60 receitas para um jantar romântico inesquecível

Escrito por Vanessa Herrmann

Não é necessário esperar por uma ocasião especial para preparar um jantar romântico para a pessoa que você gosta. Essa é uma maneira muito carinhosa de mostrar que você se importa com alguém e ainda desfrutar de uma noite muito prazerosa que combina comida com boa companhia. E olha, nem sempre é preciso gastar muito para ter um instante especial e cheio de bons momentos.

Para criar o clima ideal é interessante acender algumas velas, deixar a mesa bonita e escolher uma trilha sonora que seja a cara de vocês. Mas o cardápio também deve ser pensado com muito carinho, viu? Afinal, ele pode ser um dos pontos altos do dia.

Para que você conheça algumas sugestões de entradas, carnes, saladas, acompanhamentos, massas e sobremesas, confira abaixo uma lista com opções irresistíveis, que podem agradar os mais variados paladares.

Entradas para jantar romântico

Foto: Reprodução / Gulab

1. Mini moranga recheada: nessa receita você vai aprender como preparar mini morangas recheadas com shimeji, requeijão e filé mignon. O resultado é um prato incrivelmente saboroso e que não dá muito trabalho para ser feito. Então, se você busca por uma entrada com uma aparência incrível e um gostinho suculento, pode testar sem medo.

2. Suflê de queijo: o suflê é um prato bem leve e por isso, é ideal para ser servido antes da refeição principal. O queijo escolhido para o preparo dessa receita foi o de cabra, o que faz com que o gosto seja bem especial. Só não se esqueça que para uma aparência bonita, você deve tirar o alimento do forno instantes antes de servir, senão ele murcha.

3. Camarão marinado: se você e seu amor curtem frutos do mar, que tal apostar nessa receita em que o camarão é marinado e combinado com pedaços de tomate? Os temperos usados fazem com que o sabor do prato seja inesquecível. Além disso, o trabalho na cozinha não é grande e você pode focar na refeição principal.

4. Canapé de tapioca: a tapioca é um ingrediente brasileiríssimo, e por isso, merece um espaço na sua mesa. Aqui, você vai precisar fazer um disco bem pequeno com o alimento, que depois é coberto com uma mistura de cream cheese e espinafre. Você também pode usar outros itens para criar um gostinho especial, como frango desfiado, por exemplo.

5. Mini terrine caprese: essa é uma receita que conta com três camadas: a primeira combina biscoitos salgados, manjericão e azeite; já a segunda leva gelatina sem sabor e mussarela de búfala; e a terceira é feita com tomates e novamente com gelatina sem sabor. O resultado é uma terrine super charmosa, que pode fazer o maior sucesso na sua mesa.

6. Cenoura com molho: a dica dessa receita é temperar as cenouras e depois levar ao forno para assar. Enquanto isso, você deve preparar um molho feito com tahine para servir como acompanhamento. É uma opção leve, saudável e saborosa para sua entrada.

7. Quiche lorraine: você conhece o sabor dessa receita super famosa? Aqui, você vai fazer um salgado com uma casquinha crocante e um recheio super cremoso que leva um toque de bacon. A combinação de sabores e texturas pode deixar qualquer um de boca aberta.

8. Tomate recheado: e você já pensou em rechear tomates com bacon, rúcula e maionese? Essa é a proposta dessa receita que usa ingredientes simples, mas que pode fazer um grande sucesso na sua mesa. Além disso, o preparo é muito prático, então, se você gosta desses ingredientes, pode testar, pois a chance de dar certo é muito grande.

9. Caponata de berinjela: a caponata de berinjela é um item que pode ser guardado por até 3 meses se você fizer o armazenamento da maneira correta. Então, que tal investir nessa opção? Assim, sempre que quiser você pode comer uma torradinha com essa delícia.

10. Tabule de quinoa: a quinoa é um ingrediente muito nutritivo, por isso, merece ganhar um espaço na sua mesa. Nessa receita, grão é combinado com tomates, pimentões e outros temperos que ajudam a incrementar o sabor.

Saladas para jantar romântico

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

11. Salada de grão de bico: essa opção é feita com grão de bico e além de ser rica em proteínas, também é uma ótima pedida para dias quentes, pois é super refrescante. Pedaços de tomate e uma boa quantidade de temperos são usados para deixar seu prato ainda mais gostoso e irresistível.

12. Salada Waldorf: essa é uma salada clássica, que é feita a partir da combinação de aipo, maçã, uva passa, nozes e maionese. Mesmo com uma lista de ingredientes bem curta você pode surpreender seu par romântico e ainda se deliciar com esse prato refrescante.

13. Salada de pepino agridoce: também conhecida como sunomo, essa é uma salada tipicamente oriental. As fatias de pepino são combinadas com sal, açúcar, vinagre e gergelim. É uma pedida bem simples, mas que pode fazer toda a diferença na sua refeição.

