70 receitas de almoço para o Dia das Mães ficar ainda mais especial

Por
Atualizado em 06.04.21

Que tal fazer deliciosas receitas no Dia das Mães? A data é comemorada no segundo domingo de maio e conta com uma origem mitológica, que vem da Grécia. É uma data que deve ser muito bem celebrada. Afinal, é a data festiva especial de quem gera vidas. Por isso, esse é um dia que merece um almoço super especial com as pessoas mais queridas por perto.

Se você quer agradar sua mãe pela barriga, pode escolher entre uma grande variedade de pratos para testar em casa, como entradas, pratos principais variados, massas, risotos, carnes e até mesmo sobremesas para que você possa preparar para sua mãe se deliciar com cada mordida. E o legal é que você pode encontrar pratos com preparos simples e até mais elaborados.

Então, basta focar no que você procura e conferir nossa lista abaixo, que conta com dicas que podem agradar mães que contam com diferentes estilos e gostos.

Continua após o anúncio

Entradas para servir no almoço de Dia das Mães

Foto: Reprodução / Sabor sonoro

1. Gravlax de salmão: o gravlax é um prato de origem nórdica e que foi criado pensando na conservação do peixe, o que acontece com outros alimentos, como o sushi, por exemplo. Aqui o preparo é bem simples, porém, deve começar 2 dias antes de ser servido, já que esse é o tempo que a carne deve curtir no tempero.

2. Carpaccio de abobrinha: se você busca uma opção de entrada bem leve, mas que não inclua carne crua, essa receita pode ser uma ótima pedida. Aqui o legume é cortado em fatias bem finas e ainda ganha uma cobertura de molho pesto e alguns pedaços de pinoli ou Castanha-do-Pará. O resultado é para lá de saboroso e ainda combina texturas.

3. Bruschetta: preparar bruschettas é uma ótima pedida para quem não quer errar, já que é muito difícil encontrar alguém que não goste da combinação de fatias de pão italiano com queijo e tomate. Além disso, o preparo é muito prático e nada trabalhoso. Então, se você quer algo simples, mas que tenha um sabor muito bom, pode apostar nessa receita.

4. Espiral de batata: a batata é outra opção que agrada gregos e troianos. Por isso, a chance da sua mãe gostar dessa opção de entrada é enorme. Aqui o legume é cortado em espiral e colocado em um espeto. O jeito de servir é bem inovador, mas o sabor é bem conhecido.

5. Pasta de azeitona preta: essa é uma pasta que não leva apenas azeitonas pretas, mas também ganha um toque especial de anchovas. Você pode servir a mistura com torradas, pães e até mesmo biscoitos salgados. É uma dica bem simples, mas que cai muito bem como petisco antes da refeição principal.

6. Cogumelos recheados: já nessa receita, o cogumelo champignon, ou Paris, como também é conhecido, é recheado com queijo. Uma dica importante é como fazer a limpeza do cogumelo corretamente, que não pode ser lavado com água, mas apenas com um pano úmido. Isso fará com que seu prato fique muito mais saboroso, pode apostar.

Continua após o anúncio

7. Antepasto de casca de banana: você gosta de conhecer receitas para aproveitar todas as partes dos alimentos e assim evitar o desperdício? Então essa opção é ideal para você. Aqui a casca de banana verde é usada para preparar um antepasto que pode servido com torradas ou até mesmo como o molho de um macarrão.

8. Canapé de polenta com cogumelo: quer surpreender sua mãe com um petisco para lá de simples, mas que, na verdade, tem cara de sofisticado? Esse canapé de polenta com cobertura de shimeji pode ser uma excelente escolha para atingir esse objetivo. Então, se você gosta de inovar na cozinha, pode experimentar e nos contar o resultado.

9. Tortinha de camarão: mini tortinhas também são uma ótima pedida para quem tem um pouco mais de disposição para cozinhar e não liga de fazer uma entrada um pouquinho mais demorada. Aqui a massa tem um sabor suave e uma textura crocante, enquanto o recheio é cremoso e tem um gostinho incrível de camarão com alho-poró.

