21 receitas de tempura deliciosas que trazem o sabor luso-japonês para sua casa

Escrito por                          

O tempura é um prato que diferente do que todos acham não foi criado no Japão, mas sim em Portugal. Ao ir para o oriente que ele encontrou na cultura japonesa a possibilidade de se popularizar pelo mundo, por isso o país ganha a fama sobre o produto.

Continua após o anúncio

Para quem não conhece, o tempura é um empanado frito feito com uma massa especial, diferente da tradicional utilizada no Brasil, normalmente usam-se legumes, frango e frutos do mar, principalmente o camarão.

Confira abaixo algumas receitas deliciosas desse prato luso-japonês em aplicações bem brasileiras.

Receitas de tempura tradicional

Foto: Reprodução / Cozinha Vibrante

1. Tempura de legumes: uma deliciosa receita vegana para você que quer distância da proteína animal. Para montar esse prato é preciso investir em ingredientes bem diferenciados: pimentão verde, repolho, batata, vagens, cenoura, além de sal, água bem gelada, farinha de trigo, bicarbonato de sódio e óleo para fritar.

2. Tempura de legumes da Bela Gil: receita feita originalmente pela Bela Gil, muito apetitosa e simples de ser cozida. Você vai precisar de água bem gelada, farinha de trigo, sal, couve flor, cenoura, agrião, vagem e o óleo de milho para fritar o empanado. Fica muito gostoso e crocante, você vai adorar, com certeza.

3. Tempura de cenoura: nessa receita é preciso fazer dois preparos. Primeiro vem a massa com cenoura e depois o molho que vai por cima dela depois de frita. Na massa você vai usar farinha de trigo, Hondashi, sal, água gelada e folhas de rama de cenouras. O molho é com água, Hondashi, açúcar, saquê e molho shoyu.

4. Tempura de frango: para os amantes da carne de frango, chegou a vez de aprender a fazer um prato simplesmente delicioso. Para montar essa delícia, é preciso usar ingredientes como o peito de frango em tiras ou cubos, sal, pimenta, ovo, água gelada, farinha de trigo e amido de milho. Muito simples de ser feito e serve como um aperitivo maravilhoso.

5. Tempura de camarão: chegou a hora do mais tradicional entre todos os tempuras, o feito com camarão, é claro. Para preparar esse prato, você vai precisar de pimenta dedo de moça, alho, sal, pimenta do reino e páprica para temperar os camarões. A massa é feita com ovos, água fria, gelo, farinha de trigo e sal.

6. Tempura de queijo brie: receita muito gostosa e bem simples de ser feita, ideal para um encontro de amigos acompanhado de uma cerveja bem gelada. A massa é a tradicional mesmo que você já aprendeu a fazer, o que diferencia é o que vem dentro dela e como levar o queijo brie para fritar da maneira correta.

Continua após o anúncio

7. Tempura de feira: receita recheada de legumes e verduras para você que gosta de aperitivos bem nutritivos e diversificados. Você vai usar berinjela, repolho, cenoura, cebola, pimentão verde, salsinha, cebolinha, além do camarão, sal e pimenta do reino. Se quiser, ainda pode acrescentar ou mudar alguns ingredientes.

8. Tempura de camarão e legumes: se você já aprendeu a fazer a receita com legumes e a com camarão, é hora de aprender a misturar as duas em uma só. É isso que esse vídeo vai te ensinar a fazer, um prato delicioso que pode ser servido como aperitivo e até mesmo em refeições, se acompanhados de guarnições específicas.

9. Tempura do Sr. Miyagi: essa dupla resolveu brincar com o personagem das Tartarugas Ninjas e criou um tempura especial para o mestre delas. Para montar essa delícia, você vai precisar de ingredientes como as gemas de ovo, água com gás gelada, farinha, fermento em pó, legumes variados, camarão, kani, shoyu, cebolinha, macarrão e óleo para fritar.

10. Tempura da vovó: receita bem deliciosa que você vai aprender a preparar a massa e depois é só rechear da maneira que quiser. A dica é escolher entre frutos do mar e legumes, mas se quiser arriscar com outro produto, a escolha é totalmente sua. Para preparar a massa é preciso apenas de farinha de trigo, ovo, água e sal.

