10 de receitas de tutu à mineira que vão transformar o feijão do dia a dia

Escrito por    
Em 17.04.20

O tutu à mineira é uma prato típico do Brasil que vai fazer sucesso no seu almoço. Nele, o feijão cozido ganha uma nova textura sendo misturado com farinha ou fubá. O prato também ganha novos sabores temperado com couve, bacon, ovos e outros ingredientes com um gostinho caseiro. Coloque em prática no próximo almoço!

Continua após o anúncio

1. Tutu à mineira com caldinho

Para que seu tutu não fique seco, uma ótima opção é triturar uma porção de feijão no liquidificador, além dos grãos cozidos utilizados na panela. Esta mistura irá regar a mistura do feijão cozido, bacon, calabresa, ovos e couve. Fica muito saboroso e a textura fica molhadinha mesmo com o acréscimo da farinha.

2. Tutu à mineira com salsinha e cebolinha

Finalizar o tutu com salsinha e cebolinha vai deixar seu feijão com um gostinho bem caseiro e aconchegante. Ele é preparado com bacon, linguiça calabresa, ovos, pimenta caseira, cebola, alho e farinha. Aquele toque final que faz toda a diferença!

3. Tutu à mineira na panela de pressão

Acertar o ponto do feijão é fundamental para o sucesso do seu tutu. Para chegar na consistência correta, o feijão será cozido na panela de pressão por 25 minutos. Ele é temperado com cebola e depois será misturado com farinha de mandioca. O prato ainda ganha ingredientes saborosos como bacon e couve para fechar com chave de ouro.

4. Tutu à mineira com feijão preto

Dependendo da região no Brasil, é muito comum utilizar o feijão preto no dia a dia. Ele também pode ser transformado em um tutu delicioso. Basta triturá-lo no liquidificador com folhas de louro e bacon para criar a textura e saborizar. Com esta base pronta, é só temperar e acrescentar os demais ingredientes.

Continua após o anúncio

5. Tutu à mineira com farinha de beiju

Sem a farinha é muito difícil dar textura para o seu tutu. Nesta receita, será utilizada a farinha de beiju, pois ela possui um sabor neutro e ajuda a engrossar o feijão. Para o prato ficar bem mineiro, ele é complementado com bacon, pimenta-de-cheiro e couve manteiga.

6. Tutu à mineira com ovos

Deixe seu tutu mais atrativo finalizando com ovos cozidos. É fácil de fazer e vai contribuir com o visual e sabor. Você ainda pode utilizar também a versão frita para misturar com o resto do prato. Uma nova maneira de comer o típico, arroz, feijão e ovo do dia a dia.

7. Tutu à mineira com fubá

O fubá também é um ótimo ingrediente para dar consistência ao seu tutu. Ele combina com os demais ingredientes e traz um típico sabor mineiro. Para arrasar no tempero, você vai precisar de folhas de louro, cebola, alho e cheiro-verde.

8. Tutu à mineira com farinha de milho

Esta versão do tutu é digna de compartilhar com a família. A base do prato é feita com linguiça frita na banha e vai soltar uma gordurinha especial para temperar o feijão. Para deixar os grãos na textura correta, o prato é finalizado com farinha de milho, uma receita original do século XVI.

9. Tutu à mineira com molho de tomate

Continua após o anúncio

Se você tem receio de não conseguir se acostumar com a textura do tutu, uma ótima opção é acrescentar molho de tomate. Ele vai deixar sua mistura mais molhadinha e combina muito bem com bacon e linguiça. Não tem erro!

10. Tutu à mineira na travessa

Deixe seu tutu mais atrativo montando em uma travessa. Ele é feito com base de feijão e coberto com molho de tomate temperado e fatias de couve refogada. A receita não economiza no sabor e leva temperos como páprica picante, tempero baiano, pimenta-do-reino e cheiro-verde.

Se você quiser finalizar sua refeição sentindo os sabores deliciosos de Minas Gerais, coloque em prática ainda estas receitas com doce de leite deliciosas como sobremesa.

PARA VOCÊ