10. Mini quiche lorraine: quer preparar uma receita de quiche bem clássica? Se sua mãe gosta de bacon e de bastante cremosidade, pode apostar nessa opção. O resultado é tão saboroso que será difícil comer apenas um pedaço e guardar espaço para a refeição principal.

11. Tâmaras com queijo e bacon: está procurando uma receita para lá de simples? Aqui tâmaras são recheadas com queijos e enroladas com bacon. Depois que a combinação estiver pronta, basta levar ao forno para assar. Um modo de preparo bem prático rende um petisco bem saboroso, pode apostar e se deliciar.

Massas para um almoço especial

Foto: Reprodução / Tempero alternativo

12. Lasanha de abobrinha: essa é uma ótima opção para quem quer inovar no preparo de uma lasanha. Aqui a massa é deixada de lado e quem entra em cena em seu lugar é a abobrinha. Já o recheio fica por conta de tomate, cream cheese caseiro de castanha e molho pesto. Essa é uma boa escolha para as mamães veganas e até mesmo para as que gostam de carne.

13. Lasanha vegetariana: já essa é uma receita que leva a massa tradicional de lasanha, mas que tem um recheio para lá de diferente. Para preparar essa receita você vai precisar de abobrinha, tomate, um molho pesto de manjericão e queijo parmesão e mussarela. Essa combinação de ingredientes resulta em um prato que pode deixar muita gente babando, pode apostar.

14. Lasanha de frigideira: já pensou em preparar uma deliciosa lasanha à bolonhesa que não é feita no forno, mas, sim, na frigideira? Essa é a proposta dessa receita que é ideal para quem quer saborear um prato clássico, mas também busca praticidade na hora de cozinhar.

15. Canelone invertido: essa receita tem o nome de canelone invertido porque o recheio, que é feito com presunto e queijo fica por fora. O resultado é uma apresentação diferente do tradicional, mas de um prato que é cheio de sabor.

Continua após o anúncio

                   

16. Ravioli de espinafre: já pensou em preparar seu ravioli em casa, com massa e tudo? Essa é a sugestão dessa receita que pode ser o maior sucesso no seu almoço de Dia das Mães. O trabalho não é dos mais curtos, mas o sabor fica tão gostoso, que vale a pena todo o processo de produção, viu? Então, que tal experimentar?

17. Panqueca de frango: já nessa opção, você aprende a como preparar um deliciosa panqueca caseira com recheio de frango e cogumelo. Mussarela e molho branco também entram em cena para incrementar o sabor do prato e deixar sua refeição ainda mais gostosa. É importante que o primeiro passo para um passo a passo mais simples é começar cozinhando o frango, e depois partir para as outras etapas.

18. Panqueca de carne moída: já essa é uma opção mais simples que conta com um recheio de carne moída e uma cobertura de molho vermelho. Mesmo sendo um prato mais prático que o anterior, ainda pode agradar muitos paladares. Então, se sua mãe gosta de refeições mais básicas, pode apostar nessa receita que o resultado será de sucesso.

19. Macarrão dentro do queijo: sua mãe adora queijo? Essa pode ser a receita perfeita para você preparar no dia especial dela. Aqui você vai precisar de uma peça de grana padano ou parmesão. O resultado é tão gostoso, que será difícil não repetir.

20. Nhoque recheado: você já pensou em preparar sua massa de nhoque em casa? Aqui a batata escolhida é a asterix, pois ela absorve uma menor quantidade de água. O recheio aqui foi feito com mussarela de búfala, mas você pode usar outro ingrediente de sua preferência. Já o molho é feito com azeite, tomate seco e manjericão.

21. Macarrão integral caprese: quer preparar um macarrão bem simples, mas que tenha uma aparência super charmosa? Então, que tal conhecer essa receita que leva massa integral, tomate, manjericão e mussarela de búfala? O tempo na cozinha será curtinho, mas seu prato terá um sabor inesquecível, pode apostar e se deliciar.