11. Tempura com cerveja: uma receita que mistura a tradição oriental com um toque bem brasileiro, ainda mais em um prato como esse que harmoniza perfeitamente com uma cerveja bem gelada. Para fazer essa delícia, você vai precisar de cerveja, farinha, sal, pimenta, legumes, shoyu, limão, gengibre e óleo de gergelim.

12. Tempura com legumes variados: mais uma receita com legumes variados para deixar o seu tempura com muito sabor, textura, cor e divinamente nutritivo. Para melhorar, o prato ainda leva camarão, na tradicional mistura entre os vegetais e o fruto do mar tão consumido no Japão e em todo o mundo.

13. Tempura vegano: outra receita de tempura vegano para você que não come nada de origem animal. Você vai usar couve flor, batata doce, cenoura, brócolis, tofu, farinha de trigo, sal, água, molho shoyu, limão, cebolinha e óleo para fritar. Muito simples de ser feito, basta bater a massa, jogar os legumes dentro e depois fritar.

14. Tempura de cenoura com gengibre: mais uma receita de cenoura, só que agora usando realmente o vegetal e não os ramos dele. Para montar esse delicioso prato, você vai precisar de ingredientes como a água gelada, o ovo, farinha de trigo, caldo de frango, shoyu, cenouras e gengibre. Muito gostoso, pode acreditar.

Tempura em receitas diferenciadas e saborosas

Foto: Reprodução / Gastrolândia

15. Tempura de hot dog: agora é hora de você aprender a fazer receitas bem diferentes com esse prato oriental super tradicional, como essa feita com salsicha, mussarela, parmesão, farinha de trigo, bicarbonato de sódio, cerveja gelada, espetos e óleo para fritar. Fica tudo muito gostoso para um aperitivo junto com os amigos.

Continua após o anúncio

16. Tempura de pizza: se tem tempura de cachorro-quente, por que não um de pizza? É isso que essa receita vai te ensinar a fazer. Para montar esse prato você vai precisar de apenas três ingredientes: a farinha de trigo, o amido de milho e uma cerveja. Depois é só colocar o recheio que preferir e ir devorar essa delícia.

17. Tempura brasileiro: prato bem brasileiro para mostrar que mistura é algo que os nossos cozinheiros sabem fazer muito bem, para preparar essa delícia, você vai precisar de ingredientes como a batata, a cenoura, pimentão verde, amarelo e vermelho, cebola, salsicha, ovos, farinha de trigo, leite, sal e óleo para fritar.

18. Tempura com Yakissoba: que tal misturar duas receitas orientais em uma só? Essa receita vai te ensinar a fazer isso de uma forma muito simples e completamente gostosa. Primeiro é preciso fazer o yakissoba com carne de boi, peito de frango, legumes diversos e temperos. Depois vem o tempura com vários vegetais, camarão e tempero pronto.

19. Tempura de sorvete e mel: sim, existe uma versão do prato doce, e ela é feita com sorvete, ideal para os dias de calor do verão intenso brasileiro. Para fazer essa maravilha, você vai precisar de sorvete da sua preferência, pão de ló, corn flakes, banana, morangos, mel, ovo, água gelada, farinha e óleo para fritar.

20. Tempura de miojo: o miojo é um dos produtos industrializados vendidos no Brasil mais versáteis que você vai encontrar por aí, tanto que é possível fazer até um tempura com ele. Para montar esse, você vai precisar de cenoura, cebola, milho verde, ovo, farinha de trigo, água, sal, pimenta do reino, orégano e óleo para fritar.

21. Tempura de sorvete e calda de laranja: mais uma receita de sorvete para você que curtiu o prato feito com ingredientes doces. Para fazer essa delícia, você vai precisar de sorvete de creme, massa de pão de ló, cereal matinal de milho com açúcar esmagado, farinha de trigo, ovo, água, óleo, morangos, suco de laranja, açúcar e saquê.

Com essas receitas deliciosas de tempura, você vai conseguir fazer da sua cozinha uma verdadeira experiência cultural luso-oriental. O melhor de tudo é que vai poder convidadas os amigos e familiares para provar as mais diversas delícias que aprendeu com esta lista simplesmente sensacional.

PARA VOCÊ