9 receitas de cuxá para dar um pulinho no Maranhão sem sair de casa

Escrito por                          

O cuxá é um preparo feito a partir da folha de vinagreira e que tem origem nas terras maranhenses. O arroz é a versão mais tradicional do prato e pode ser incrementado com vários ingredientes e temperos. Há também opções diferentes, como a low carb, que são de deixar qualquer um salivando. Confira uma seleção de receitas:

1. Arroz de cuxá simples

Essa é a versão mais tradicional do prato. O grande diferencial é que as folhas de vinagreira e o tempero são refogados com azeite de coco babaçu. A água só deve ser adicionada depois que acrescentar o arroz. A sugestão é acompanhar com carne de peixe ou frango.

2. Arroz de cuxá com camarão e salsa

Para essa receita, você vai precisar do arroz branco já cozido. O cuxá também é utilizado já pronto e batido. Para incrementar o prato, deve-se acrescentar o camarão sem casca, a salsinha, o tomate e o pimentão vermelho. O resultado é um prato completo e muito saboroso!

3. Arroz de cuxá com camarão e coentro

Para deixar esse arroz ainda mais saboroso, além do cuxá, você vai usar coentro, pimentão vermelho e camarão seco. O óleo utilizado é o de gergelim e a dica é decorar o prato com mais camarão em volta. É uma ótima pedida para sentir todo o gostinho da culinária maranhense!

4. Arroz de cuxá vegetariano

Essa é uma opção de arroz que os veganos e vegetarianos podem se deliciar. Os vegetais usados, além da folha de vinagreira, são tomate e pimentão. Para incrementar o prato, pode-se adicionar gergelim e outros legumes, como palmito, quiabo e abobrinha.

5. Arroz de cuxá com pimenta-de-cheiro

O camarão utilizado nessa receita é o cinza assado. Para deixar o prato bem aromático e apetitoso, deve-se usar azeite de dendê, pimenta-de-cheiro e cebola. O arroz branco é cozido junto com os ingredientes. A finalização pode ser feita com folhas de vinagreira.

6. Arroz de cuxá com seleta de legumes

A seleta de legumes é utilizada para deixar essa versão de arroz bem colorida e completa. Além disso, o preparo também conta com massa de tomate, pimentão verde e tomate. As folhas de vinagreira são adicionadas antes do arroz e o tempero é feito apenas com sal.

7. Arroz de cuxá com camarão e gergelim branco

O camarão seco é usado nessa receita para compor o refogado do cuxá. Após o cozimento do arroz com os demais ingredientes, você vai adicionar o gergelim branco torrado. A sugestão é servir com mais azeite de oliva. O prato fica com um gostinho incrível!

8. Arroz de cuxá com anéis de cebola e camarão

Essa é uma versão bem incrementada do prato. O diferencial do tempero se dá pelo uso do suco de limão e do azeite de dendê. A decoração é um ponto alto desse preparo e leva anéis de cebola empanados com farinha e gergelim, camarão fresco e folhas de vinagreira.

9. Cuxá com camarão low carb

Esse é um refogado low carb que pode ser servido com salada e vai te ajudar a não sair da dieta. Além do tomate e do pimentão, a receita tem como diferencial o uso do quiabo e do camarão seco. A água deve ser adicionada no cozimento até a textura do prato ficar homogênea.

O cuxá é um prato que prova como a culinária maranhense pode ser surpreendente. A folha de vinagreira pode ser batida, refogada e até preparada como molho. O resultado são preparos saborosos e pra lá de práticos. Veja também receitas de arroz primavera e camarão alho e óleo!

PARA VOCÊ