22. Nhoque de mandioquinha: se você adora o sabor da mandioca salsa, não deixe de conhecer essa receita. O resultado é uma massa bem amarelinha e com um sabor de dar água na boca. Além disso, você ainda pode conferir como preparar um ragu de fraldinha para servir como acompanhamento. Se você gosta de inovar, não deixe de experimentar.

Receitas de risotos para o Dia das Mães

Foto: Reprodução / Marola com carambola

23. Risoto de frango: essa é uma receita de risoto de frango em que você pode aprender a preparar um delicioso caldo caseiro, o que faz toda a diferença em um prato de sucesso. Mesmo assim, o passo a passo não é muito trabalhoso e você ainda pode se deliciar com cada garfada dessa delícia, que é super bem temperadinha.

24. Risoto de abóbora com queijo: e se você gosta de surpreender, que tal preparar essa receita de risoto que combina o sabor levemente adocicado da abóbora com o salgado marcante do gorgonzola? Porém, tenha certeza se sua mãe gosta desse queijo, porque existem dois tipos de pessoas: as que o amam e as que o odeiam.

25. Risoto de cenoura: agora se você não quer arriscar com um sabor muito marcante, pode testar essa receita bem básica de risoto de cenoura. O passo a passo não é nada complicado e você ainda pode agradar os mais variados paladares com essa opção.

26. Risoto de camarão: já essa é uma receita de risoto de camarão que ainda conta com o acréscimo de pimentões vermelho e amarelo, o que faz com que o prato fique bem colorido e cheio de sabor. O resultado é bem marcante, mas pode muito bem agradar quem é fã de frutos do mar e de legumes. Então, que tal testar?

27. Risoto de pera com gorgonzola: a combinação do sabor da pera com o queijo gorgonzola é surpreendente. Além disso, esse é um risoto que não dá quase nenhum trabalho para ser preparado. Então, se você quer inovar no seu prato, mas sem perder muito tempo na cozinha, pode apostar nessa opção que o resultado será divino.

28. Risoto de mignon e shiitake: se você procura uma receita de risoto com um sabor bem marcante, essa pode ser a receita ideal, já que esse é o resultado da combinação de filé mignon com shiitake. Além disso, com apenas mais uma salada de folhas verdes você já tem uma refeição inteira. Então, se é praticidade que você busca, pode apostar.

29. Risoto de brócolis: já essa é uma ótima pedida para quem quer deixar a carne de lado e ainda contar com um sabor marcante. O brócolis ainda faz com que o arroz fique verdinho. Além disso, o modo de preparo é para lá de simples. Então, mesmo que você não tenha muita experiência na cozinha, pode se arriscar sem medo de errar.

Carnes suculentas

Foto: Reprodução / Na minha panela

30. Lombo com vinagrete: quer surpreender sua mãe com uma carne de porco? Essa receita que leva um vinagrete de manga pode ser uma ótima escolha para esse resultado. Como o lombo é assado, o trabalho é super simples e o acompanhamento também não dá trabalho para ser feito. Então, se você acha que o sabor dessa combinação fica bom, teste em casa.

31. Carré de cordeiro: você pode até pensar que o carré de cordeiro é um prato que demora para ficar pronto, mas saiba que com essa receita, em menos de 1 hora você poderá saborear a sua carne. Enquanto isso, você pode preparar o acompanhamento.

32. Frango com molho de maracujá: sabe aquele filé de frango grelhado do dia a dia? Com um simples e delicioso molho de maracujá ele pode ganhar um sabor completamente novo. Se sua mãe gosta de um toque azedinho e dessa fruta, que tal fazer uma surpresa para ela com essa opção que não requer muita experiência na cozinha?

33. Frango’ caprese: essa daqui é outra opção para você inovar no preparo do filé de frango, porém, um pouco mais incrementada e trabalhosa do que a anterior. Aqui a carne é recheada com queijo e temperos, mas o preparo não para por aí, já que a cobertura também leva queijo, tomate e manjericão. O resultado é um prato bonito e para lá de saboroso.

