14 receitas de farofa de alho para um acompanhamento de sucesso

Por                                
Em 19.07.20

Quer preparar um acompanhamento prático e saboroso para as suas refeições? A farofa de alho é uma boa aposta. Seja para ser servida com o arroz e feijão do dia a dia ou até para aquele almoço de domingo, vale a pena ter uma receita no seu caderno. Veja as sugestões a seguir e escolha a sua favorita para experimentar.

Publicidade

1. Farofa de alho simples

Alho, farinha de mandioca e manteiga são os únicos itens que você vai precisar ter em mãos para testar esta receita. Além da lista de ingredientes curta, o modo de preparo é simples e o sabor irresistível. Tudo isso faz com que esta sugestão mereça ser testada.

2. Farofa de alho crocante

Nesta receita, o alho vai para uma frigideira com manteiga para que fique bem crocante. Depois disso, farinha de mandioca e sal também entram em cena. Sem complicações, você consegue uma textura incrível e um gostinho de dar água na boca.

Publicidade

3. Farofa de alho com azeite

Não quer usar manteiga para preparar a sua farofa? Não tem problema! Nesta receita, a gordura escolhida é o azeite. Para que o alho fique bem misturado com a farinha de mandioca, a dica é amassá-lo antes de levá-lo para a panela. Além disso, sal também ajuda a realçar o sabor desse acompanhamento.

4. Farofa de alho com noz-moscada

Publicidade

Bem barata, esta receita é feita com alho, farinha de mandioca, óleo vegetal, sal e noz-moscada. A especiaria dá um toque extra de sabor ao prato, sem te dar mais trabalho na cozinha.

5. Farinha de alho bem temperada

Se você é do tipo que gosta de uma farofa com diversos temperos, chega mais conferir esta receita. Aqui, além do alho, a farofa de mandioca é incrementada com salsinha, cebolinha, pimenta-do-reino e sal. Fora estes ingredientes, você também vai precisar de manteiga.

6. Farofa de alho com pimenta-calabresa

Deixe seu acompanhamento um toque picante usando a pimenta-calabresa. Feita com farinha do tipo biju, esta é uma ótima opção para quem gosta de uma farofa em flocos. Além disso, os dentes de alho são moídos em um processador, o que poupa trabalho na cozinha.

7. Farofa de alho com farinha de rosca

Já pensou em misturar farinha de mandioca com farinha de rosca? Esta é a proposta desta receita que conta com o alho cortado de duas maneiras diferente: em flocos e em rodelas. Além disso, sal, manteiga e azeite também fazem parte do preparo.

8. Farofa de alho crocante com batata-palha

Nesta receita, o alho é frito com azeite e manteiga. Quando ele estiver dourado, farinha de mandioca fina também vai para a panela. Para realçar o sabor, sal entra em cena. Somente quando a farofa estiver fria é que a batata-palha é adicionada. Assim, você garante a textura crocante.

Publicidade

9. Farofa de alho com bacon

Farofa de alho é uma delícia, mas, com bacon, fica melhor ainda! Aqui, a carne é o primeiro ingrediente a ir ao fogo. Depois, o alho é frito na mesma panela, o que faz com que o sabor do bacon se destaque com o do alho no acompanhamento.

10. Farofa de alho-poró

Farinha de mandioca grossa, alho-poró, alho, paio, azeite e pimenta são os ingredientes usados nesta receita. Se você quer uma farofa bem caprichada e que conta com diversos sabores a cada garfada, vale a pena conferir o modo de preparo.

11. Farofa de alho-poró com pimentão e milho

Aproveite todo o sabor que esta farofa colorida tem a oferecer. Alho, pimentão, milho, ervilha, azeitona e ovo são ingredientes que ajudam a atingir esse resultado junto a farinha de mandioca e temperos. Sem complicações na hora do preparo, o acompanhamento pode transformar sua refeição em uma festa!

12. Farofa de alho-poró com bacon

Outra opção de farofa de alho bem completa, esta receita conta com um bom toque de bacon e ainda conta com um ingrediente especial: castanha-de-caju, assim, você consegue deixar a textura do prato ainda mais crocante e sem ter muito trabalho extra na cozinha.

13. Farofa de alho-poró natalina

Publicidade

Farinha de mandioca, alho-poró, manteiga, cebola, aipo, milho, sal e uva-passa são os ingredientes que compõem essa receita. Com cara de refeição natalina, o resultado é tão gostoso que você vai querer fazer o prato durante o ano todo.

14. Farofa de alho-poró e castanha-do-pará

Para encerrar a lista, uma receita feita com farinha de mandioca, alho, bacon, cebola, manteiga, alho-poró, salsinha, cebola, sal e pimenta-do-reino. Esta é uma combinação tão gostosa que pode fazer um grande sucesso na sua mesa.

Com tantas receitas gostosas, fica fácil obter um acompanhamento de sucesso para as suas refeições. E se você gosta deste tipo de prato, veja também como preparar uma maionese de legumes.