tahine, suco de limão, azeite, alho, páprica, pimenta e sal.

Charme e praticidade resumem essa receita. Para fazê-la, só é servir em taças. Você pode temperar da maneira que preferir. Um petisco leve e delicioso.

Publicidade

Essa pastinha é bem versátil. Ela pode ser servida com torradas ou para incrementar o sabor de outros pratos, como saladas. Anote o que você vai precisar para testá-la: azeitonas pretas, anchovas, alho, alcaparras, azeite, sal e pimenta-do-reino. O resultado é um sabor marcante.

Tem muita gente que não faz o antepasto em casa pelo fato de ele ficar muito tempo no forno. Mas isso não acontece com essa receita. Aqui, o preparo é feito em uma panela, o que reduz bastante o tempo na cozinha. Tudo isso sem deixar de lado o gostinho dessa delícia.

Saladas para ceia de Natal tradicional

Tomates-cereja, manjericão, queijo prato, cebolinha e mussarela de búfala são usados nessa receita. Com esses itens, é moldada uma árvore de Natal saudável e cheia de sabor. O resultado é tão bonito, que dá até dó de comer, não é mesmo?

Para deixar a salada de beterraba mais atrativa, aqui, a sugestão é assar o legume. Outra dica importante é caprichar nos temperos. São usados para esse fim pimenta-do-reino, vinagre balsâmico, azeite, ervas secas e manjericão.

Refrescante, colorida e diferente, essa salada é a cara do Natal. Alguns itens usados para incrementar o prato são a cebola, tomate e salsinha. Na receita, você pode ver a lista completa, assim como o passo a passo.

Publicidade

Parece um enfeite de mesa, mas é para comer mesmo. A guirlanda comestível é feita com rúcula, tomate-cereja, azeitonas recheadas, nozes, salame e tâmaras. Simples e prática, não há razões para não colocar essa saladinha na sua mesa de Natal.

Com uma cara mais sofisticada e gostinho tropical, essa salada promete conquistar. Ela combina alface, rúcula, tomates-cereja, cebola, manga, figos e queijo parmesão. Uma opção bem completa e que conta com um passo a passo para lá de simples.

Aqui, a sugestão é utilizar alface americana, alface crespa, tomate-cereja, palmito e manga. Depois, você completa com sal, azeite e orégano. Para sair da rotina, vale a pena experimentar.

Salada de batata é uma delícia e pode fazer um grande sucesso na sua ceia de Natal tradicional. Bem caprichada e colorida, ela pode ser o acompanhamento perfeito para a sua refeição. Não deixe de conferir todas as dicas para testar em casa.

Repolho, maionese, creme de leite, mussarela, presunto, peito de frango e temperos é uma opção para uma salada que dá bastante sustância. Sem contar na textura cremosa que é de enlouquecer qualquer um. Tudo isso com um passo a passo que é extremamente simples.

Publicidade

Rúcula, mussarela de búfala e tomates são os ingredientes usados. Além disso, a sugestão é fazer um molho com ervas, parmesão, limão, nozes e azeite, cobre a salada. Uma opção simples, mas que pode agradar muita gente.

Acompanhamentos para ceia de Natal tradicional

Ovos, farinha de mandioca, manteiga, bacon, cebola, cebolinha e sal são os únicos ingredientes usados nesta receita. Para quem quer um acompanhamento simples, vale apostar nessa opção. Para que tudo fique ainda melhor, o passo a passo é bem fácil.

Farofa combina com muita coisa, certo? Aqui, o segredo é usar farinha de milho, bacon, cebola, alho, pimentão vermelho, pimentão amarelo, manteiga, tomate, pimenta-do-reino, azeitonas, milho, ervilha, cenoura, uvas-passas, cheiro-verde e nozes. O resultado é bem colorido e extremamente saboroso.

A lista de ingredientes curta e um passo a passo simples também rendem uma farofinha bem gostosa. Para que o sabor fique bem especial, a sugestão é dourar as cebolas. Sem muito tempo na cozinha, você pode se surpreender com o resultado.

oferecido por Canção

O salpicão de frango é um acompanhamento que faz bastante sucesso. Muita gente tem uma receita em casa, mas você sabe como preparar um bem caprichado? É isso que essa opção ensina. Uma deliciosa combinação de ingredientes harmônicos entre si.

Mesmo sendo um prato comum no dia a dia, o arroz é importante para uma ceia de Natal tradicional. Para sair da rotina, a sugestão, aqui, é usar amêndoas em lascas e damascos secos. Fazendo uma simples adaptação, dá para surpreender seus convidados. Então, que tal experimentar?

