24 receitas de hambúrguer de forno para sanduíches mais saudáveis

Escrito por                          

Preparar hambúrguer de forno é um jeito mais saudável de saborear sanduíches, isso porque você deixa de lado toda a gordura necessária para fritá-lo. O sabor fica realmente bom e os temperos para a carne é que fazem toda a diferença.

Como acompanhamento, basta preparar uma saladinha para o sanduíche ou até mesmo comer o hambúrguer assado no forno com um arroz ou legumes no vapor. Confira as melhores receitas para fazer hambúrgueres assados no forno bem gostosos!

Receitas básicas de hambúrguer de forno

1. Hambúrguer de forno com molho de soja: a preparação deste hambúrguer não tem dificuldade. O segredo, na verdade, é fazer uma marinada com cebola, azeite e molho de soja para adicionar em cima do hambúrguer na hora de levá-lo ao forno.

2. Hambúrguer de forno com três molhos: os ingredientes necessários para fazer este hambúrguer são carne moída, cebola, salsa picada, molho inglês, ketchup, mostarda dijon, sal, pimenta e azeite para untar a assadeira. Leve ao forno para assar por 5 minutos ou até dourar.

3. Hambúrguer de forno com lentilha: estes hambúrgueres são uma delícia! Eles são feitos com carne, mas também levam lentinha e cenoura na receita, deixando-os mais saborosos dessa maneira. Além desses três ingredientes, você também precisa de salsinha, alho, curry em pó, azeite, sal e pimenta.

4. Hambúrguer de forno de frango: mais uma versão supersaudável de hambúrguer para preparar em casa. Esse aqui é feito com frango e aveia, perfeito para quem está de dieta. Os temperos para ressaltar o sabor são cebola, mostarda dijon, suco de limão, manjerona, sal, pimenta e azeite.

5. Hambúrguer de forno de atum: você sabia que também é possível fazer hambúrguer com carne de peixe? Basta utilizar uma lata de atum, ovo, aveia em flocos, tomate cortado em cubos, cebola e sal marinho.

6. Hambúrguer de forno de soja: os vegetarianos também podem se deliciar com um hambúrguer de soja assado no forno. Para isso, basta ter proteína de soja, água quente para umedecer a proteína, azeite de oliva, farinha de rosca, cebola, alho, cominho, shoyu, orégano, salsa, cebolinha, sal e pimenta-do-reino.

7. Hambúrguer de forno vegano: que tal experimentar um hambúrguer que não leva ingredientes de origem animal? Você precisa misturar proteína de soja texturizada, aveia em flocos, shoyu, azeite, trigo integral, farinha de rosca, cheiro verde, cebolinha, salsinha, hortelã, cebola, alho, sal e pimenta-do-reino.

Receitas de salgado de hambúrguer de forno

8. Mini-hambúrguer de forno: que tal preparar um salgado bem gostoso para uma festinha em casa ou café da tarde? Nesta receita, além de preparar o recheio, que é de carne moída temperada com sal e pimenta, você também vai fazer a massinha do pão e assar tudo junto. Cada mordida será um suspiro!

9. Hambúrguer de forno recheado: esta receita é um pouquinho mais trabalhosa e tem vários passos distintos. Isso porque você vai preparar a massa do pão e deve deixá-la fermentar. Mas o resultado será tão gostoso que você mal vai perceber o tempo passar! Para facilitar o preparo, você pode usar hambúrgueres congelados, se assim preferir.

10. Hambúrguer de forno com purê: em vez de usar pão, que tal optar por rechear um purê de batatas com hambúrguer e assá-lo para ter um lanche mais saudável? Essa é a proposta da receita, que precisa ainda de manteiga, sal, pimenta-do-reino, azeite, mussarela, farinha de rosca, salsinha e queijo parmesão ralado.

11. Hambúrguer de forno com cheddar: pensa em um lanche que será sucesso na sua festinha? Você vai utilizar o pão tipo bisnaguinha e recheá-lo com um hambúrguer caseiro feito com carne moída, alho, cebola, sal e pimenta. Coloque fatias de cheddar e bacon e leve esses sanduichinhos para o forno por 25 minutos.

12. Hambúrguer de forno na travessa: este x-burguer de forno na verdade é uma torta! O primeiro passo é assar os hambúrgueres. Enquanto isso, bata no liquidificador a massa da torta, feita com ovos, trigo, sal, leite, óleo e fermento. Despeje metade dessa massa em uma travessa e coloque os hambúrgueres assados por cima. Acrescente rodelas de tomate, fatias de queijo, fatias de presunto, milho e ervilha. Finalize com a massa. Asse em forno baixo por 45 minutos.

13. Hambúrguer de forno tipo torta: mais um hambúrguer assado no forno estilo torta invertida para você se apaixonar. O hambúrguer é feito com carne moída, cebola, sal e pimenta-do-reino. Espalhe em uma forma redonda essa carne temperada e coloque tomate em rodelas, presunto e queijo por cima e reserve. A massa, batida no liquidificador, é de fazer de olhos fechados de tão fácil.

14. Hambúrguer de forno tamanho família: para fazer este hamburgão, você precisa de carne moída temperada com os ingredientes de sua preferência que deve ser espalhada em uma forma e levada ao forno. Depois disso, é so cortar aqueles pãezinhos de cachorro quente e colocar a carne assada, queijo e tomate. Passe manteiga derretida por cima e polvilhe parmesão, retornando ao forno por 5 minutos.

15. Hambúrguer de forno vegano: um hambúrguer delicioso e saudável sem nada de origem animal? Temos! Ele é feito com berinjela em vez de carne e os temperinhos selecionados vão causar surpresa a todos que provarem. Não perca o passo a passo.

Receitas especiais de hambúrguer de forno

16. Hambúrguer de forno de grão-de-bico: esta receita de hambúrguer vegetariano é maravilhosa! Você vai precisar de grão-de-bico cozido, escorrido e amassado, azeite, cenoura crua ralada, cebola picada, salsinha picada, aveia em flocos finos, farinha de rosca sem glúten, sal e pimenta-do-reino. Misture todos os ingredientes e modele os hambúrgueres. Asse na grelha ou no forno.

17. Hambúrguer de forno de lentilha: para preparar esta receita, você precisa de semente de chia, água morna, cebola, cogumelos, alho, lentilha cozida, aveia em flocos, fécula de batata ou de tapioca, molho de soja, extrato de tomate, orégano, manjericão, páprica defumada, sal, tomilho e pimenta-do-reino. Fica incrível!

18. Hambúrguer de forno de abobrinha: o primeiro passo é processar os alimentos para facilitar a montagem do hambúrguer. Primeiro, processe o grão-de-bico cozido e escorrido e coloque-o em uma tigela. Depois, processe abobrinha crua, cebola e alho, misturando com o grão-de-bico. Para dar liga, junte flocos de aveia e ovo. Tempere com páprica picante, sal, linhaça, cheiro verde e pimenta dedo-de-moça.

19. Hambúrguer de forno de berinjela: para fazer esse hambúrguer vegetariano especial, você precisa de berinjelas, alho, semente de girassol, ovo, aveia em flocos, sal e orégano. Só isso! E acredite: o sabor ficará inesquecível.

20. Hambúrguer de forno de couve-flor: já pensou em fazer hambúrguer com couve-flor? Além do legume, você precisa de azeite, cebola, alho, cominho em pó, orégano, páprica defumada, sal, salsinha, cebolinha, suco de limão, sementes de linhaça, água e trigo integral para dar liga.

21. Hambúrguer de forno de arroz e legumes: esta receita é uma ótima sugestão para você aproveitar as sobras de arroz. Basta acrescentar cenoura ralada, cebola, salsinha, molho de soja, salsinha, farinha de grão-de-bico, sal e pimenta. Modele os hambúrgueres, unte uma forma com óleo vegetal e asse por 30 minutos em forno médio.

22. Hambúrguer de forno de feijão e beterraba: estes hambúrgueres ficam com uma coloração linda, isso porque você vai acrescentar beterraba crua e ralada à receita. Também é necessário usar feijão branco cozido, cebola ralada, cheiro verde, azeite, amido de milho e sal.

23. Hambúrguer de quinoa e cogumelos: você vai adorar esta receita de hambúrguer vegano! Ela é feita com cogumelos fatiados, cenoura, aipo, quinoa, água, óleo de coco, cebola, alho, cominho em pó, chili em pó e sal. A combinação de temperos é maravilhosa e deixa o hambúrguer simplesmente divino.

24. Hambúrguer de forno de casca de banana: você sabia que a casca da banana é supernutritiva e pode substituir perfeitamente a carne? Você pode usá-la para fazer um hambúrguer, batendo no processador com farinha de trigo, cenoura, cebola, cebolinha, cominho, páprica, alho, azeite, farinha de aveia e farinha de arroz integral, de quinoa ou de amaranto. Depois, é só modelar e assar.

Se você gostou de conhecer essas receitas de hambúrguer assado no forno e quer descobrir mais preparações leves e saudáveis, confira uma lista com as melhores receitas de hambúrguer de frango para inovar nos seus lanches.

PARA VOCÊ