20 receitas de bomba para se deliciar com o doce francês

Escrito por                          

A bomba, também conhecida como éclair, é um doce francês cheio de sabor. A massa é muito utilizada em diferentes sobremesas da confeitaria francesa e você pode variar nos recheios, nas coberturas e também nos formatos de apresentação para criar um doce irresistível.

Se você está em busca de opções para surpreender na hora do lanche ou como sobremesa no final de semana, conhecer receitas de bomba vai fazer toda a diferença. E engana-se quem pensa que preparar uma bomba é complicado: você vai ver que em pouco mais de uma hora essa tentação estará na sua mesa! Pronta para uma explosão de sabores? Confira!

Receitas de massa de bomba

Foto: Reprodução / Gastrolândia


1. Pâte à Choux: a massa de uma bomba também é chamada de patê à choux. Ela serve para fazer bombas e também outros doces como carolinas, profiteroles, saint honoré entre outros.

2. Massa de bomba: conhecer os segredos da preparação da massa de uma bomba faz toda diferença. Nesta receita, você vai precisar de água, manteiga sem sal, açúcar, leite em pó, farinha de trigo, ovos e uma pitada de sal, ingredientes que garantem uma massa leve e saborosa.

3. Massa curinga de bomba: por ser super versátil, essa preparação é um curinga no seu caderninho de receitas. Os ingredientes principais são água, leite, manteiga, sal e farinha. A dica é esperar a massa ficar morna para adicionar os ovos, mexendo sempre.

4. Massa de bomba francesa: que tal preparar um doce seguindo os moldes da culinária francesa? Você vai levar a massa por um tempo ao fogo e, depois, usar a batedeira para finalizar. Muito prático!

5. Massa de bomba crocante: quer um doce crocante e cheio de sabor? Essa versão leva farinha de amêndoas e açúcar refinado na composição, e o resultado é uma massa com uma crocância irresistível.

Receitas de bomba com chocolate

Foto: Reprodução / Dani Noce

6. Bomba de brigadeiro: nesta receita, você vai aprender a unir todo o sabor do doce francês com o gostinho do brigadeiro! Nesse recheio, além do cacau em pó e do leite condensado, deve-se usar o creme de leite. Essa combinação vai agradar muita gente.

7. Bomba de chocolate com creme de avelã: bomba de chocolate por si só já é uma delícia. Agora, imagine adicionar um creme de avelã artesanal ao doce? O resultado será uma explosão de sabores na sua boca!

8. Bomba com creme de gengibre e calda de chocolate: um creme de gengibre é capaz de deixar a bomba ainda mais saborosa. Você vai finalizar a sobremesa com uma calda de chocolate maravilhosa.

9. Bomba com fondant de chocolate: além de aprender a fazer a massa da bomba, você vai descobrir como preparar um fondant à base de gelatina, açúcar, cacau em pó, água e creme de leite, que servirá de cobertura para o doce.

10. Bomba de bisnaguinha com Nutella: bateu uma preguicinha na hora de fazer a massa? Essa receita te ensina a fazer uma bomba usando bisnaguinha! Fácil e deliciosa.

11. Bomba de chocolate clássica: as receitas tradicionais nunca saem de moda! Essa versão resulta em uma bomba de chocolate tradicional que derrete na boca e explode em sabores!

Receitas de bomba com sabores surpreendentes

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta


12. Bomba com recheio de creme de confeiteiro: um dos recheios mais utilizados nas bombas é o creme de confeiteiro. Para prepará-lo, você vai precisar de ovos, açúcar, trigo, leite e baunilha.

13. Bomba com crème brûlée: quer combinação mais francesa do que essa? O recheio garante uma cremosidade irresistível ao doce e leva apenas gemas de ovo, fava de baunilha, açúcar e creme de leite.

14. Bomba de Romeu e Julieta: você é fã da combinação de queijo com goiabada? Então essa receita é perfeita para você! O recheio é de queijo e a cobertura com goiabada derretida.

15. Bomba de café e amendoim: nesta receita, você vai aromatizar a massa da bomba com café e rechear o doce com pasta de amendoim. Após saborear esse doce, você vai ter energia para o resto do dia!

16. Bomba de café e amêndoas: mais uma receita com café para deixar a sua cozinha com aquele aroma delicioso! O café é utilizado junto com as amêndoas no creme que compõe o recheio.

17. Bomba com recheio de doce de leite: se você não tem muito tempo para preparar um creme especial, que tal usar um doce de leite bem gostoso como recheio? O resultado vai agradar diferentes paladares.

18. Bomba de caramelo salgado e baunilha: para fazer o caramelo salgado, você vai precisar de água, açúcar, creme de leite fresco, flor de sal e fava de baunilha. Regue as bombas com essa delícia.

19. Bomba de maracujá: para quem gosta de frutas, optar pela preparação de recheios com maracujá pode agradar. É uma forma de trazer um gostinho brasileiro para sua receita.

20. Bomba de ricota defumada e salmão: agora, se você quer realmente surpreender, que tal preparar uma bomba salgada? Isso mesmo: é possível inovar tanto no recheio quanto na cobertura e ousar misturando ricota e salmão.

Gostou das receitas de bomba? Lembre-se de que você pode sempre inovar nas opções de recheios e coberturas. Para isso, conheça receitas de creme de confeiteiro (um dos recheios mais tradicionais que existe no mundo da confeitaria) e receitas de ganache para incrementar ainda mais sua sobremesa.

PARA VOCÊ