Outra opção para fugir do comum é preparar um arroz colorido. O grão é incrementado com cenoura, vagem, pimentão vermelho, pimentão amarelo, pimentão verde e cheiro-verde. São itens simples, mas que fazem toda a diferença no resultado final. Tudo isso sem muito trabalho extra.

Nem só de aves é feita a ceia de Natal. Para quem gosta de peixe, dá para fazer uma torta deliciosa de bacalhau. O primeiro passo é dessalgar o peixe, trocando a água duas vezes. O tempo de espera desse passo é de uma noite. Depois, é só partir para a massa e o preparo do recheio. Confira a receita completa.

A torta de frango já é um lanche clássico nas casas brasileiras, mas esse preparo é ainda mais simples do que você possa imaginar. O frango é combinado com seleta de legumes e temperos de sua preferência. Enquanto a massa conta com amido de milho, farinha de trigo, leite, ovos, fermento e queijo.

Outra torta que pode te agradar é essa torta recheada com palmito. A massa dela também é diferente, feita apenas com farinha, creme de leite, manteiga, ovos e sal. Essa versão é ótima para quem não consome carne. Vale a pena experimentar.

Carnes para ceia de Natal tradicional

Quer dar um toque extra de sabor para o seu peru? Nessa receita, a sugestão é cobrir a ave com um molho de abacaxi. Além de deixar o prato mais charmoso, o sabor fica incrível. Confira todas as dicas de preparo e se delicie com o resultado.

Outra opção bem comum de carne é o tender. Aqui, ele ganha alguns furos com cravos e recebe uma geleia de abacaxi. Para quem é fã de pratos agridoces, essa receita pode ser uma ótima aposta. Além disso, seu modo de preparo é bem simples.

Se sua família não é tão grande, nem sempre compensa preparar um peru inteiro. Isso acontece pois essa é uma ave bem grande. Para não perder o clima natalino, dá para investir no frango assado. Assim, não rola desperdício e você consegue se deliciar com uma carne bem suculenta e gostosa.

Nessa receita, a sugestão é deixar a ave em uma marinada com vinho branco, suco de laranja, ervas frescas, azeite, cebola, alho, louro, sal e pimenta-do-reino. O chester deve ficar por aproximadamente 1 hora no forno. Enquanto isso, você tem tempo para preparar os acompanhamentos. Assim, sua ceia será um repleto sucesso.

E aí, vai um porquinho para sua ceia de Natal? Para fazer essa receita com sucesso é importante saber escolher a carne no açougue. Ela deve contar com uma capa de gordura. Assim, ao assar, ela ficará bem suculenta.

O pernil é um corte pequeno. Serve aproximadamente 10 porções. Por isso, se for ter muita gente na sua ceia, é bom calcular bem a quantidade, ok? Para dar mais sabor ao prato, a carne vai ao forno coberta por um molho de alho, sal, cebola, tempero baiano, páprica, chimichurri, louro, alecrim seco, pimenta e suco de limão. O tempo lá dentro é de aproximadamente 3 horas.

Fácil de ser feita, o segredo para uma costela que desmancha na boca é a paciência. Isso porque a carne deve ficar por mais de 3 horas no forno até obter essa textura. Para o tempero, a sugestão é usar apenas sal grosso, mas você pode utilizar outros temperos de sua preferência. Poucos ingredientes e um sabor incrível te esperam nessa opção.

Bacalhau também é um prato comum na ceia de Natal tradicional. Aqui, o peixe dessalgado vai ao forno com batatas, ovos e brócolis. Como resultado, você obtém um prato colorido, saboroso e nutritivo. Então, que tal experimentar?

O peru é a estrela de uma ceia de Natal tradicional. Pensando nisso, é importante caprichar no preparo do prato. Aqui, a dica é colocar a carne em uma marinada e deixá-la descansar entre 12 e 24 horas. Isso exige uma preparação com antecedência. O tempo de espera é longo, mas o passo a passo é bem simples.

Sinônimo de maciez e suculência, que tal um chester assado para complementar o cardápio da sua Ceia de Natal? O segredo de seus sabores está na seleção de temperos: açafrão, páprica defumada, colorau, pimenta-do-reino e folhas de louro.

Doces para ceia de Natal tradicional

Nessa receita, você aprende a fazer um delicioso recheio para aquele chocotone meio sem graça que você comprou pronto. Uma ganache de chocolate com rum. Ah, se quiser, você também pode usar um panetone como base, viu? O importante mesmo é usar um desses recheios maravilhosos.

