17 receitas de risoto de marisco para levar o frescor do mar à sua mesa

Por
Atualizado em 17.04.20

O risoto é um prato típico da culinária da Itália que consiste em combinar arroz com algum ingrediente principal, vinho e caldo. Uma opção de risoto que possui um sabor bem equilibrado e agrada fácil é o de marisco.

Os mariscos podem ser crustáceos, como o camarão; bivalves, como o mexilhão; e cefalópodes, como as lulas. Esses ingredientes contam com todo o sabor do mar e podem ser combinados com outros itens, como legumes e queijos. Os preparos de risoto de marisco são variados e fazem sucesso!

Confira uma seleção de receitas de risoto de marisco que deixam qualquer um com gostinho de quero mais:

Publicidade

Risotos de marisco simples

Foto: Reprodução / SABOR SONORO

1. Risoto de lula com tomate-cereja: o diferencial desse risoto de marisco é que ele é feito com anéis de lula e sua tinta. O arroz arbóreo também é combinado com tomate-cereja, vinho branco, caldo do cozimento da lula, cebola e alho. O tempero fica por conta do azeite, do sal, da pimenta e da manteiga e a finalização é feita com salsinha!

2. Risoto de lagostim: esse é um risoto de marisco prático e gostoso. Os ingredientes utilizados para compor o prato são lagostim, tomate, vinho branco, cebola, arroz arbóreo e queijo parmesão. O caldo de legumes é utilizado no cozimento do arroz. Esse prato vai fazer você se sentir al mare!

3. Risoto de caranguejo: aqui, o risoto de marisco é feito com carne de caranguejo. O caldo utilizado para compor o risoto é o de legumes e o tempero especial do prato é feito com suco de limão, pimenta Tabasco, manjericão, azeite e echalote. A manteiga e o vinho branco dão um gostinho especial ao risoto e, por isso, essa é uma versão que precisa entrar para seu cardápio culinário!

4. Risoto de polvo: essa é uma receita de risoto de polvo fácil e agradável. O marisco é combinado com arroz arbóreo, cebola, alho, manteiga, vinho branco, queijo parmesão, creme de leite, azeite e sal. O caldo utilizado no preparo é o de peixe. Esse risoto vai fazer sucesso na sua cozinha!

5. Risoto cítrico de lulas: essa opção de risoto de marisco leva lula cortada em anéis, pimentão verde, cebola picada, pimentão vermelho e molho de tomate. O caldo utilizado na receita é o de peixe e o tempero do risoto fica por conta da páprica picante, do azeite, do louro, do sal e da pimenta-do-reino. É uma opção gostosa e prática!

6. Risoto com lulas crocantes: esse risoto de marisco traz uma combinação de texturas que alia a crocância da lula com a cremosidade do arroz. O prato é composto por anéis de lulas empanados com farinha de trigo, arroz arbóreo, vinho tinto, caldo de legumes, cebola picada, margarina, sal e pimenta do reino. É um preparo delicioso e que vai fazer sucesso na sua mesa!

Publicidade

7. Risoto de lula fresca: essa opção de risoto de marisco é feita com lula fresca. O preparo é prático e combina o marisco com arroz arbóreo, tomatinhos e vinho branco. O caldo utilizado para compor o prato é o de legumes e o tempero leva azeite, sal e pimenta. É uma opção deliciosa e que vai fazer você sentir o gostinho do mar na boca!

8. Risoto de lula, broto de soja e cogumelo preto: essa receita traz um risoto bem completo de lula. Aqui, o arroz é acompanhado pelo fruto do mar, abobrinha, cenoura, pimentão amarelo, broto de soja, cogumelo preto, ervas finas desidratadas, cebola, tomate e azeite. É uma versão gostosa e prática!

9. Risoto de mexilhão: esse risoto de marisco é composto por uma combinação de mexilhão, cebola roxa, arroz, vinho branco e alho. O tempero do prato é feito com azeite, açafrão, coentros picados, queijo parmesão, manteiga e pimenta. É uma opção gostosa, que conta com sabor bem equilibrado e textura marcante!

10. Risoto de camarão: essa receita traz um risoto de marisco feito com camarão. Os ingredientes que compõem o prato são o fruto do mar, cebola picada, alho, arroz carnaroli, vinho branco e queijo mussarela. O tempero do preparo é feito com manteiga, azeite, sal e pimenta-do-reino. O caldo utilizado é o de camarão.

Risotos com junção de mariscos

Foto: Reprodução / FIGOS & FUNGHIS

11. Risoto de frutos do mar: essa receita traz uma combinação de frutos do mar variados para compor o risoto. O arroz arbóreo é cozido no caldo de legumes e o tempero leva azeite, açafrão, alho, cebola, manteiga, sal, pimenta-do-reino e salsa fresca. O tomate picado e o vinho branco colaboram para a textura marcante do prato e essa é uma opção que vai conquistar seus convidados!

12. Risoto de camarão e lagostins: aqui, o risoto de marisco é feito com camarão e lagostins e vai te deixar com água na boca. Os frutos do mar são combinados com arroz, champignon, caldo, vinho branco e manteiga, resultando em uma explosão de sabores. O tomate desidratado usado para temperar dá um toque especial ao preparo – você vai ter que experimentar esse prato!

13. Risoto de lula, camarão e maracujá: os mariscos usados nesse risoto são a lula e o camarão, preparados com manteiga, cebolinha e pimenta dedo-de-moça. O caldo de legumes, o suco de maracujá e o vinho branco utilizados no cozimento do arroz dão um sabor especial ao prato. É uma versão que vai te conquistar pela textura inconfundível e gostinho de quero mais!

14. Risoto de lula, camarão e carpaccio de salmão: essa é uma receita especial de risoto de marisco, já que o prato é servido com carpaccio de salmão. O preparo é feito com camarão, lula, arroz, vinho branco, pimenta cayene, azeite, sal, cebolinha, alho e molho shoyu. A decoração do prato é feita com cebolinha chinesa e o resultado conta com um sabor surpreendente!

15. Risoto de camarão e lula com curry: o diferencial dessa receita de risoto de marisco é a utilização do curry para temperar. O prato é composto por lula, camarão, alho-poró, arroz arbóreo, cebolinha, azeite, parmesão ralado, sal, manteiga, cebola e vinho branco. É um preparo prático e que vai te deixar salivando!

Publicidade

16. Risoto de lula, camarão e abobrinha: essa receita deliciosa traz uma combinação marcante de camarão, abobrinha e lula. Os vinhos tinto e branco são utilizados na composição do prato e o tempero é feito com azeite, alho, sal, pimenta-do-reino e cebola. O caldo usado é o de camarão. A sugestão é servir com queijo parmesão ralado!

17. Risoto de lagostins com caldo de camarão: esse risoto de marisco é feito com lagostins e caldo de camarão. O arroz arbóreo é acompanhado pelos frutos do mar, cebola, azeite, queijo parmesão ralado, vinho branco, manteiga, sal, pimenta-do-reino e folhas de manjericão. É uma opção deliciosa e que funciona bem para servir em ocasiões especiais!

Essas receitas provam o quanto o risoto de marisco é um preparo gostoso e que precisa entrar para seu cardápio culinário. O arroz combina bem com os sabores do mar e os temperos utilizados para dar sabor ao prato são deliciosos e variados. A textura do risoto é sempre inconfundível e vai te conquistar pela cremosidade. Experimente!