34. Costelinha barbecue: já pensou em preparar o seu próprio molho barbecue para a cobertura de uma costelinha de porco? O resultado é um prato para lá de suculento que mescla um sabor salgado com leves toques doces e azedos.

35. Costela assada: é difícil encontrar quem não goste de uma costela bovina derretendo no prato, não é mesmo? Por isso, nessa receita você pode conferir todas as dicas para um preparo de sucesso. O legal é que tudo é tão simples que você vai se surpreender.

36. Mignon ao molho de gorgonzola: e que tal preparar um molho de gorgonzola para o seu filé mignon? Essa é uma receita para lá de prática, mas que pode fazer um grande sucesso no seu almoço de Dia das Mães. Se sua experiência na cozinha não é grande, pode arriscar sem medo nessa opção, que com certeza o resultado será bom.

37. Vaca atolada: a vaca atolada é um prato que parece ser complicado, mas que, na verdade, é simples. Você só vai precisar de um pouco de paciência, pois o processo para que a carne e a mandioca fiquem derretendo é um pouco demorado. Porém, depois de dar a primeira garfada você verá que toda a espera valeu a pena.

38. Peixe assado: já se sua mãe é fã de um peixe branco, que tal preparar essa receita em que a carne é incrementada com batatas, cenouras, cebolas e um molho caseiro? O resultado é uma combinação de sabores que pode deixar qualquer um com água na boca.

39. Camarão alho e óleo: e que tal preparar um receitinha bem básica de camarão ao alho e óleo? Seu tempo na cozinha será para lá de curto, mas com certeza o resultado será bem saboroso. Além disso, o fruto do mar fica super crocante.

40. Salmão asiático: e que tal preparar um delicioso salmão no forno? Aqui lombos do peixe são temperados com alho, gengibre, shoyu, mel, azeite, pimenta e sementes de sésamo. Com apenas esses ingredientes você consegue um prato para lá de saboroso e que ainda pode deixar sua mãe muito feliz. Então, que tal experimentar?

41. Porco oriental: para fechar a lista de opções de carne, você pode conferir essa receita de um porco oriental. Aqui o filé suíno é combinado com molho de soja e legumes, o que faz com que o resultado seja bem saboroso, colorido e nutritivo. Por isso, o sucesso pode ser bem grande. Além disso, o trabalho é pequeno, viu?

Saladas para o almoço de Dia das Mães

Foto: Reprodução / Moldando afeto

42. Tomatinhos confitados: o tomate é uma fruta que é comumente usado para o preparo de saladas, não é? Mesmo assim, você ainda pode inovar com esse alimento. Aqui a fruta é levada com alguns temperos para o forno por aproximadamente 1 hora. O resultado é esse da foto acima. E olha, não é só a aparência que é incrível, o sabor também é.

43. Salada de grão de bico: a salada de grão de bico é super refrescante e nutritiva, por isso, pode ser uma ótima pedida para entrar na sua mesa de almoço do Dia das Mães. Porém, não se esqueça que os grãos devem ficar de molho por várias horas antes de serem cozidos. Então, programe-se.

44. Alface e tomate seco com molho especial: já essa é uma dica para dar uma cara nova para uma simples salada de alface. Aqui o tomate seco entra em cena e você ainda confere como preparar um molho de mostarda e mel caseiro. Mesmo com um passo a passo bem simples, você pode surpreender sua mãe.

45. Salada de camarão: já essa é uma receita de salada bem inovadora, já que os ingredientes usados são: camarão, acabate, laranja e tomate. Alguns temperos também entram em cena para incrementar o sabor e deixar seu prato muito mais gostoso. Então, se sua mãe gosta de provar pratos que contam com um gostinho diferente, teste em casa.

46. Salada de folhas: não pense que essa é uma simples salada de folhas verdes. Aqui outros ingredientes são usados para dar um toque extra de sabor ao seu prato, como peras assadas, nozes e queijo gorgonzola. Essa combinação fica incrível tanto na textura, quanto no gostinho. Por isso, vale muito a pena apostar.