Fazer o próprio panetone em casa não é uma tarefa muito simples. Mas, se você tem tempo disponível e quer seaventurar na cozinha, vale a pena experimentar. Até porque algo feito com carinho é sempre mais gostoso, certo?

Que tal dar um novo uso para o panetone? Aqui, a sugestão é simples: fazer uma deliciosa rabanada com ele. Para isso, além do panetone, você vai precisar de ovos, leite, açúcar, canela e leite condensado. Poucos ingredientes e um resultado incrível. Se você gosta de inovar na cozinha, vale a pena experimentar.

Para os mais tradicionais, também vale apostar na rabanada tradicional. Aqui, a sugestão é usar pães amanhecidos. Além disso, é preparada uma mistura de leite com leite condensado e canela. Para empanar, será necessário fazer o uso de ovos, óleo e açúcar.

Essa é uma receita relativamente simples que mistura o melhor dos dois mundos: pudim e panetone. Você não pode perder essa delícia.

Biscoito amanteigado já é uma delícia, se contar com uma cobertura de chocolate, melhor ainda. Mas essa delícia não para por aí. A sugestão é usar formas com formato de estrela para moldar os biscoitos.

Outro clássico é o biscoito de gengibre. Para testar essa receita em casa, é preciso ter em mãos farinha de aveia, amido de milho, manteiga, açúcar mascavo, ovo, mel, gengibre em pó, canela e sal. O tempo na cozinha é curto, mas o sabor é divino!

Sobremesas para ceia de Natal tradicional

Aqui, a massa, o recheio e a cobertura do rocambole são feitos com chocolate. A decoração é feita com morangos e granulados. O preparo requer paciência. Mas o resultado é tão gostoso, que todo o trabalho é recompensado.

Açúcar e canela em pó são ingredientes que fazem sucesso entre os mais variados paladares. Por isso, a chance de sucesso dessa sobremesa é bem grande.

A base dessa sobremesa é um disco de merengue de chocolate. Já o recheio fica por conta de um creme com gostinho de chocolate e frutas vermelhas. Para a decoração, morango e cerejas são usadas. A aparência fica como a de uma guirlanda.

Essa sobremesa é composta por panetone, camadas de chantilly e doce de leite. O preparo é extremamente simples e pode ser executado tranquilamente até mesmo por quem não tem experiência na cozinha. Para a decoração, a sugestão é usar doce de leite e raspas de chocolate. Um detalhe importante é que a torta deve descansar por 2 horas no congelador antes de ser servida.

Tem muito panetone dando bobeira e quer uma sobremesa prática e refrescante? Aqui, a ideia é utilizá-lo para fazer um cremoso sorvete. Simples e delicioso.

Sempre tem aquele tio que faz a piada do se é pavê ou pacumê, certo? E no Natal isso não é diferente. Para deixar a sobremesa com uma cara mais natalina, o panetone é usado como base nessa receita. Além desse ingrediente, você vai usar creme de leite, chocolate picado, leite condensado, amido de milho, gema e leite.

Outra opção de pavê é esse feito com nozes. Aqui, ele leva farofa de biscoito, creme branco, doce de leite, vinho do porto e nozes. Tudo isso em uma única sobremesa. Mesmo assim, o preparo não dá quase nada de trabalho na cozinha.

Quem não ama uma torta de chocolate bem caprichada, certo? Aqui, o ingrediente é usado tanto no preparo da massa, quanto no do recheio. Há uma combinação de crocância com cremoso que pode enlouquecer qualquer um.

Para fechar a lista, uma sobremesa de pudim de leite condensado. A sobremesa é simples, mas agrada muita gente. Pensando nisso, vale a pena apostar nesse doce e servi-lo na sua ceia de Natal tradicional. Confira todas as dicas e o passo a passo completo.

A ceia de Natal tradicional fica uma delícia e pode agradar os mais variados paladares. Pensando no dia seguinte, também é possível conferir receitas para o almoço de Natal com sobras da ceia.

Leticia Carvalho Ferreira
curadoria feita com por

Oi, sou a Letícia! Desde criança, aprendi a gostar de cozinhar observando minha mãe, uma cozinheira de mão cheia. Hoje, morando com amigas, preparo minhas refeições do dia a dia e, nos fins de semana, adoro fazer pratos mais elaborados para compartilhar com elas. Esses são momentos de afeto que não abro mão!

minhas listas