14. Cenoura cremosa: já pensou em preparar uma salada que combina com cream cheese? Uma delícia, né? Mas a proposta dessa receita não para por aí, você também vai precisar de mel, mostardas diferentes e alguns temperos para incrementar o sabor.

15. Salada roxa: essa é outra ótima pedida para quem busca uma salada bem refrescante. As folhas de repolho roxa são combinadas com cenoura, manga e temperos. A lista de ingredientes é bem curtinha, mas os ingredientes usados contam com sabores bem diferentes, o que faz com que o resultado seja incrível.

16. Salada Caesar: como essa é uma salada muito famosa, ela ganhou algumas adaptações ao decorrer do tempo. Essa versão, por exemplo, é feita com dois tipos de alface, pedaços de peito de frango, croutons e queijo parmesão ralado.

17. Salada de lentilha: que tal preparar uma salada de lentilha combinada com romã? Essa é a proposta dessa receita que pode surpreender quem experimentar. Além desses ingredientes, você só vai precisar de temperos para completar o sabor do seu prato.

18. Salada verde com presunto cru: nessa receita você pode usar as folhas verdes de sua preferência, mas a sugestão é preparar o prato com alface americana, crespa e rúcula. Para incrementar o gostinho você também vai precisar de lascas de um queijo duro – como o parmesão -, presunto cru, tomate e palmito. Essa é uma combinação que pode fazer muito sucesso.

19. Salada de beterraba com nozes: você também pode preparar uma salada que combina uma grande quantidade de beterraba com alface, queijo de cabra, noz e mel. É uma ótima pedida para quem busca uma opção sofisticada, mas sem gastar muito.

20. Salada de rabanete: você já pensou em dar um toque diferente para uma simples salada de rabanete? O legume pode ser incrementado com molho de laranja e gergelim. Com essa receita, é possível ver que mesmo sem muito trabalho é possível preparar um prato com um gosto completamente inovador.

Carnes para jantar romântico

Foto: Reprodução / Panelaterapia

21. Frango xadrez: o frango xadrez é uma receita tipicamente oriental, mas que faz sucesso no mundo inteiro. A fama do prato é grande porque ele é simples, mas combina sabores intensos, utilizando pimentões e molho de soja. Além disso, você não precisará de muito tempo na cozinha para se deliciar com essa receita.

22. Bife recheado: se você não tem muita experiência na cozinha e não quer arriscar com uma receita complicada, ou simplesmente quer fazer um prato mais comum, que tal seguir essa dica? Nessa receite, um bife bovino grosso é recheado com presunto e queijo, criando um prato super saboroso.

23. Bisteca de porco com laranja: você sabia que a carne de porco combina muito bem com o toque cítrico e ao mesmo tempo doce da laranja? Se você gosta de pratos agridoces, experimente essa receita de bisteca, incrementada com a fruta.

24. Carne assada na manteiga: a dica dessa receita é assar uma peça de maminha com bastante manteiga e mostarda. Para um resultado de sabor, não se esqueça de seguir todas as dicas de tempero, assim, o sabor do seu prato ficará na medida certa.

25. Mignon com gorgonzola: se você e seu par adoram um queijo com um sabor marcante, que tal experimentar essa receita que combina filé mignon com gorgonzola? O preparo é extremamente simples, mas o resultado é tão gostoso, que com certeza vocês vão querer repetir. Se você ficou curioso, basta partir para a cozinha e seguir todas as dicas.

26. Salmão com castanhas: o salmão é um peixe com sabor bem leve e uma textura bem macia, por isso, muita gente adora essa opção. Aqui, ele é combinado com uma crosta de castanhas moídas, que dá um toque de crocância ao prato. É uma ótima pedida para quem quer um jantar saudável, mas que não deixe o sabor de lado.

27. Tilápia com alho-poró: que tal preparar uma receita de peixe de forno? Para fazer essa receita você vai precisar refogar fatias de alho-poró com alcaparras, forrar um refratário com a tilápia, cobrir com a mistura e ainda acrescentar molho branco por cima de tudo. O resultado é uma combinação de sabores que pode deixar qualquer um com água na boca.

28. Frango com champignon: essa é uma receita para lá de simples, mas que dá uma cara nova para o comum filé de frango. Isso acontece porque é preparado um molho com creme de leite e champignon para cobrir a carne. Com um passo a passo descomplicado e com ingredientes baratos você consegue inovar na cozinha.

29. Fraldinha na mostarda: se você gosta de carne assada, que tal testar essa receita? A fraldinha é coberta com mostarda e é levada ao forno com pedaços de batata. O resultado é um prato tão bonito, que vocês podem querer comer com os olhos.