47. Salada de pepino: já essa é uma receita de salada de pepino agridoce, que é muito comum nos restaurantes que servem comida oriental. O preparo é bem simples e prático, mas seu legume ficará com um sabor completamente novo. Então, se você quer conhecer essa opção, basta clicar no link e depois se aventurar na cozinha da sua casa.

48. Salada florida com atum: já essa é uma opção que combina alface, tomate, flores comestíveis, atum e temperos. O resultado é tão leve, que você pode comer à vontade. Além disso, o trabalho e o tempo na cozinha serão mínimos.

49. Salada de macarrão: há quem adore uma salada de macarrão, não é mesmo? E se sua mãe entra nesse grupo de pessoas, que tal preparar essa versão grega, que é feita com a massa em formato de gravata e ainda leva tomates, maionese, azeitonas, cebola, queijo, iogurte e temperos para incrementar o sabor?

50. Salada de beterraba: essa aqui também não é uma simples salada de beterraba. Aqui o legume é assado e ainda é incrementado com o acréscimo de nozes e queijo de cabra. O resultado é uma combinação de texturas e sabores que pode deixar sua mãe com água na boca. Então, que tal se arriscar preparando essa receita?

51. Salada com morango: se sua mãe gosta de frutas na salada, você pode testar essa receita que combina folhas verdes e morangos. O preparo é bem simples e demora apenas alguns minutos. Ou seja, se escolher essa opção, você terá mais tempo para curtir sua família.

52. Salada de lentilhas: já aqui os grãos de lentilha são combinados com pedaços de romã, suco de limão e alguns temperos. É ideal para quem quer uma salada que surpreenda tanto pela aparência, quanto pelo sabor. Porém, para um resultado de sucesso, não se esqueça de deixar os grãos de molho com algumas horas de antecedência.

Receitas especiais para o almoço de Dia das Mães

Foto: Reprodução / Panelaterapia

53. Gratinado de batata e carne: é difícil encontrar quem não goste de batatas, não é mesmo? E você já pensou em combinar o legume com filé mignon, calabresa e queijo, e depois levar ao forno para gratinar? Com certeza esse será um prato de muito sucesso na sua mesa. Então, se você está com dúvida, pode apostar nessa receita.

54. Camarão na moranga: essa é uma receita que pode ser consumida sem medo por aquelas mães que estão seguindo uma dieta. Já que essa é uma versão de camarão na moranga light. O segredo está na escolha dos ingredientes e no modo correto de preparo.

55. Escondidinho de carne seca: e que tal preparar o clássico escondidinho de mandioca com carne seca? Essa é outra opção que é sucesso na certa. O passo a passo é um pouquinho demorado, mas o sabor final compensa toda a espera. E não se esqueça de dessalgar a carne, viu?

56. Farofa crocante: uma farofinha de farinha de milho com calabresa pode ser o acompanhamento ideal para os mais variados pratos. Além disso, o preparo é para lá de simples e rápido. Por isso, essa receita pode ser uma excelente escolha para você testar em casa e compartilhar com as pessoas que você gosta, não é mesmo?

57. Arroz de forno: o arroz de forno é um prato bem básico, mas que também agrada os mais variados paladares e ainda sai do tradicional do dia a dia. Além disso, aqui o grão é combinado combinado com linguiça, presunto e queijos, O que faz com que seu sabor fique muito especial e ainda faça o maior sucesso na sua mesa.

58. Arroz à grega: essa é uma receita em que o grão é incrementado com uvas passas, pimentão, cenoura, presunto, queijo e uma boa variedade de temperos. É outra ótima opção para quem não quer ter muito trabalho na cozinha, mas mesmo assim, inovar no sabor e na apresentação do seu prato. Além disso, você pode fazer boas combinações.

