11 receitas de bolovo para trazer o sabor da comida de boteco para sua mesa

Por
Atualizado em 08.09.21

Muito servido em botecos, o bolovo tem suas origens na Escócia. O seu preparo tradicional consiste em fazer bolinhos de carne moída recheados com ovo cozido, empanados na farinha de rosca e fritos.

As variações do prato podem contar com ingredientes como a carne de porco e até o bacalhau. O bolovo funciona como uma ótima opção para servir em momentos de descontração, acompanhado por uma boa cerveja gelada. É um preparo que merece uma atenção especial e que, com certeza, vai entrar para seu cardápio culinário!

Confira uma seleção de receitas de bolovo para comer até se entupir:

Publicidade

1. Bolovo tradicional

Essa é uma versão tradicional de bolovo, que traz a carne moída recheada com ovo cozido. O tempero da carne é feito com páprica picante, cominho em pó, sal, pimenta-do-reino e alho em pó. Depois de feitos os bolinhos, eles são passados na farinha de trigo, no ovo batido, na farinha de rosca e, então, são fritos. É uma opção que vai fazer você se sentir nas terras escocesas e que agradará a todos!

2. Bolovo com molho de pimenta Sriracha

Foto: Reprodução / TORRADA TORRADA

O tempero desse bolovo é o que dá o toque especial ao preparo. A carne, aqui, é combinada com pimenta tipo Sriracha, sal e pimenta-do-reino. Depois disso, são feitos os bolinhos recheados com ovo cozido, que são passados em uma mistura de farinhas e em ovo batido. Para finalizar, é só fritar os bolinhos até dourarem e eles ficarão crocantes e com um saborzinho picante delicioso!

3. Bolovo com bacon

Publicidade

Essa opção traz o bolovo com um ingrediente que deixa o preparo ainda mais gostoso, o bacon. A carne moída é temperada com manjerona, sal e pimenta. Os bolinhos são montados envolvendo o ovo cozido com a carne e depois enrolando-os com as fatias de bacon. O cozimento é feito na brasa! E essa receita de bolovo precisa entrar para o seu cardápio, pois é fácil e gostosa.

4. Bolovo com noz moscada e mostarda

Aqui, a carne moída é misturada com salsinha, cebolinha, noz moscada, mostarda, sal e pimenta. Depois de temperada, a carne é recheada com o ovo cozido e depois empanada em farinha de trigo, ovo batido e farinha de rosca. O preparo dos bolinhos é feito em óleo quente e o resultado é um prato delicioso, perfeito para acompanhar a cervejinha do final de semana com os amigos!

5. Bolovo de carne de porco e ovo de codorna

Foto: Reprodução / SEM MEDIDA

O diferencial desse bolovo é que ele é feito com ovos de codorna e copa lombo moída. Os ovos são cozidos e a carne temperada com erva doce, sálvia picada, sal e pimenta. Os minibolinhos são feitos envolvendo os ovos de codorna cozidos com a carne e depois empanando com farinha de trigo, ovo batido e farinha de rosca. A sugestão para servir é acompanhar com salsa de pimentão assado, que harmoniza muito bem com o prato!

6. Bolovo com cominho

Publicidade

Essa receita traz o bolovo feito com carne moída temperada com pimenta branca, alho em pó, caldo de bacon, cominho e sal. O ovo cozido é envolvido com a carne e, depois, os bolinhos são passados na farinha de trigo, nos ovos batidos e, então, na farinha de rosca. Por fim, é só fritá-los. Essa é uma opção deliciosa e que vai fazer sucesso na sua cozinha!

7. Bolovo de carne com linguiça toscana

Foto: Reprodução / GASTROLÂNDIA

O diferencial dessa receita fica por conta da linguiça toscana moída que é combinada com a carne moída para compor essa versão de bolovo. O tempero dos bolinhos é feito com cebola, alho, salsinha, cebolinha, alecrim, tomilho, orégano e pimenta-do-reino. A mistura das carne envolve o ovo cozido e, depois, o preparo é passado na farinha de trigo, no ovo e na farinha Panko. É uma versão gostosa e que vai te conquistar pelo sabor marcante!

8. Bolovo na airfryer

Essa receita é feita na fritadeira airfryer e, por isso, é mais saudável, já que não é utilizado óleo no preparo. Aqui, a carne é temperada com sal, alho e cebola e combinada com farinha de trigo. Os bolinhos são feitos envolvendo o ovo de codorna cozido com a carne e, depois, deve-se passá-los na farinha de rosca e no ovo batido. O resultado é um bolovo delicioso e nutritivo, que pode deixar as suas refeições do final de semana em família ainda mais gostosas!

9. Bolovo de bacalhau

Essa é uma versão diferente do bolovo, mas não menos gostosa. A massa desse bolinho é feita com purê de batatas, alho, ervas e bacalhau. O preparo envolve o ovo cozido e então vai para a frigideira. A dica é servir esse bolovo cortado ao meio e temperar o recheio com sal e pimenta. Aproveite essa receita para levar uma versão inovadora desse prato para a sua mesa!

Publicidade

10. Bolovo vulcão

Aqui, o bolovo aparece em uma opção que é um tipo de bolo de carne. O tempero utilizado é feito com cebola e cheiro-verde e, depois, são adicionados ingredientes como a farinha de rosca e o ovo. O preparo vai para uma fôrma e é assado. Para finalizar, é feita uma cobertura com creme de leite, catupiry e bacon. É uma versão que vai te surpreender pelo sabor e pela textura!

11. Bolovo com cerveja

Essa versão de bolovo traz a cerveja escura para complementar e dar ainda mais sabor ao preparo. O tempero é feito com pimenta-do-reino, cebola, salsinha picada, sal e orégano. Os bolinhos são montados envolvendo os ovos cozidos com a carne e, depois, é preciso passá-los na farinha de trigo, na cerveja, no ovo e na farinha de rosca. É uma opção deliciosa e que vai te encantar pelo gostinho de quero mais!

Depois de ver essas receitas, fica difícil não estar com vontade de se render ao sabor e textura marcantes do bolovo. Esse prato é ótimo para servir nas reuniões com a família e com os amigos e vai deixar seu menu ainda mais completo. Experimente!