30. Porco assado: a sugestão dessa receita é assar uma peça de porchetta, que é a lateral da carne do porco sem ossos, paleta e pernil. A carne é recheada com uma combinação de ervas verdes, o que faz toda a diferença no sabor final do prato. Então, se você quer inovar, não deixe de conferir o passo a passo.

Acompanhamentos para jantar romântico

Foto: Reprodução / Sal de Flor

31. Ragu à bolonhesa: nessa receita de ragu à bolonhesa a dica é deixar a carne moída de lado e cortar um pedaço de alcatra com a ponta da faca. Você pode servir com polenta, macarrão ou até mesmo arroz. Basta deixar a criatividade fluir e se deliciar com esse prato que tem um gostinho italiano.

32. Arroz de couve-flor: se você está procurando uma receita de acompanhamento bem leve para a sua refeição, que tal conferir como preparar esse arroz falso de couve-flor? Além de ser uma opção prática, esse é um prato cheio de nutrientes.

33. Abóbora com mel: essa é uma receita bem simples, mas que pode dar um charme extra ao seu jantar. O legume é levado ao forno com um pouco de azeite, alecrim, alho, sal e mel: uma combinação básica de ingredientes que pode deixar seu prato muito mais saboroso.

34. Torta de batata: para quem curte batata doce, essa receita pode ser uma excelente escolha. O legume é combinado com alguns temperos, creme de leite e queijo. Depois disso, você só precisa levar o prato ao forno e esperar que ele fique com uma casquinha dourada e crocante.

35. Batata rústica: já essa é uma receita que conta com um preparo simples, mas um pouco demorado, por isso, é preciso ter paciência. Você vai precisar assar as batatas um pouco, depois esperar que a água evapore e por último levar ao forno com azeite por 30 minutos. O resultado são fatias do legume com uma casquinha crocante e um recheio macio.

36. Arroz de forno: você também pode preparar um delicioso arroz de forno usando apenas alguns legumes de sua preferência, creme de leite e queijo. O resultado é um prato bem simples, mas com um gostinho de quero mais.

37. Risoto de mignon e shiitake: o risoto é um prato super clássico e que conta com um passo a passo muito simples. Porém, para um resultado de sucesso é importante seguir todas as dicas com atenção. Além disso, a combinação de filé mignon com shiitake é extremamente saborosa.

38. Arroz com carne seca: se você quer um arroz bem gostoso para seu jantar romântico, mas não é muito fã de risoto e nem da opção de forno, que tal preparar essa receita que combina o grão com carne seca? A textura fica super cremosa.

39. Cebola caramelizada: nessa receita as cebolas são assadas e caramelizdas. O passo a passo é bem simples, mas o resultado é tão gostoso que até quem não é fã desse ingrediente pode se apaixonar pelo resultado final.

40. Strogonoff de cogumelo: essa é uma receita de strogonoff livre de ingredientes de origem animal. Então, mesmo que você seja vegano ou intolerante à lactose, pode se deliciar com esse prato que tem uma textura extremamente cremosa e ainda conta com um gostinho muito saboroso. Para melhorar, o preparo não é nada complicado.

Massas para jantar romântico

Foto: Reprodução / Sabor Sonoro

41. Conchiglione de bacalhau: nessa receita, a dica é rechear o conchiglione com bacalhau e cream cheese. Além disso, você também vai precisar preparar um molho vermelho para cobrir o prato. O resultado é tão gostoso que com certeza você não vai conseguir comer só um pouquinho. Então, que tal experimentar?

42. Lasanha à bolonhesa: massa de lasanha combinada com carne moída e molho vermelho é uma opção para quem gosta de pratos tradicionais. Por ser tão comum, é difícil errar na pedida, já que quase todo mundo gosta dessa mistura de sabores.

43. Penne à carbonara: que tal preparar um penne à carbonara diferente? A receita clássica pode ganhar um toque extra: shimeji. O resultado é uma combinação de sabores tão gostosa, que vai ser difícil não repetir o prato, viu?

44. Macarrão com frango e brócolis: o que você acha de incrementar o sabor do seu macarrão acrescentando pedacinhos de brócolis e de frango? Essa é uma receita de um prato único, mas que pode proporcionar uma refeição completa. Além disso, o trabalho é super simples e você não vai precisar perder muito tempo na cozinha.

45. Lasanha com passas: essa é uma lasanha que combina um creme de tomate seco com uva passa. O trabalho não é muito grande e o sabor foge do tradicional, por isso, se você quer inovar, essa pode ser uma ótima receita para testar em casa.

46. Tortei: nessa receita, você confere como preparar uma massa típica da Itália que é recheada com abóbora e pode ser coberta com queijo mussarela e um molho de sua preferência. O preparo não é dos mais rápidos, mas o sabor é tão gostoso que vale a pena todo o trabalho que você terá na cozinha.