59. Feijoada: a feijoada é um clássico da culinária brasileira e que pode cair muito bem como almoço de Dia das Mães, não é mesmo? Esse é um prato que não é feito um pouco tempo e ainda é trabalhoso, mas se você tem paciência e adora o seu sabor, basta seguir as dicas da receita, que com certeza o resultado será de sucesso.

60. Sstrogonoff de berinjela: sua mãe não come carne e nem leite? Então que tal testar essa receita de strogonoff bem diferente? O preparo é bem prático, mas o sabor final é bem diferente da receita tradicional, por isso, vale a pena testar em casa.

61. Strogonoff de palmito: essa é uma receita diferente da opção anterior, pois aqui o palmito é o ingrediente principal e o champignon também entra em cena para dar um toque extra de sabor. Se você gosta desses ingredientes, não deixe de experimentar.

Sobremesas perfeitas para o Dia das Mães

Foto: Reprodução / ICKFD

62. Mousse de chocolate: o mousse de chocolate é uma sobremesa clássica, mas essa é uma opção que conta com alguns toques especiais, como o uso de damasco e whisky. O resultado é um sabor incrível, que é ideal para quem gosta de inovar no preparo de pratos tradicionais. Além disso, o trabalho não é muito grande.

63. Sobremesa de banana com doce de leite: essa é uma receita que é uma adaptação de uma torta de banana onde a massa foi deixada de lado e os outros ingredientes entraram em uma taça. Aqui as fatias de banana são combinadas com um creme caseiro e doce de leite. O preparo é para lá de simples, mas o sabor pode te surpreender.

64. Taça de churros: já nessa receita, você aprende a como preparar um churros em formato de taça que é recheado com sorvete de creme, doce de leite, calda de caramelo e chocolate. Se você gosta de doces bem gordinhos e tem paciência para fazer esse doce, não deixe de testar em casa e nos contar o resultado final.

65. Pavê de castanha: o pavê é uma sobremesa bem clássica na mesa dos brasileiros, mas você já testou essa receita que tem um crocante de castanha de dar água na boca? Essa é uma ótima pedida para quem gosta de mesclar texturas e sabores diferentes.

66. Banoffee individual: essa é uma receita um pouco trabalhosa, já que a tradicional torta é adaptada para uma sobremesa individual. Aqui você vai ter que preparar uma base, mousse de doce de leite, chantilly, grelhar as bananas e decorar com chocolate. Mesmo passando um bom tempinho na cozinha, depois de provar o doce você vai até esquecer disso e vai querer preparar sempre essa delícia.

67. Brigadeirão: se é muita praticidade que você busca e um prato para lá de simples, que tal testar essa receita de brigadeirão de micro-ondas? Em no máximo 20 minutos você terá uma sobremesa prontinha para ser servida. O que é ideal naquele momento de pressa, não é mesmo? Além disso, o sabor de chocolate é muito gostoso.

68. Panna cotta de morango: essa é uma receita que conta com uma lista de ingredientes curta, um modo de preparo simples e ainda está liberada para quem está de seguindo dieta. Por esses motivos pode ser a opção ideal para a sobremesa de almoço de Dia das Mães.

69. Tortinha de maçã: essa é outra opção que conta com uma lista bem curtinha de ingredientes, mas essa é para quem quer uma sobremesa mais gordinha, já que o leite condensado entra em cena. Porém, o que é realmente marcante e a combinação para lá de aromática de pedaços de maçã com canela em pó.

70. Sushi de crepe: essa é uma receita de sushi doce que tem como base a massa de crepe, já o recheio fica por conta de um mousse de chocolate e para a cobertura você vai precisar preparar um caramelo salgado. A aparência é bem inovadora e o sabor pode deixar muita gente com água na boca, de tão gostoso que fica.

Sua mãe merece um monte de carinho todos os dias, não é mesmo? Afinal, ela é uma pessoa para lá de especial. Mas isso não quer dizer que ela não mereça alguns agrados extras nesse dia. Então, que tal preparar um almoço de Dia das Mães com pratos que agradem o paladar dela? Para completar você ainda pode preparar alguns drinks ou sucos para servir durante a refeição.