11 receitas de madeleines para conhecer um docinho tipicamente francês

Escrito por    
Em 29.01.20

Também conhecidas como madalenas, as madeleines são bolinhos em formato de concha originários da França. Cheias de sabor e história, elas são perfeitas para comer acompanhadas de uma boa xícara de chá ou para levar no piquenique com os amigos. Não deixe de dar uma olhadinha na lista de receitas abaixo:

Continua após o anúncio

1. Madeleines de limão siciliano

Com um sabor muito marcante e intenso, o limão siciliano deixa qualquer receita mais gostosa e refinada. E aqui, ele entra em cena e ajuda a saborizar uma deliciosa madeleine! Mas atenção: como são usadas as raspas do limão, cuidado para não ralar muito e pegar a parte branca da casca, ok?

2. Madeleines de baunilha

Quem prefere o sabor clássico da baunilha pode optar por essa receita. E você pode usar tanto a essência, quanto o extrato – as duas opções dão um sabor muito gostoso para os bolinhos. Para dar um toque a mais, adicione raspas de laranja ao finalizar a massa.

3. Madeleines de pistache

Feita com pistache, essa receita é rica em nutrientes que são excelentes para a saúde do nosso corpo, como ácidos graxos, proteínas, fibras e potássio. O açúcar mascavo também é usado, o que garante uma massa mais leve e fofinha. Simplesmente não tem como resistir, não é mesmo?

4. Madeleines de amêndoas

Com apenas quatro ingredientes, – ovos, farinha de amêndoas, óleo de coco e açúcar demerara – você consegue preparar deliciosas madeleines. Mais leve e saudável, essa versão também é superprática, pois fica pronta em menos de meia hora e nem precisa ser batida na batedeira.

5. Madeleines de mel

Adoçada com mel, essa opção de madeleine é uma ótima pedida para quem quer inovar no lanchinho da tarde de maneira simples, mas mega refinada. Com um toque bem sutil de raspas de limão, a massa dessa versão vai encantar os mais variados – e exigentes – paladares.

Continua após o anúncio

6. Madeleines com chocolate branco

Os apaixonados por chocolate vão morrer de amores por essa versão banhada por chocolate branco e raspinhas de limão. Um segredo muito especial dessa receita é o clássico beurre noisette, – uma manteiga com gostinho de avelã – que deve ser preparado com muito cuidado!

7. Madeleines com creme de limão aveludado

Nessa receita, a querida Dulce Delight te ensina o passo a passo certinho de como preparar deliciosas madeleines. Além do sabor, essa versão também surpreende pela textura aveludada e muito gostosa. Elas ficam tão charmosas que podem até ser dadas como presente para quem você ama!

8. Madeleines com creme de mel

Madeleine por si só já é uma delícia. Agora, imagina esse bolinho recheado com um creme de mel supersaboroso e refinado? Não tem como dar errado, não é mesmo? Para um doce ainda mais gostoso, use o creme de leite fresco. Isso faz toda a diferença no resultado final.

9. Madeleines com chocolate

Vai receber os amigos em casa para um café da tarde bem calmo e gostoso e ainda não sabe o que servir? Que tal apostar em um docinho mais simples, mas totalmente irresistível? Então, prepare essa receita maravilhosa dos clássicos bolinhos franceses, que aqui são cobertos com chocolate meio amargo.

10. Madeleines com rum

Continua após o anúncio

Para surpreender todo mundo com uma sobremesa leve e bem diferente, invista nessa receita bem fácil de preparar. Atenção para os ingredientes que você vai precisar ter em mãos: farinha, açúcar, sal, ovos, manteiga, rum, açúcar invertido, zest de laranja e fermento em pó.

11. Madeleines fit

Quem segue uma dieta mais fitness vai se apaixonar por essa receita. Prática de fazer, ela é ótima para saborear a qualquer hora do dia: no café da manhã, no lanche da tarde ou quando bate aquela vontade de saborear um docinho diferente.

Pain perdu, macaron e creme brûlée são outros docinhos franceses que você vai amar!

PARA VOCÊ