47. Macarrão caprese integral: se você está procurando uma receita que seja mais leve e saudável, essa pode ser uma ótima escolha. Nela, a massa integral é combinada com tomate, manjericão e mussarela de búfala. O preparo é simples, mas o sabor é incrível.

48. Espaguete com cenoura: se você quer preparar uma receita simples, mas que tenha um gostinho bem diferente, o espaguete com cenoura pode ser a escolha ideal. O macarrão é combinado com um molho feito com beterraba e cenoura e além de ser uma opção bem gostosa, o trabalho não é grande e você pode se deliciar com o resultado final.

49. Nhoque recheado: que tal preparar uma deliciosa massa de nhoque recheada com ricota e queijo parmesão ralado? O trabalho não é dos mais simples, mas o sabor é tão gostoso, que cada minuto gasto com o preparo vale a pena. Para incrementar o sabor, a dica é cobrir o prato com molho vermelho.

50. Ninho recheado: nessa receita, o macarrão ninho é levado a um refratário, recheado com presunto, mussarela e cream cheese, e depois coberto com molho vermelho. O preparo é extremamente simples e o resultado é tão gostoso que pode surpreender.

Sobremesas para jantar romântico

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

51. Torta de morango: essa é uma opção de torta gelada, mas aqui, o protagonista é o morango. É uma receita livre de ingredientes de origem animal, por isso, por isso os veganos podem se deliciar com esse doce extremamente saboroso.

52. Creme brûlée de limão: o creme brûlée é uma sobremesa original da França que ganhou um toque extra de sabor nessa adaptação: o do limão siciliano. Se você adora uma sobremesa com gostinho cítrico e que leve poucos ingredientes, pode apostar nessa receita sem medo, o resultado será um grande sucesso na sua mesa.

53. Sorvete de chocolate: é difícil encontrar alguém que não goste de sorvete de chocolate, não é mesmo? E que tal preparar o seu em casa? Isso mostrará interesse em preparar uma refeição completa e intimista. Então, se seu amor gosta de chocolate, aposte nessa receita extremamente cremosa e refrescante.

54. Pavê de KitKat: o pavê é uma sobremesa tão querida, que você pode encontrar uma grande quantidade de variações. Essa é uma receita que conta com poucos ingredientes e que deixa o biscoito de lado para dar lugar ao KitKat. Então, se você e seu par são fãs de chocolate e gostam de algo bem docinho para depois da refeição, pode apostar nessa opção.

55. Trufa de maracujá: já pensou em preparar uma sobremesa que em um primeiro momento tem um gostinho bem doce, mas que depois dá lugar a um toque azedinho? Essa é a proposta dessa trufa que combina o sabor de chocolate branco com maracujá. Para melhorar ainda mais, além desses dois ingredientes, você só vai precisar de manteiga sem sal.

56. Cheesecake no potinho: o cheesecake é uma sobremesa que tem o amor de muita gente, isso acontece por causa da combinação de texturas e sabores do doce. Nessa receita o doce conta com cinco camadas: a primeira de biscoito, uma de chantilly puro, três de chantilly combinado com geleias de sabores diferentes e por último, uma camada extra de geleia. A mistura de sabores é grande e pode fazer muito sucesso na sua mesa.

57. Mil folhas de caramelo: essa é uma receita para quem tem paciência para ficar na cozinha. O doce consiste em três camadas crocantes de massa folhada e duas de creme, além de levar nozes caramelizadas e uma cobertura de caramelo. É preciso ter cuidado para o preparo de cada item e também para a montagem do doce. Se essa for a opção escolhida, saiba que você vai surpreender pela aparência e pelo sabor.

58. Torta gelada: essa é uma receita de torta de chocolate gelada, incrementada com avelã e morangos. O preparo não é complicado, mas o sabor pode agradar os mais variados paladares, por isso, vale a pena testar em casa e se deliciar com cada mordida.

59. Fondue crocante: a dica dessa receita é servir o fondue de chocolate em uma cestinha crocante de massa folhada, que pode ser comprada pronta ou feita em casa. Para acompanhar você pode usar frutas de sua preferência, como morango, kiwi e banana. Essa é uma ótima pedida para os dias frios e para um clima mais intimista.

60. Crumble de frutas vermelhas: aqui, as frutas vermelhas são cobertas por uma farofa feita com açúcar, manteiga e farinha. O preparo é muito fácil, porém, você pode se surpreender com o sabor e com a aparência desse doce. Então, se você não quer perder muito tempo na cozinha, mas quer algo bem gostoso, pode apostar nessa opção sem medo de errar.

Um jantar romântico pode ser uma ótima pedida para agradar quem você gosta e manter uma relação que demonstra afeto e cuidado. Se você curte cozinhar para as pessoas que quer bem, que tal conferir algumas receitas especiais para o dia das mães e para o dia dos pais?

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS